EX-JUIZ FEDERAL, FLÁVIO DINO REFUTA POSSÍVEL SENTENÇA CONTRA LULA

FLÁVIO DINO E LULA
Blog do Jorge Vieira - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) é um defensor incansável do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e um crítico ferrenho da sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou Lula em 1ª instância a 9 anos e seis meses de prisão pelo caso do Tríplex no Guarujá.

Lula será julgado na próxima quarta-feira (24) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4). Caso seja condenado em segunda instância, o petista poderá ficar inelegível e até ser preso. Para Flávio Dino, Lula é “vítima de uma sequencia de absurdos jurídicos” e considera precária e frágil a argumentação jurídica usada por Moro para sentenciar o ex-presidente.

Ex-juiz federal aprovado em primeiro lugar no mesmo concurso prestado por Moro, Dino usou sucessivamente as redes sociais e as dezenas de entrevistas que concedeu a imprensa nacional para refutar a tese condenatória usada pelo juiz de Curitiba.

“É um escândalo, uma monstruosidade jurídica. Como você vai dizer que ele é dono de um apartamento que comprovadamente está no patrimônio de um banco?”, disse o governador em entrevista à Folha de S. Paulo.

Segundo o governador do Maranhão, a sentença expedida por Sérgio Moro contra Lula tem viés político e faltaram provas para considerar o ex-presidente culpado.

“Em um processo penal, ninguém é julgado em face de preferências políticas ou por acusações abstratas. São necessários fatos e provas. Como alguém pode ter recebido um apartamento triplex, se está provado que ele pertence a outros e sequer foi usado?”, disse o governador via Twitter.

Para Flávio Dino, caso Lula seja condenado em 2ª instância e haja a cassação dos direitos políticos do petista, há o risco de aumento na crise de representatividade política que o país vivencia.

“Li e reli a sentença sobre o tal ‘triplex do Guarujá’. Não consigo crer que três desembargadores federais vão confirmar uma argumentação jurídica tão precária e dissociada da prova dos autos, apenas por questões políticas ou por “pressão”. Não creio”, lamentou o governador.

Dino diz que ainda tem “esperança em justiça para o ex-presidente Lula” e em uma das entrevistas lembrou que defende Lula mesmo sem nunca ter tido apoio do ex-presidente em disputas eleitorais no Maranhão.