Fim de privilégios: Governo Dino acaba com isenção ilegal de impostos no Maranhão

download
Tio Jorge: Empresa goiana beneficiada com isenção ilegal de imposto pelo governo Roseana Sarney.
O Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) manteve no Tribunal de Justiça do Maranhão o reconhecimento da ilegalidade das isenções de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedidas à Companhia de Distribuição Araguaia (CDA), empresa goiana de beneficiamento e distribuição de arroz.

Na gestão anterior, a Secretaria de Estado da Fazenda havia concedido à empresa o regime especial de tributação nº. 02/2011, posteriormente alterado pelo regime especial 04/2013, que resultou em isenção do ICMS sobre diversas operações, como aquisições internas, importações, vendas de produtos, transferências de mercadorias entre filiais e sobre os serviços de transporte utilizado nas vendas.

A partir de 2015, a Secretaria da Fazenda editou a Portaria n. 388/2015 que anulou o privilégio por falta de amparo legal, tendo a empresa ajuizado mandado de segurança tentando reaver a isenção. Na semana passada, o Desembargador Antônio Guerreiro Júnior indeferiu a liminar solicitada no processo e reconheceu a nulidade das isenções: “Com efeito, os referidos regimes especiais revelam-se conferidos pelo então secretário estadual de Fazenda sem alicerce em legislação específica, o que os torna nulos de pleno direito”, decidiu.

De acordo com o procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso Fiscal da PGE, Marcelo Sampaio, “a decisão avaliza a postura da atual gestão do Governo do Maranhão que visa garantir os interesses da indústria e do comércio maranhenses, que até então, vinham sofrendo prejuízos com a concorrência desleal provocada pelos benefícios ilegais de ICMS concedidos”, afirmou.

Fonte: Blog do Garrone

Jacques na Casa Civil; Aldo Rebelo na Defesa


Na tentativa de dar uma guinada no governo e reverter a crise política que vem se agravando a cada semana, a presidente Dilma Rousseff decidiu aprofundar a reforma ministerial em curso e substituir Aloizio Mercadante na Casa Civil – uma já antiga sugestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT e do PMDB. 

Para o lugar dele, irá Jacques Wagner, atual ministro da Defesa, e, para a Defesa, será deslocado o ex-deputado Aldo Rebelo (PCdoB), que deixará o Ministério da Ciência e Tecnologia. Antes de viajar para os Estados Unidos, Dilma enviou mensagens ao PSB com sondagens para o partido ocupar a pasta de Ciência e Tecnologia, que já foi comandada por Eduardo Campos durante o governo Lula.

As mais importantes mudanças na equipe, além da abertura de espaço para o PMDB, mostram que os principais conselhos do ex-presidente Lula foram acolhidos pela presidente – com exceção da troca de comando no Ministério da Justiça. José Eduardo Cardozo vai continuar no posto. 

Dilma insistia na importância de remover Mercadante da Casa Civil para ampliar o diálogo do governo com o universo político. Jacques Wagner teve seu nome defendido pelo PT e pelo PMDB para a Casa Civil, tanto pela habilidade política quanto pela experiência administrativa em dois governos da Bahia.

Efetivadas essas mudanças, o Palácio do Planalto passará a abrigar os ministros Jacaques Wagner, na Casa Civil; Ricardo Berzoini, na Secretaria-Geral, que será reforçada com articulação política e diálogo com os movimentos sociais, uma reivindicação de Berzoini; e Edinho Silva, ministro da Comunicação de Governo. Além do assessor especial Giles Azevedo, que pode ser o segundo de Berzoini e tem recebido mais e mais missões da presidente.

O PMDB vai levar o que pediu e todas as alas serão atendidas: do grupo do vice Michel Temer vão permanecer em seus postos Eliseu Padilha, na Aviação Civil, e possivelmente Helder Barbalho, no Ministério da Pesca. A bancada na Câmara vai indicar o ministro da Saúde – o nome mais cotado agora é o de Marcelo Castro; e o dos Portos, com uma indicação do líder Leonardo Picciani. Kátia Abreu segue na Agricultura e Eduardo Braga no Ministério de Minas e Energia.

Para cumprir a promessa de reduzir o número de ministérios, poderão ser reunidos num só ministério as pastas de Trabalho, Previdência e Desenvolvimento Social. Cada área terá um vice-ministro com força política. Os atuais ministros podem ficar com esses cargos. 

A presidente pode, ainda, fundir as secretarias que têm status de ministério – Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

As mudanças devem ser anunciadas na quinta-feira.

Do Blog da Cristiana Lôbo/G1

Governo Flávio Dino reduz números da violência na Grande São Luís


No segundo trimestre de 2015, os crimes violentos tiveram queda de 5,8% em relação ao mesmo período de 2014.

Entre abril e junho de 2015, foram registrados na Grande São Luís 242 crimes violentos, ou seja, índice 5,8% menor do que no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 257 casos.

No total do primeiro semestre, já foram cometidos 523 crimes violentos, o que equivale a uma diminuição de 5,9% em relação aos primeiros seis meses de 2014, que registraram 556 mortes violentas.


O levantamento foi realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Atividade Policial (CAOp-CEAP) do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e engloba os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Como fonte da pesquisa, foi utilizado o livro de registros de mortes do Instituto Médico Legal (IML), que, em seguida, foi confrontado com os dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do estado do Maranhão.

O estudo segue a metodologia dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) adotada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Inserem-se nesta nomenclatura os crimes cometidos com arma de fogo, armas brancas, instrumentos de ação contundente e/ou perfuro-cortantes, esgorjamento, estrangulamento, espancamento e agressão física.

ARMAS DE FOGO

No detalhamento dos 242 crimes violentos no segundo trimestre de 2015, o relatório informa que 81,4% foram praticados com uso de armas de fogo, 14,9% por arma branca e 2,1% por instrumentos de ação contundente e/ou perfurocortante.


Para o CAOp-CEAP, embora dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão relatem a apreensão de 554 armas de fogo de janeiro a maio de 2015, “é notório que ainda há uma grande quantidade circulando livremente nas mãos de criminosos e proliferando de forma acelerada, o que revela uma situação alarmante”.

Citando pesquisa feita em São Paulo pelo Instituto Latinoamericano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente, que lança a hipótese de ser a polícia um dos responsáveis pela proliferação ilegal de armas, o órgão do Ministério Público defende a necessidade de se “monitorar as condições de armazenamento de armas apreendidas, procedimento de remessa à destruição e, essencialmente, enfrentar a enorme burocracia que envolve tais procedimentos”.

Fonte: Blog do Neto Ferreira

TRF MANTÉM BLOQUEADO BENS DE EX-ADJUNTO DE MURAD

:

O Tribunal Regional Federal manteve o bloqueio de bens de todos os 13 acusados de irregularidades nos procedimentos licitatórios realizados pela Secretária de Saúde na gestão de Ricardo Murad para a contratação de empresas que elaborariam projetos e executariam obras de 64 unidades de saúde; o ex-secretário adjunto de Saneamento da Secretária de Saúde na gestão de Ricardo Murad, Jorge Luiz Pereira Mendes, recorreu da decisão, mas teve o pedido negado

blog do Raimundo Garrone - O Tribunal Regional Federal manteve o bloqueio de bens de todos os 13 acusados de irregularidades nos procedimentos licitatórios realizados pela Secretária de Saúde na gestão de Ricardo Murad para a contratação de empresas que elaborariam projetos e executariam obras de 64 unidades de saúde. O ex-secretário adjunto de Saneamento da Secretária de Saúde na gestão de Ricardo Murad, Jorge Luiz Pereira Mendes, recorreu da decisão, mas teve o pedido negado.

No agravo de instrumento enviado por Jorge Luiz à Justiça Federal, ele pedia a extinção do bloqueio e que a matéria fosse analisada pela Justiça Estadual e não pela Justiça Federal. O juiz federal Pablo Zuniga Dourado reafirmou a competência federal na ação, que já havia embasado o processo inicial, e manteve o bloqueio de bens.

Jorge Luiz alegava que a indisponibilidade dos bens foi feita sem ouvir as partes envolvidas e que estava com dificuldades de pagar suas contas pessoais e outras obrigações devido ao valor do bloqueio, que inclui além do dano estimado aos cofres públicos multa totalizando R$ 17,5 milhões.

O juiz federal ressaltou que na medida de indisponibilidade de bens as partes podem ser ouvidas posteriormente por se tratar de medida liminar. Ele apenas limitou o valor do bloqueio para R$ 8.763.101,12. O juiz federal explicou que neste momento processual a indisponibilidade deverá recair de forma equitativa sobre todos, mas que não cabe bloqueio de valores relativos à multa.

Assalto, perseguição, tiros e prisão nesta tarde em Raposa


03
Por Quezia Pires e Ananda Fontinele – Especial para o Blog do Domingos Costa
Tarde agitada nesta terça-feira (29) no município de Raposa, dois criminosos não identificados, foram presos em flagrante após assaltar o auxiliar de montador Carlos Emílio, de 27 anos.
Por volta das 14h, a vítima estava em frente à residência de sua irmã no bairro do Inhaúma, quando foi surpreendido pelos assaltantes em uma motocicleta Honda Titan 150, de cor vermelha e sem placa. Os bandidos anunciaram o assalto apontando um revólver calibre 38 para o jovem: “Te cala e passa o celular”, ameaçaram os meliantes e seguiram rumo a São Luís.
A vítima corajosamente decidiu seguir os bandidos em sua motocicleta, honda NX 4 Falcon, na tentativa de recuperar o aparelho roubado. Carlos Emílio então parou na frente do Quartel da polícia militar na Avenida Principal – bairro do Vila Nova, e rapidamente, comunicou um policial militar que estava no portão,  o mesmo subiu na garupa da moto e seguiu em perseguição aos assaltantes.
Na altura do bairro Alto da Base, na MA 203, os meliantes foram alcançados, mas resistiram e continuaram com a fuga. O PM atirou para o alto, mas a resistência da dupla continuou. Foi então que com as motocicletas empareadas, o policial disparou na perna de um dos bandidos  causando a queda da moto.
Em seguida, os assaltantes fugiram rumo a um terreno baldio, mas com a chegada do reforço de uma viatura com cinco policiais minutos depois, a dupla foi encontrada dentro de um cômodo de uma casa abandonada à margem da estrada de Raposa, e  conduzidos para os devidos procedimentos na Delegacia Especial do Município, onde a movimentação é intensa.

DINO: QUERIAM O INQUÉRITO EM UMA GAVETA PROFUNDA?

:

Governador Flavio Dino reagiu no Twitter às acusações de sua antecessora Roseana Sarney, de que Estado vive clima ideológico de perseguição, após a prisão de seu ex-chefe da Casa Civil, João Abreu: “Não misturo ação política com a atuação do sistema de Justiça, que deve ser independente e comprometido com a Lei. Que é para TODOS”, escreveu

247 - O governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B) rebateu às acusações de sua antecessora, Roseana Sarney (PMDB). Em nota pública em defesa de João Abreu, seu ex-chefe da Casa Civil preso, a ex-governadora disse que o Maranhão vive ‘um clima de ameaça, perseguição e intolerância’.

“Não misturo ação política com a atuação do sistema de Justiça, que deve ser independente e comprometido com a Lei. Que é para TODOS”, escreveu o governador no Twitter.

João Abreu foi preso por suspeita de recebimento de R$ 3 milhões em propinas para facilitar o pagamento de um precatório de R$ 134 milhões do governo Roseana (2009/2014) para a empreiteira Constran/UTC.

“O governador venceu as eleições para governar e promover a justiça social e não para criar esse clima ideológico de perseguição. Mas gasta seu tempo fazendo o que lhe é mais agradável, odiando, perseguindo, distribuindo culpas aos que não lhe são simpáticos e apalpando as culpas dos culpados que o aplaudem”, disse Roseana.

Ecologia hoje: uma aposta pela vida



Por Leonardo Boff


Há poucos pensadores no campo da ecologia que tentam ir às raízes da atual crise ecológica global. Um dos mais renomados é seguramente o mexicano Enrique Leff com seu mais recente livro: A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul “((a sair pela Vozes). Além de professor e pesquisador, foi por vários anos o Coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e o Caribe no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Acumulou muitas experiências que serviram e servem de base para a sua produção intelectual.

Dá ênfase à preocupação filosófico-social, pois seu interesse é decifrar os mecanismos que nos levaram à atual crise e como poderemos sair bem dela. Portanto, estuda as causas metafísicas (a concepção do ser e da realidade) e epistemológicas (os modos de conhecimento) em suas diversas ontologias (determinaçãoes sociais, políticas, culturais e do mundo da vida, entrte outras).

Procede a um detalhado trabalho de reconstrução da ecologia social e da ecologia política: como surgiram e evoluiram face à crescente crise ecológica, especialmente ao aquecimento global. Essa parte é relevante para quem quiser conhecer os meandros dos discurso ecológico em suas diferentes tendências.

A pergunta que atravessa todo seu texto, denso, rico em referências bibliográficas de várias ciências e tendências, se concentra nesta questão: como estabelecer as condições adequadas à vida num mundo feito insustentável?

A resposta demanda duas tarefas:

A primeira é a demolição dos pressupostos equivocados da modernidade com sua racionalidade tecnico-científica-utilitarista e vontade de dominação de tudo: de territórios, de povos, da natureza e dos processos da vida; realiza esta diligência com uma argumentação cerrada, citando as autoridades filosóficas e científicas mais sérias, sempre salvaguardando o que é irrenunciável mas denunciando como esse tipo exacerbado de racionalidade levou a uma crise civilizatória global com processos insustentáveis e hostis à vida, podendo levar, em seu termo final, a um colapso de nossa civilização.

A segunda consiste na criação de uma nova consciência e o sentido de um destino comum Terra-Natureza-Humanidade. É a parte mais criativa. Auxilia-o a teoria da complexidade e do caos; discute o sentido da sustentabilidade como princípio de vida e de imperativo da sobreviência. Interroga as várias teorias do surgimento da vida e sustenta a tese de F. Capra segundo o qual a vida se originaria do metabolismo entre matéria e energia, gerando redes autogenerativas que liberam os fluxos da vida.

Detalha os diferentes modos de se reconstruir e de se apropriar da natureza, respeitando seus ritmos e ciclos.

Contrariando o paradigma vigente de apropriação privada da natureza e dos fluxos vitais em função do enriquecimento, sabendo apenas modernizar sem ecologizar os saberes, postula vários imaginários alternativos de organizar a Casa Comum, consoante as diferentes culturas nas quas a identidade e a diferença são trabalhdas de forma integradora. Valoriza especialmente a contribuição andina do “bien vivir”. Mais que uma filosofia de vida é uma metáfora de um mundo em harmonia com o Todo. O sumak kawsai (bien vivir) engloba práticas sociais nas quais se expressam as relações dos povos com o cosmos, com seu território, seus ecossitemas, suas culturas e suas relações sociais.

A parte final nos comunica grande esperança: o crescimento a nivel mundial através de incontáveis movimentos e experiências locais que revelam a capacidade das populações de resistir à razão econômica, instrumental e utilitarista vigente. Os países centrais que já exploraram praticamente quase todos os seus serviços e bens naturais tentam recolonizar especialmente a América Latina para que seja uma reserva destes bens para eles. Na nossa visão latino-americana, tais “bondades da natureza” como dizem os povos originários, constituem a base para os direitos da natureza e da Terra tida como a Pachamama, para os direitos culturais e ambientais que concretizam outras formas de habitar a Casa Comum e de se beneficiar de tudo o que ela nos oferece para viver em harmonia.

Aqui se revela uma nova aposta pela vida, que não a ameaça, mas dela cuida, cria-lhe as condições de sua permanência sobre a face da Terra e lhe garante as condições de co-evoluir e constituir-se num bem a ser herdado pelas gerações que virão depois de nós.

Este livro de Leff é um alento para aqueles que uma vez despertaram para a crise ecológica, não se resignam diante das estratéigas de dominação dos poderosos, mas resitem e ensaiam novas formas de convivência, de produção, de consumo e de cuidado e respeito para com todos os seres especialmente pela grande e generosa Mãe Terra.

É um livro necessário que vai na linha exposta com grande força pelo Papa Francisco em sua encíclica sobre “o cuidado da Casa Comum.

Leonardo Boff é colunista do JB on line e escreveu: Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres, Vozes 2002.

2ª ICE comemorou 16 anos de vida espiritual no bairro Tuntum de Cima



Crentes Fundadores da 2ª ICE de Tuntum
A 2ª ICE de Tuntum comemorou, nos dias 26(sábado) e 28(domingo), 16 anos de vida espiritual no Bairro Tuntum de Cima com uma conferência sobre missões, tendo como preletor o Reverendo Enoque Vieira de Santana, decano entre os pastores da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil(AICEB). 

Reverendo Enoque Vieira de Santana, ministrando a palavra de Deus na 2ª ICE de Tuntum

Grupo de adolescentes da 2ª ICE de Tuntum apresenta coreografia nas comemorações de 16 anos da Igreja

A abertura da conferência de comemoração dos 16 anos da 2ª ICE de Tuntum na noite de sábado(26) teve a participação da Banda Resplandecer da Assembléia de Deus Missões que tocou o Hino Nacional Brasileiro para uma platéia estimada em mais de cem pessoas entre membros, congregados e convidados. A Banda Resplandecer teve participação especial, tocando hinos espirituais através dos talentosos músicos evangélicos da cidade.

Banda Resplandecer da Assembléia de Deus Missões de Tuntum na 2ª ICE de Tuntum
Culto de comemoração de 16 anos da 2ª ICE de Tuntum
O ponto alto da conferência de comemoração dos 16 anos de vida espiritual da 2ª ICE de Tuntum aconteceu nas pregações das noites de sábado e domingo, bem como, na ministração da palavra bíblica feita com lucidez e inspiração divina pelo Reverendo Enoque Vieira de Santana, ensinando a todos sobre missões como projeto de Deus e responsabilidade da Igreja hodierna, além da intercessão como fortalecimento espiritual de membros e congregados.

Diáconos da 2ª ICE de Tuntum
Culto de comemoração de 16 anos da 2ª ICE de Tuntum
Grupo de adolescentes da 2ª ICE de Tuntum apresenta jogral nas comemorações de 16 anos da Igreja
Grupo de adolescentes da 2ª ICE de Tuntum 
No culto de domingo a noite, o Presidente da 2ª ICE de Tuntum, Pastor Sérgio Augusto Balieiro da Silva homenageou os fundadores da Igreja com uma palavra de agradecimento e honra ao mérito.   

UNCME promove ‘V Encontro dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Maranhão’


A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) promove nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), das 8h às 18h, no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão, o ‘V Encontro dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Maranhão’, com o tema o Papel dos Conselhos Municipais de Educação na implantação dos Planos e dos Sistemas Municipais de Ensino.

Com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o objetivo do encontro é refletir sobre os a implantação dos Planos Municipais de Educação, sobre o Sistema Nacional de Educação e sobre a Base Comum Curricular.

Durante a programação haverá palestras, debates, relatos de experiências dos Conselhos Municipais de Educação de Açailândia e Bacabeira e Balanço das Ações da Coordenação Estadual no Biênio 2013 – 2015. Além de mesas sobre: ‘Os desafios de Implementação dos Planos Municipais de Educação e dos Sistemas Municipais de Ensino’; ‘Os Fóruns de Educação e suas Contribuições para o sucesso dos planos de Educação’ e ‘Educação Infantil em Debate’. Na oportunidade haverá lançamento do Livro do Presidente do Conselho Municipal de Educação de Tuntum.

Fonte: Governo do Maranhão

Pediu para sair! Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense


Ronaldinho Gaúcho deixou o Fluminense na noite desta segunda-feira (28) após menos de três meses no clube. O jogador de 35 anos se despede do time sem gols e assistências depois de disputar nove partidas. 

Segundo apuração da reportagem do UOL Esporte, a saída partiu do próprio meia-atacante, que pediu aos dirigentes para que o contrato fosse encerrado. A diretoria aceitou prontamente. O estafe do jogador também confirmou que o acordo foi amigável, mas que as partes ainda não assinaram a rescisão.

"O Fluminense vem a público comunicar o rompimento do contrato com o atleta Ronaldinho Gaúcho de forma amigável e em comum acordo entre as partes. Fluminense e Ronaldinho seguem com os laços mantidos e planejam trabalhar em outros projetos no futuro", escreveu o clube em nota publicada na sua página na noite de segunda-feira.

Mais cedo, também nessa segunda, Ronaldinho não compareceu ao treino nas Laranjeiras. O craque procurou a diretoria para solicitar a dispensa da atividade e alegou motivos pessoais, de acordo com informações oficiais do clube. Nesta quarta-feira, o time carioca enfrentará o Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil -- no jogo de ida, as equipe ficaram no empate por 0 a 0 no Maracanã.

Ronaldinho acertou com o Fluminense no dia 11 de julho deste ano. O contrato do jogador com o clube iria até o fim de 2016. Na negociação, o meia foi convencido a voltar ao Rio de Janeiro após de uma proposta salarial que alcançou R$ 600 mil mensais -- com possibilidade de chegar a mais R$ 200 mil a cada mês a partir do sucesso na venda de camisas e de outros produtos do clube, assim como aumento percentual na aquisição de novos sócios-torcedores.

Passagem mais breve
No Fluminense, Ronaldinho teve a passagem mais breve por um clube. O meia-atacante deixou o Querétaro, do México, no final de junho. No clube, o meia disputou 38 partidas e marcou oito gols em um total de quase dez meses. O melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 foi vice-campeão mexicano. 

No futebol brasileiro, o meia conquistou a Copa Libertadores de 2013 pelo Atlético-MG e o Carioca de 2011 pelo Flamengo. No time mineiro, ele marcou 28 gols em 88 jogos oficiais. Pela equipe rubro-negra, foram 28 gols em 74 jogos. 

Em sua trajetória de sucesso no futebol europeu, o jogador venceu o Campeonato Espanhol em 2005 e 2006 pelo Barcelona, além da Liga dos Campeões de 2006 também pelo time catalão. Com o Milan, foi campeão italiano na temporada 2010-2011.

Já pela seleção brasileira, Ronaldinho conquistou a Copa do Mundo 2002 e a Copa das Confederações 2005, além da Copa América de 1999 -- o craque marcou 33 gols em 97 jogos. Revelado pelo Grêmio em 1999, Ronaldinho marcou 75 gols em 145 confrontos do time gaúcho.

Confira na íntegra o comunicado do Fluminense:

O Fluminense vem a público comunicar o rompimento do contrato com o atleta Ronaldinho Gaúcho de forma amigável e em comum acordo entre as partes. Desde o primeiro contato com os dirigentes, o atleta e seu representante trataram o clube com profissionalismo e respeito. Mesma atitude positiva demonstrada nas atividades de rotina.

Fluminense e Ronaldinho seguem com os laços mantidos e planejam trabalhar em outros projetos no futuro. Cabe ressaltar que a contratação correspondeu às expectativas em relação ao retorno de marketing, aumentando arrecadação com bilheteria, venda de camisas e número de sócios.

A opção de Ronaldinho também mostrou ao Brasil que o Fluminense desperta o interesse dos maiores jogadores do futebol mundial. O Fluminense agradece a Ronaldinho e deseja sorte ao atleta em sua caminhada.

Veja a explicação de Ronaldinho Gaúcho:

Caros Srs, presidente, diretores e toda nação Fluminense, muito me orgulhou vestir esta camisa, muito mesmo. Estamos hoje anunciando o fim do vínculo empregatício mas não o fim de uma relação importante, que foi construída com verdade, com respeito e honestidade.

Quero muito agradecer ao presidente Peter, ao Mario Bitencourt, Fernando e toda comissão técnica, jogadores e funcionários pelo carinho e a dedicação à mim e a minha família.
Quero dizer que não estarei em campo mas estarei na torcida pelo sucesso deste grande clube!!!

Obrigado por tudo Mario, ter a confiança e conquistar a amizade de vcs já é um grande prêmio! Tenho certeza que o futebol brasileiro estará melhor com mais pessoas como você, grande amigo e profissional que só tenho a agradecer!!!

Obrigado a toda galera Fluminense!!!

É com muito respeito e agradecimento que me despeço deste grande clube!!!

Fonte: Uol

Eliziane assume sarneyzismo e oferece vice para o PMDB

Eliziane-com-joão-alberto
A deputada federal Eliziane Gama (PPS) procurou o presidente estadual do PMDB, senador João Alberto, nesta manhã de segunda-feira (28), para tratar de aliança visando a sucessão municipal de 2016.
O encontro entre os dois dirigentes políticos aconteceu na sede do diretório estadual do PMDB e foi visto por alguns peemedebistas como “um gesto forte” da candidata em direção ao partido que ao longo dos anos serviu de sustentáculo à oligarquia Sarney.
Durante a reunião, Eliziane se comprometeu em entregar a vice na chapa para indicação do PMDB, o que teria agradado João Alberto, já que uma das condições imposta pelo partido para compor coligação é a indicação do vice.
João Alberto ouviu as ponderações da deputada e ficou de levar a proposta para ser discutida pelo grupo Sarney.
Com informações do blog Jorge Vieira

Beijinho no ombro: Prefeita ostentação ficará presa em Pedrinhas, decide juíza

Lidiane Leite, se entregou nesta segunda-feira (28) na sede da Polícia Federal no bairro da Cohama em São Luís.

Após ser ouvida pela Polícia Federal e passar pelo exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), na tarde desta segunda-feira (28), a ex- prefeita Lidiane Leite ficou de ser encaminhada para o Corpo de Bombeiros do Maranhão, segundo decisão da Justiça Federal. No entanto, a decisão de custodiar a ex-gestora de Bom Jardim na corporação foi mudada.


Em entrevista ao portal Imirante, a juíza Ana Maria Almeida Vieira, da 1ª Vara de Execuções Criminais de São Luís (VEP), alegou que o local não pode abrigar pessoas do sexo feminino. Sendo assim, Lidiane deve ficar recolhida no Complexo de Pedrinhas. “O Corpo de Bombeiros serve só para custodiar militares do sexo masculino, por isso não tem como ela ficar lá. O único presídio para pessoas do sexo feminino no Estado está localizado no Complexo de Pedrinhas, por isso ela irá para lá”, disse a magistrada.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), confirmou a decisão da juíza. Veja a nota na íntegra: – A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) informa que a juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís e Corregedora dos Presídios, determinou o recambiamento imediato da presa civil, Lidiane Leite da Silva, para a Penitenciária Feminina, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Na decisão, a magistrada considerou à Sejap que a carceragem do quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) é destinada somente a presos militares masculinos.

Fonte: Blog do Domingos Costa

EX-SECRETÁRIO DE ROSEANA TERÁ R$ 3 MI BLOQUEADOS

:

Além da responsabilidade criminal sobre o esquema de pagamento de propina para adiantamento de precatórios no Maranhão, descoberto na gestão da ex-governadora Roseana Sarney pela PF durante a Operação Lava Jato, a Justiça busca ressarcir o rombo feito aos cofres públicos e por isso pediu o bloqueio de bens do ex-secretário João Abreu no valor de R$ 3 milhões; a quantia corresponde ao valor da propina que ele teria recebido quando era chefe da Casa Civil no governo Roseana; em depoimento à Polícia Civil, o ex-secretário confirmou que teria um encontro com Alberto Youssef no dia em que o doleiro foi preso - 17 de março de 2014; Abreu foi preso

247, com Blog do Jorge Vieira - Além da responsabilidade criminal sobre o esquema de pagamento de propina para adiantamento de precatórios no Maranhão, descoberto na gestão da ex-governadora Roseana Sarney pela Polícia Federal durante a Operação Lava Jato, a Justiça do Maranhão busca ressarcir o rombo feito aos cofres públicos e por isso pediu o bloqueio de bens do ex-secretário João Abreu no valor de R$ 3 milhões. A quantia corresponde ao valor da propina que Abreu teria recebido quando era chefe da Casa Civil no governo Roseana.

Segundo informações evacuadas pela imprensa maranhense, o ex-secretário confirmou que teria um encontro com Alberto Youssef na sede do governo do Maranhão (Palácio dos Leões), no dia 17 de março de 2014 - nesta data o doleiro foi preso pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Lava Jato, em São Luís. 

O bloqueio de bens foi solicitado junto com o mandado de prisão preventiva de João Abreu expedido na última quinta-feira (24) e cumprido na sexta-feira (25). Cada vez mais a Justiça tem buscado não apenas responsabilizar os acusados de receber propina, mas também recuperar o dinheiro público desviado, como forma de inibir a corrupção e de sanar os prejuízos causados aos cofres públicos e que deveriam ter sido usados para o bem coletivo.

Mesmo com o pedido de habeas corpus encaminhado pela defesa de João Abreu à Justiça, caso seja atendido, o bloqueio de bens continuará sendo mantido devido à intenção de assegurar o reparo do prejuízo causado. João Abreu é citado nos depoimentos como tendo recebido a propina, caso seja provado que outras pessoas também receberam o dinheiro, a Justiça também cobrará dos demais envolvidos a devolução do valor desviado.

Queimadas em Tuntum


Por Emerson Araújo/Administrador do Bate Tuntum

Queimadas em Tuntum
Desde que retornei a Tuntum, em 2009, quando chegam os meses de setembro e outubro tenho sofrido problemas respiratórios sérios por conta da prática arcaica das queimadas usada pelos agricultores locais na preparação da terra para as roças, quintas e grandes plantações de pasto, principalmente.

A situação das queimadas na cidade, nos últimos anos, se tornou ainda mais grave pela falta de consciência ambiental que ainda perdura na maioria de agricultores e fazendeiros da cidade, bem como, pela sensação de impunidade dos responsáveis por este ato criminoso contra o meio ambiente no município.

Mais queimadas em Tuntum
Nada mais justificam as queimadas como técnica de plantio nos tempos atuais, os agricultores de Tuntum, todos por sinal, precisam continuar sendo orientados, também, pelos órgãos públicos que tratam da agricultura e meio ambiente no município para abolirem da cultura da plantação a violência das queimadas contra a natureza da cidade, contra a saúde pública da maioria da população, e isso são pontos pacíficos nesta opinião.

Queimadas em Tuntum, crime ambiental grave
Tuntum precisa executar, de maneira urgente, políticas públicas na área ambiental para que outros setembros e outubros não transformem mais a cidade neste cenário de horror dantesco que hora acontece por conta do fogo devastador que tem provocado danos insuportáveis ao meio ambiente e a vida das pessoas. E isso é uma verdade que não dá mais para omitir por conta das imagens preocupantes colhidas em diversos pontos geográficos do município.

Eleições do Conselho Tutelar de Tuntum será realizada no próximo dia 4 de outubro

Candidatos ao Conselho Tutelar de Tuntum

As eleições para a nova composição do Conselho Tutelar de Tuntum serão realizadas no próximo dia 04 de outubro em 10(dez) urnas espalhadas pelo centro e bairros de Tuntum. 

O eleitor para votar e escolher  05(cinco) candidatos no próximo dia 04 de outubro  deve ir aos  postos de votação munidos do título de eleitor e carteira de identidade. O comparecimento aos postos de votação pelo eleitor é de suma importância para dar legitimidade ao processo e ao próprio Conselho Tutelar no município de Tuntum.

Segue abaixo o número e o nome da candidato que deverá ser votado no próximo domingo:

1-Socorro
2-Lourisvan
3-Angela
4-Antoniel
5-Frank
6-Francisca
7-Edileusa
8-Edirene
9-Márcia
10-Monalisa
11-Luisinho
13-Josifran Brasil
14-Raimundo.


EX-SECRETÁRIO DE ROSEANA CONFIRMA REUNIÃO COM YOUSSEF

:

O empresário João Guilherme Abreu, ex-chefe da Casa Civil do governo Roseana Sarney, informou que teria um encontro com Alberto Youssef nas dependências do Palácio dos Leões, no dia 17 de março de 2014, data em que o doleiro foi preso pela PF no âmbito da Operação Lava Jato, no Hotel Luzeiros, em São Luís; a informação foi confirmada em depoimento à Polícia Civil do Maranhão, que investiga, a pedido do STF, o suposto repasse de propina ao governo Roseana Sarney para adiantar o pagamento de um precatório de R$ 113 milhões à Constran

Blog do Marrapá - O empresário João Guilherme Abreu informou que teria um encontro com Alberto Youssef nas dependências do Palácio dos Leões, no dia 17 de março de 2014, data em que o doleiro foi preso pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Lava Jato, no Hotel Luzeiros, em São Luís.

A informação foi confirmada em depoimento à Polícia Civil do Maranhão, que investiga, a pedido do Supremo Tribunal Federal, o suposto repasse de propina ao governo Roseana Sarney para adiantar o pagamento de um precatório de R$ 113 milhões à Constran.

Em um trecho do depoimento obtido pelo blog, João Abreu relata o ocorrido na manhã da prisão de Youssef. Por volta das 11 da manhã, o ex-auxiliar de Roseana narra que encontrou o corretor Marco Antônio Ziegert em seu gabinete da Casa Civil. Ao recebê-lo, ele questionou imediatamente a ausência do doleiro, pois o mesmo também participaria da reunião.

“Quando Marco entrou na sua sala, o interrogado (João Abreu) questionou por Alberto (Youssef) e outro, que quando Marco (Ziegert) responde que não sabe, achando que Alberto poderia ter tido problemas de saúde, Marco diz que vai aguardar mais um pouco e continua insistindo nas ligações para Alberto, que até então estava com o celular fora de área”, descreve no depoimento.

Depois de aguardar um pouco, Abreu garante que foi até o gabinete de Roseana Sarney para despachar sobre “outros assuntos”. “Quando retornou, passou por Marco e o mesmo lhe mostrou uma reportagem do site UOL que narra a prisão de Alberto Youssef”.

Nesse instante, o ex-secretário parece ficar atordoado e argumenta que não teria mais condições de levar a reunião adiante. “Então Marco abriu uma pequena mochila com roda, onde havia vários documentos, muitos deles fornecidos por Alberto (…) Marco deixa a mala na Casa Civil e diz que irá procurar Alberto Youssef e retornará, mas não voltou”, relatou Abreu aos investigadores.

A mochila em questão seria a mesma despachada por Youssef minutos antes de sua prisão. Dentro dela, segundo depoimento do próprio doleiro à Polícia Federal, havia uma remessa de R$ 1,4 milhão em propina para ser entregue por Marco Ziegert a João Guilherme Abreu.

KÁTIA: NÃO HÁ SUBSTÂNCIA PARA DEFENDER IMPEACHMENT




Peemedebista, ministra da Agricultura, Kátia Abreu, sai em defesa do mandato de Dilma Rousseff: "Só vejo adjetivação, porque a presidente não gosta do Congresso, porque é impopular, porque briga, etc."; "Ninguém nunca ouviu dizer que ela tenha furtado uma caneta BIC", declarou; segundo ela, o afastamento da presidente não resolveria os problemas da economia: "E, no dia seguinte, viria a frustração, porque nada seria modificado com rapidez, sem dor, como num passe de mágica. Não tem Hollywood nem país das maravilhas"; a ministra aponta ainda o risco de se basear o impeachment em popularidade: "Se fizermos uma pesquisa com os governadores e prefeitos, devido à dificuldade financeira que se encontram, talvez não sobrasse nenhum"



247 – A peemedebista Kátia Abreu, ministra da Agricultura, saiu em defesa do mandato de Dilma Rousseff dizendo que o movimento pelo impeachment não tem "substância":

"Só vejo adjetivação, porque a presidente não gosta do Congresso, porque é impopular, porque briga, etc.", disse, em entrevista à Natuza Nery, da ‘Folha de S. Paulo’. "Ninguém nunca ouviu dizer que ela tenha furtado uma caneta BIC."

Ela afirma que o afastamento da presidente não resolveria os problemas da economia. "E, no dia seguinte, viria a frustração, porque nada seria modificado com rapidez, sem dor, como num passe de mágica. Não tem Hollywood nem país das maravilhas."

Para ela, basear o impeachment em popularidade é um risco político. "Se fizermos uma pesquisa com os governadores e prefeitos, devido à dificuldade financeira que se encontram, talvez não sobrasse nenhum" (leia mais).

Emissários de Youssef entregavam propina a João Abreu no Palácio dos Leões

roseana-joao-abreu1

Do jornal O Imparcial – O ex-secretário chefe da Casa Civil do governo Roseana Sarney recebeu, no Palácio dos Leões, três parcelas que totalizam R$ 3 milhões por emissários do doleiro Alberto Youssef. Este é o fato que confirmam os depoimentos prestados à Polícia Federal e à Polícia Civil pelos principais emissários do homem que virou o pivô da operação Lava Jato. João Abreu se entregou à Polícia na tarde desta sexta (25), no aeroporto de São Luís.
Em depoimento obtido com exclusividade pela reportagem de O Imparcial, Rafael Ângulo diz que fez várias viagens com destino a São Luís, a mando de Youssef, transportando dinheiro colado ao próprio corpo com meias de pressão. Ângulo conta que esteve em São Luís por duas vezes para “fazer a entrega, ao secretário João Abreu, de dinheiro enviado por Youssef, carregado no próprio corpo. Informou que o fez no Palácio dos Leões, diretamente ao secretário, na sala dele, por determinação e sob as instruções de Youssef.”
Os depoimentos dos principais envolvidos no esquema de corrupção que foi desvendado em abril de 2014, quando Roseana Sarney ainda era governadora do Maranhão, mostram que, para efetivar um acordo entre o Governo do Estado e a empresa Constran para o pagamento de uma dívida de precatório referente aos anos de 1980, o ex-secretário João Abreu teria recebido R$ 3 milhões como propina paga pelo doleiro. Os pagamentos foram efetuados nas viagens feitas por Rafael Ângulo.
Braço direito de Youssef, Ângulo conta em seu depoimento detalhes sobre o Palácio dos Leões e a sala em que entregava o dinheiro a João Abreu. Às polícias Federal e Civil, ele revelou “detalhes do interior do prédio (Palácio dos Leões), que é de acesso restrito, e do caminho até a sala do Secretário” o que, segundo os delegados responsáveis pela condução do processo, “confere grande verossimilhança às suas declarações”.
Junto a ele atuava Adarico Negromonte, ambos responsáveis pelas viagens de “negócios” do doleiro para efetuar as entregas que eram combinadas em reuniões capitaneadas por Youssef. Os depoimentos confirmam que “ambos levaram, em cada uma dessas ocasiões, R$ 800 mil acondicionados em seus próprios corpos. As viagens e esses pagamentos, realizados diretamente a João Abreu, foram revelados pelos próprios Youssef (à Polícia Federal e à Polícia Civil), Rafael Ângulo e Adarico”.
Em seus depoimentos, os delatores contam que levavam o dinheiro do hotel para a Casa Civil em malas. A versão foi confirmada pelo doleiro, ao informar que na noite anterior à sua prisão, deixou uma mala contendo R$ 1,4 milhão referente à última parcela do “acordo” feito com ex-secretário de Roseana Sarney para que esta fosse entregue por “Marcão” a João Abreu na manhã seguinte. João Abreu, em seu depoimento, confirma que Marco Antonio esteve no Palácio dos Leões para reunir-se na Casa Civil e que ambos aguardavam Youssef.
E foi nessa viagem, nesse dia, que ocorreu a prisão de Alberto Youssef, num hotel de luxo da capital maranhense, situação em que estava acompanhado por Marco Antonio Zieghest. Conhecido por “Marcão”, ele foi o elo entre Youssef e João Abreu para o início das tratativas para o pagamento do precatório – que somava R$ 113 milhões. O acordo para pagamento da dívida que já corria há 20 anos aconteceu em tempo recorde, três meses, a partir de negociação entre Youssef, o chefe da Casa Civil e a Procuradoria-Geral do Estado.
A investigação iniciada pela Polícia Federal do Paraná e que culminou na prisão do doleiro Alberto Youssef em São Luís, teve esta semana mais uma etapa concluída com a decretação da prisão de João Abreu, Alberto Youssef, Marco Antonio Zieghest e Rafael Ângulo, por meio de decisão proferida pela 1ª Vara do Tribunal do Juri. A decisão foi de autoria do juiz Osmar Gomes. Até o momento, apenas o ex-secretário João Abreu foi preso ao se entregar à Polícia Civil do Maranhão. Youssef está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.
Entenda o caso
Youssef foi preso em São Luís em março de 2014, quando teria um encontro no Palácio dos Leões com João Abreu para entregar a última parcela da propina no valor de R$ 1.400.000,00.
João Abreu foi responsável pela intermediação entre a empresa Constran e o Governo do Maranhão, durante o governo Roseana Sarney, para pagamento de dívida da década de 1980 que somava R$ 113 milhões.
Para facilitar as negociações, Youssef teria pago a João Abreu R$ 3 milhões em propina. O doleiro representava a empresa Constran para tratar da dívida no Maranhão.
Rafael Ângulo, braço direito de Youssef, esteve em São Luís por duas vezes para entregar na sala de João Abreu parcelas da quantia combinada.
Inquérito, instaurado pela Polícia Federal no ano passado pelo juiz Sérgio Moro, tramita no Maranhão por determinação do Superior Tribunal de Justiça.

Apartheid carioca: nos estádios, os pobres perderam espaço faz tempo

POR BRUNO GUEDES/Esporte Final

O Rio de Janeiro viveu um fim de semana conturbado, uma espécie de convulsão social. A praia é o centro de um confronto que evidencia um forte desejo de boa parte da elite carioca por uma espécie de apartheid, pelo confinamento da periferia. Para o torcedor de futebol, nenhuma surpresa. Na prática, a segregação já existe nos estádios de futebol. Um espaço que por décadas foi quase tão democrático quanto as areias de Copacabana, Ipanema e Leblon. E não é mais.

Depois de uma série de arrastões, parte dos moradores do Rio passou a defender que se limite a ida à praia de quem vive nos bairros mais pobres. Frequentadores de academias chegaram a organizar inspeções em ônibus que iam a Copacabana. Quem estava de chinelo e não tinha dinheiro para a volta corria o risco de ser impedido de chegar à praia. Nos estádios que recebem partidas dos quatro grandes clubes da cidade, não foi preciso nenhum discurso, tudo foi conduzido em processo lento.

Copacabana, um símbolo carioca: o direito é de todos (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

O fim da Geral do Maracanã, em 2005, foi o primeiro golpe, duríssimo. Quem frequentava o setor mal via o jogo, é verdade, não havia como sentar, mas existia garantia de se ocupar um espaço de baixo custo. Claro que as condições não eram adequadas, como afirmam os defensores de seu fim, mas se essa fosse a justificativa real, uma repaginada no local serviria, ou a transferência do setor para outro lugar, com preço ainda acessível.

Desde a primeira de uma série de reformas, para o Mundial de Clubes de 2000, o valor do ingresso do Maracanã passou a subir violentamente. O Flamengo se dedicou a montar um plano de sócio-torcedor, que garante dinheiro ao clube, mas que é excludente, já que não são poucas as pessoas que estão impossibilitadas de empenhar um valor mensal, ainda mais com filhos. Com prioridade na compra, os torcedores de “primeira linha”, muitas vezes nem dão chance para que outros possam ir ao estádio.

Os pobres sumiram do maior símbolo do futebol brasileiro, ficaram restritos a jogos esporádicos, de preferência aqueles em que a equipe está em má fase e as diretorias apelam ao “comprometimento do torcedor”. Os ingressos também ficaram mais caros em jogos de Botafogo e Vasco, no Engenhão e em São Januário, na zona norte da cidade. A exclusão vale até para jogos de equipes menores. Para acompanhar o recém-rebaixado Madureira na Série C do Campeonato Brasileiro, o torcedor tinha de desembolsar R$ 20 pela entrada inteira. Um valor surreal.

A justificativa oficial é econômica. Os dirigentes buscam é o torcedor que pode pagar R$ 20 por um hambúrguer, R$ 10 por um refrigerante, não o que compra amendoim no trem e guarda no bolso para comer durante o jogo. Evitar a violência também é um argumento muito usado, como se todo pobre fosse bandido, como pensam os defensores do fechamento das praias. E se esquecem do jovem da zona sul, “de berço”, que se envolve com torcida organizada, que marca briga em dia de jogo.

A exclusão na arquibancada é menos grave do que a ideia de tirar parte da população pobre da praia. O que acontece como reação à onda de assaltos nos arredores das praias não se compara com a mudança no perfil de quem frequenta os jogos. Mostra, no entanto, que a cidade mais famosa do Brasil está cada vez mais dividida.

Reflexão Bíblica

AS MULHERES NO REINO DE DEUS


Lucas 8.1-3

Historicamente, as mulheres sempre ocuparam o segundo plano em qualquer sociedade. Até o século XX, todas as sociedades, com raras exceções, foram lideradas por homens. A partir do início do século passado, em países de tradição cristã, a situação começou a mudar. Hoje, em países democráticos, a mulher chega ao cargo de presidente ou chefe de governo. Vejamos de que forma Jesus agiu, na implantação do seu Reino de Deus, em relação às mulheres. Isto encontra-se em Lucas 8.1-3. O v. 1 diz que Jesus ia às cidades e vilas proclamando as boas novas (evangelho) do Reino de Deus. Jesus era trabalhador na sua pregação do evangelho. Ia de cidade em cidade, a pé, cumprir sua missão. Viera para pregar o evangelho e implantar o Reino de Deus e fez isto de forma determinada e sistemática. Ele não fazia distinção entre cidades grandes e vilas: onde houvesse gente carente do amor de Deus, ele ia pregar. O que era esta proclamação acerca do Reino de Deus por Jesus? Era a boa notícia de que Deus, o Rei, na pessoa do próprio Jesus, vem chamar os homens a participar do seu reino de forma voluntária. Somente por Jesus Cristo, nós temos condições de servir verdadeiramente a Deus e usufruir dos privilégios de seu reinado.

Jesus poderia fazer esta proclamação sozinho, mas não quis. O seu desejo é que os homens participem da pregação do evangelho. Por isso, levou os doze apóstolos e os treinou. Jesus sabia que teria de voltar para o Pai em breve e quis deixar um grupo preparado para dar continuidade à sua obra. Isto é visão estratégica, amor pela obra e chamado à cooperação. Mas, o inusitado de Jesus está no v. 2, onde se diz que, junto com os doze, algumas mulheres faziam parte desta tropa de Jesus. Vamos ao contexto histórico de Israel daquela época: um mestre judeu jamais ensinaria uma mulher, porque eles achavam as mulheres indignas e incapazes de aprender seus ensinamentos. Um mestre judeu considerava uma vergonha ser abordado por uma mulher. Jesus, que era considerado um mestre, não só ensinava mulheres (ex.: mulher samaritana, Maria aos pés de Jesus enquanto Marta trabalhava) como chamou e/ou permitiu que elas fizessem parte do seu grupo de proclamação do evangelho do Reino de Deus. Leitor: Jesus foi revolucionário para sua época em relação às mulheres. Ele deliberadamente quebrou várias regras sociais para colocar a mulher no mesmo nível que os homens. Preste atenção: para Jesus, as mulheres tanto podiam aprender do evangelho como ser pregadoras dele.

As mulheres que seguiam Jesus tinham recebido algum tipo de bênção da parte dele. Lucas nos diz que algumas tinham sido curadas de espíritos malignos e doenças. Estas bênçãos podem ter sido dadas, não a elas individualmente, mas a algum membro da família. A verdade é que seguiam Jesus por gratidão e por sentirem-se valorizadas por ele. Algumas delas, que formavam a caravana de Jesus, são citadas (v. 3): Maria Madalena o seguia desde que espíritos malignos foram expulsos dela pelo Senhor, Joana era uma mulher importante na sociedade, pois era esposa do administrador do rei Herodes e Susana. Se estas três mulheres são citadas por Lucas pelo nome é porque elas eram bem conhecidas da comunidade cristã quando Lucas escreveu seu evangelho, aproximadamente no ano 60 d. C. Ou seja, trinta anos depois destes eventos, estas mulheres continuavam proclamando o evangelho do Reino! Mas haviam outras mulheres, segundo Lucas. Outra novidade de Jesus: como a caravana era grande e, aonde iam, precisavam comprar alimentos, então o grupo era sustentado financeiramente por mulheres que tinham melhor condição. Vejam que o sustento financeiro para realizar a obra de Deus é algo tão normal que Jesus utilizava-se disto para seu grupo.

Existe hoje em minha denominação (batista) a discussão se uma mulher pode ou não ser pastora. Baseado neste texto e em muitos outros, a minha opinião é que ela pode ser pastora sim. A mesma capacidade e o mesmo valor são dados às mulheres em relação aos homens, por Cristo e pelo Espírito Santo. Jesus, como ninguém, valorizou as mulheres e nunca as desprezou como se fossem inferiores. No Reino de Deus, o trabalho delas é igual aos dos homens e seu valor também. Não é à toa que os países que começaram com a ter mulheres como líderes políticas foram os países de tradição cristã. Digo a vocês que, a pessoa que começou este processo de valorização da mulher na sociedade e de igualdade de valor com os homens, foi o Senhor Jesus Cristo. Mulheres: entrem de corpo e alma no trabalho do Reino de Deus e de glorificação do nome de Jesus porque ele ama vocês, salvou-as na cruz do Calvário, chama para participar desta obra bendita e vai levá-las para o céu, da mesmíssima forma que faz aos homens que creem nele.

Fonte: Portal Batista

UMA AULA NOTA DEZ

shutterstock_125877587-715x415

Eu gostaria muito, mas muito mesmo, que as escolas brasileiras ministrassem aos seus alunos desde o início do Ensino Fundamental, aula como as que são praticadas em uma boa escola de culinária, ou se preferirem, da mesma forma como são as aulas em uma autoescola. Isso mesmo, aula de culinária ministrada por um extraordinário “chef” ou aula experimental desenvolvida por um instrutor que a essa condição chegou por ser um dedicado e experiente motorista.

Se olharmos sem preconceito para esses dois modelos o que, à primeira vista, salta aos olhos?

Desenvolvem aulas que exercitam competências e habilidades operatórias e que não podem deixar ser essencialmente interdisciplinares. Quem quer que se matricule em uma ou outra dessas escolas, busca essencialmente o “saber fazer”, a essencial competência de materializar o conhecimento teórico ao conhecimento prático e, dessa maneira, e, por exemplo, aprendem as leis do trânsito, mas ser eficiente para acelerar em uma subida ou estacionar em uma vaga, ou ainda, diferenciar produtos a serem fritos ou cozidos, mas, sobretudo transformar o saber em sabor. Ao que me conste aluno algum procura a autoescola para apenas memorizar regras sobre a circulação de veículos em trânsito ou mostra-se apto ao dizer de cor à receita de um doce ou salgado, mas, sobretudo pela essencial competência do “saber fazer” do mágico poder em materializar a aprendizagem em ações que a usem no sentido prático e realista.

Mais ainda, quem quer que seja diplomado nessas escolas aprendem em seus diálogos ou reflexões fazer do conhecimento conquistado meios práticos para analisar, argumentar, decidir, comparar, classificar, sintetizar e mais, muito mais. Ao mesmo tempo em que os cérebros dos alunos nessas instituições materializam a aprendizagem e levam à ação, sabem explicar e exercer habilidades diferentes e aprendem em seu breve curso uma fenomenal experiência interdisciplinar. Será que dirigir um veículo pelas ruas de uma cidade dispensa a concepção matemática? Não usa a percepção espaço temporal da história e da geografia? Não sentem que o saber científico leva a certeza que o suposto saber aleatório dispensa? Em síntese, aprender a preparar um extraordinário jantar ou mesmo chamar os amigos para um bom churrasco, da mesma forma como levar ou buscar os filhos em uma festa requer ação, exige habilidades múltiplas, envolve um saber multidisciplinar incomum que o dia a dia sempre suscita e proporciona.

Para encerrar experimente comparar a aula brasileira convencional com essa ação prática e se descobrirá que discursos e mais discursos nunca levam alunos a lugar algum e, pior ainda, são extravagantes e maçantes rotinas memorativas em novos tempos em que qualquer informação necessita apenas de um toque no mouse. Quem sabe um dia as excelentes escolas que convidarão os pais a trazerem filhos para verdadeiramente aprenderem a conhecer a vida, interpretarem o tempo, lerem o mundo, descobrir o entorno e aprender que quem não sabe compartilhar com o outro, não imagina a dignidade da graça humana na empatia.
Celso Antunes