Em política, “o apressado come cru”


Dr. Tema e a esposa Daniella Jadão no comando da política de Tuntum

Por Emerson Araújo

Há uma regrinha básica que os políticos e candidatos a políticos de Tuntum precisam aprender ainda. Nem toda tentativa de colocar água quente antecipada no próximo jogo sucessório da cidade é fervura definitiva para apontar pré-candidaturas no seio do grupo político comandado de maneira competente pelo Prefeito Cleomar Tema. A verdade deve ser dita, ainda, na política de Tuntum e, não é preciso ser um analista de ponta ou um especialista competente na área para entender que quem lidera/indica como candidato ou não os pretensos nomes do “Grupo Labigó” com vários agregados, hoje, desde de 1992, é o Prefeito Tema. E assim será, em Tuntum, caso o estatuto da reeleição desapareça com o ordenamento eleitoral brasileiro como quer a tão propalada reforma política que não saiu ainda dos corredores do Congresso Nacional.

Tudo é muito cedo ainda

Especular ou insinuar nomes a pré-candidaturas a Prefeito de Tuntum a quase um ano meio do próximo pleito que não se sabe, ainda, que irá acontecer, é uma postura que não ajuda ao choque de gestão, que ainda precisa acontecer dentro do quarto mandato do Dr. Tema e que não pode acontecer pelas perseguições administrativas/políticas implementadas pelo último Governo de Roseana Sarney contra a cidade. Continua-se acreditando que na agenda de trabalho do Dr. Cleomar Tema não há espaço, ainda, para a sucessão municipal por conta da necessidade de impulsionar a sua atual administração com obras de saneamento básico, reabilitação do sistema de saúde básica, educação, construção de estradas e pontes, casas populares e ações de políticas públicas nas áreas de assistência social, esportes, geração de rendas e a atualização do pagamento do funcionalismo municipal. O prefeito de Tuntum busca concretizar estas ações administrativas que não podem ficar mais para o futuro junto ao atual Governo do Maranhão, Flávio Dino e sua representação parlamentar, no contexto estadual Humberto Coutinho e federal José Reinaldo Tavares, não restam dúvidas de que são estas as reais preocupações do mandatário tuntunense, hoje.

Antes da política, a gestão administrativa

Os políticos e candidatos a políticos em Tuntum precisam aprender, com uma certa urgência, que no contexto hodierno de qualquer jogo eleitoral ou de sucessão municipal é fundamental se pensar em gestão administrativa, também, como moeda básica para as futuras vitórias em eleições. E mais uma vez a liderança de Cleomar Tema aprendeu esta premissa básica de sobrevivência no embate eleitoral mesmo com uma oposição fragilizada como se percebe agora. Os aliados políticos do Dr. Tema precisam aprender com o seu líder que antes da política é fundamental fazer acontecer uma gestão administrativa competente, onde as suas marcas fiquem para a eternidade, para as gerações futuras em todo município.

O núcleo familiar

Mesmo com o fim da reeleição para todos os cargos em 2016 ou 2018, em Tuntum e no bojo do “Grupo Labigó” e agregados a pré-candidatura para a sucessão de Cleomar Tema deve abrir espaços consideráveis e naturais para um nome de consenso oriundo do seu núcleo familiar. Isso não quer dizer que uma consulta popular com bases científicas confiáveis no período que antecede as eleições não possa acontecer para a escolha do candidato do grupo político tuntunense cujo único líder é o atual Prefeito de Tuntum.

“O apressado come cru” 

Tudo é muito prematuro para a próxima sucessão municipal em Tuntum. Nada do que tem sido posto nas redes sociais, blogues, enquetes sem base científica de consulta, disse me disse de calçadas, deve ser levado a sério, neste momento, sem passar pela agenda política do Prefeito Cleomar Tema. Assim, na política de Tuntum, o apressado continua comendo cru como diz o dito popular com sabedoria.

Emerson Araújo é administrador do Blog Bate Tuntum.