Governo participa de treinamento do COB e fará lançamento de Sistema de Gestão dos JEMs


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), participou de treinamento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na tarde desta quinta-feira (28), para tratar do novo Sistema de Gestão e Inscrição dos Jogos Escolares da Juventude. O sistema foi apresentado por meio de videoconferência com representantes de todos os estados do Brasil e, paralelamente, a Sedel já está se preparando para o lançamento do Sistema de Gestão dos Jogos Escolares Maranhenses, o SIGJEMs.

O novo sistema de Gestão e Inscrição dos Jogos Escolares da Juventude será usado pela primeira vez em 2015 e está mais completo, como explica o representante do COB, Edgar Hubner. “Esse novo sistema não é apenas para o credenciamento dos Jogos Escolares da Juventude, mas vai auxiliar em todo o gerenciamento do evento, como questões médicas, de logística e de hospedagem, por exemplo. É um sistema construído especificamente para esse fim”, explicou.

Durante a videoconferência, o representante do COB, André Mattos, mostrou passo a passo o processo de inscrição das delegações no sistema, explicando questões de acesso, login, liberação de senha, cadastro de pessoas física e jurídica, além de tirar dúvidas enviadas pelos participantes via WhatApp, durante o treinamento.

De acordo com o COB, o sistema está em fase final de testes e estará disponível a partir do dia 15 de junho, data em que será iniciado o cadastramento das delegações dos Jogos Escolares da Juventude.

Sistema de Gestão dos JEMs

O Sistema de Gestão dos JEMs (SIGJEMs) foi desenvolvido para o gerenciamento do cadastro de atletas, dirigentes, diretores, escolas e delegações envolvidas nos Jogos Escolares Maranhenses. O sistema vai substituir a ferramenta utilizada nas edições anteriores dos jogos e, de acordo com Adriano Marinho, desenvolvedor do SIGJEMs, vai agregar outras funcionalidades, como interatividade e memória. 

“Em um primeiro momento o SIGJEMs vai servir para capturar os dados dos participantes dos jogos escolares. Futuramente, haverá maior abrangência nessa ferramenta, como a emissão de súmulas, histórico de participação do atleta em jogos anteriores, personalização de perfil e alteração de dados cadastrais pelo próprio atleta”, explica Adriano.

Para a secretária adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues, o SIGJEMs dinamiza o andamento dos jogos escolares. “Esse sistema facilita o credenciamento dos participantes e transmite segurança no momento da inscrição. Além de fornecer dados para estudos comparativos e nos dar embasamento para mudanças futuras, contribuindo com a melhoria dos jogos, como pretende a gestão Flávio Dino”, destaca.

SECOM/MA