Youssef e Costa confirmam que Lobão pediu propina para campanha de Roseana Sarney

Roseana-Lobao-Roberto-Costa

O doleiro Alberto Yousseff e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa confirmaram nesta segunda-feira (22), durante acareação na sede da Polícia Federal em Curitiba, que o senador Edison Lobão recebeu propina para financiar a campanha de Roseana Sarney ao governo do Maranhão em 2010.

Paulo Roberto afirmou que pediu para Youssef entregar R$ 2 milhões para a campanha de Roseana a pedido de Lobão.

Roseana Sarney também é investigada por suspeita de receber propina para que o governo do estado antecipasse o pagamento de um precatório de R$ 120 milhões às construtoras UTC/Constran. O acordo teria sido intermediado pelo doleiro Alberto Youssef e foi descoberto no âmbito da Operação Lava-Jato. Pela suspeita de envolvimento da governadora, o caso foi apartado do processo e remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em função de seu foro privilegiado. Na sexta-feira, o governo do Maranhão negou que Roseana conhecesse ou tivesse estado com Youssef.

Alberto Youssef foi preso em março de 2014 quando estava em São Luís (MA) para pagar a propina em dinheiro à cúpula do então governo Roseana, segundo suspeita da PF. No despacho que autorizou a ação de ontem, o juiz da 13 Vara Federal do Paraná, Sérgio Moro, escreveu ver com “estranheza que empreiteira utilize os serviços de Alberto Youssef, especialista em lavagem de dinheiro, para negociar precatório com o governo estadual”.

Fonte: Maranhão da Gente