Leitura diária: Atos dos Apóstolos 15.36-41
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 8, 9 e 10
Escolher líderes em potencial não é fácil. Quando você já tem uma folha corrida de possíveis candidatos à liderança, o caminho fica mais tranquilo pela experiência e situações já vivenciadas pelos postulantes aos cargos, o que os capacita mais ou menos para a escolha final.
As empresas modernas desenvolveram grandes programas de descoberta, preparo, formação, aperfeiçoamento e avaliação de liderança. O negócio passou a ser muito técnico e informatizado mesmo. Nas Forças Armadas, nas empresas multinacionais, nos governos, essas técnicas são trabalhadas por pessoal altamente especializado no objetivo de sempre acertar na melhor escolha do profissional mais competente para o exercício da liderança.
Na igreja de Cristo, lógico que não teremos nunca um aparato deste. Seria exagero fazer isto quando temos um processo que é todo conduzido e dirigido pelo próprio Senhor Deus, pois a causa é dele e o intermediário da obra é o Espírito Santo que atua em cada um dos crentes, líderes ou não. Compete ao pastor, seu líder de ministérios, serem capazes no estabelecimento de alguns critérios básicos e depois na condução do assunto sob a égide do Espírito de Deus para que tenhamos sempre a melhor escolha sendo feita.
Quanto isto não acontece, temos problemas até de desavenças, pela preferência maior ou menor de um ou outro candidato por parte da liderança. Foi isto que aconteceu em Antioquia, entre Paulo e Barnabé, conforme podemos ler: "Barnabé queria que levassem também a João Marcos... Mas a Paulo não parecia razoável... E houve entre eles tal desavença que se separaram...
Barnabé levando consigo João Marcos... Paulo tendo escolhido a Silas..." (At 15.37-40).
O resto da história, todos sabemos. Ambos estavam certos em suas escolhas. Tanto João Marcos como Silas se tornaram ótimos líderes auxiliares para o apóstolo dos gentios, mas a escolha inicial exigiu renúncia, compreensão e paciência por parte de Barnabé e Paulo para a superação do problema criado.
Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a ser um líder compreensivo, que saiba entender as vacilações dos jovens, ajudando-os a superá-las.
Portal Batista