O Governador Flávio Dino faz, nesta quinta-feira (18), a abertura do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: o Iema semeando futuros. Realizado por meio da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), o seminário tem o objetivo de promover uma reflexãosobre as políticas de educação profissional e tecnológica a luz de experiências que deram certo em outros estados. A implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) prevê a oferta de ensino profissional e tecnológico de nível médio e superior em todas as modalidades.
Entre as principais metas do Iema, está diminuir o índice de evasão escolar e de repetência e melhorar o desempenho dos maranhenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acompanhamento individualizado permite com que os déficits sejam identificados e trabalhados constantemente.
A construção participativa do Iema prevê audiências públicas e outros espaços de debate com a sociedade civil. Assim, são respeitadas as características locais e regionais dos 23 municípios que receberão o Instituto. Uma equipe técnica, formada por engenheiros e arquitetos é responsável por visitar e aprovar os terrenos doados pelas prefeituras.
Já foram vistoriadas áreas em Carutapera, Chapadinha, Paço do Lumiar, São Vicente Ferrer e Vitória do Mearim. Outros terrenos foram indicados em Coroatá, Dom Pedro, Estreito, Matões, Presidente Dutra e São Mateus.
A composição pedagógica está sendo elaborada através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). A previsão é que os documentos fiquem prontos no início de setembro.O “Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica”, neste sentido, vem fortalecer o elo com a comunidade.
Fonte: Governo do Maranhão