
Uma caravana de pequenos produtores rurais de Tuntum representando os povoados Paca, Tamaquinho, Fortaleza de Cima e Fortaleza de Baixo, liderados pelo secretário adjunto de Agricultura, Paulo Duarte, o Paulão, o Assessor Especial da Prefeitura, Cícero Cunha e o vereador Joaceles Araújo, o Jota, por determinação do prefeito Dr. Tema reuniram-se no dia de ontem (25) com o novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Dayvson Franklin de Souza.
Na pauta do encontro estava a assinatura do compromisso de desapropriação de quatro áreas onde já estão residindo 180 famílias formadas por pequenos produtores, que há anos esperam e pleiteiam o processo de desapropriação. Confiantes, os produtores ouviram do superintendente a sua palavra de empenho e compromisso em desapropriar a área o mais rápido possível, o que provocou alegria e entusiasmo nos produtores.
Na oportunidade o superintendente confirmou aos representantes do governo tuntuense que com brevidade o Incra irá deslocar uma equipe de funcionários para vistoriar as áreas dos povoados Tabocal e Jenipapo, também visando a desapropriação.
No encontro ainda foi assinado o convênio de instalação da Sala da Cidadania no município, instrumento que dará autonomia a Secretaria de Agricultura em expedir em tempo hábil o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), ainda emitido na sede do Incra em São Luís e em poucos municípios do estado. Com a implantação da Sala, a Secretaria de Agricultura terá autorização para facilitar a transferência de Imóveis, emissão de certidão para aposentados, empréstimos na linha rural e desmembramento de propriedades. "A implantação da Sala da Cidadania é um dos objetivos do prefeito Dr. Tema para facilitar a vida dos nossos trabalhadores rurais", afirmou Cícero Cunha.
A audiência serviu também como termômetro para medir as qualidades do novo superintendente Dayvson Franklin, que segundo os visitantes mostrou-se prestativo, demonstrando vontade de trabalhar e resolver os problemas. Para o vereador Jota e Paulo Duarte, Dayvson Franklin tem todas as características de um superintendente afinado com os pequenos e grandes problemas do homem do campo, demonstrando segurança e confiança naquilo que diz.
Do Blog do Lobão (com edição)