A Coluna Radar, do jornalista Lauro Jardim na Revista Veja destacou o esforço do governo do Maranhão para moralizar um dos setores mais deteriorados pelo grupo Sarney: a política de publicidade para meios de comunicação.
Segundo o jornalista “a Secretaria de Comunicação Social do governo Flávio Dino abriu uma licitação para contratar uma pesquisa de hábitos de consumo de mídia.”
O Secretário de Comunicação do Estado, Robson Paz, explicou que o ato “será o primeiro passo para adotar critérios técnicos na distribuição da verba publicitária. Antes, quem governava estava dos dois lados do balcão”.
A Revista Veja acrescenta ainda, que:
A distribuição da verba publicitária do governo Roseana Sarney para as TVs não era muito diferente do critério para os jornais. De 2011 a 2014, a TV Mirante, também de propriedade dos Sarney e retransmissora da programação da TV Globo, recebeu 23 508 705 de reais – o equivalente a 43% dos 54 173 753 gastos com publicidade neste meio.
Ao longo dos últimos quatro anos, a TV Difusora, repetidora do SBT, recebeu 7 680 699 de reais. Já a TV Cidade, retransmissora da TV Record, levou 6 110 989 de reais, no mesmo período.
A Difusora tem como sócio majoritário Edison Lobão Filho, candidato apoiado pelos Sarney para a sucessão de 2014. Já a Cidade tem como sócio Roberto Rocha, senador eleito pelo PSB na chapa de Flávio Dino e, portanto, adversário dos Sarney.
Maranhão da Gente