“Coronelismo deseja manter controle sobre o Legislativo e Judiciário para atender interesses”, diz Flávio Dino


twiiter

“O coronelismo deseja manter controle sobre o legislativo e o Judiciário para atender a seus interesses. Mais um item do reino imaginário”, analisou o governador do Maranhão, Flávio Dino, em relação ao posicionamento do grupo Sarney, que por meio de o jornal O Estado, tenta mais uma vez, ludibriar a opinião pública. Com a varredura realizada pelo atual governo no poder executivo e em outras esferas estadual, na qual se eliminou toda e qualquer espécie de sanguessugas do dinheiro público, o matutino da família Sarney tem sido o único meio de promover mentiras por meio do exercício de um pseudojornalismo, criando personagens e até mesmo fatos (factoide), para tentar confundir a cabeça do maranhense.

Para rebater a prática do duvidoso jornalismo do sistema Mirante, a justiça determinou que o Governo do Estado tivesse oportunidade ao direito de resposta referente ao último acontecimento, na qual a mais uma farsa, disfarçada de matéria jornalística produzida pelo jornal O Estado do Maranhão, titulada como: “Falta de oxigênio pode ter causado mortes em UTI de hospital estadual”.

Com ênfase na verdade, e pelo direito da informação correta à toda sociedade, o governo impetrou uma ação na Procuradoria Geral do Estado (PGE) solicitando o direito de resposta no mesmo veículo de comunicação. O Governo do Estado tomou essa decisão, após perceber inconsistências das informações apresentadas no periódico. A administração pública identificou informações absolutamente inverídicas, uma vez que não ocorreram problemas no fornecimento de oxigênio na UTI do Hospital Macrorregional de Coroatá.

Sem credibilidade

Na decisão da Justiça, que reconheceu o direito de resposta, foi ressaltado que o jornal usou de fontes inconfiáveis “promovendo assim um jornalismo distorcido que ao invés de informar a sociedade maranhense e brasileira (fato de repercussão nacional) sobre a ocorrência de fatos reais tratou de publicar matérias falsas que de forma direta e indireta atingem a imagem e honra do suplicante-autor”.

Para corrigir a desproporcionalidade ocorrida na publicação do dia 26 foi determinado que o jornal desse ao direito de resposta do Governo o mesmo destaque que foi concedido à ofensa, mesmo assim o direito foi subvertido com o uso da manchete diferente do que foi determinado na ação judicial.

Incomodados

Por outro lado, sabe-se que todas as tentativas de armações frustradas do grupo Sarney tem sido por conta das séries de benefícios e ações desempenhadas pela atual administração ao povo maranhense. Um governo atuante incomoda, e muito. E é assim que o grupo Sarney tem visto as grandes realizações feitas nesses primeiros meses pelo governador Flávio Dino, onde a imagem transparente, proativo e acessível, desbanca a imagem da ex-governadora que só remete à falcatruas, CPIs, inquéritos, desvio de conduta e de outras coisas.

Maranhão da Gente