Reflexão Bíblica: Como devemos viver o evangelho de Cristo no lar?



Tito 2.1-15 

Muitos cristãos ao longo da história têm tentado dissociar a doutrina da vida prática. Por isso as igrejas estão cheias de conhecedores da Bíblia, e poucos praticantes da Palavra. Em meio, a uma sociedade degradada, na qual a família cristã a cada ano vai perdendo sua identidade, nosso maior desafio, é não simplesmente ser um “teólogo” (alguém que pense, ou discuta assuntos sobre Deus), mas exercer dentro de casa, nosso amor, piedade, paciência e fé.

Esta é a preocupação de Paulo, quando escreve a Tito. A sociedade cretense era conhecida pelos próprios moradores como pessoas desordenadas, faladores, vãos, enganadores, mentirosos, bestas feras e ventres preguiçosos. Todavia, o evangelho havia alcançado muitas pessoas naquela cidade, e um novo padrão de vida estava proposto a eles. Agora, deveriam se comportar, de tal forma que o viver deles se encaixasse perfeitamente com a sã doutrina.

Todavia, por que devemos viver desta forma no lar se muitas vezes não temos um ambiente propicio para tal postura? A resposta que o texto nos dá é: 11 Porque a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens. 

O cristão deve ter uma postura digna do evangelho de Cristo no seu lar, pois a Graça de Deus se tornou visível, se fez carne, foi crucificada e ressuscitou ao terceiro dia, para trazer salvação a todos os homens. Não somente isso, mas devemos viver 13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo. A Graça de Deus (Jesus) voltará. Por isso, nosso proceder em casa, deve ser de um atalaia, de alguém que espera pacientemente o raiar do sol. Devemos viver de forma digna o evangelho de Cristo em casa, aguardando pacientemente o dia em que o Sol da Justiça (Jesus) se manifestará, e levará o seu povo redimido para desfrutar de Sua presença de eternidade a eternidade. Vivamos, pois, de forma digna o evangelho de Cristo no nosso lar.

Autor: Pr. Aldo Miranda/Site da AICEB