Leitura diária: João 10.1-21
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 14, 15 e 16
Sem dúvida, para muitos irmãos, o principal ministério na igreja de Cristo é o ministério pastoral. Afinal de contas, é da capacidade de sua gestão, de seu grau de devoção ao seu ministério e de sua unção espiritual, que emanam praticamente todos os demais ministérios a serem exercidos na igreja de Cristo.
Sim, porque é sabido que o melhor exercício de todos os demais ministérios que estudamos durante estas semanas, ou mesmo o não exercício de alguns deles, serão decorrentes da orientação espiritual e a capacidade motora e coordenadora do ministro do pastoreio. Sem ele, sua presença dinâmica e espiritual, todos os demais ministérios ficarão capengas e desarticulados, criando-se um nível de rivalidade entre os diversos trabalhos, o que será sumamente prejudicial para o espírito de harmonia e concórdia que deve reinar na igreja de Cristo.
Por isso, Cristo foi muito cuidadoso em orientar os seus discípulos mais chegados no melhor exercício do ministério que passariam a exercer logo depois de sua volta ao lar eterno, como o pastor que seriam das ovelhas dele, daí para a frente. Nós estaremos lendo apenas o texto do capítulo 10.1 a 21, mas os próximos 7 capítulos serão dedicados exclusivamente a isto: o que significaria para eles, o desafio do pastoreio pelos séculos vindouros. Daí, seus conselhos tão profundos e sensíveis ao coração, nos versículos 14 e 16 deste capítulo:
"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem... Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir; e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor".
A coisa é tão íntima e pessoal que, parece-me, Cristo vai encerrar este diálogo com os versículos, não apenas no capítulo 17, quando profere a oração chamada sacerdotal, quando ora por todos nós, mas, quando ao lado do Lago de Cafarnaum conversa com Pedro, e de maneira muito incisiva e profunda, pois chega a repetir por três vezes a mesma frase, ordena àquele que seria o líder do seu colégio apostólico daí em diante, ao final do capítulo 21 deste Evangelho: "Pastoreia as minhas ovelhas".
Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a ter noção da responsabilidade que pesa sobre o meu pastor, a fim de ajudá-lo a cuidar do rebanho que é teu.