Por Sérgio Augusto Balieiro da Silva
O homem atual, em especial o homem-pai, dia-a-dia é desafiado a mostrar-se dinâmico e ativo em suas tarefas cotidianas sendo requisitado não apenas no mundo do trabalho, mas também no ambiente familiar.
Como profissional precisa mostrar-se eficiente em suas tarefas e hábil diante das novidades que estejam ligadas ao ambiente do trabalho. Em seu lar, além de ser responsável pelo suprimento das necessidades da família o homem-pai deve agregar algumas características para ser um bom pai:
ü Amor: “nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia o próprio filhos” (I Tes.2:7). A maior necessidade do seu filho é ser amado. Você já comunicou que o ama hoje?
ü Compromisso: Ser pai exige esforço e dedicação. Um bom pai compromete-se em ser o provedor de sua família, com o crescimento espiritual e moral de seu filho e em amá-lo incondicionalmente.
ü Autenticidade: “Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.”(ITes. 2:10)O pai precisa se empenhar para ter uma vida correta e exemplar e, quando errar,admitir o erro e pedir perdão.
Desta forma, somente Deus para capacitá-lo diante desta missão enchendo este homem de sabedoria e lhe orientando no estabelecimento de suas prioridades. De acordo com os relatos bíblicos de Gênesis 13 podemos ver dois exemplos de homens e suas prioridades.
Conforme destaca o Pr. Jaime Kemp, conhecido por seus estudos voltados à família, este texto nos mostra que quando Deus ordenou a Abraão que partisse para viver em outras terras, Ló, seu sobrinho, o acompanhou. Tornando-se um peregrino, assim como seu tio, Ló também passou a desfrutar dos benefícios das promessas feitas ao patriarca.
Porém Abraão e Ló eram diferentes. O primeiro procurava uma cidade para morar em que Deus fosse o arquiteto e edificador. O segundo não conseguia esquecer a vida de comodidades que havia deixado para trás.
Quando ambos se separaram, Abraão permitiu que Ló escolhesse as terras onde gostariam de habitar. Ele escolheu as melhores terras e montou suas tendas em direção a Sodoma. Enquanto isso, Abraão chegou à terra em que iria morar e, imediatamente, “levantou ali um altar ao Senhor”.
Nos dias de hoje você pai é desafiado a refletir séria e sinceramente sobre quais são as suas prioridades. Será bem estar, fama, poder, dinheiro? Se você colocar como prioridade apenas o que satisfaz os seus desejos, as consequências podem ser graves. A Bíblia lhe encoraja a buscar em primeiro lugar a Deus, como promessa de que tudo mais de que necessitares será acrescentado à sua vida. Você deve dedicar e utilizar o que o Senhor lhe dá para Sua glória e quer você seja rico ou pobre, famoso ou não, sua prioridade é ser um exemplo de fé e temor a Deus, mesmo nos momentos e lugares mais difíceis.
No amor de Cristo,
Pr. Sérgio Augusto Balieiro da Silva
(Bacharel em Teologia pelo Seminário Cristão Evangélico do Norte; Pastor da 2ª Igreja Cristã Evangélica em Tuntum-MA; Presidente do Conselho de Pastores em Tuntum-MA)