Reflexão Bíblica: Uma palavra de estímulo



Leitura diária: Ageu 2.1-4
Leitura da Bíblia em um ano: Jeremias, capítulos 50, 51 e 52

Estes quatro versículos de hoje abrem o texto de uma palavra de estímulo do próprio Senhor Deus ao povo de Israel para a dedicação de todos à reconstrução do templo.

Observem que a palavra do Senhor vem a Ageu para suscitar o ânimo dos três níveis de ação de um povo envolvido em uma obra, qualquer que seja ela. No caso de Israel, a reconstrução do templo e os seus três fatores de produção para que a obra fosse retomada e concluída, como podemos ler:

"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai" (Ag 2.4).

Quando a obra é de Deus, sempre observaremos isto. Além do espírito das pessoas nela envolvidas serem despertados pelo próprio Senhor para a continuidade dela, como lemos no final do capítulo anterior, o próprio Senhor vem a ela e fala com ela, estimulando-a à luta e ao trabalho. Observem que depois de três palavras, três expressões verbais para cada um dos envolvidos na tarefa (governador, sumo sacerdote e povo), o Senhor ainda conclama de forma genérica e positiva: "porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos".

Assim deve ser conosco nos dias de hoje. Como igreja de Cristo, temos diversos cometimentos a realizar. Uns mais fáceis e outros, talvez, mais complexos. Temos que dar as mãos, integrar-nos como um povo só, para que líderes e liderados realizemos a obra que para nós foi preparada por Deus. Se isto fizermos, não tenhamos dúvida, ele estará ao nosso lado, auxiliando, apoiando, fazendo-nos superar as dificuldades.

A conjunção de esforços está muito presente na Palavra de Deus. Em vários episódios isto foi fundamental para que o povo alcançasse os propósitos de Deus para ele. Hoje, deve ser a mesma coisa. Como crentes em Cristo devemos dar continuidade a esta busca pelo esforço de todos em prol da causa de Deus.

Oração para o dia:

Molda-me, Senhor, a ser uma pessoa que contribua para a unidade de grupos, seja no meu lar, no meu trabalho e, principalmente, em minha igreja.

Portal Batista

Veja 6 atitudes que ajudam a ter uma carreira de sucesso

Superar desafios e ter foco são algumas das principais características. Profissional deve estar preparado para riscos e para buscar novas opções.

Ter uma carreira de sucesso e obter bons resultados é objetivo de muitos profissionais em seu trabalho. Mas com um mercado tão dinâmico, com diversas mudanças no quadro de empregados e também nas estratégias de atuação das empresas, como o trabalhador pode mostrar suas habilidades e ainda alcançar seus objetivos profissionais?

Segundo Luiz Fernando Garcia, psicoterapeuta e CEO da Cogni-MGR, existem algumas características que o trabalhador pode desenvolver para ter sucesso. Ele elaborou perfis comportamentais, extraídos de mais de 1.200 entrevistas, e identificou 6 características presentes em personalidades de "pessoas de resultados" ou realizadores. O resultado completo está no livro Pessoas de resultado - o perfil de quem se destaca sempre.

Veja 6 atitudes que ajudam o desenvolvimento da carreira:

1) Visualização

Antes de colocar um planejamento ou projeto em prática, o profissional já deve saber quais serão os possíveis resultados e também o que vai acontecer caso o que foi planejado não aconteça. "É necessário ter uma imagem mental que inspire nosso trajeto baseada nos recursos de que dispomos e evite que nossas ações sejam baseadas em tentativa e erro", afirma Luiz Fernando Garcia.

2) Superação de desafios

"Não há desafio sem a possibilidade do fracasso, o que é diferente de uma idealização inatingível. Caso não haja desafio, seremos profissionais cumpridores de tarefas", diz Garcia. Ele lembra que no processo de conquista de um objetivo sempre haverá situações que fogem do controle do profissional e que geram desconforto. Elas devem ser encaradas como estímulos para ajudar a chegar no objetivo final.

3) Manutenção do foco

No processo de empreender ou desenvolver algo novo, é possível que a diversidade de informações, experiências e objetivos buscados desviem o foco. "Neste caso precisamos eleger um caminho único para não perdermos a referência de nossa própria identidade, ou seja, a capacidade de sermos reconhecidos por nossas qualidades específicas ou pelo que realmente queremos fazer", afirma Garcia. Segundo ele, também é preciso saber dizer não para ideias que possa parecer boas, mas que desviam o profissional do caminho traçado.

4) Expectância e drive

Expectância é a capacidade que temos de gerar expectativas nas pessoas e mantê-las. "É a característica que permite a sustentação de um propósito que envolva outras pessoas e que permite a criação de vínculos entre elas e nosso objetivo", diz. Já o drive é a proatividade, a iniciativa e o direcionamento de energias para o que precisa ser feito (de forma prazerosa ou não). Para Garcia, a capacidade que alguém tem de alcançar algo está diretamente ligada a não só a fazer aquilo que gosta, mas também em fazer coisas desagradáveis quando necessário.

5) Tolerância e incerteza

"O medo de que alguma coisa dê errado inibe nossa capacidade de nos colocar em situação de risco. O profissional de resultado não espera que a receita do sucesso fique pronta, ele coloca a prova suas capacidades e convicções buscando a realização de seus objetivos", afirma. Se o erro acontecer, o profissional poderá buscar novas possibilidades de acerto para chegar onde quer.

6) Autorreforço para a autoestima

"Devemos encontrar formas de nos recompensar sem culpa. Quando nos premiamos, nossa natureza instintiva registra de alguma forma que valeu a pena todo o esforço feito para chegar até ali", diz Garcia.

Do G1

Lígia Teixeira analisa: Procura-se Lobão pai e Lobão Filho



Do Blog de Lígia Teixeira

Uma maré de azar se abateu sobre a família Lobão. Sumido de Brasília desde setembro, em decorrência de denúncias do escândalo aberto na Petrobras, o ministro de Minas e Energia foi procurado pela imprensa para comentar sua convocação para depor na Câmara Federal a respeito de irregularidades em venda de centrais elétricas, mas não foi encontrado.

Lobão tem evitado aparecer em público para reduzir o desgaste, mas interlocutores do governo federal dão como certa sua demissão no Ministério de Minas e Energia.

O filho de Edison Lobão também anda desaparecido. Lobão Filho, derrotado na disputa pelo governo do Maranhão, tem sido alvo de denúncias de cabos eleitorais e empresas que prestaram serviços a ele durante o período eleitoral. O senador derrotado é acusado de aplicar calotes generalizados.

Lobão Filho não pode reclamar de falta de recursos para pagar os débitos de campanha. Segundo a Revista Veja, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão recebeu R$ 30 milhões de um investidor, dinheiro que deveria ter sido rateado entre os candidatos do PMDB no país, mas que acabou sendo drenado integralmente para a campanha do filho do ministro no Maranhão.

No início da campanha eleitoral, Edinho espalhou que disporia de uma grande quantidade de recursos para gastar na campanha.

Por enquanto, ninguém tem notícias do paradeiro do senador Lobão Filho.

Povoado do PI entra em pânico após matança e nova ameaça de assassino



Folha de São Paulo/PI

Um povoado de 200 pessoas vive clima de terror e insegurança no interior do Piauí, após chacina que deixou cinco moradores mortos – entre eles um avô e neto.

O crime ocorreu nesta quinta-feira (30) no município de São Miguel do Tapuio, a 227 km de Teresina. Segundo relato de moradores, um rapaz de 34 anos teve um surto e iniciou a matança ao disparar cinco tiros contra a sua mulher, a primeira das vítimas.

Todos foram assassinados à queima-roupa, no horário do almoço, em um raio de menos de 500 metros, no povoado Palmeira de Cima, a 42 km da sede do município.

A Folha esteve no local horas depois da chacina. O clima era de medo e desolação entre os moradores. Segundo relatos, o assassino escolheu as vítimas uma a uma, fugiu em seguida e prometeu retornar para uma nova matança.

O trabalhador rural Arlindo Rodrigues Sousa, 68, disse que o temor no povoado é que ele cumpra a promessa de voltar para "terminar o serviço". "Estamos com muito medo. Ele é uma pessoa perigosa e está armado. Prometeu voltar para terminar o serviço."

Na fuga, o suspeito levou uma pistola ponto 40, de uso restrito da policia, e um revólver calibre 38.

O assassino, identificado como Clewilson Vieira Matos, era casado havia 18 anos com a agente de saúde Maria Moreira do Nascimento, 35, que tinha dois filhos, um de 14 e outro de 17 anos.

Entre os mortos, estão o professor de informática Roberto Crisóstomo, 50, e o comerciante Cláudio de Oliveira, 43, além do avô e o neto Juvêncio dos Reis da Silva, 65, e Sidney Tavares Silva, 18, respectivamente.

O delegado da cidade, Laércio Evangelista, disse que o surto teria ocorrido após o assassino tomar conhecimento de um abaixo-assinado feito pelos moradores para expulsá-lo da comunidade.

"Ele era uma pessoa temida na região, que vivia com arma de fogo, ameaçando moradores e soube do abaixo-assinado. Isso poderia ter causado um surto com alucinações que levou às mortes", disse o delegado, ressaltando que o suspeito responde na Justiça por crime de tráfico.

O coordenador de operação do Grupamento Tático Aéreo Policial, Josuer Saraiva e Silva, acredita que o assassino "surtou" após consumir drogas. "Ele só não matou mais gente porque a arma falhou. Ele estava sob o efeito de drogas, pelos relatos das testemunhas", disse.

O sogro de Matos, João Bento do Nascimento, 59, disse, no entanto, que o genro não tinha histórico de transtornos mentais e que ele nunca soube de agressões anteriores contra sua filha. "Isso é que nos causa surpresa. Ele era até ontem um marido e pai exemplar", afirmou.

Cerca de 30 policiais estão no povoado reforçando a segurança da região. Um helicóptero e a força tática da Polícia Militar ajudam a procurar o assassino.

Mais um Secretário do Governo Flávio Dino é anunciado pelas Redes Sociais nesta sexta-feira(31)


COMUNICADO Nº 15 - EQUIPE DE GOVERNO



Comunico à sociedade maranhense a seguinte indicação para nossa equipe de governo, a ser nomeada e empossada no dia 1º de janeiro de 2015:

FELIPE COSTA CAMARÃO - Secretaria de Gestão e Previdência


São Luís, 31 de outubro de 2014.

Flávio Dino
Governador eleito do Maranhão

Roseana Sarney disse a coordenador de Aécio que iria “cruzar os braços” para Dilma

Para favorecer Aécio Neves no 2º turno, Roseana Sarney teria prometido cruzar os braços para a campanha de Dilma no MA.
A governadora Roseana Sarney (PMDB) deu garantias ao comando de campanha de Aécio Neves de que “cruzaria os braços” no segundo turno presidencial. Foi logo depois da virada de Aécio sobre Dilma no início do segundo turno. O caso motivou uma ligação do democrata Agripino Maia a membros da direção tucana no Maranhão com recomendações para não atacar Roseana Sarney.

A Agripino, Roseana teria dito que com ela fora da campanha de Dilma haveria mais espaço para crescimento da candidatura de Aécio. “Ela jogou de olho na possibilidade de Aécio vencer”, confirma um membro da cúpula tucana.

De fato, Roseana Sarney só fez um evento para Dilma, a pedido do ministro Ricardo Berzoine, que esteve presente. A campanha no estado foi feita pelos militantes de movimentos sociais e pelos apoiadores do governador eleito Flávio Dino (PCdoB), sobretudo do PT, PDT, PCdoB, PTC e PP.

O voto de Sarney em Aécio, revelado em vídeo anteontem, confirma a aproximação com os tucanos e fez com que lideranças do PT se manifestassem em off indignadas com a traição do oligarca.

Como faz há 50 anos, Sarney armou o bote para conversar com quem ganhasse. O que ele não esperava era o vídeo revelando o voto e agora a confirmação de democratas e tucanas que Roseana flertou com Aécio Neves.

Do Marrapá

Reflexão Bíblica: Como devemos viver o evangelho de Cristo no lar?



Tito 2.1-15 

Muitos cristãos ao longo da história têm tentado dissociar a doutrina da vida prática. Por isso as igrejas estão cheias de conhecedores da Bíblia, e poucos praticantes da Palavra. Em meio, a uma sociedade degradada, na qual a família cristã a cada ano vai perdendo sua identidade, nosso maior desafio, é não simplesmente ser um “teólogo” (alguém que pense, ou discuta assuntos sobre Deus), mas exercer dentro de casa, nosso amor, piedade, paciência e fé.

Esta é a preocupação de Paulo, quando escreve a Tito. A sociedade cretense era conhecida pelos próprios moradores como pessoas desordenadas, faladores, vãos, enganadores, mentirosos, bestas feras e ventres preguiçosos. Todavia, o evangelho havia alcançado muitas pessoas naquela cidade, e um novo padrão de vida estava proposto a eles. Agora, deveriam se comportar, de tal forma que o viver deles se encaixasse perfeitamente com a sã doutrina.

Todavia, por que devemos viver desta forma no lar se muitas vezes não temos um ambiente propicio para tal postura? A resposta que o texto nos dá é: 11 Porque a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens. 

O cristão deve ter uma postura digna do evangelho de Cristo no seu lar, pois a Graça de Deus se tornou visível, se fez carne, foi crucificada e ressuscitou ao terceiro dia, para trazer salvação a todos os homens. Não somente isso, mas devemos viver 13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo. A Graça de Deus (Jesus) voltará. Por isso, nosso proceder em casa, deve ser de um atalaia, de alguém que espera pacientemente o raiar do sol. Devemos viver de forma digna o evangelho de Cristo em casa, aguardando pacientemente o dia em que o Sol da Justiça (Jesus) se manifestará, e levará o seu povo redimido para desfrutar de Sua presença de eternidade a eternidade. Vivamos, pois, de forma digna o evangelho de Cristo no nosso lar.

Autor: Pr. Aldo Miranda/Site da AICEB

Sarney na Cultura e o pianismo jornalístico que rende cliques


Blog do Rovai/Portal Forum

Ontem à noite pessoas sérias e que em tese deveriam estar vacinadas contra a forma como a mídia brasileira se comporta, repercutiram e se apavoraram com uma nota de um blogue de um pianista do jornal o Estado de S. Paulo. O blogueiro afirmava que Lula havia sugerido o nome de José Sarney para ministro da Cultura de Dilma, que Dilma já o havia convidado e que o ex-presidente havia aceitado.

A nota, como se costuma dizer na linguagem de internet, bombou na rede e causou comoção. Ontem à noite ao menos umas dezena de pessoas me procurou por inbox para saber mais detalhes do assunto. Umas tantas outras, como ontem foi dia de aula na Cásper Líbero, me indagaram sobre o tema pessoalmente. E o autor do texto deve ter visto seu blogue ter audiência como nunca dantes no quartel de Abrantes.

Não serei leviano (ops, isso não tem nada a ver com o Aécio) de dizer que o blogueiro em questão fez isso para aparacer. Mas hoje não é incomum a invenção de boatos e a criação de fatos que não ficam em pé à menor checagem. Esses posts são produzidos apenas para ganhar cliques. Ou seja, audiência.

Quem conhece um pouco de política, de Lula, de PT, de Dilma e de formação de ministérios nunca entraria na barca furada do blogueiro Alvaro Siviero. Seguem alguns dos motivos, em ordem numérica, para não haver dúvida alguma de que é sempre bom como leitor e como multiplicador de notícias se ater primeiro aos fatos do que os boatos.

1) Nem se vivêssemos no país dos recitais o primeiro ministro a ser escolhido por um presidente da República seria o da Cultura. Simplesmente porque trata-se de um ministério que tem uma das menores arrecadações da Esplanada. E montagem de governo é quase um quebra-cabeça, principalmente quando de se tem uma base aliada hostil. Dilma terá de conversar com vários partidos antes de sair anunciando nomes do primeiro escalão ou ir convidado pessoas para cargos. A única exceção pode ser o ministério da Economia. Depois de conversar com todo mundo, provavelmente ela vai tentar deixar o ministério da Cultura fora das divisões partidárias, porque sabe que o setor é bastante refratário a esse tipo de indicação. E como se trata de um ministério menor (infelizmente) ela vai tentar evitar problemas com ele.

2) Lula indicou Juca Ferreira para coordenar a área de cultura da campanha de Dilma e muita gente garante que defendia o nome dele para compor o governo de Dilma já em 2011, quando a presidenta escolheu Ana de Hollanda. Por que agora indicaria Sarney depois da boa participação de Juca na campanha?

3) Sarney já anunciou sua saída da vida pública e seu grupo controla um importante ministério, o das Minas e Energia, o que lhe dará ainda bastante poder se vier a permanecer no controle daquela pasta. Por vaidade ele trocaria um ministério como o das Minas e Energia pelo da Cultura? Você acha que isso faz sentido?

4) Com todo carinho do mundo, mas talvez por ser um pianista fazendo uma nota com pretensões jornalísticas, o som ficou mais claro. O blogueiro diz que Sarney fez uma declaração de que poderia ser presidente da Academia Brasileira de Letras e ministro, rasgas elogios ao governo do maranhense na Cultura e depois termina com um seja bem-vido. Hã…

Sinceramente, eu não sei o que é pior, se é o Estado de S. Paulo permitir a reprodução de uma nota dessas associando a notícia à marca da empresa que perde reputação com este tipo de boataria, ou se é esse tipo de nota bobagem viralizar entre pessoas bem informadas depois de tudo que já vimos de jogo rasteiro da mídia tradicional.

A internet não permite ingenuidade. Tudo tem que ser colocado à prova. E nesta prova a nota do blogueiro do Estadão levou zero.

Sarney, o derrotado!

Othelino FIlho
Por Othelino Filho

Como se sabe, as oligarquias são constituídas por pequenos grupos que comandam a política e controlam as ações econômicas, sociais, culturais etc., geralmente de estados ou determinadas regiões, em benefício de interesses pessoais, quase sempre usando o povo como massa de manobra. Quanto mais dominadoras, imponentes, maior a sua influência nas instituições, introduzindo os seus tentáculos em todas as esferas de poder. Assim evoluiu a oligarquia sarneyzista, por todo o Brasil.

O ainda senador amapaense José Sarney se notabilizou como o chefe da mais longeva, ininterrupta e operosa (de titularidade intransferível) entre todas as oligarquias nacionais. Em havendo um presidente da República, lá, invariavelmente, estava Sarney. De Kubitschek à Dilma, não poupou nenhum, tal qual uma sombra.

Viveu sob a órbita, como satélite atento, de 13 presidentes (em um período foi a própria estrela, assumindo a chefia do governo central, na condição de vice, com a morte do presidente eleito Tancredo Neves, em 21 de abril de 1985.

Entregou o mandato ao sucessor no início de 1990, então mais do que raivoso adversário, inimigo ferrenho, que o chamou reiteradas vezes de ladrão e jurou colocá-lo na cadeia, Fernando Collor de Mello. Pouco tempo depois, se tornaram prestativos correligionários e amigos do peito. E as denúncias e juras de Collor se perderam no espaço e no tempo…

Durante sua longa vida pública, Sarney não apenas testemunhou, como deu apoio a dois golpes de Estado.

Não faz muito, foi atingido por um golpe legítimo, quase mortal, durante um processo que já revelaria fragilidades nas armações de estratégias da cúpula palaciana: a eleição livre e democrática do governador oposicionista Jackson Lago, em 30.10.2006, como fruto da onda libertária que já envolvia o Estado. Jackson seria injustamente cassado por meio de um julgamento político, no TSE, em 16.04.2009. Agora, no memorável 05.10.2014, foi atingido por um inferno astral fulminante, determinando o ocaso melancólico da abominável oligarquia e sua nefasta influência no Maranhão e no Brasil. Daí a importância também histórica da eleição de Flávio Dino (PC do B), para o governo do Maranhão..

Dentre os derrotados nestas eleições, encabeça a lista o próprio Sarney. Além de ter sofrido uma humilhante derrota no Maranhão, perdeu grande parte da influência no Congresso. Sarney, que chegou a liderar diretamente 08 senadores, agora só conta com João Alberto e Lobão. E olhe lá! Além de não ter tido condições eleitorais de disputar a reeleição para o Senado, o candidato apresentado por ele, Gilvan Borges, foi derrotado pelo deputado estadual David Alcolumbre. Vencer Sarney no Amapá fez partidos ideologicamente antagônicos se aliarem. O senador eleito foi apoiado por PSB, DEM, PSOL, PT, dentre outros. No mais, merece destaque a derrota do filho do Jader Barbalho, no Pará. A população mandou pra casa a cria de um coronel do batalhão de Sarney.

No Maranhão, a filha predileta e herdeira do agora espólio do império, depois do último baile na “Ilha”, cansou dos bobos da corte e/ou também não quis ousar diante do Tsunami avassalador, conduzindo com uma explosão inusitada o sentimento de mudança que invadiu a consciência crítica, os anseios, a fé e a esperança dos maranhenses e brasileiros de todos os rincões.

O governador eleito Flávio Fino está fortalecido em todos os sentidos. Além de haver recebido o agradecimento e o reconhecimento pelo seu excelente trabalho à frente da EMBRATUR, inclusive pela própria presidente reeleita Dilma Rousseff (que fez questão de demonstrar sua amizade e carinho pelo ex-auxiliar), teve um fantástico desempenho eleitoral.

É o único governador eleito do PC do B, Liderou a eleição de expressivas bancadas de deputados federais e estaduais, com ênfase para a vitória do primeiro senador de oposição ao clã Sarney, pelo Maranhão, em mais de meio século: Roberto Rocha. Se isso não bastasse, o Maranhão deu a maior votação proporcional à presidente reeleita.

Do blog do John Cutrim

Vacinação contra pólio e sarampo começa no dia 8 de novembro

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa lançam Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil, que começa no dia 8 de novembro José Cruz/Agência Brasil


















A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa no próximo dia 8 e segue até 28 de novembro. Os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando postos de todo país ficam abertos para intensificar a campanha.

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A expectativa do governo é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais (vacina em gotas). O ministério, no entanto, recomenda a vacina injetável para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado.

Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. A estimativa é vacinar 10,9 milhões de crianças. Serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. A campanha, considerada de seguimento, é realizada a cada cinco anos e foi antecipada este ano no Ceará e em Pernambuco em razão de casos identificados em ambos os estados em 2013 e 2014.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, destacou que as vacinas são seguras e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. No caso da vacina oral e da vacina injetável contra o sarampo, as reações são consideradas raras e, no caso da dose contra a pólio, as reações incluem febre ou dor no local da aplicação.

"Não podemos ter nenhuma dúvida sobre a necessidade de se manter a população protegida", disse Jarbas. Mais de 100 mil postos de saúde, 350 mil profissionais e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais) devem integrar a campanha este ano.

O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou que a continuidade das campanhas é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país. Entre 2013 e 2014, dez países registraram casos de sarampo, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

"O Brasil recebe uma quantidade grande de turistas e nós também saímos muito do país. É preciso que essa arma de prevenção, que é a vacina, seja utilizada", destacou.

A poliomielite, segundo a pasta, é um doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Aliados de Murad saqueiam móveis de órgãos do estado em Coroatá


Na manhã desta quinta-feira, 30, um caminhão foi estacionado em frente ao prédio Viva Cidadão de Coroatá e também um escritório fictício da Unidade Regional de Saúde dos Cocais. Aos olhos de todos os transeuntes e em plena luz do dia, o caminhão foi carregado com mobília que foi levada para um destino desconhecido pela reportagem.

Segundo informações confiáveis, o Viva Cidadão deverá ser fechado antes mesmo do final deste, pois o prédio, de propriedade de um dos aliados de Ricardo Murad, encontra-se com o contrato vencido desde o último dia 19.

Assim como o Viva, há relatos que equipamentos médicos também teriam sido transportados recentemente do Hospital Macrorregional para o prédio em reforma perene, onde um dia poderá voltar a funcionar o extinto Hospital Geral do Município – HGM.

Blog Coroatá de Verdade

Advogado de Youssef confirma armação de Veja

A situação da revista Veja e da Editora Abril, que atingiu o fundo do poço da credibilidade no último fim de semana, com a capa criminosa contra a presidente Dilma Rousseff, acusada sem provas pela publicação, pode se tornar ainda mais grave.

Reportagem do jornal Valor Econômico, publicada nesta quinta-feira, revela algo escandaloso: o “depoimento” do doleiro Alberto Youssef que ancora a chamada “Eles sabiam de tudo”, sobre Lula e Dilma, simplesmente não existiu.

Foi uma invenção de Veja, que atentou contra a democracia, tirou cerca de 3 milhões de votos da presidente Dilma Rousseff e, por pouco, não mudou o resultado da disputa presidencial, ferindo a soberania popular do eleitor brasileiro.

Quem afirma que o depoimento não existiu é ninguém menos que o advogado Antônio Figureido Basto, que representa o doleiro. “Nesse dia não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira”, disse ele.

Basto também nega uma versão pró-Veja que começou a circular após as eleições – a de que Youssef teria feito um depoimento e depois retificado. “Não houve retificação alguma. Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo”, acusa o defensor de Youssef.

Com isso, a situação de Veja torna-se delicadíssima. No fim de semana, a publicação passou por uma das maiores humilhações de sua história, ao ser obrigada a publicar um direito de resposta contra um candidato – no caso, a presidente Dilma Rousseff – em pleno dia de votação.

Agora, a revista pode ser condenada a circular neste próximo fim de semana com uma capa e páginas internas, também com direito de resposta. A decisão está nas mãos do ministro Teori Zavascki, que pode decidir monocraticamente – ou levar a questão ao plenário do Supremo Tribunal Federal. Mas mesmo no plenário Veja tende a perder. Afinal, como os ministros justificariam o direito de informar uma mentira, com claras finalidades eleitorais e antidemocráticas?

Veja cometeu um atentado contra a democracia brasileira, que envergonha o jornalismo, e este crime é apontado pelo próprio advogado do doleiro Youssef. Os responsáveis diretos são: Giancarlo Civita, controlador da Abril, Fábio Barbosa, presidente da empresa, e Eurípedes Alcântara, diretor de Redação de Veja.

Fonte: Brasil 247

Médico Marcos Pacheco será secretário de Saúde no governo Flávio Dino


O próximo secretário de Saúde do estado foi anunciado hoje (30) pelo governador eleito, Flávio Dino, através das redes sociais. O médico Marcos Pacheco comandará a organização das políticas de saúde no Maranhão a partir do dia 1º de janeiro.

Com o objetivo de implementar os compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado por Flávio Dino à população maranhense, Marcos Pacheco fará parte da equipe da próxima administração. Entre as principais metas estão a humanização do atendimento, a consolidação das redes assistenciais, Urgência e Emergência e a implementação do programa Mais Médicos Estadual.

Conheça o perfil do indicado para a pasta:

MARCOS PACHECO – Secretaria Estadual de Saúde

O médico sanitarista Marcos Pacheco (UFMA / FioCRUZ) é funcionário público egresso da FUNASA cedido ao município de São Luís. Mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, é também bacharel em Direito.

Foi deputado estadual pelo PDT na legislatura de 1995-1999. Marcos Pacheco ocupou diversos cargos de gestão no Estado. Entre eles, o de secretário adjunto de Ações e Serviço de Saúde de São Luís; superintendente de Educação em Saúde e Gestão do Trabalho.

Professor universitário, é coordenador pedagógico do curso de Medicina e leciona no mestrado de Gestão em Serviços e Programas de Saúde da Universidade CEUMA, com foco em planejamento e gestão estratégica.

Do Portal Vermelho

Flávio Dino anuncia secretário de Direitos Humanos e Participação Popular

Chico Gonçalves - Secretário de Direitos Humanos 

O governador eleito Flávio Dino divulgou na manhã desta quinta-feira (30) o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular. Com forte atuação junto aos movimentos sociais, o professor Francisco Gonçalves assumirá a pasta a partir de 1º de janeiro.

Com o redesenho previsto para a Secretaria, ela será responsável por conduzir as políticas sociais para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, a implantação do orçamento participativo e da atuação dos conselhos nas ações do Poder Executivo.

Conheça o perfil do novo secretário:

FRANCISCO GONÇALVES DA CONCEIÇÃO - Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular

Francisco Gonçalves é formado em Comunicação Social/Jornalismo (UFMA), doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ) e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Com forte relação com os movimentos sociais desde a década de 70, Francisco foi assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MA) e conselheiro da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH)

Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís desde 2013, Francisco é pesquisador e foi também chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Sua atuação política vem desde a fundação do PT-MA, partido no qual sempre teve atuação ligada à defesa dos movimentos sociais e trabalhadores maranhenses.

Durante a campanha de Flávio Dino, desempenhou importante papel junto aos movimentos sociais, sendo um dos articuladores do “Pacto por um IDH Justo”, iniciativa que tem por objetivo unir esforços em toda a sociedade para reverter os índices sociais do Maranhão.

Empenho de Edivaldo na eleição de Dilma é reconhecido por petistas


Do blog John Cutrim

Partidos que apoiaram a campanha da presidenta Dilma Rousseff no Maranhão realizaram, na manhã desta quarta-feira (29), um grande ato de confraternização para celebrar a vitória e reconhecer o esforço de todos os aliados que contribuíram para que a petista fosse vencedora no pleito do último domingo. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior foi o homenageado especial em reconhecimento a seu empenho na campanha de reeleição da presidenta Dilma na capital.

O vice-presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato destacou a grande ajuda e expressiva contribuição do prefeito Edivaldo para a esmagadora vitória de Dilma em São Luís sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. “Mesmo tendo o seu partido, o PTC, fazendo parte da aliança do candidato Aécio Neves, o prefeito Edivaldo foi para as ruas pedir voto a Dilma, dando a cara a tapa. Já a governadora Roseana fez apenas uma reunião fechada com alguns prefeitos e nada mais”, assinalou Lobato.

Em seu pronunciamento dirigido aos companheiros do PT/MA, Edivaldo disse que era motivo de felicidade receber essa homenagem do PT e reconheceu que apenas o governo federal estendeu as mãos para a cidade de São Luís. “O governo do estado nesses dois anos não nos ajudou, pelo contrário, fez foi nos perseguir bastante. Quem olhou por nós foi o governo federal, que através de parcerias conseguimos realizar ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura. Então, a minha ajuda foi uma forma de retribuir todo esse apoio”, declarou.

Muito aplaudido e festejado pelos petistas, o prefeito Edivaldo enfatizou ainda que a partir de janeiro de 2015, com o “amigo e companheiro” Flavio Dino no comando do governo do Estado, o município terá o poder estadual e federal de mãos dadas, lado a lado para enfrentar os graves problemas que afligem a população ludovicense.

São Luís foi a segunda capital onde a presidenta Dilma conquistou a maior votação proporcional no país. Foram 70,41% dos votos contra 29,59% conferidos ao candidato tucano. A capital do Maranhão perdeu apenas para Teresina (PI), onde a petista obteve 71,75% dos votos.

O dirigente do PT, Márcio Jardim lembrou das atividades de rua feitas por Edivaldo em prol da reeleição de Dilma e creditou a ele um dos responsáveis pela expressiva votação dela na capital maranhense. “O Edivaldo não se esquivou, ele esteve na vanguarda, na trincheira, esteve presente nas ações de rua da Dilma”, frisou. Ao lado do ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e dos senadores comunistas Inácio Arruda (CE) e Vanessa Graziotin (AM), o prefeito Edivaldo participou de uma grande caminhada pró-Dilma na Rua Grande e liderou outra bem maior na região do Turu.

Representado o PDT, nas figuras do presidente estadual Julião Amim e do deputado federal eleito Weverton Rocha, Raimundo Penha disse que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior mostrou a cara no momento mais difícil da campanha de Dilma, quando muitos apostavam na vitória de Aécio Neves e as pesquisas indicavam a vantagem do tucano. “Devemos enaltecer o gesto de fidelidade do Edivaldo, foi uma postura de líder, em nenhum momento ele se omitiu, não esperou ver quem ganharia para tirar proveito”, afirmou.

Deputado eleito do PT para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, José Inácio afirmou que a atitude de Edivaldo em favor da eleição de Dilma foi de um simbolismo muito grande. “Foi fundamental para a vitória de Dilma em São Luís, o Edivaldo tem muito o que comemorar, e adianto logo aqui que ele terá um grande aliado de primeira hora da sua gestão na Assembleia Legislativa tanto nos momentos bons quanto ruins, pois entendo que a política é a arte de fazer gestos e o prefeito fez um gesto de grande valia para nós”, comprometeu-se. A deputada Francisco Primo, também do PT, eleita para o segundo mandato, agradeceu Holanda Júnior e reiterou seu apoio a ele na AL.

Único vereador do PT em São Luís, Honorato Fernandes disse que estará a disposição do prefeito para ajudar a sua administração na Câmara e, além disso, contribuir como elo de interlocução no governo federal para a vinda de benefícios para a cidade.

Também estiveram presentes no ato de congratulação pela vitória de Dilma o coordenador da campanha de Flávio Dino, Márcio Jerry, representando o PCdoB, Hamilton Miranda, do PP, em nome do deputado Waldir Maranhão, o ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, a ex-deputada Terezinha Fernandes, Francisco Gonçalves, Eri Castro, entre outros membros do PT do Maranhão.

Reflexão Bíblica: Deus no banco dos réus



Por Hernandes Dias Lopes/Palavra da Verdade


O mundo caminha a passos largos para o secularismo ateu. Cresce o número daqueles que não acreditam em Deus e também daqueles que odeiam a Deus. A fé cristã tem sido perseguida em todo o mundo como se fosse uma ameaça à humanidade. Cristãos têm sido presos, torturados e mortos pela sua fé. Outros têm sido escarnecidos nos meios acadêmicos como se a fé cristã fosse um parentesco da ignorância e um aliado do obscurantismo intelectual. A fé cristã e os valores cristãos têm sido tripudiados nas casas de leis, nas cortes dos governantes, na imprensa, na mídia e nas ruas. Vivemos um tempo de apostasia e de resistência à verdade.

Os filhos de Coré, no seu tempo, já enfrentavam esse ataque implacável. Assim, o salmista expressa: “Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?” (Sl 42.10). Os filhos de Coré, quando escreveram este salmo estavam encurralados por circunstâncias medonhas e seus adversários os colocavam contra a parede, o melhor, colocavam o seu Deus no banco dos réus. A providência era carrancuda. Os inimigos eram muitos. Os perigos ameaçadores. O livramento parecia impossível. Para agravar a situação, os adversários ainda os insultavam com uma pergunta insolente e perturbadora: Onde está o seu Deus? Por que ele não age? Por que não vem em seu socorro? Esta é a pergunta que os ímpios ainda fazem, para nos acuar. Onde está Deus num mundo onde prevalece a mentira, a falsidade, a injustiça, a violência, a opressão, a maldade, a promiscuidade e a falência dos valores morais? Se Deus existe, por que ele não se manifesta? Se ele é Todo-poderoso por que não prevalece contra essa torrente de maldade que assola a humanidade? Se ele é amor, por que permite que os justos sofram? Se Deus é real, por que não põe um fim nessa confusão mundial?

O Salmista responde a essas afrontas, afirmando sua confiança em Deus, apesar das circunstâncias adversas. Reconhece que Deus é soberano e não pode ser domesticado pelo homem. Sabe que Deus age não conforme a pressão dos homens, mas conforme a seu propósito e conselho eterno. Longe de se enfraquecer com o escárnio dos adversários, o salmista reafirma seu apego a Deus, quando diz: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42.1,2). Longe de perder sua confiança em Deus, o salmista reafirma que Deus é seu auxílio. Num solilóquio profundo, ele diz: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu (Sl 42.5). Longe de se afastar de Deus, chocado com as mazelas do mundo e com as acusações sofridas, reafirma sua confiança na infinita misericórdia de Deus. Assim ele escreve: “Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia” (Sl 42.8). Longe de ceder aos ataques dos adversários e admitir que Deus perdeu o poder, reafirma, confiantemente, que Deus é a sua rocha. Diz o salmista: “Digo a Deus, minha rocha: Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?” (Sl 42.9). Longe de capitular-se à amargura contra Deus, reafirmou que Deus é o motivo do seu louvor: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11). O salmista está consciente de que o mal nem sempre é julgado na hora que é cometido. Os ímpios que escapam dos tribunais da terra terão que comparecer perante o tribunal de Deus, onde serão julgados retamente. Quanto aos justos, ainda que sofram agora, desfrutarão de bem-aventurança eterna. A verdade incontestável é: não é Deus quem está no banco dos réus; o homem é que terá que prestar contas da sua vida a Deus, o Juiz de vivos e de mortos.

O PT que ganha força e o PT decadente

Blog do Clodoaldo, com edição.

Imagem do PT decadente – a turma da boquinha – com destaque do olhar de reprovação de Berenice Gomes para o gesto do aliado Lobato
A vitória de Dilma e Flávio Dino nas eleições deste ano reforçam o lado do PT mais próximo ao comunista. O grupo que há pouco tempo era chamado Resistência Petista ganhou corpo e hoje está reforçado. Aliados de Flávio Dino passam a ter peso dentro do PT maranhense e estarão na linha de frente do partido.

O grupo foi reforçado com o grupo do único deputado federal eleito pelo partido no Maranhão, Zé Carlos. Na última eleição petista, o candidato de Zé Carlos se uniu ao grupo da Resistência para tentar derrotar Raimundo Monteiro. Mas com a força do governo, Monteiro continuou com o controle do partido. Zé Carlos ficou cada vez mais próximo dos aliados de Dino e se afastando dos sarnopetistas. Inclusive na campanha do segundo turno, a intimidade entre o deputado federal e os comunistas era enorme.

O verdadeiro PT, dos trabalhadores e movimentos sociais, que lutou pela eleição de Dilma Rousseff e Flávio Dino
Já o grupo da primeira foto representa o que está no comando do PT há décadas e tem afundado o partido e a história da legenda. O grupo de Washington Oliveira (hoje conselheiro do TCE) aminguou o partido à subserviência do governo Roseana. O partido foi perdendo secretarias, espaços e até a vice-governadoria.

Mesmo depois de várias humilhações, posou para esta foto, dentro de um Palácio, sem graça, “comemorando” a vitória de Dilma. Enquanto o PT que ganha corpo e se fortalece estava nas ruas, em consonância com sua história. Ao lado do povo.

“Mainardi demonstra ignorância e arrogância quando critica o Nordeste”, diz Hulk


Em sua conta no Instagram, jogador paraibano respondeu às ofensas do jornalista em relação ao Nordeste

Por Redação/Portal Forum

Nesta terça-feira (28), o jogador paraibano Hulk utilizou seu perfil no Instagram para responder às críticas do jornalista Diogo Mainardi ao Nordeste. Segundo o atleta, que atualmente joga pelo clube russo Zenit St. Petesburg, “Mainardi demostra ignorância e arrogância quando critica o Nordeste”.

O colunista da GloboNews integrou o coro preconceituoso contra os nordestinos após a confirmação da reeleição de Dilma Rousseff (PT). Na noite de domingo (28), durante o programa Manhattan Connection, ele teceu comentários bastante discriminatórios sobre a região. “Essa eleição é a prova de que o Brasil ficou no passado. Não é Bolsa Família, não é marquetagem. O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco construída, que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade está do outro lado”, atacou.

Hulk, que é natural de Campina Grande e frequentemente manifesta orgulho de suas raízes em entrevistas à imprensa, não deixou barato. “Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista Diogo Mainardi não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao País e principalmente respeito com a população nordestina”, cravou o jogador. Ele termina o texto com um aviso ao jornalista: “Mainardi, respeite o Nordeste!”.

Leia abaixo o comentário de Hulk:

(Reprodução/Instagram)

Pasta de Direitos Humanos será reformulada para valorizar participação popular no governo Flávio Dino


Por Aline Louise – da Equipe de Transição

A Secretaria de Direitos Humanos passará por um redesenho durante o Governo Flávio Dino. Para conduzir as políticas sociais para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano e de participação popular nas ações do Poder Executivo, a equipe de Flávio Dino programa uma modificação nesta pasta, que será denominada de Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.

Com foco prioritário na redução das desigualdades e promoção de Direitos Humanos, a pasta será reformulada para atender o novo modelo de desenvolvimento defendido por Flávio Dino durante as eleições. Ao firmar o “Pacto pelo IDH” com movimentos sociais, Flávio se comprometeu a implantar ações ousadas de enfrentamento às desigualdades e políticas transversais para municípios com maiores dificuldades em setores de Educação, Saúde e Renda (integrantes do IDH).

A pasta de Direitos Humanos será responsável por promover as políticas transversais que enfrentarão o problema do IDH do Maranhão. Hoje, o estado possui o segundo pior desempenho em qualidade de vida, segundo dados do Atlas do Desenvolvimento divulgado pelo PNUD em 2013. No quesito “renda per capita”, o Maranhão fica na última colocação.

A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular vai articular as políticas sociais que serão aplicadas por todas as secretarias, divididas por grupos de foco. As ações transversais vão ter atenção prioritária (mas não exclusiva) nas 20 cidades com menor IDH do Maranhão. O diagnóstico para atuação vem sendo feito pela equipe do governador eleito, tendo como referência o “Pacto por um IDH Justo” firmado junto aos movimentos sociais.

Conselhos, orçamento e participação

Outra nova função da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular será a implantação do Orçamento Participativo no governo de Flávio Dino. Através de consulta popular e ativação dos conselhos estaduais que representam os diversos segmentos da sociedade, a sociedade maranhense será ouvida para a elaboração do Orçamento do Governo do Estado anualmente.

O Orçamento Participativo será conduzido pela pasta através de audiências públicas com os conselhos estaduais e com intensa utilização das ferramentas da internet. A sociedade civil ajudará o Poder Executivo a construir as prioridades anuais do Governo, tendo como base o Programa de Governo apresentado à população nas eleições de 2014. Após colher a opinião da sociedade, o orçamento será levado à Assembleia Legislativa para deliberação.

Esta e outras iniciativas promoverão a valorização efetiva dos Conselhos da sociedade civil e movimentos populares como participantes na articulação de programas e ações do próximo governo.

Desde seu primeiro pronunciamento como governador eleito, Flávio Dino fez questão de destacar que as políticas sociais e a melhoria da qualidade de vida serão prioridades em seu governo. Com a definição das novas funções para a pasta de Direitos Humanos e Participação Popular, o próximo governador acena para a priorização da participação popular e combate às desigualdades.

FLÁVIO DINO ANUNCIA GERALDO CUNHA PARA PRESIDÊNCIA DO INMEQ

Flávio Dino anunciou na manhã desta quarta-feira (29) mais um nome que integrará a sua equipe de governo a partir de 1° de janeiro. Geraldo Cunha Carvalho Júnior é a 11ª indicação para compor a próxima gestão. Ele será o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq).

O Inmeq é um dos órgãos públicos da administração estadual que exercem o papel de proteção ao consumidor. Entre as atribuições, a fiscalização de produtos e instrumentos, como balanças, bombas de combustível, taxímetros, entre outros, e acompanhamento de medidas. Além disso, compete à instituição proteger o consumidor e mantê-lo informado, orientando sobre os cuidados que se deve ter ao adquirir produtos e serviços.

Conheça o perfil do novo diretor:

GERALDO CUNHA CARVALHO JÚNIOR – Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão

Economista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Geraldo Carvalho possui pós-graduação em Engenharia Econômica (UFMA). É membro conselheiro do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) desde 2011. Foi professor da Universidade Nove de Julho (São Paulo). Possui ampla experiência na área de relação com o consumidor, já tendo atuado como representante de operações de campo do Banco Volkswagen, gerente comercial da Agisa – indústria sediada em São Luís.

Flávio Dino homenageia servidores públicos do Maranhão



O governador eleito Flávio Dino homenageou na tarde desta terça-feira (28) os servidores públicos. Servidor há mais de 20 anos, Flávio Dino defende o reconhecimento e a valorização do funcionalismo público. Para isso, apresentou um Programa de Governo com propostas que priorizam a qualificação profissional e o diálogo com as entidades representativas das categorias profissionais.

“Minhas homenagens aos colegas servidores públicos, especialmente aos do Maranhão. O trabalho de todos é essencial para que haja mais justiça”, disse Flávio Dino por meio das redes sociais. Como professor da UFMA, juiz federal e presidente da Embratur, Flávio Dino sempre se dedicou à vida pública como servidor.

Para ele, manter os servidores valorizados e reconhecidos é fundamental para a melhoria da prestação do serviço público do Estado. “Nossa prioridade é valorizar os servidores, por meio do conhecimento, de qualificação, estimular a evolução pessoal e profissional, dialogar com os servidores do Maranhão e discutir melhores condições de trabalho”, defende o governador eleito.

Urgente: Bandidos assaltam Banco do Brasil na cidade de Gonçalves Dias

Homens armados invadiram agência na manhã desta quarta-feira (29). Primeiras informações dão conta de que existem reféns.


Homens armados invadiram a agência do Banco do Brasil do município de Gonçalves Dias, que fica a 340 km de São Luís, no Maranhão, na manhã desta quarta-feira (29). Segundo informações passadas pelo subdelegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, a situação no local é de tensão e existe a possibilidade de que a quadrilha esteja com reféns.

Ainda de acordo com o delegado, homens do Grupo Tático Aéreo foram enviados ao local. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, o delegado Avilásio Fonseca, da delegacia regional de Presidente Dutra, está se deslocando para o município para acompanhar a operação.

G1/MA

Mais de 13 mil eleitores de Tuntum(MA) votam pela continuidade dos programas sociais do Governo Dilma Rousseff

Presidenta Dilma Rousseff vitória consagradora em Tuntum
Por Emerson Araújo

A maioria dos eleitores de Tuntum votou, neste último domingo (26), pela continuidade dos programas sociais do Governo Dilma Rousseff na saúde, educação, infraestrutura, sustentabilidade e assistência social, seguindo a maioria dos municípios maranhenses e norte/nordestinos.

O voto da maioria dos tuntunenses na reeleição da Presidenta Dilma Rousseff não poderia ser diferente da maioria esmagadora do Maranhão e do Norte-Nordeste, pois os programas sociais dos governos petistas nos últimos 12 anos conseguiram mudar consideravelmente a vida social das famílias dos povoados, vilas e bairros, também, desta cidade do centro sul maranhense.

Os Programas da Educação do Governo Dilma Rousseff em Tuntum

Vários programas educacionais do Governo Federal com a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff terão continuidade na cidade de Tuntum. Entre eles, o PAR, o Mais Educação, o Brasil Alfabetizado, a Escola da Terra, o Caminho da Escola, Um Computador Por Aluno, a Construção de Novas Escolas e Creches, Alimentação Escolar com inserção dos produtos da agricultura familiar, PRONATEC, FUNDEB e os Programas de Formação Inicial e Continuada dos Professores para a consolidação da educação básica no município.

Uma cidade com o perfil de Tuntum não poderia se dar ao luxo de reduzir ou perder, na sua totalidade, estes programas federais que tem impulsionado a educação básica do município e que tem servido de exemplo nos fóruns estaduais pelo zelo e capacidade gerencial. Com votação sábia da maioria da população tuntunense em Dilma Rousseff ficam garantidos a continuidade dos programas da educação para a elevação social do povo humilde e graças a Deus por isso.

Mais uma lição de sabedoria política

Com a votação esmagadora de Dilma Rousseff no Nordeste, Maranhão e Tuntum ficou, ainda, as marcas indeléveis da sabedoria e do reconhecimento dos mais humildes para a continuidade de outros programas sociais tais como Minha Casa, Minha Vida, UPA’s, Mais Médicos, Brasil Sorridente, CEO,  Bolsa Família, Luz Para Todos, PRONAF,  CAPS, CREAS e outros que continuarão a melhorar a vida das pessoas deste rincão. 
Flávio Dino vitória consagradora em Tuntum
Sentimento de gratidão no Brasil e mudanças no Maranhão

Dos mais de 13 mil eleitores que votaram em Dilma Rousseff em Tuntum, pelo menos, 8 mil votaram em Flávio Dino para Governador do Maranhão no primeiro turno e isso é mais que visível na configuração destes votos. Portanto nada mais justo do que enaltecer, ainda, o sentimento de mudanças no Maranhão e a gratidão da maioria dos votos válidos de Tuntum em Dilma Rousseff e não há contradições nesta postura, pois devemos sempre lembrar que o Governador Eleito do Maranhão é um dilmista de primeira ordem.
Dr. Tema(Prefeito de Tuntum) - Político Inteligente e Democrata Convicto
Exercício e defesa da democracia em Tuntum

Passada as eleições para Presidente da República e a confirmação da vitória de Dilma Rousseff a vida política volta ao normal em Tuntum, pois o grupo aecista da cidade teve todos os espaços para defender as ideias do candidato tucano com vibração e intensa militância como em toda democracia e isso foi exemplar até este último domingo(26). 

Fica, também, no contexto das eleições presidenciais do 2° turno, a postura democrática e inteligente do Prefeito Cleomar Tema que, em nenhum momento, interviu nas preferências de aliados locais que fizeram opção pela candidatura de Dilma Rousseff. Dr. Tema pertence ao PSB aliado do Sr. Aécio Neves no segundo turno.

Reeleição da presidente Dilma Rousseff fortalece PCdoB no estado do Maranhão

Márcio Jardim, Dilma Rousseff e Flávio Dino
Do Portal Vermelho

A vitória de Dilma no Maranhão foi expressiva: 78,60% dos votos válidos, somando quase 2,5 milhões de votos na petista reeleita. O PCdoB, partido de Flávio Dino, faz parte da base aliada da presidente e hoje ocupa o Ministério dos Esportes – comandado por Aldo Rebelo (PCdoB – SP). No Maranhão, o partido conquistou o governo estadual também com vitória expressiva – 63% dos votos para Flávio Dino contra 33% do candidato da família Sarney, Lobão Filho (PMDB).

É a primeira vez que o partido elege um governador de Estado e, mesmo sem o apoio formal do PT na coligação, contou com grande parte da militância petista na campanha e organizou os maiores movimento pró-Dilma no período eleitoral. A “aliança velada” resultou inclusive no fornecimento de material de campanha conjunta de Dilma e Flávio Dino no primeiro turno enviada pela coligação nacional da presidente reeleita. O caso irritou os aliados do grupo Sarney no estado, pois foi traduzida como apoio ao candidato do PCdoB;

No Maranhão, o PCdoB foi um dos partidos que comandou a campanha de Dilma Rousseff. Desde o primeiro turno, o partido organizou plenárias e caminhadas em prol da candidatura petista. Já o governador eleito, Flávio Dino, optou pela neutralidade nos dois turnos.

“Como fiel de uma aliança que abrange partidos de diferentes opções ideológicas, cumprir meu acordo de não interferir na eleição presidencial,” disse em entrevista minutos antes de votar. Em seguida, afirmou que seguiria a orientação nacional do partido na hora da votação – apoio a Dilma Rousseff. Flávio Dino foi presidente da Embratur nomeado pela presidente de 2011 a 2014.

Em entrevista concedida na manhã desta segunda (27), ressaltou a importância das parcerias com o Governo Federal para que os indicadores sociais do Maranhão sejam melhorados nos próximos anos. Por parte do Governo do Estado, Flávio defende um novo modelo de desenvolvimento para o Maranhão: mais humanizado e com foco na melhoria da qualidade de vida da população mais carente.

Sobre a vitória de Dilma, ele afirmou que “Não há coroneis que tutelam os votos dos presidenciáveis. O voto é do povo,” ironizou, ao ser questionado sobre a polêmica estabelecida em blogs a respeito da “paternidade” dos votos de Dilma no Maranhão. “É natural que os que perderam a eleição queiram tomar para si a paternidade de uma vitória popular. Na minha opinião, é um desrespeito com o povo qualquer coronel achar que tutela a vontade democrática. O povo é soberano”, completou.

Grupo Sarney perde espaço no cenário nacional

Após enfrentar uma de suas maiores crises – reunindo desgaste com crise de Pedrinhas e com o envolvimento em um grande escândalo de corrupção e propina envolvendo o doleiro Alberto Yousseff – o grupo Sarney sai deficitário após um longo período de diomínio político no estado.

A bancada do Senado é a primeira derrota. O grupo que já teve o domínio de seis cadeiras (elegendo aliados no Amapá e no Maranhão, ocupando todas as vagas dos dois estados) na Câmara Alta do parlamento brasileiro, hoje vê-se resumida a apenas 2 cadeiras. Em outubro passado, o candidato apoiado pela família Sarney, Gastão Vieira (PMDB), foi derrotado pelo oposicionista Roberto Rocha (PSB) – que teve o apoio de Flávio Dino.

Esta também será a primeira vez que José Sarney (PMDB-AP) estará fora do Senado. Com isso, terá pouco peso nas negociações políticas envolvendo questões nacionais, conforme avaliam analistas políticos de todo o Brasil. Sobretudo, porque toda a bancada amapaense no Senado faz oposição a José Sarney. Sem o apelo da influência no Senado no Amapá e no Maranhão, Sarney deve ter espaço cada vez menor no cenário político nacional.