Por Jorge Vieira
A Educação do Maranhão no Governo Flávio Dino está dando adeus ao passado, onde políticos indicavam diretores de escolas, independente da capacidade intelectual ou da aceitação do nomeado por professores, alunos, funcionários e pais de estudantes. A partir do dia 10 de dezembro, data em que os novos gestores serão eleitos através de eleição, finalmente a democracia estará chegando aos colégios da rede pública estadual.
Ponto para o governador Flávio Dino que já no primeiro ano de administração cumpre mais um compromisso de campanha ao implantar o sistema de escolha direta dos gestores dos 450 colégios da rede estadual. Os candidatos que participarão do pleito democrático estão em plena campanha pelo voto junto à comunidade escolar, desde o dia 25 de dezembro, expondo suas ideias e propostas, a fim de conquistar confiança e consequentemente o voto.
Todo o processo está dentro do cronograma previamente estabelecido pela Secretaria de Educação do Estado, já tendo sido inclusive divulgado o resultado das provas e efetivados os registros de candidaturas pelas Comissões Eleitorais e Comitê de Execução do processo seletivo.
Os candidatos terão oportunidades iguais de expor suas propostas junto aos eleitores e está proibida a propaganda que, implicar em promessa ou vantagem de qualquer natureza, que promover perturbação do sossego ao público, e ainda que praticar ações tendentes a influenciar, coagir ou vedar a vontade do eleitor, caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa envolvida no processo eleitoral, e ainda, os candidatos não podem utilizar recursos, material de consumo escolar.
A fiscalização da campanha e propaganda é de responsabilidade das Comissões Eleitorais e do Comitê de Execução do processo seletivo, cabendo a estes executar a suspensão imediata do candidato que promover a propaganda ilegal.“Estamos vivenciando um momento histórico na educação do Maranhão e para consolidar esse processo é necessário, além de uma ampla participação da comunidade escolar, que todos os critérios legais sejam observados e colocados em prática. O Governador Flávio Dino compreende que a gestão escolar democrática é aquela que rompe com as práticas individualistas e leva a produzir melhores resultados de aprendizagem dos estudantes. Este exemplo que queremos dar”, destaca a secretária de Estado da Educação Áurea Prazeres.