Governadores debatem projetos para elaboração da Carta de Teresina


Durante sua passagem por Teresina, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, falou sobre a atuação do Piauí na área das pesquisas acadêmicas. “O estado piauiense tem passado por transformações importantes e multiplicado estudantes pesquisadores. Pela primeira vez as universidades federal e estadual apresentaram um aumento considerável na área de mestrado e doutorado, além de desenvolver um grande projeto na área de energia eólica. Ainda temos muita coisa a fazer aqui no Piauí”, afirma Rebelo.


O governador do Ceará, Camilo Santana, que também esteve presente no IV Encontro de Governadores do Nordeste, afirma que o estado cearense tem dado bastante atenção a área da Segurança Pública. Santana comentou sobre a relação que há entre a qualidade na Educação oferecida pelo Estado com o índice de violência registrado no Brasil.


“Se os jovens tivessem mais qualidade na área da Educação, Cultura e Lazer, poderíamos ter uma redução nesses dados. Além disso, é muito importante considerar a ressocialização de presos no sistema prisional, por isso a proposta do projeto “Brasil Mais Seguro” é bastante pertinente para que possamos ter resultados positivos neste setor”, afirma o governador do Ceará.


Paulo Câmara, governador do Estado do Pernambuco, também falou sobre os problemas enfrentados na área da Segurança. Câmara comenta que, o estado pernambucano está buscando focar em política contras drogas e que no IV Encontro de Governadores do Nordeste serão discutidas questões essenciais não só para reduzir a violência, mas para buscar melhorias na Saúde, Ciência e Tecnologia, além de soluções para a crise econômica.

“Com a troca de experiências entre os gestores, é possível conseguir um novo olhar sobre esses setores como, por exemplo, o da Previdência Social, já que as pessoas estão vivendo mais então é necessário que consigamos reduzir os déficit nesse Setor”, disse o governador do Pernambuco.

Os gestores irão permanecer o dia reunidos no Gran Hotel Arrey discutindo sobre setores básicos e analisando melhorias a serem requeridas ao Governo Federal através da Carta de Teresina, que será redigida no final da tarde de hoje e divulgada pelo governador Wellington Dias.

'Saúde vai remunerar PMT para atendimento a pacientes', diz Flávio Dino

“A recuperação emergencial da ponte da amizade está orçada em 500 mil reais. Vamos assumir esse custo juntamente com o governador Wellington Dias, mas não há razão para pânico. O importante agora é avançar nas obras rodoanel que envolve inclusive na construção de outra ponte que vai receber os caminhões que trafegam entre Timon e Teresina”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino, ao chegar ao IV Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece durante esta sexta-feira (17).

Flávio Dino afirma que, os dois estados têm avançado com o lançamento do programa ‘Matopiba’ e que pretende remunerar a Prefeitura de Teresina para que os hospitais da capital tenham condições de receber pacientes do estado maranhense. “O próprio Ministério da Saúde vai repassar recursos para a Prefeitura teresinense, beneficiando não só a capital do Piauí, mas, sobretudo os moradores do leste maranhense, que por conta da proximidade, utiliza serviços de saúde em Teresina”, disse o governador.


Ontem (16) Flávio Dino se reuniu no Palácio de Karnak com o governador do Piauí, Wellington Dias. No momento, os gestores estão reunidos com os demais governadores do Nordeste discutindo alguns dos problemas enfrentados pela região. 

Ainda no final da tarde de hoje a Carta de Teresina será divulgada para imprensa. O documento irá constar solicitações que serão feitas ao Governo Federal a fim de amenizar as demandas discutidas pelos gestores.

Governadores debatem previdência, tecnologia e segurança durante encontro

O Governador Welligton Dias, durante Encontro dos Governadores do Nordeste, falou da importância de promover discussões regionais e disse que ao longo desses 15 anos de Encontros, o evento tem trazido muitos resultados para o Piauí. Dias também pontuou os principais temas a serem discutidos durante o evento.

“Aqui no Piauí estamos trabalhando três temas de grande relevância, a previdência, ou seja, qual a alternativa que temos para cumprir o direito dos servidores e garantir equilíbrio nessa área previdenciária; a área de ciência e tecnologia, nós criamos a RenoBio, que é a rede do nordeste nessa área de biotecnologia, e já começa a dar resultado; e a segurança, nós precisamos ter um sistema mais eficiente”, comentou


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) falou da relação entre o Piauí e o Maranhão, e comentou que já firmou compromisso com a Prefeitura de Teresina, para que haja uma solução para os dois lados.

“Nós temos uma larga agenda de colaboração com o Piauí, porque compartilhamos serviços públicos, de enorme importância, como o da saúde. Nós estamos finalizando a pactuação com a prefeitura de Teresina, pra que finalmente haja uma solução que seja boa pros dois lados, temos uma agenda relativa ao MATOPIBA, temos planos para a infra-instrutora, avançamos ontem as discussões entre Timon e Teresina, criando uma espécie de rodoanel, que abranja toda a região metropolitana, de modo que só temos a avançar”, disse.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, falou do crescimento acadêmico no Estado. “O Piauí tem passado por transformações importantes, tem multiplicado o número de estudantes universitários, de pesquisadores. Desde que vim ao Piauí pela primeira vez, na minha época de estudante, o Estado multiplicou a sua população universitária, na época acho que só havia ensino superior em Teresina e em Parnaíba. A Universidade Federal do Piauí ampliou sua presença no interior, foi criada a Universidade Estadual do Piauí, cursos de pós-graduação, de mestrado, doutorado, que demandam pesquisa permanente para que esses mestres e doutores continuem no estado da arte e da ciência”, afirmou Rebelo.

Aldo também mencionou o MATOPIBA, e falou que o Piauí vem crescendo rapidamente. “O Estado transformou-se numa fronteira agrícola importante, integra o principal projeto de expansão agrícola no Brasil, que é o MATOPIBA, que vai ter uma agência própria de desenvolvimento para estes quatro estados. o Piauí é hoje uma grande promessa de um parque de energia eólica, ou seja, nós temos muita coisa já feita e muita coisa a fazer no Piauí”, finalizou o ministro.

Fonte: Portal AZ