G1, Bate Tuntum - O corpo do poeta e escritor maranhense Nauro Machado está sendo velado neste sábado (28), na Academia Maranhense de Letras (AML), em São Luís. Ele morreu na madrugada após realizar uma cirurgia no intestino.
O Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, decretou luto oficial de três dias. Em nota, a Prefeitura lamentou a morte do poeta e a classificou como uma “perda irreparável”. O Governo do Maranhão também se pronunciou sobre a morte do poeta e ressaltou sua passagem em órgãos públicos estaduais (veja as notas na íntegra).
O ex-Presidente José Sarney também publicou uma nota de pesar dizendo "O Maranhão está menor com a perda do escritor Nauro Machado. Ele era um poema vivo. Viveu como poeta e deixa uma obra gigantesca, das maiores da literatura brasileira. Ficou no Maranhão por amor ao Maranhão, e era uma referência nacional, como um dos grandes nomes da literatura brasileira".
Já a ex-governadora Roseana Sarney disse estar consternada com a morte de Nauro Machado. “Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Nauro Machado, na manhã deste sábado. Consternada, solidarizo-me com Arlete, sua esposa, e com toda a família. O Brasil perde um dos seus maiores poetas; o Maranhão, um dos seus mais ilustres filhos. Nauro nos deixa um legado de elegância, coerência, amizade e inteligência privilegiada", disse ela.
Nota de Pesar – Governo do Estado do Maranhão
O Maranhão perdeu na madrugada deste sábado (28), em São Luís, o poeta e escritor Nauro Machado, um dos mais talentosos, fecundos e importantes de sua época.
Nauro Machado teve mais de 30 títulos publicados, com obras traduzidas para outros idiomas como alemão e francês. Com seu talento e contribuição para o meio intelectual, Nauro alcançou assento na Academia Maranhense de Letras. Exerceu também com competência e honradez cargos públicos em órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Cultura e o Departamento Estadual de Trânsito.
Neste momento de dor, o Governo do Maranhão manifesta profundo pesar pela morte de Nauro Machado e solidariza-se com a família, amigos e admiradores, ao tempo em que reafirma a importância do legado deixado para a sociedade, especialmente a maranhense, com a imortalidade de suas obras e seu exemplo de vida.
São Luís, 28 de novembro de 2015.
Governo do Estado do Maranhão
Nota de Pesar – Prefeitura de São Luís
A Prefeitura de São Luís lamenta o falecimento, na madrugada deste sábado (28), do poeta e escritor maranhense Nauro Machado, aos 80 anos de idade. Por essa perda irreparável, o prefeito Edivaldo decretou luto oficial de três dias.
Nauro Machado foi um dos principais expoentes da literatura maranhense, com 37 livros publicados e obra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Especialmente São Luís fica órfã da sua genialidade literária.
Nesse momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, desejando a todos a paz e o cuidado de Deus.
Um poema de Nauro Machado:
Existe amor?
Palpável como o dia,
como a matéria com que é feito o objeto
chamado mesa, catedral ou baço
nitrindo em tantas coisas?
Como amar
esta incorpórea substância carnal,
este lampejo de chão no infinito?
Existe amor?
Palpável como a terra?
Debaixo ou sobre a terra, ainda carne,
algum finado saberá do amor,
essa chama votiva a brilhar ainda?
Amou Torquato a Maria? Amou deveras?
Digam-nos os anjos corcundas do além,
a ave agoureira ao céu crucificada,
o revoar de asas na papal coroa.
Amou Torquato a Maria, ainda carne?
Ama Maria a esse pó apenas nome
legado aos filhos como letra morta,
como moeda gasta em mão mendiga?
Chupando um dedo só, o amor se alimenta.
(Nauro Machado in Jornal da Poesia)