Sancionada lei que cria regras para convênios com ONGs

Yara Aquino e Pedro Peduzzi - Repórteres da Agência Brasil

O projeto de lei que cria um novo marco regulatório para as organizações não governamentais (ONGs) foi sancionado hoje (31) pela presidenta Dilma Rousseff. A lei estabelece normas para as parcerias voluntárias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios com as organizações e estabelece regras para evitar o favorecimento de grupos específicos e a escolha de entidades sem preparo técnico ou estrutura para o cumprimento dos projetos.
Presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que institui o Marco Regulatório para organizações não governamentais (Wilson Dias/Agência Brasil)Presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que institui o Marco Regulatório para organizações não governamentais Wilson Dias/Agência Brasil

Pela proposta, as ONGs terão que participar de processo seletivo (chamada pública) inscrevendo seus projetos para serem selecionados, pondo fim a uma das principais polêmicas referentes às parcerias, a forma de seleção. Terão ainda que cumprir uma série de requisitos para fazer parcerias com os governos. Entre as exigências para firmar os contratos estão: existir há, no mínimo, três anos; ter experiência prévia na realização do objeto do convênio; e ter capacidade técnica e operacional para desenvolver as atividades propostas.

A presidenta Dilma Rousseff disse que a democracia se fortalece quando se abre para a participação social e destacou que a criação de regras claras vai permitir o reconhecimento por parte do Estado da relevância e importância dessas instituições. “A legislação cria um ambiente muito mais adequado para a atuação das organizações da sociedade civil e reconhece nelas parceiras fundamentais do Estado na implementação de políticas em favor dos nossos cidadãos”.

A presidenta destacou que as regras mais transparentes fortalecem o reconhecimento das organizações e irá evitar que os erros de poucos contaminem o trabalho de milhares.

“A aprovação dessa lei representa, sem dúvida, ganho para todos nós, garante alicerces muito mais fortes para a atuação conjunta e complementar do Estado e da sociedade civil para a superação das nossas carências e garantia de direitos a oportunidades”, completou Dilma.

O novo texto traz também a exigência da ficha limpa tanto para as organizações quanto para os seus dirigentes. Passa a ser lei nacional a determinação de que as organizações e os dirigentes que tenham praticados crimes e outros atos de violação aos princípios e diretrizes ficam impedidos de celebrar novas parcerias. A medida vinha sendo aplicada nas parcerias firmadas pelo Poder Executivo Federal desde 2011.

Além disso, a norma prevê regras mais rígidas no planejamento prévio dos órgãos públicos, no monitoramento e na avaliação, e um sistema de prestação de contas diferenciado por volume de recursos.
A presidente da Abong, Vera Marzagão, participa da cerimônia de sanção do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Wilson Dias/Agência Brasil)A presidente da Abong, Vera Marzagão, participa da cerimônia de sanção do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Wilson Dias/Agência Brasil

A diretora executiva da Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (Abong), Vera Marzagão, disse que a sanção da lei abre as portas para a regulamentação das ações. “Este é apenas o ponto de partida de um trabalho árduo que é a regulamentação que não vai ser apenas no nível da União. Vai dar muito trabalho assessorar e criar as condições para que todos os municípios possam implementar essas ações”.

Segundo a representante da Abong, o marco ajudará na constituição de um Estado mais forte e com capacidade de implementar políticas públicas, “com diálogo permanente com a sociedade e suas organizações”.

O texto é resultado de inúmeras rodadas de consultas e debates públicos com a participação de representantes das organizações da sociedade civil, de parlamentares e da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, aliança que reúne organizações.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, citou o caráter suprapartidário das discussões no Congresso Nacional em torno do aprimoramento do projeto. Ele destacou entre a colaboração de diversos parlamentares como a do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e do deputado federal licenciado para concorrer ao governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), ambos da oposição.

A Casa Civil não informou se houve vetos da presidenta ao texto que será publicado na edição de amanhã (1°) do Diário Oficial da União.

Tiroteio entre presidiário e policial no Fórum do Calhau deixa os dois baleados



Erinaldo, antes de ser lavado para o hospital




O presidiários Erinaldo Almeida Soeiro, de 22 anos, e o policial Edenias Chagas Neto, estão internados no Socorrão I, após uma troca de tiros ocorrida na porta da 2ª Vara de Entorpecentes, no Calhau, no fim da manhã de hoje.

O bandido foi levado para o Fórum para uma audiência, por agentes penitenciários. O policial e o delegado Cláudio Mendes iam atuar como testemunhas. Quando os agentes libertaram o presidiários das algemas, ele surpreendeu, tomando um revólver e uma pistola de dois agentes e alvejou Edenias no pescoço.

Mesmo baleado, o policial revidou e atingiu o detento com três tiros, deixando-o em estado grave. Os dois foram levados para p Socorrão.

Erinaldo é autor da morte dos irmãos empresários José Mauro Alves de Queiroz, 57 anos, e José Queiroz Filho, 68 anos. Eles foram executados com tiros na cabeça. O crime ocorreu no final da tarde do dia 11 de janeiro de 2012 na empresa recicladora de óleo Replub Comércio e Indústria de Derivados de Petróleo, da qual eram proprietários, localizada na BR-135, bairro Maracanã, em São Luís.

Já no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Erinaldo assassinou o também presidiário conhecido como Jacozinho.

Blog do Djalma Rodrigues

CNE discute nova avaliação para educação a distância

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
internet"Se a instituição amplia a base tecnológica, amplia o acesso a leitura, o contato com a sociedade, ela tem um projeto bem avaliado", diz o conselheiro do CNE Luiz Roberto CuriArquivo/Agência Brasil

A educação a distância (EaD) poderá ter um novo marco reagulatório até o final deste ano. A discussão está na reta final no Conselho Nacional de Educação (CNE) e a intenção é que, até novembro, um documento consolidado seja enviado ao Ministério da Educação (MEC). Entre as mudanças está a elaboração de uma nova avaliação para a modalidade.

O novo critério – necessário para o funcionamento dos cursos, credenciamento e recredencimento deles no MEC – deverá valorizar o projeto institucional e considerar a inovação, a estrutura, o corpo docente, a interdisciplinaridade da instituição.

O conselheiro do CNE Luiz Roberto Curi explica que avaliação feita atualmente é mais quantitativa, considera aspectos como o número de docentes ou número de livros disponíveis. A nova levará em conta também as especificidades de cada instituição e a qualidade ofertada. "O novo procedimento [de avaliação] deverá ter um novo instrumento, novos indicadores, que possam conduzir a uma percepção do projeto institucional, que consiga avaliar as diferenças. Se [uma instituição] amplia a base tecnológica, amplia o acesso a leitura, o contato com a sociedade, ela tem um projeto bem avaliado."

O CNE planeja estimular o uso dos polos como espaço de extensão, de integração com a comunidade. "A ideia é permitir que a instituição que quer ofertar a EaD construa o seu projeto institucional e o construa qualificando o polo, qualificando as tecnologias disponívei", diz Curi.Também será levada em consideração a formação e capacitação dada aos docentes para atuarem no ensino a distância. O polo de educação a distância ou polo de apoio presencial, onde são desenvolvidas as atividades pedagógicas e administrativas, terá destaque. No polo, os estudantes tem à disposição atividades de tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, teleaulas, avaliação.

Pelo projeto, a nova avaliação será elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e será considerada no processo de recredenciamento da instituição de ensino que oferta a EaD.

Curi explica que as novas diretrizes deverão contribuir para a expansão com qualidade da educação a distância, necessária para levar o ensino superior a locais onde não há a opção presencial. Atualmente, segundo o conselheiro, 66% dos municípios brasileiros não têm oferta de ensino superior.

De acordo com o Censo da Educação Superior, são 1.148 cursos de graduação a distância, que correspondem a 4% dos cursos no país. A maior parte (55,3%) é ofertada por instituições privadas.

Curi explica que o novo marco não pretende modificar questões estruturais da EaD, como a necessidade de avaliações presencialmente ou a necessidade dos polos. Ainda em fase de projeto, o novo marco deverá ser apresentado em audiêcia pública pré-agendada para o dia 1º de setembro.

MS anuncia a inclusão da vacina contra Hepatite A no Calendário Nacional de vacinação

Já está no ar a campanha “Um Maranhão mais justo, um Maranhão sem Sarney”. Conheça e colabore

Já está no ar a página eletrônica da campanha nacional “Um Maranhão mais justo, um Maranhão sem Sarney”. O objetivo da campanha é mobilizar o Brasil inteiro para ajudar a mudar a política do Maranhão.

A página está recolhendo doações de moradores de todos os Estados para a campanha do candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, em conformidade com o que determina a legislação eleitoral e fiscal do Brasil.

A Campanha tem caráter nacional porque as eleições deste ano no Maranhão terão impacto em todo o país. A renovação da política maranhense representa também uma nova página na política brasileira, com a superação de um arcaico e ultrapassado ciclo.


Compartilhe também o banner da campanha:

“Essa vontade não é apenas minha, é do povo do Maranhão”, diz Sebastião Pitó ao confirmar apoio a Flávio

sebastiao_pito
Confirmando que o sentimento de mudança existe em todos os municípios do Estado, o ex-prefeito de Paraibano Sebastião Pitó (PTB) reafirmou apoio ao candidato da Coligação Todos pelo Maranhão, Flávio Dino, na noite desta quarta-feira (30). “Essa vontade não é a apenas minha, é do povo do Maranhão”, disse Pitó ao declarar o apoio.

Entusiasmado com a expectativa de mudança, o ex-prefeito de Paraibano confirmou que estará empenhado com o que ele intitulou de “campanha em favor do Maranhão”. Ele disse que vai ouvir a voz do povo.

“Em todos os lugares desse Estado a gente só ouve o nome de Flávio Dino. Agora decidi que vou ouvir é a voz do povo”, disse ele. O ex-prefeito afirmou ainda que o apoio a Flávio Dino deriva das propostas que ele apresenta ao Maranhão. “Nosso povo cansou. Todos querem propostas para mudar nossa realidade e Flávio Dino nos oferece isso”, concluiu.

17ª CONFRATERNIZAÇÃO DA UMADET


O Departamento de Jovens da Igreja Evangélica Assembléia de Deus  tem a honra de convidar você e sua família para participarem juntamente conosco da 17ª CONFRATERNIZAÇÃO DA UMADET que  acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto de 2014 no templo sede da Igreja Assembléia de Deus de Tuntum.

TEMA: "É HORA DE FAZER A DIFERENÇA" baseado no texto bíblico de 2 Timóteo Capítulo 3.

CONTAMOS COM VOCÊ, SUA PRESENÇA É INDISPENSÁVEL.

Flávio Dino: A Verdade vai Vencer

Seminário Vida Total da Igreja - VTI marcou positivamente a V Convenção da Região Centro Sul Maranhense da AICEB em Barra do Corda

O Seminário Vida Total da Igreja - VTI ministrado pelo Pr. Odilon S. Pereira marcou positivamente a V Convenção  da Região Centro Sul Maranhense da AICEB, com o tema Lutando Juntos(Filipense 1.27) ocorrida em Barra do Corda nos dias 24, 25, 26 e 27 do corrente, empolgando pastores e leigos para o trabalho planejado de evangelização tendo como modelo a Igreja Cristã primitiva dentro do contexto atual.
Pr. Odilon S. Pereira no final do seminário,  na manhã do dia 27(domingo), fez uma atividade prática de evangelização, envolvendo um grande número de presentes em torno da Igreja Cristã Evangélica do Bairro Trizidela em Barra do Corda alcançando aproximadamente cem pessoas com a mensagem de salvação através de Cristo  num intervalo de cinquenta minutos.
O Seminário Vida Total da Igreja - VTI em Barra do Corda apresentou um modelo de evangelização com alcance individual que deve ser seguido pelas igrejas locais, disse o palestrante em uma das suas ministrações matutinas.
A  V Convenção da Região Centro Sul Maranhense da AICEB em Barra do Corda ocorrida em Barra do Corda nos dias 24, 25, 26 e 27 do corrente tratou de vários assuntos administrativos  e eclesiásticos  de interesse das Igrejas da regional  com inspiração divina e sem polêmicas.

Outro ponto alto da V Convenção Região  Centro Sul Maranhense da AICEB, neste final de semana, foi a realização de cultos evangelísticos durante a noite em frente a ICE da Trizidela para os delegados, convidados e curiosos com sempre com grande assistência, confirmação de fé e conversões para a glória de Deus.
Convenção da Região Centro Sul Maranhense da AICEB completou, em 2014, dez anos de conclave e foi comemorado no encerramento do culto final, no domingo, com o corte de bolo e diversas homenagens. Um grande momento de adoração a Deus na V Convenção Região  Centro Sul Maranhense da AICEB.

Carta a Flávio: “Não quero ser o herói dos amigos que deixei no Maranhão. Quero que eles sejam heróis maranhenses”

julio_site

O universitário maranhense Júlio César Ferreira Silva, 19, enviou uma carta ao candidato Flávio Dino contando por que teve de sair do Estado e o que espera para o futuro. Ele mora atualmente no Rio Grande do Sul. A carta merece ser lida por todos, por isso a compartilhamos aqui com vocês:

Para Flávio Dino 

Olá, me chamo Júlio César Ferreira Silva, tenho 19 anos, nasci no Maranhão e vivi 18 anos nesse estado que amo. E como tantas outras pessoas do nosso estado, a busca da realização de sonhos na atual situação se torna quase impossível. 

Hoje eu sou estudante universitário, curso Engenharia de Telecomunicações na Universidade Federal do Pampa, na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul. 

Hoje o que eu mais quero é ver meu estado primeiramente livrar-se da família Sarney e dos estigmas acumulados durante todos esses anos. Desse coronelismo que só nos trouxe atraso e desilusão. 

Eu não queria que boa parte dos meus colegas estivesse trabalhando em lojinhas, supermercados entre outros; eu queria vê-los cursando uma Universidade, porém não é isso que eu vejo. 

Sou de família humilde, filho de lavradores que moram no povoado São José dos Cocais, localizado na zona rural de Monção– MA. Minha família com muitas dificuldades me mantém aqui. 

Eu torço pra que o Flávio Dino, que acompanho desde a eleição passada, e depois na Embratur, seja aquele que vai dar o passo de mudança completa no Meu Estado. Cansei de ser conhecido como o que nasceu no Estado do Sarney e pelos baixos índices de desenvolvimento socioeconômicos. 

Não quero ser o herói dos meus amigos que deixei no Maranhão, quero que eles realizem seus sonhos e sejam heróis maranhenses. Não quero que tantos jovens como eu sejam esquecidos, como os heróis do passado que foram esquecidos pela educação nas escolas do nosso estado. 

Não falo de mim, mas por todos aqueles que vão pra outros estados tentar um emprego, um melhoria de vida e às vezes, infelizmente, não conseguem. Não quero ver tantos ônibus cheios de pais de famílias e filhos atravessarem o Brasil para ser mão de obra ao serviço de outro estado. São corações cansados de sofrer e passar esse triste legado aos seus filhos, e aos filhos de seus filhos. 

Foi assim ou quase assim durante 50 anos, não quero que seja por mais 50 ou mais 10. Desejo que o próprio Flavio Dino leia essa mensagem. Você tem o meu apoio, a minha admiração e ela tenderá a crescer se o meu Maranhão enfim prosperar. Quero um dia poder conhecê-lo pessoalmente.

Tuntum no cenário político estadual

Foto: Blog do Lobão/Tuntum
A demonstração de participação popular e apoio político à candidatura de Flávio Dino a Governador  em outubro próximo pela grande maioria da população de Tuntum demonstrou, neste último sábado(26), o compromisso dos eleitores e das suas principais e mais importantes lideranças políticas na mudança real do Estado do Maranhão a partir de Janeiro de 2015.

A carreata/caminhada ocorrida em Tuntum em torno da candidatura de Flávio Dino e da frente democrática "O Maranhão é de Todos" comandada pelo Prefeito Cleomar Tema e aliados, neste último sábado(26),  não só tem um valor simbólico pela presença massiva do povo e nem pela extensão quilométrica de carros, motos e bicicletas compondo a bela onda vermelha que se instaurou no Maranhão nos últimos dias, ela vai além disso, ela consolida, acima de tudo,  a força da liderança do mandatário tuntunense  mais uma vez e o alça para ser, em breve tempo,  o porta-voz mais convincente do governo dinista nos próximos anos na região central do Estado.

Flávio Dino, Carlos Brandão, Roberto Rocha, Zé Reinaldo Tavares, Humberto Coutinho e Cleomar Tema terão uma  vitória eleitoral esmagadora  contra a oligarquia sarney e seu candidato no Centro Sul Maranhense por conta do abandono administrativo e perseguições de toda ordem na região durante o Governo de Roseana Sarney nos últimos anos. 

É, neste cenário de abandono,  que a força popular demonstrada, neste sábado(26), em Tuntum, Dom Pedro, Presidente Dutra e São Domingos em torno de Flávio Dino Governador que se percebeu m  a plena certeza na derrota de um modelo político sem fulcro em todo o Estado do Maranhão para a alegria e esperança de todos os maranhenses. À vitoria, Flávio Dino - 65!

Reflexão Bíblica: CHARLES SPURGEON COSTUMAVA CONTAR ESTA HISTÓRIA



Um americano disse a um amigo:

- Eu desejaria que você viesse ao meu pomar e provasse as minhas maçãs.

Ele o convidou mais ou menos umas doze vezes, mas o amigo não foi, e finalmente o cultivador lhe disse:

- eu suponho que você pensa que minhas maçãs não prestam e por isso não quer vir prová-las.

Ora, para dizer a verdade, disse o amigo, “eu já provei”.

“Ao passar pela estrada, apanhei uma que havia caído pela cerca e nunca em minha vida provei nada tão ácido. Eu não tenho vontade de comer mais de suas frutas”.

Oh! respondeu o proprietário do pomar. Eu pensei que fosse isso mesmo. Estas maçãs que ficam ao redor do pomar são plantadas especialmente para os moleques. Eu andei 50 milhas para escolher as mais “azedas” e plantei-as em redor do pomar, de sorte que os meninos desistam de roubá-las por não valer a pena. Mas, se você quiser entrar, você verá que bem lá dentro existe uma qualidade muito diferente e são doces como mel.

Moral da história:

Aqueles que julgam a Igreja pelos seus piores membros (os que se acham pendurados do lado de fora) esses, é quase certo que farão o mesmo juízo daqueles que se encontram do lado de dentro.

Pense nisso!

Renato Vargens

Reflexão Bíblica: 10 MOTIVOS DE ORAÇÃO PELO PASTOR

Por Renato Vargens

Certa vez ao ser indagado sobre a eficácia do seu ministério, Spurgeon respondeu ao seu interlocutor dizendo: "Meu povo ora por mim."

Pois é, e você costuma orar pelo seu pastor? Dedica tempo em intercessão pelo ministério dele? 

Lamentavelmente inúmeros irmãos em Cristo, não dedicam um minuto sequer intercedendo pelo seu líder espiritual. Ultimamente eu tenho ouvido vários relatos de pastores que desistiram ou abandonarm o pastorado devido a pressão relativa ao ministério.

Uma pesquisa organizada pelo Instituto Francis Schaeffer,  revelou que, cerca de 1,5 mil pastores têm abandonado seus ministérios todos os meses por conta de desvios morais, esgotamento espiritual ou algum tipo de desavença na igreja.  Veja bem, não se trata de pessoas que abandonam a fé cristã, mas de líderes que deixam o púlpito por não suportarem o as exigências da função. 

Isto posto gostaria de sugerir 10 motivos de oração pelo seu pastor:

1. Ore por ele, peça ao Senhor que lhe conceda forças para enfrentar as demandas do ministério pastoral.
2. Ore pela saúde dele.
3. Ore pela esposa do pastor. Esposas de pastores geralmente são cobradas além de sua capacidade de suportar cobranças.
4. Ore pelos filhos dos pastores. Muitos filhos de pastores sofrem uma pressão por parte da igreja absolutamente desumana.
5. Ore pelas emoções do pastor. Peça a Deus que lhe conceda equilibrio emocional diante das lutas e batalhas travadas no ministério.
6. Peça ao Todo-poderoso que conceda ao pastor sabedoria para conduzir a igreja nos caminhos do Senhor.
7. Rogue ao Eterno que livre o pastor das tentações provenientes do ministério guardando-o do mal.
8. Ore  para que o pastor ame a Deus acima de todas as coisas pregando as Escrituras com fidelidade.
9. Ore para que o pastor seja fiel a Deus, a sua família, as Escrituras e a igreja.
10. Ore para que o pastor tenha longanimidade, paciência e perseverança diante dos obstáculos que comumente aparecem na caminhada.

Vamos orar?

Renato Vargens

Reflexão Bíblica: RAZÕES PORQUE SOU CONTRA A FICAÇÃO E PEGAÇÃO

Renato Vargens

A superficialidade das relações entre rapazes e moças neste início de século é indiscutível. A durabilidade dos namoros ao contrário do que acontecia antigamente é inexistente. Em nome da liberdade, adolescentes e jovens tem vivenciado nos últimos anos relacionamentos afetivos cujo tempo de duração varia entre um dia e três meses.

O comportamento em questão se faz presente em todas as camadas da sociedade. Na verdade, os que desenvolvem este tipo de conduta, manifestam explicitamente uma espécie de fast-food emocional, onde namoros e casamentos são iniciados e terminados de forma rápida. A conseqüência disto é a imediata proliferação de relacionamentos promíscuos, onde ninguém pertence a ninguém, o que contribui significativamente para o adoecimento de nossos jovens e adolescentes.

Dados do Ministério da Saúde nos informam que cerca de 1 milhão de adolescentes ficaram grávidas em 1998, e que 1 em cada 3 meninas de 19 anos já é mãe ou está grávida de seu 1º filho.

Há pouco estava conversando com o coordenador de projetos sociais da minha igreja e ele me disse numa comunidade próxima, o número de adolescentes grávidas com 13 anos de idade é assustador.

Pois é, se não bastasse essa tragédia em virtude das relações sexuais descompromissadas estima-se que existem 333 milhões de novos casos de doenças sexualmente transmitidas (DST) por ano. No mundo inteiro, a incidência das DST nas mulheres é de cinco vezes mais do que no caso dos homens. Estatísticas também apontam que as doenças sexualmente transmissíveis são mais freqüentes nos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Exatamente 50% das infecções por HIV ocorrem em pessoas deste grupo etário; muitas delas contraíram a doença antes de terem vinte anos.

Tudo bem, talvez você esteja dizendo consigo mesmo. Isso é fato, mas se eu tomar cuidado não tem problema,não é verdade? Alias, qual o problema de eu ter o meu peguete?

Problema? Todos! Deixe-me explicar porque:

Em um mundo egoísta e cada vez mais hedonista como o nosso, tornou-se absolutamente comum vislumbrarmos nas relações interpessoais a instrumentalização da vida, onde boa parte das pessoas no desejo de terem os seus sonhos e devaneios realizados, manipulam outras pessoas na vontade de experimentarem a tão sonhada satisfação pessoal. Alias, essa tal busca pela satisfação pessoal, têm feito com que muitos negociem princípios éticos e morais, no afã de concretizarem suas sórdidas expectativas. Infelizmente, em nome do sonho, não são poucos aqueles que têm tomado posse do famoso bordão popular: “fazemos qualquer negócio”. A conseqüência direta disso é a coisificação do ser humano, onde pessoas tornam-se objetos descartáveis, prontas a serem jogadas no lixo quando por algum motivo não prestam mais.

Lamentavelmente numa sociedade onde os valores se relativizaram, a conduta dos jovens cristãos em quase nada tem se diferenciado do comportamento dos não cristãos. Na verdade, ouso afirmar que existe um número impressionante de crentes que movido por rompantes irresponsáveis, se enveredam em relacionamentos descompromissados.

Assusta-me o fato de que inúmeras pessoas movidas por uma pseudoteologia descartam relações usando de pressupostos humanistas, aos quais não existe o menor fundamento bíblico. Tais pessoas advogam que a “química” é a razão essencial para que se esteja junto com alguém. Para estes, o que importa é sentir prazer, além é claro de satisfação pessoal.

Caro leitor, como já havia escrito em outro artigo, não sou contra as relações de namoro que um jovem possa desenvolver com uma moça. Antes pelo contrário, acredito que relações afetivas entre um rapaz e sua namorada contribuem significativamente para o desenvolvimento de uma auto-estima saudável. Sou contra sim a banalização das relações, sou contra as “ficações” e "pegações", contra os namoros fast-food, contra o sexo fora do casamento, os quais contribuem para o adoecimento da alma de nossos adolescentes e jovens.

Salomão em sua grande sabedoria afirmou: “Existe um tempo determinado para todas as coisas na vida”. Sim, isso mesmo, na vida existe momentos pra tudo! Há tempo de plantar e tempo de colher, há tempo para abraçar e deixar de abraçar, em outras palavras isso significa dizer que existe um tempo determinado por Deus para desfrutarmos de carinhos, afagos, abraços e beijos de alguém. Em contra-partida, isso significa dizer também que existem momentos na vida, que somos chamados a um momento de reclusão onde outros valores necessários a uma existência plenificada nos são trabalhados. Diante disto tenho plena convicção que namoros rápidos onde o sexo é focado é absolutamente prejudicial, proporcionando aos adolescentes e jovens consequências das mais terríveis possíveis.

Pense Nisso!

Renato Vargens

Propaganda eleitoral poderá ter aviso sobre candidatos 'ficha suja'

Redação Bonde com Agência Senado

As restrições impostas às candidaturas a cargos eletivos pela Lei da Ficha Limpa podem se tornar mais abrangentes. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou, na semana passada, projeto que exige a inclusão de aviso na propaganda do candidato incurso em situação de inelegibilidade após o momento de formalização do registro de sua candidatura. 

O PLS 223/2014 aguarda recebimento de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tramita em caráter terminativo. 

Pela proposta, todas as peças usadas na propaganda eleitoral dos candidatos considerados inelegíveis após o registro da candidatura deverão conter, de maneira perceptível para o eleitor, os seguintes dizeres: "Este candidato foi incurso na Lei Complementar 64/1990 e considerado ficha suja". 
A Lei 64/1990 trata de casos de inelegibilidade, prazos de recursos e outros assuntos relacionados à eleição. 

Lacuna 

De acordo com Cristovam, a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) determina que sejam levantadas as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade dos candidatos no momento da formalização do pedido de registro de suas candidaturas. No entanto, a lei é omissa na previsão do candidato que é posto em situação de inelegibilidade após o registro. Nesse caso, argumenta o senador, a proteção contra candidaturas que põem em risco o princípio da moralidade pública é sacrificada. 

O autor acrescenta que, já nestas eleições, é possível ver candidatos pedindo votos embora tenham condenação por órgão judicial colegiado, o que os tornaria inelegíveis. Segundo Cristovam, a aplicação da lei produz, nesse caso, uma situação esdrúxula: o candidato, embora inelegível, pode concorrer e até vir a ser eleito, enquanto não há um pronunciamento definitivo da Justiça sobre a sua condição. 

A ideia do projeto é "minorar os efeitos dessa lacuna legal", exigindo dos candidatos nessa situação que esclareçam o eleitor a respeito de sua vulnerabilidade legal. Para tanto, todas as peças de sua propaganda, como cartazes, adesivos, panfletos e inserções no rádio e na televisão, deverão conter a informação, legível e audível, de sua situação de inelegibilidade em decorrência do disposto na Lei da Ficha Limpa.

Carreata em Tuntum - Compareça!!!


Israel repudia crítica do Brasil sobre bombardeios na faixa de Gaza


Da Folha de S. Paulo

O governo israelense respondeu, nesta quinta-feira (24), com repúdio ao gesto diplomático realizado pelo Brasil no dia anterior –quando convocara seu embaixador em Tel Aviv, Henrique Pinto, para consultas sobre a morte de civis na faixa de Gaza.

À Folha a chancelaria de Israel afirmou oficialmente que "o Brasil está escolhendo ser parte do problema, em vez de integrar a solução". "Seu comportamento nesta questão ilustra a razão por que esse gigante econômico e cultural permanece politicamente irrelevante."

O gesto foi recebido, porém, com loas na faixa de Gaza. Palestinos se aproximavam da reportagem da Folha para agradecer-lhe.

"Obrigado por convocar seu embaixador", diz Tawfiq Abu Jamaa, em Khan Yunis. "O Brasil é melhor do que os países árabes, como o Egito, que não fazem nada", diz.

Para Sabri Abu Jamaa, "a população civil, em Gaza, não precisamos de recursos. Precisamos de palavras de apoio, como as brasileiras".

O governo brasileiro havia afirmado, na quarta-feira (23), considerar "inaceitável" o "uso desproporcional da força". Israel tem bombardeado a faixa de Gaza em uma operação militar há mais de duas semanas, com mais de 700 mortos, a maioria deles considerados civis.

A nota brasileira não cita, porém, os ataques da facção palestina Hamas, que já lançou mais de 2.000 foguetes contra o território israelense, levando à suspensão temporária de voos chegando a Israel ou partindo do país. Três civis e 32 soldados já foram mortos.

O Itamaraty, além de convocar de volta a Brasília o embaixador Pinto, chamou o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, para protestar. Os gestos são vistos pela comunidade diplomática como sinais de repressão.

O descontentamento expresso pela chancelaria brasileira veio na sequência de uma reunião de emergência do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, onde foi aprovada uma investigação da ação israelense, com o apoio do Brasil.

Dissidentes do PT no Maranhão declaram apoio a candidato do PC do B


Folhapress

O apoio foi oficializado na noite desta quarta-feira (23), em São Luís, durante a inauguração do comitê chamado “Dilma e Flávio”.

Nacionalmente, o PC do B apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), mas no Maranhão o PT está coligado com o candidato indicado pela família Sarney, Lobão Filho (PMDB).

Parte do diretório local do PT do Maranhão defendia o apoio formal à candidatura de Dino, mas por pressão do PT nacional, aliado do senador José Sarney (PMDB), o partido ficou do lado do peemedebista.

Entre os participantes do ato desta quarta estavam o vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, o ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes (PT), e o próprio candidato do PC do B.

“Nós somos a resistência petista, a parte da militância que não se coligou com o PMDB do Sarney, do Lobão”, disse Fernandes. “Eu sou militante histórico do PT e nunca concordei com essa aliança com a oligarquia Sarney, e toda a resistência petista não concorda.”

Dino e os petistas dissidentes afirmam que o comitê informal “Dilma e Flávio” não fere a lei, uma vez que PT e PC do B estão coligados nacionalmente.

“O meu partido, PC do B, apoia a Dilma nacionalmente. A lei eleitoral garante expressamente que, como meu partido está coligando nacionalmente, no Estado ele tem direito de fazer campanha”, afirma Dino.

Entretanto, conforme mostrou reportagem da Folha, políticos, especialistas e até ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divergem sobre o tema.

Defensor da aliança com o PMDB, na qual é candidato a suplente de senador, o presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro, afirma que sua coligação contestará na Justiça Eleitoral o apoio de parte dos petistas à candidatura de Dino.

“O que nós podemos aceitar é a campanha para a Dilma, agora a campanha para o Dino é complicado”, disse Monteiro à Folha.

Entre os partidos coligados com Dino estão ainda o PSDB e o PSB, dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos, adversários de Dilma.

Questionado se a petista também subirá em seu palanque se for em campanha ao Maranhão, Dino evitou se responder: “Estou curioso também, vamos ver”.

'Vou morrer, mas meus personagens ficarão', disse Suassuna em última aula

Em sua última aula-espetáculo, na sexta-feira (18), o escritor, poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, 87, falou sobre sua morte, tema do qual "fugia", segundo a amiga Leda Alves, 83, atriz e secretária de Cultura do Recife.

Essa última aula aconteceu na cidade de Garanhuns, no agreste de Pernambuco, e o escritor terminou a apresentação comentando a morte, que chamava de "Caetana".

Uol

Agenda