Meu amado Tuntum, aqui reflete o mundo inteiro

Emerson Araújo

Sempre travei na hora de ditar uma minúscula palavra ou uma frase substantivada sobre Tuntum por onde andei. Talvez a minha aproximação sentimental com esta cidade, que hoje completa 59 anos de emancipação política para a nossa alegria, tenha sido, ao longo dos dias, o motivo real do travamento necessário ou não na crônica bloqueada.

Mas neste dia 12 de Setembro de 2014 não deu mais para segurar o extravasamento do meu sentimento maior para Tuntum por conta de uma relação natural com esta cidade, hoje de quase quarenta e cinco mil habitantes na região centro sul maranhense ou quem sabe pelo parentesco com os que ajudaram-na a manter o caráter glorioso da sua construção premente na sua história diária, na sua economia, na sua educação e na sua administração política durante estes cinquenta e nove anos de sua existência como civitas.

 Também reconheço que, neste doze de setembro, Tuntum vai além do meu emocional expressivo, mesmo porque nunca a neguei como fundamento da minha origem, das minhas contradições e acertos. Por isso e outras razões, ainda, não citarei neste derramamento verbal os seus heróis anônimos ou nomeados, nem mais os seus pontos geográficos mais determinantes, mas entregarei ao seu povo/meu povo uma pétala branca de paz, de dias melhores que logo virão, um cacho de esperança para todos os seus umbrais de suas principais ruas, vilas, povoados e veredas, além de um feixe calcado no amor e solidariedade entranhados em cada habitante das seus segundos hodiernos.

É assim que continuo vendo e ditando Tuntum para o universo, neste doze de setembro de 2014, o meu amado Tuntum de todas as minhas confirmações, refletindo o mundo inteiro por aqui. Parabéns!

 Emerson Araújo é natural de Tuntum - Maranhão.