Pré-candidatos a governos estaduais aliados da presidente Dilma Rousseff estão pegando carona no programa federal que distribui milhares de máquinas a prefeituras de pequenas cidades. O secretário maranhense de Infraestrutura, Luiz Fernando Silva (PMDB), é um dos que utilizam o programa federal para promover seu nome no interior. Reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” desse domingo (9) revelou que em estados como o Maranhão, Paraná e Bahia, por exemplo, retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba doados pelo governo federal são entregues pessoalmente pelos pré-candidatos.
O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA), em outubro do ano passado, já havia denunciado que a entrega de retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba pelo secretário Luis Fernando tem como único objetivo fazer politicagem. “Da tribuna da Câmara dos Deputados, em outubro de 2013, denunciei que o secretário e pré-candidato do grupo Sarney ao governo estava se apoderando das entregas do PAC Equipamentos para se autopromover. Ontem mais uma prova da nossa denúncia foi confirmada pelo jornal Folha de São Paulo. É inaceitável que isso continue acontecendo às vistas do Ministério Público e que nada seja feito”, afirmou o parlamentar.
Segundo o deputado, esses eventos servem também para que o secretário e seus seguidores desfiram agressões gratuitas ao presidente da Embratur e líder nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Maranhão, Flavio Dino. “A utilização da máquina pública em favor do pré-candidato da governadora Roseana Sarney é para achincalhar o presidente da Embratur. É uma afronta à sociedade maranhense”, ressaltou.
O programa PAC Equipamentos, com investimentos de R$ 5 bilhões, é uma das atuais vitrines de Dilma. Ela tem viajado o país para entregar as máquinas em eventos que sempre reúnem dezenas de prefeitos. Nos Estados, nas cerimônias de entrega das máquinas, os pré-candidatos seguem o mesmo ritual de Dilma: entregam as chaves, cumprimentam e posam para fotos com os prefeitos.