Tuntum sensibilizará Flávio Dino para ações desenvolvimentistas na cidade



Por Emerson Araújo

A vinda do Governador Flávio Dino a Tuntum, no próximo sábado (01), não será apenas um encontro para inauguração de algumas obras concluídas pelo Prefeito Cleomar Tema. Acima de tudo, a vinda do mandatário maranhense depois da vitória de outubro, ao município, será um gesto de agradecimento feito pelo Governador do PCdoB para com aqueles eleitores que proporcionaram um dos maiores índices de votos proporcionais a sua candidatura nas últimas eleições e marcará, ainda, a construção de uma nova era de desenvolvimento social e econômico para a princesinha do sertão.

Tuntum e sua vocação para a agricultura e pecuária 

Na chegada de Flávio Dino a Tuntum, no próximo sábado (01), será fundamental que o gestor maranhense saiba da vocação desta cidade do centro sul maranhense para a agricultura e para a pecuária leiteira e de corte, hoje, precisando de incentivos técnicos e financeiros para se tornar novamente um celeiro na produção de grãos, na criação de gado bovino leiteiro e de corte com a melhoria genética do rebanho existente e fomento para a agropecuária familiar na produção de hortaliças, frutas, criação de caprinos, suínos, aves e peixes como política de emprego e renda em médio prazo. 

Aproveitar os recursos hídricos da barragem do Rio Flores para criação de peixes, hortaliças e frutas, além de incentivar tecnicamente e financeiramente através de pequenos projetos a agropecuária familiar para criação de animais de pequeno porte, construção e manutenção de casa de farinhas, artesanato local e industrialização de alimentos regionais nos diversos assentamentos de agricultores familiares distribuídos por povoados da cidade marcará, também, a retomada de um tempo de refrigério econômico e progresso social por aqui.

Tuntum e sua vocação para as políticas públicas de saúde

Cidade administrada por um médico (Dr. Tema) com sensibilidade para saúde pública, Tuntum não pode perder esta vocação que já lhe rendeu índices positivos no passado e, que por conta de uma administração caótica de Roseana Sarney, também, nesta área, tirou o brilho do município de fazer atendimentos ambulatoriais e hospitalares de qualidade para a toda a região centro sul maranhense. Urge a abertura do Centro de Imagem Antonio Joaquim Cunha e o fortalecimento da rede hospitalar existente com o retorno financeiro dos recursos que lhe foram retirados por uma prática administrativa de perseguição e insensibilidade do governo da oligarquia.

Tuntum e sua vocação para o ensino técnico e de nível superior

Com uma população beirando a quase cinqüenta mil habitantes espalhados por uma área territorial considerável, a cidade de Tuntum carece, hoje, de um sistema educacional sob responsabilidade do Estado com a colaboração do município que contemple o ensino técnico e o de nível superior para possibilitar a uma população jovem que tem adentrado ao ensino médio regular e que não tem tido a oportunidade de dar sequência a vida escolar.

Cursos técnicos ligados as vocações desenvolvimentistas de Tuntum serão de grande importância no próximo ano para milhares de alunos da cidade que, hoje, ainda são obrigados a deixar o universo familiar para tentarem todo tipo de sorte em outros territórios nacionais. Somente a educação técnica profissional inserida nas necessidades do município (Agropecuária, Enfermagem, Radiologia, Zootecnia, Alimentação Escolar, Informática, Telefonia Móvel, Edificação, Gestão e Empreendedorismo, Artesanato (com foco em corte e costura, pintura em tecidos e bordados de técnicas diversas), Processamento, armazenamento e comercialização de produtos da agropecuária familiar e cursos técnicos de curta duração em eletrotécnica e mecânica de autos dará um basta no crescente êxodo rural que tem assolado este pedaço do sertão maranhense.

Na mesma proporção que o ensino técnico profissional poderá impulsionar desenvolvimento social para Tuntum nos próximos anos, o ensino superior implantado aqui com a vinda de um polo da UEMA para o município nos próximos meses tornará a cidade um centro de excelência de educação superior para a toda região centro sul do Maranhão com a criação dos cursos superiores de Medicina, Medicina Veterinária e Agronomia, além das licenciaturas em Matemática, Física, Biologia e pós-graduações nas áreas de educação facilitarão a vida de milhares de pessoas sem educação superior que ainda estão espalhadas nesta região maranhense.

Dr. Tema e Tuntum oferecerão a contrapartidas necessárias ao Governo Dino

Afirma-se que o Maranhão não é só aqui, mas Tuntum, seu mandatário (Dr. Tema) e seu povo desde outubro passado com a vitória de Flávio Dino voltou a desejar a reconstruir as suas vocações socioeconômicas reais. E sem utopizar estes desejos concretos oferecerão ao Governador do Maranhão no próximo sábado (01) as contrapartidas de colaboração que lhe for requerida para o desenvolvimento da região, da cidade e de um povo brioso que continuará acreditando em dias melhores na véspera da comemoração dos seus sessenta anos de emancipação política.

Emerson Araújo é jornalista profissional.