Na minha juventude, houve um homem que conhecemos apenas por sua voz. Seu nome era Lombardi, que o apresentador Sílvio Santos sempre chamava para falar. Outro que ficou famoso pela voz foi o radialista Osmar Santos que inovou na narração do futebol. No evangelho de Lucas 3.4-6, um homem é chamado de A Voz: João Batista. Observemos o que este texto bíblico nos ensina:
1) A missão da Voz (v. 4): João Batista tinha uma missão importante: preparar o caminho onde o próprio Senhor Deus iria andar. Ele era tão importante neste plano de Deus que o profeta Isaías, 700 anos antes, tinha falado dele em Isaías 40.3-5. Assim como arrumamos a casa para uma visita que vai chegar, a missão de João Batista seria preparar o povo com o ensino e atitudes corretos para entender e receber o próprio Deus que viria como homem. Que honra preparar o caminho onde o próprio Deus andaria. O Senhor também tem um plano na sua vida. Talvez não seja tão grandiosa quanto a de João Batista mas sua missão é muito importante para que Deus salve pessoas e mostre sua glória a muitos. Sua vida tem muito valor no plano de Deus. Pare de se negar, de pensar só em você e faça a vontade dele.
2) O sucesso da Voz (v. 5): se você compra um terreno para construir sua casa e o terreno é muito desnivelado, você sabe quanta dor de cabeça e quanto gasto tem de fazer para nivelar um pequeno terreno. João Batista iria nivelar montes e vales para que, quando o Senhor viesse, encontrasse um caminho plano. Era uma tarefa hercúlea. Mas ele fez isto e teve sucesso em sua missão. Do ponto de vista humano, o ministério de João Batista foi um fracasso: perdeu seguidores para Jesus, foi hostilizado pela liderança religiosa, foi preso por um rei imoral e boçal e, na prisão, foi degolado pelo fútil desejo deste rei que queria agradar uma enteada dançarina. Do ponto de vista divino, o ministério de João Batista foi um sucesso: ele moveu montanhas e vales. Hoje, nós pensamos que os pastores (e padres) que arrastam multidões, aparecem na mídia, são donos de grandes fortunas e propriedades, estes são as pessoas de sucesso com Deus e aquele pastor (e padre) simples, que ganha salário mínimo e tem pouca gente na igreja, estes são fracassados no Reino. O sucesso humano nunca significou sucesso com Deus. Geralmente, não é. Veja João Batista e pense nisto.
3) O resultado da missão da Voz (v. 6): com o seu ministério, João Batista estava dizendo a Deus: "pode vir, o caminho está preparado". E Deus, de fato, veio e trouxe salvação a toda a humanidade. Jesus Cristo é o Deus que vem para salvar. Sua morte na cruz nos traz vida. É interessante que no texto de Isaías, o que seria mostrado seria a glória e no texto de Lucas é a salvação. Isto significa que a glória de Deus é salvar os homens. Quando você fala de Jesus e seu amor aos seus amigos, você glorifica a Deus.
Portal Batista