Governo mobiliza universidades para aderirem à edição especial do Projeto Rondon no Maranhão

Equipe da Seejuv apresenta projeto Rondon ‘Operação Bacuri’ aos diretores e professores do IFMA.

Motivar as Instituições de Ensino Superior do Maranhão a promover a participação voluntária de seus estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes dos 30 municípios com menor IDH do estado. Este é o objetivo da mobilização que está sendo realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) nas Instituições de Ensino Superior para a inscrição na edição especial do projeto Rondon que ocorrerá no Maranhão em janeiro de 2016.

O projeto Rondon Regional/Especial, que recebeu o nome de ‘Operação Bacuri’, é fruto do Termo de Cooperação ente o Ministério da Defesa e Governo do Estado do Maranhão. A ação integra o grande plano do governador Flávio Dino para as juventudes e reforça o compromisso da gestão estadual em inserir os jovens maranhenses em um dos principais objetivos do governo, que é investir na participação popular como estratégia para elevar os índices sociais do Maranhão.

Após a confirmação da edição especial do projeto, no fim do mês de abril, durante ato com a presença de representantes do Ministério da Defesa, da secretária Tatiana Pereira, de representantes de órgãos estaduais e de oito Instituições de Ensino Superior públicas e particulares maranhenses, membros da equipe da Seejuv iniciaram o trabalho de visitas, sensibilização e mobilização das IES para que possam aderir ao projeto, que deverá ter o edital com cronograma, inscrições e detalhamento dos projetos e demais informações, divulgado no início do mês de junho.

O cronograma de visitas da equipe foi iniciado na última sexta-feira (8), quando se reuniram com diretores da faculdade UNDB, em São Luís. Já nesta segunda-feira (11), a equipe esteve no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Nas duas instituições, o secretário adjunto de participação popular, Paulo Romão e o superintendente Promoção de Políticas Públicas de Juventude, Laércio Carvalho, apresentaram o projeto aos diretores e falaram da importância da adesão das universidades ao Rondon.

“Nossa meta é mobilizar a juventude universitária das instituições públicas e particulares, para contribuir no processo de desenvolvimento do Maranhão. E o projeto Rondon cumpre este papel de promover a troca de saberes na busca de soluções sustentáveis para as comunidades dos municípios com menor IDH no estado”, explica o secretário adjunto, Paulo Romão.

O diretor do campus do IFMA em Buriticupu, Ronald Ribeiro, demonstrou interesse em aderir ao projeto e expôs a importância dessa ação. “Foi uma ótima iniciativa a regionalização do Projeto Rondon. Já tivemos o privilégio de receber uma ação em Buriticupu e foi algo muito importante para o campus”, expôs Ronald Ribeiro. Já a diretora do campus Monte Castelo, Regina Muniz, contou a sua experiência com o projeto quando ainda era estudante. “Foi algo muito marcante, tanto que eu me lembro até hoje. Passamos a olhar o outro de forma diferenciada”, relembra a professora.

O trabalho de sensibilização e mobilização das Instituições de Ensino Superior públicas e particulares do estado, para aderirem ao projeto Rondon Regional/Especial, segue por todo o mês de maio, nos municípios da região metropolitana de São Luís e em mais sete municípios do interior do estado: Imperatriz, Bacabal, Balsas, Caxias, Timon, Pedreiras e Chapadinha.

‘Operação Bacuri’

O Rondon Regional/Especial no Maranhão, que recebeu o nome de ‘Operação Bacuri’, terá a execução do Ministério da Defesa em parceira com a Seejuv, com a participação das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Igualdade Racial (Seir) e das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado.

A secretária Tatiana Pereira destaca que a idealização e realização do Rondon Regional/Especial no Maranhão, sinaliza o compromisso de construir as ações governamentais a partir da participação popular, em especial da juventude e mostra também que o governador Flávio Dino não quer desenvolver apenas ações pontuais para o estado, mas, principalmente, ações sistêmicas e orgânicas que possam ser sentidas e percebidas por cada maranhense. 

“O projeto Rondon Regional/Especial vai possibilitar que a juventude contribua no projeto do Governo do Estado de participação popular. Possibilitará que as mãos dos jovens maranhense sejam instrumentos de transformação da realidade social local do estado. O projeto, certamente marcará positivamente as vidas, tanto daqueles que irão levar as ações, quanto dos que as receberão”, ressalta.

A Operação Bacuri, será realizada em janeiro de 2016 nos seguintes municípios: São João do Carú, Conceição de Lago Açu, Pedro do Rosário, Centro Novo do Maranhão, Serrano do Maranhão, Amapá do Maranhão, Governador Newton Bello, Cajari, Brejo de Areia, Satubinha e Bacuri.

SECOM/MA