Quem acompanha os real times da audiência pelas redes sociais já notou, basta qualquer emissora chegar perto da Rede Globo de Televisão para a comemoração começar. Na atualidade, alguns programas de três canais diferentes tem conseguido esse feito com alguma frequência. Aos domingos, depois das 23h, Silvio Santos vence com frequência o humorístico 'Tomara que Caia'. Na terças, a TV Bandeirantes fica na frente do 'Jornal da Globo' com seu 'MasterChef Brasil' e agora, diariamente 'Os Dez Mandamentos' estão dando trabalho para o canal da família Marinho. A novela adaptada por Vivian de Oliveira virou um arrasa quarteirão na TV Record. Tantas emissoras e programas brigando contra a tão poderosa Globo mostra que sim, é possível vencê-la, mas tamanha comemoração também evidencia que falta muito para superá-la.
Os telespectadores mostram que estão de saco cheio de se verem "obrigados" a assistirem ao mesmo canal por total falta de opção nas concorrentes. O SBT mesmo praticamente só tem enlatados em sua grade. Não seria melhor ver uma TV a cabo? Já a Record insiste demais nos programas policiais. Tem dias que a emissora passa das doze hora com assuntos tensos, como assassinatos e crimes. Já a Band tem problemas por ter programas de menos. Antes do sucesso do 'MasterChef', por exemplo, o canal do Morumbi exibe um programa religioso. Fica difícil começar o programa com boa audiência.
A Record aprendeu que para ficar na frente é preciso pegar pesado. Cada capítulo de 'Os Dez Mandamentos' custou caro e muito caro, mais do que o dobro do custo de cada episódio de folhetim global. A conta foi de R$ 700. Demorou alguns meses, até porque televisão é hábito, para os telespectadores se interessarem pelo folhetim. Mas o tempo de vitórias chegou, só falta agora a Record saber o que fazer com essa audiência. Dando 20 pontos de média, a novela agora pode ser esticada até o ano que vem. Tal estratégia pode dar certo, ou afastar de vez os telespectadores. É preciso dosar e pensar bem nessas táticas.
Os telespectadores mostram que estão de saco cheio de se verem "obrigados" a assistirem ao mesmo canal por total falta de opção nas concorrentes. O SBT mesmo praticamente só tem enlatados em sua grade. Não seria melhor ver uma TV a cabo? Já a Record insiste demais nos programas policiais. Tem dias que a emissora passa das doze hora com assuntos tensos, como assassinatos e crimes. Já a Band tem problemas por ter programas de menos. Antes do sucesso do 'MasterChef', por exemplo, o canal do Morumbi exibe um programa religioso. Fica difícil começar o programa com boa audiência.
A Record aprendeu que para ficar na frente é preciso pegar pesado. Cada capítulo de 'Os Dez Mandamentos' custou caro e muito caro, mais do que o dobro do custo de cada episódio de folhetim global. A conta foi de R$ 700. Demorou alguns meses, até porque televisão é hábito, para os telespectadores se interessarem pelo folhetim. Mas o tempo de vitórias chegou, só falta agora a Record saber o que fazer com essa audiência. Dando 20 pontos de média, a novela agora pode ser esticada até o ano que vem. Tal estratégia pode dar certo, ou afastar de vez os telespectadores. É preciso dosar e pensar bem nessas táticas.
Fonte: Plantão Brasil