Governo do Maranhão - A palestra “Busca de Saúde e Qualidade de Vida: Alimentação e práticas de atividades físicas”, ministrada pela nutricionista, também graduada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, Ana Carolina Neres, ocorreu na última terça-feira (20), das 13h às 14h30, no Auditório ‘Tecnologia’, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, na Praça Maria Aragão. A discussão envolveu um público geral, sem distinção de idade ou instrução, e abordou a influência dos exercícios físicos e a busca por uma alimentação saudável no favorecimento da qualidade de vida dos indivíduos.
A temática corrobora com o tema do evento organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – “Luz, Ciência e Vida”. Dentro deste contexto, são abordadas as novas tecnologias que favorecem essas melhorias. Ana Carolina reforça que é fundamental o fortalecimento das atividades físicas, apesar das comodidades trazidas para o dia a dia pelas novas tecnologias. “Isso fortifica e grava a cultura do sedentarismo, aliado a uma alimentação inadequada, esse fator é a principal causa de obesidade, que já é considerada o mal do século”, pontuou.
De acordo com a nutricionista, os estudos a respeito da qualidade de vida vêm se aprimorando cada vez mais, com novas formas de se exercitar, novas descobertas alimentares e formas de cultivo e preparo de alimentos. Agora, a necessidade não é mais de descobertas de como prolongar e melhorar a vida das pessoas, e sim de criar meios de acesso e efetiva execução dessas informações.
Ana Carolina disse que se surpreendeu com a evolução da estrutura física da Semana. “Esse ano está muito maior, mais organizado, mais confortável, com mais stands e a presença de uma intérprete de línguas de sinais durante a palestra. Muito interessante essa forma de agregar e garantir a participação efetiva de todos da forma mais democrática possível”, frisou.
