A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (09), Projeto de Lei de iniciativa do governo do Estado, que extingue o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Maranhão (FUNDEMA).
Criado durante o período eleitoral, em junho de 2014, o Fundema pretendia gerenciar recursos bilionários, contraídos de empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e transferir tais recursos para as prefeituras de aliados do grupo Sarney (RELEMBRE AQUI). Faziam parte da Comissão que faria a festão dos recursos do FUNDEMA, o então secretário de educação Danilo Vieira, indicado pelo pré-candidato ao governo do Estado em 2014, Edinho Lobão, e a Secretaria Estadual de Saúde, comandada pelo cunhado de Roseana Sarney, Ricardo Murad.
De acordo com a lei revogada, de iniciativa da gestão anterior, o FUNDEMA, de natureza financeira e contábil, era vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento – SEPLAN, com prazo indeterminado de duração. Os deputados Sousa Neto (PTN) e Andrea Murad (PMDB), foram os únicos parlamentares que votaram contra a matéria.
Fonte: Maranhão da Gente