Mais empresas: Governo aposta no empreendedorismo para melhorar indicadores do Maranhão




O Governo Flávio Dino lança nesta quarta-feira (29), às 18h, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado do Maranhão – ‘Mais Empresas’.

O programa Mais Empresas é um dos carros chefes do governo para reoxigenar o empreendedorismo no Estado. Tomado por interesses de aliados e sócios do antigo governo, o setor empresarial do Maranhão foi direcionado para atender a pequenos grupos e o estado pagou caro pela ausência de uma política de incentivo à produção .

Para mudar essa realidade, o “Programa Mais Empresas” tem como objetivo fomentar e diversificar a matriz industrial e agroindustrial do Maranhão, incluindo a formação de adensamentos industriais nas regiões econômicas e a integração das cadeias produtivas essenciais ao desenvolvimento econômico e social.

Segundo o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a maioria dos estados brasileiros utilizou os programas de incentivos fiscais para atrair negócios e adensar as cadeias produtivas: “No Maranhão o programa tinha apenas 46 empresas enquanto nos demais estados do nordeste temos uma média de 400 empresas nos programas. Isso fomentou privilégios e concorrência desleal com grave retrocesso nas cadeias produtivas do estado. Nossa intenção é democratizar a política de incentivos focando nos segmentos empresariais e não apenas em um ou outro empresário”, avalia Simplício.

Maranhão da Gente