Por Cineas Santos/Professor/Escritor
Eis por que o 19 de outubro não nos diz nada. Veja uma síntese da tão festejada 'Proclamação da Parnaíba, publicada no jornal "O Conciliador" no dia 17/11/1822:"Terminado a Sessão, leu o Presidente em alta voz o Termo dela, e anunciou a decisão da questão, que foi ouvida com inexplicável alegria e exaltado entusiasmo, ouvindo-se logo ressoar nas abóbadas do Templo repetidos – Vivas – a ElRei o Senhor D. João 6º, ao Sereníssimo Senhor D. Pedro d’Alcântara, Regente e Defensor Perpétuo do Brasil, à Independência deste Reino e Sua União com Portugal, e as Cortes futuras Constituintes do Brasil; tudo acompanhado de alegres repiques de sinos, fogos de ar, música e salvas reais brilhando em todo os rostos o prazer e transbordando a alegria em doces lágrimas de contentamento, terminando-se com um solene Te Deum".
24 de Janeiro (de 1823) nada mais foi que um golpe de oportunismo do brigadeiro Manoel de Sousa Martins, de triste memória.
O dia do Piauí deveria ser 20 de setembro.Eis as razões: no dia 20 de setembro de 1759 é empossado João Pereira Caldas como o primeiro governador da Capitania do Piauí que, a partir de então, passou a existir, de direito, no contexto do império português.