Governo lança Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense



Governo do Maranhão - O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) realiza entrevista coletiva e lançamento do Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense nesta sexta-feira (09), às 10h, na sede do IMESC, no bairro Renascença II, em São Luís. O documento apresenta dados atualizados da situação atual da economia do estado.

O boletim reúne análises e informações da economia internacional, nacional e maranhense, com dados recentes até o terceiro trimestre de 2015. Destina-se aos gestores e técnicos governamentais das mais diversas áreas, aos empresários, trabalhadores e potenciais investidores, aos setores acadêmicos e pesquisadores. 

Acerca da economia maranhense, serão apresentados os indicadores mais atuais disponíveis, entre os quais, o PIB. Há informações sobre os números da produção agrícola, com destaque para a produção de grãos como a soja e o milho. Em relação à cultura da soja, a estimativa da produção no Estado vem crescendo, desde o início de 2015, saindo de 1.946 mil toneladas em janeiro para 2.097 toneladas em agosto, o que representa um acréscimo de 220,8 mil toneladas no ano (+11,8% em relação à safra de 2014).

Há, também, dados do Volume de Vendas do Comércio, em que o Maranhão apresentou diminuição de 1,6% nas taxas de desocupação, diferente do movimento ocorrido no país, em que se registrou a ampliação no percentual das pessoas desocupadas (5,3%) e queda na taxa de crescimento da População Ocupada (0,2%).