Pastoral: Sob a Proteção do Senhor


O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita” (v.5-NVI).

Aqui o salmista usa a metáfora da sombra para se referir à proteção e cuidado de Deus. Várias vezes temos essa referência nas Escrituras, pois o clima no verão da Judeia tornava a sombra de uma boa árvore um bem a ser muito desejado. Que bênção é encontrar uma sombra para descansar a cabeça tostada pelo sol inclemente. Como é bom encontrar a boa sombra de uma árvore quando você tem que parar seu carro no sinal debaixo de um sol causticante que faz ferver o asfalto das ruas.

Deus está à sua direita, ou seja, ao lado da sua mão mais ágil, para conduzir seus passos no caminho da verdade e da santidade. Ao perceber que está chegando ao final de uma vida em que buscou sempre a presença e a proteção de Deus, um velhinho exclamou: “Obrigado, meu Deus, porque a tua presença sempre foi um refrigério para a minha alma, como está sendo aqui nesta cama onde parece que estou deitado num colchão de brasas...” Até na hora extrema da vida, a presença do Senhor é uma sombra benfazeja para quem viveu toda a sua vida descansando à sombra do poder do Senhor. Deixe sua alma habitar no esconderijo do Altíssimo para que a cada dia você possa descansar à sombra do Deus onipotente, como ensina o salmo 91.

Para as crianças: Encontrar uma sombra num dia de sol quente é um grande alívio, não é mesmo? O salmista nos ensina que Deus é como essa sombra gostosa. Quando estamos enfrentamos dificuldades, ele nos ajuda a encarar todos os problemas!

Fonte: Portal Batista