O espírito liberal de um rei



Leitura diária: 1Crônicas 29.1-9
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos 134, 135 e 136

Depois dos exemplos de Caim e Abel e de Abraão, nos tempos primevos do relacionamento do ser humano com o Deus Criador, vamos avançar um pouco e, ainda no Antigo Testamento, cerca de mil anos depois de Abraão, verificar que o espírito de mordomia para com a obra do Senhor se apresentou de maneira marcante e significativa na vida de um rei de Israel, influenciando ele com a sua liberalidade a todos os príncipes, líderes e também ao próprio povo de Israel.

O texto é bem conhecido. Davi está se despedindo do seu povo e de seu filho Salomão, que o sucederá no trono. Ele sabia que em breve iria, conforme a Bíblia mesmo nos expõe, "pelo caminho de todo o homem", ou seja, a morte terrena.

Além das muitas recomendações que faz desde o capítulo 28, quando exorta ao filho e dá instruções quanto ao templo a ser construído, ele precisava dar uma demonstração pessoal do que seria necessário por parte de Israel como nação para que o templo fosse construído. É quando de forma magnânima e graciosa, o rei exclama:

"Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho, eu o dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário" (Cr 29.3).

Davi, com seu gesto espontâneo e liberal deu ao seu povo e a todos os demais reis e seguidores do reino, um exemplo magnífico. Observem que ele já vinha fazendo muito pela obra de Deus, o templo a ser construído, mas num momento especial, ele vai além em sua fidelidade, pois declara que "afora tudo quanto já tenho preparado", vai dar do seu tesouro particular, "o ouro e a prata que tinha". Observem que não era do tesouro real, mas, sim, do seu tesouro pessoal.

O gesto de Davi ficou na história, como um modelo de mordomia, fidelidade e liberalidade a ser observado, não apenas pelo povo da nação de Israel que se formava com ele, mas pela igreja de Cristo que se formaria após a sua vinda ao mundo. Que, como crentes hoje, tenhamos Davi como um exemplo para o exercício cristão da mordomia que devemos cultivar em nossas igrejas.

Oração para o dia:
Torna-me, Senhor, uma pessoa receptiva ao apelo do teu Espírito em meu coração para contribuir para a obra que é tua.