Gn 4.1-26 – Praticar o mal e desobedecer a Deus faz vir muitos males. Quem pratica pecados age contra Deus.Torna-se seu inimigo. Quem se Lhe opõe, terá Sua oposição.
Neste estudo tratamos sobre CONSEQUÊNCIAS FAMILIARES DO PECADO. Todo pecado traz consequências, não só para o pecador, mas também para sua família.
O 1º mal familiar que o pecado traz é O AFASTAMENTO DA PRESENÇA DE DEUS – “Aconteceu que no fim de uns tempos…” (v.3). “Retirou-se Caim da presença do Senhor…” (v.16). Depois de expulsos do Édem os pais de Caim deixaram a presença de Deus, que antes era constante, como muitos pais que abandonam a igreja e tiram seus filhos desta prática sadia e necessária. Outros falam mal de irmãos, do pastor e da liderança, criando nos filhos aversão à Igreja. Com isto os filhos deixam de pensar em Deus. Josué, fazendo o contrário, disse: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Os pais têm muita influência na vida espiritual dos filhos. Pais relapsos farão filhos relaxados. Adão deixou o Senhor. Seu filho, também.
O 2º mal familiar que o pecado traz é DESAVENÇAS ENTRE IRMÃOS – “Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho… Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descai-lhe o semblante”. O abandono do Senhor gera ciúmes e contendas entre irmãos. A motivação errada no servir a Deus tem feito muita gente servir a si mesmo e isto tem causado problemas. Pais têm abandonado práticas religiosas importantes, consequentemente, a ira tem causado males familiares terríveis. Os filhos não têm aprendido sobre o perdão, por exemplo. O ciúme de pais passa aos filhos. Quando Caim nasceu Eva louvou ao Senhor. Não o fez ao nascer Abel. Quando Jacó e Esaú nasceram seus pais ficaram muito felizes, mas o pai amava Esaú e a mãe amava a Jacó. O resultado nós conhecemos. Não divida tua família. Ensine-a na prática do amor.
O 3º mal familiar que o pecado traz é a DISPOSIÇÃO CONSCIENTE PARA FAZER O MAL “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o teu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo…”. Quando pais pecam os filhos se sentem no direito de pecar. Aqui vimos Caim planejamento, maquinando e arquitetando o mal. O pecado não lhe fora um acidente, mas uma prática consciente. Deus estava de olho nos seus sentimentos e o avisou dos riscos, mas ele não Lhe deu a devida atenção. Ele se dispôs a matar seu irmão.
O 4º mal familiar que o pecado traz é FILHOS MARCADOS PELO PECADO – “És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra… e pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse”. Filhos de pais ladrões, mentirosos ou assassinos são marcados pela vida toda. História de pecados dos pais é levada pelos filhos. A culpa inunda seus corações e lhes marcam pela vida toda.
O 5º mal familiar que o pecado traz é a DEGRADAÇÃO AINDA PIOR – “Lameque tomou para si duas esposas…”. “E disse Lameque às suas esposas: Ouvi-me… matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete”. Motivado por pecados de Caim, seu filho piora ainda a situação. Casa-se com duas mulheres, assassina dois homens por motivos fúteis, despreza a justiça divina e ainda se gaba dos seus pecados. Diante de tantos males que o pecado traz a nós e a nossos filhos, fica-nos o alerta: O melhor é não praticar pecado nenhum.
Fonte: Site do Pastor