A vitória de Dilma e Flávio Dino nas eleições deste ano reforçam o lado do PT mais próximo ao comunista. O grupo que há pouco tempo era chamado Resistência Petista ganhou corpo e hoje está reforçado. Aliados de Flávio Dino passam a ter peso dentro do PT maranhense e estarão na linha de frente do partido.
O grupo foi reforçado com o grupo do único deputado federal eleito pelo partido no Maranhão, Zé Carlos. Na última eleição petista, o candidato de Zé Carlos se uniu ao grupo da Resistência para tentar derrotar Raimundo Monteiro. Mas com a força do governo, Monteiro continuou com o controle do partido. Zé Carlos ficou cada vez mais próximo dos aliados de Dino e se afastando dos sarnopetistas. Inclusive na campanha do segundo turno, a intimidade entre o deputado federal e os comunistas era enorme.
Já o grupo da primeira foto representa o que está no comando do PT há décadas e tem afundado o partido e a história da legenda. O grupo de Washington Oliveira (hoje conselheiro do TCE) aminguou o partido à subserviência do governo Roseana. O partido foi perdendo secretarias, espaços e até a vice-governadoria.
Mesmo depois de várias humilhações, posou para esta foto, dentro de um Palácio, sem graça, “comemorando” a vitória de Dilma. Enquanto o PT que ganha corpo e se fortalece estava nas ruas, em consonância com sua história. Ao lado do povo.