Queimadas em Tuntum


Por Emerson Araújo/Administrador do Bate Tuntum

Queimadas em Tuntum
Desde que retornei a Tuntum, em 2009, quando chegam os meses de setembro e outubro tenho sofrido problemas respiratórios sérios por conta da prática arcaica das queimadas usada pelos agricultores locais na preparação da terra para as roças, quintas e grandes plantações de pasto, principalmente.

A situação das queimadas na cidade, nos últimos anos, se tornou ainda mais grave pela falta de consciência ambiental que ainda perdura na maioria de agricultores e fazendeiros da cidade, bem como, pela sensação de impunidade dos responsáveis por este ato criminoso contra o meio ambiente no município.

Mais queimadas em Tuntum
Nada mais justificam as queimadas como técnica de plantio nos tempos atuais, os agricultores de Tuntum, todos por sinal, precisam continuar sendo orientados, também, pelos órgãos públicos que tratam da agricultura e meio ambiente no município para abolirem da cultura da plantação a violência das queimadas contra a natureza da cidade, contra a saúde pública da maioria da população, e isso são pontos pacíficos nesta opinião.

Queimadas em Tuntum, crime ambiental grave
Tuntum precisa executar, de maneira urgente, políticas públicas na área ambiental para que outros setembros e outubros não transformem mais a cidade neste cenário de horror dantesco que hora acontece por conta do fogo devastador que tem provocado danos insuportáveis ao meio ambiente e a vida das pessoas. E isso é uma verdade que não dá mais para omitir por conta das imagens preocupantes colhidas em diversos pontos geográficos do município.