Ludimilla Estefane, a campeã dos provões e simulados do Colégio Millenium


Ludimilla, aluna de destaque do Millenium
Ontem(27), ao final da tarde,  fui interpelado pela pequena Ludimilla Estefane de 07 anos ao me apresentar o resultado   do último  provão realizado pelo  Colégio Millenium de Tuntum com a sua nota de primeiro lugar obtida  neste processo avaliativo adotado pelo educandário tuntunense para o 1º ano do ensino fundamental em 2013.

Duas coisas me chamaram a atenção na pequena Ludimilla Estefane ao me interpelar no final da tarde de ontem(27), os olhinhos brilhando cheios de felicidade e a educação esmerada ao me dar a bênção, beijando minha mão direita  e me chamando de "tio". Estes procedimentos sempre fizeram parte de Ludimilla ao me ver e me alegram muito por isso.
Conheci esta "sobrinha por afinidade e adoção" aos três aninhos de idade em 2009, a época Ludimilla Estefane  já apresentava uma educação esmerada e um jeito carinhoso de interpelar as pessoas, me interpelar, inclusive, dando a bênção e me chamando de tio, coisas que não achamos mais por aí nem com os parentes biológicos.

Não poderia deixar de me referir as vitórias no ensino-aprendizagem de Ludimilla Estefane que são também dos seus pais Alan Noleto e Arteniza Kelly, dos parentes todos, sem nenhuma exceção,  dos seus tios, biológicos ou por adoção como o administrador do blogue. 
Parabéns, Ludimilla Estefane,  pelas vitórias no campo educacional, você merece pela dedicação aos estudos e por ser esta criança adorável e carinhosa sempre.

Foto-Fofoca: Caminhão limpa-fossas volta a ser usado para apagar incêndios no Maranhão

Do Marrapá

Moradores de Presidente Dutra, em razão da falta de quartéis do Corpo de Bombeiros nos municípios maranhenses, foram obrigados a utilizar dejetos de caminhão limpa-fossas para apagar o incêndio iniciado por volta das 11h, em um estabelecimento comercial.
Não é a primeira vez que isso acontece, e mesmo com o corpo de bombeiros cada vez mais sucateado, o governo estadual insiste em não fazer investimentos. Meses atrás, uma reportagem do Fantástico mostrou um fato quase idêntico ao acontecido hoje na cidade, a população de Bacabal também teve que utilizar merda para apagar um incêndio.
Em Presidente Dutra, o fogo só foi controlado às 15h, mas, além de ligar para o disque-dejeto e pedir o auxílio do famigerado caminhão, a população precisou ajudar a contê-lo.
Veja:
image (1)
image
image (2)

Conselho de Pastores de Tuntum lança nota oficial de avaliação da I Marcha para Jesus/2013

Conselho de Pastores avaliando a I Marcha para Jesus/2013

A I MARCHA PARA JESUS OCORRIDA EM TUNTUM ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS

Em reunião ocorrida, nesta segunda-feira (25) próxima passada, na sede da Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, localizada na Rua Ariston Leda, Centro de Tuntum, o Conselho de Pastores fez uma avaliação positiva da I Marcha para Jesus realizada no dia 03/11 passado na cidade.

O Conselho de Pastores de Tuntum a I Marcha para Jesus alcançou o seu objetivo maior, ou seja, Glorificar a Deus e apresentar diante da sociedade tuntunense a unidade das Igrejas Evangélicas locais, além de comemorar a sanção da lei municipal nº 818/2013 que criou o dia do evangélico na cidade, sendo este comemorado no último domingo do mês de outubro a partir de 2014.

O Conselho de Pastores de Tuntum, na reunião desta segunda-feira(25), ressaltou, ainda, a participação de uma grande quantidade de fiéis durante todo o evento evangélico ocorrido no dia 03 de novembro próximo passado não tendo ocorrido nenhum incidente no mesmo.

O Conselho de Pastores aproveitou, também, a oportunidade para agradecer e reconhecer a importância de todos os envolvidos para a realização da I Marcha para Jesus de Tuntum, esperando que pela graça de Deus a próxima Marcha, que irá acontecer no último domingo de outubro de 2014, tenha o mesmo empenho e a participação da comunidade evangélica do município na sua totalidade.


Tuntum (MA), 25 de Novembro de 2013.
Conselho de Pastores de Tuntum

O trabalho compromissado do Professor Antonio dos Reis a frente da educação de Tuntum

Secretário de Educação de Tuntum Antonio dos Reis

(*) Emerson Araújo

Sabe-se que a gestão da educação, em qualquer ente federado (União, Estado e Município, é sempre marcada por grandes desafios cotidianos com resultados somente em médios e longo prazos. A educação, como serviço público de primeira ordem, não almeja resultados imediatos, mas uma longa trajetória de ações pedagógicas e de gerenciamento no seu bojo e que irão se firmando ao longo dos anos na formação dos alunos em direção à cidadania plena, seja no contexto social ou no mundo do trabalho como está na filosofia da lei educacional em vigor.

Em Tuntum, a educação e sua gestão não diferem da busca dos resultados em médio e longo prazos como quer a filosofia da lei que rege a educação nacional, as responsabilidades do seu gerenciamento imposto ao município tem tido nos últimos quatro anos um papel preponderante no alcance dos seus objetivos maiores com a presença do Professor Antonio dos Reis Barros Teixeira a frente da pasta da educação da cidade.

Professor Dos Reis, como é conhecido pelos alunos e amigos, aprendeu neste tempo todo de Secretaria Municipal de Educação de Tuntum a gerenciar a educação local sem os alardes costumeiros do mundo da política municipal e sem os holofotes da mídia atenta dos blogues. De perfil técnico, este professor de cátedra, assessorado por uma equipe de profissionais escolhida a dedo e com o seu aval tem manejado a educação do município com um trabalho competente de acompanhamento de vários programas e projetos da educação básica do Governo Federal em parceria com a Prefeitura local, além da responsabilidade estratégica de conduzir com ética os recursos do FUNDEB, bem como, tem tido a capacidade e o zelo de organizar o sistema municipal de ensino do ponto de vista jurídico, ainda, preparando todas as unidades de ensino deste mesmo sistema para a modernidade em termo de prestação de qualidade deste serviço público que mexe com a vida de todos.

Professor Antonio dos Reis, de fato, segue o caminho dos grandes gestores da educação, pela inteligência, pela simplicidade e pela organicidade pautadas nos resultados em médio e longo prazos deste serviço público, também, de responsabilidade do município.

Feitas as ponderações acima em torno da competência e Antonio dos Reis a frente da educação de Tuntum, fica agora, a certeza de que o Prefeito Municipal Dr. Cleomar Tema, mais uma vez, acertou na manutenção deste professor de cátedra e a equipe da Secretaria de Educação atual para gerenciar este serviço público de grande relevância para a cidade Tuntum.

(*) Emerson Araújo – É Professor e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Tuntum. 

A Comunicação do Governo Tema fazendo a diferença



Dizer que a comunicação no ambiente organizacional e fora dele é importante já se tornou lugar comum, mas não reconhecer a eficácia dela no bojo destes ambientes se tornou um erro de estratégia grave, também. 

Movidos pela preocupação de continuar contribuindo com o novo governo do Dr. Cleomar Tema, em Tuntum, foi que os jornalistas Pedro Jorge de Mello, Deusimar Lobão Veras e Emerson de Araújo Silva administradores do blogues Tuntum News, Blog do Lobão e Bate Tuntum, respectivamente, uniram as suas forças, cada um com sua linguagem, estilo e formatação jornalística próprias para dar suporte à administração do médico tuntunense e toda a sua equipe através da divulgação das suas ações mais prementes e na defesa intransigente das posições do grupo político que se encontra a frente da Prefeitura Municipal, hoje.
Os três jornalistas epigrafados acima seguem a mesma linha editorial dando apoio ao grupo “temista” no contexto municipal e, no estadual, além da candidatura do Dr. Flávio Dino a governo do Maranhão e do médico e ex-prefeito de Caxias Humberto Coutinho a deputado estadual sem recuos e sem vacilações. É só acessar diariamente os blogues Bate Tuntum, Blog do Lobão e Tuntum News para se observar a linha editorial de apoio incondicional ao mandatário tuntunense Cleomar Tema e todo o seu grupo político, hoje, a nível municipal e estadual.

Não há mais dúvidas, Deusimar Lobão, Pedro Jorge de Mello e Emerson Araújo comandam a comunicação do atual Governo Tema fazendo todas as diferenças juntos porque acreditam no trabalho de abnegação, dedicação e soluções encontradas para as demandas da cidade por prefeito amado pela maioria do seu povo. 

É embasado neste apoio incondicional e com esta linha editorial assumida sem medo que os três jornalistas de Tuntum, a partir da próxima segunda-feira(02), estarão comandando o mais novo Programa de Rádio da cidade “Tuntum em Notícias” sempre a partir das 12 horas(meio-dia) pelas ondas da Rádio Nova Esperança. Notícias, Entrevistas, Comentários, Prestação de Serviço e Cobertura Externa estarão à disposição dos ouvintes e dos internautas que acessarem o Blog do Lobão, Tuntum News e Bate Tuntum a partir desta segunda-feira(02).

Multidão recebe Flávio Dino e Diálogos pelo Maranhão em Bacabal e Pio XII

Do Marrapá
Dino em bacabal
O movimento Diálogos pelo Maranhão foi recebido por uma multidão em Bacabal e Pio XII na noite desta sexta (22). Sob coordenação de Flávio Dino, as duas cidades debateram os problemas da região do Médio Mearim e definiram como prioridades as melhorias na Saúde Pública, no incentivo à Educação e na melhoria das condições de Segurança Pública.
Com uma grande receptividade, reunindo centenas de pessoas nas duas cidades por que passou, o movimento Diálogos pelo Maranhão foi destaque na agenda de debates da região do Médio Mearim neste fim de semana. A pauta principal foi o acesso à saúde pública de qualidade.
Dino demonstrou preocupação com a falta de acesso à saúde pública na região e ponderou que, Bacabal como cidade polo e uma das 10 maiores do Maranhão, não tenha atendimento de saúde regionalizada.
“Bacabal deveria ter um hospital, mas não tem. Isto acontece porque a aplicação do dinheiro público não é feita corretamente. A aplicação do dinheiro público com honestidade e investimentos em áreas fundamentais como a saúde, a educação e a segurança pode, sim, mudar a realidade do Maranhão,” destacou Flávio Dino.
Enquanto deputado federal, Flávio Dino destinou emendas para a construção de IFMAs e Centros Esportivos na região do Mearim. “Já destinamos verbas para investimentos aqui, no Médio Mearim, mas ainda há muito por se fazer. Educação, Saúde e Segurança são direitos essenciais e isso não pode ser ignorado”, completou Flávio Dino.
Participação
O ex-deputado federal Wagner Lago (SDD), irmão do ex-governador Jackson Lago, lembrou do destino dos maranhenses que enfrentam a falta de oportunidades. “Mais de um milhão de maranhenses são obrigados a deixar o estado em busca de emprego. Tudo por falta de investimentos em educação e qualificação da nossa mão-de-obra. Mas o povo já começa a dar sua resposta quando recebe com calor e esperança esses Diálogos”, argumentou.
Carlos Biné, liderança política de Pio XII, destacou a vulnerabilidade do povo com as deficiências no sistema de segurança do estado. “Aqui já tivemos quatro homicídios em menos de uma semana. Essa luta é nossa, o governo já teve tempo suficiente para perceber a quantos problemas nos vemos submetidos, mas até agora só o que temos recebido é descaso”, relatou.
O ex-prefeito de Bacabal e representante do PROS, Zé Vieira, também lembrou que faltam investimentos para a região. “Buscamos o apoio para melhorar a vida das pessoas, mas o atual governo não teve sensibilidade para resolver. Não existe investimento e projeto para contemplar a nossa região”, disse.
Assim como em outras edições, o movimento Diálogos pelo Maranhão reuniu diversas lideranças políticas locais. Em Bacabal o evento contou com a presença de Wagner Lago, ex-deputado federal e irmão do ex-governador Jackson Lago; com o presidente do PT-Bacabal, Reinaldo; o presidente do PCdoB,Nonato Chaves; com o ex-prefeito e ex-deputado federal, Zé Vieira (PROS). Em PIO XII, as lideranças políticas que marcaram presença no evento foram Dr. Franzé (PCdoB) e do segundo colocado na disputa pela prefeitura do município, Carlos do Biné (PV).
Também marcaram presença o deputado federal Simplício Araújo (SDD), os deputados estaduais Marcelos Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB), além do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), e da liderança política da Região Tocantina, Rosângela Curado (PDT).

Conselho de Pastores de Tuntum está preocupado com a Segurança Pública do Município

Pastores reunidos,  na manhã desta segunda-feira(25), em Tuntum
O Conselho de Pastores de Tuntum realizou, na manhã desta segunda-feira(25),  no Prédio da Assembléia de Deus - Ministério de Madureira, localizada na Rua Ariston Leda, mais uma reunião ordinária do colegiado para tratar de diversos assuntos.

Sob a direção do Pastor Sérgio Augusto Balieiro, o Conselho de Pastores de Tuntum fez a apresentação da  prestação de contas da I Marcha para Jesus ocorrida no dia 03/11 próximo passado,  bem como,  uma avaliação sobre o evento com destaque para os pontos positivos e os ajustes que irão acontecer para a próxima marcha em 2014. Para a maioria dos pastores presentes a reunião, na manhã desta segunda-feira, a avaliação sobre a I Marcha para Jesus foi positiva, pois conseguiu reuniu a maioria das denominações evangélicas de Tuntum em torno do evento, além de consolidar definitivamente o Conselho de Pastores de Tuntum como instituição que representa os obreiros de todas as denominações do município.

Além da avaliação sobre a I Marcha para Jesus, o grupo de pastores presentes à reunião do Conselho tratou sobre  o dia de clamor através de orações que as Igrejas Evangélicas farão no próximo dia 08 de dezembro próximo, Dia da Bíblia,  tendo como foco as famílias, os jovens, os enfermos de Tuntum.

O  Conselho de Pastores de Tuntum aproveitou a oportunidade, na manhã desta segunda(25), também, para  tratar  da falta de segurança pública no município de Tuntum nos últimos tempos pelo aumento considerável dos assaltos, roubos, furtos, mortes e outros crimes. Sem culpar ninguém, o  Conselho de Pastores de Tuntum encaminhará, nos próximos dias,  um  expediente às autoridades policiais, políticas municipais e estaduais, sugerindo e cobrando uma posição sobre a gravidade da segurança pública na cidade.

Reflexão Bíblica: UMA CRUZ PARA MIM (II)


Por ELIAS MUNIZ DE DEUS

É previsível que o sofrimento, o sentimento de impotência e resignação esteja associado à imagem da cruz, como tal as digressões sobre o peso da cruz chegam a ser razoáveis, considerando o estado de vulnerabilidade a que todo homem e mulher estão sujeitos enquanto vivos na natureza. 

Uma recusa à cruz, uma desistência, talvez se imponha como via necessária para a libertação, e que seja, na medida calculada o suficiente para propiciar, ainda neste mundo, o gozo de uma vida prazerosa sem sacrifícios, fadiga nem dor, posto que os sofrimentos que aqui se multiplicam é cruz que carregamos por merecer.  

O pressuposto do merecimento tomado nestes termos impõe admitir, via de regra, que os humanos são afligidos não por uma cruz que os mortifica para o bem, mas, pelas ambições invejosas e vontades galopantes que os mantenham sempre no benefício da vantagem, ainda que para isso tenham que pisotear, passar por cima ou detonar qualquer um que ouse atravessar-lhes o caminho. Pessoas há que se acham acima do bem e do mal, não reconhecem valores espirituais ou morais válidos, não se interessam pelo bem que não seja o próprio, a dor do outro é sempre exagerada, a pimenta no outro é colírio e refresco para si. Por conta destas insensibilidades não suportam o contraditório, se instabilizam com veemência e até sem motivos irrompem com ironias esquizofrênicas tipo: “O veneno que não me mata me fortalece”. (Nietzsche)

Humanos (indivíduos) que se prostram  diante da cruz mas se contemporizam na troca de gentilezas imorais  de viés delinquente, por conta de um imediatismo prático que só se satisfaz com a subtração máxima de tudo que lhes desperte a cobiça. Sendo inócuos na fé e alienados quanto às certezas atemporais, se comportam em tudo desconfiados, e sob a máscara cínica da oportunidade conveniente se distanciam da realidade para que a verdade não os incomode. É como diz o velho ditado: “Fogem da verdade, como o diabo foge da cruz”. Esta cruz que é demolidora tanto quanto é a verdade, não pode ser entendida ou percebida mais como um simples artefato de madeira, ou objeto de penitência. Porém, em se tratando de cruz, não podemos dissociá-la apenas do simbolismo radical nela impregnado, é preciso fazer a transição do sentido e valor da cruz real, como exposta nas páginas da Bíblia Sagrada, para a forma contextual em que se considerem tanto as queixas odiosas, dos que a amaldiçoam, em detrimento de suas próprias almas, quanto daqueles que a utilizam como amuleto poderoso em face à expectativa de ganhos materiais e proteção contra os males do corpo, acreditam que nela há poder ou magia. Esta contradição, entre a cruz que hoje se exibe e a cruz de Cristo, indica o ponto crítico de maior tensão entre os que ainda se incomodam com a vulgaridade da mística do evangelho de mercado, em aberta competição com as religiões populares e exotismos diversos. A propósito, A cruz e o seu símbolo, vistos sob a perspectiva de um olhar social, dialogam por antíteses, enquanto que a cruz objeto jamais ofereceu atrativo à crucificação do homem, o símbolo por sua vez é aceito socialmente como adereço, como peça decorativa e outras possibilidades utilitárias independente de ser o usuário, crente ou incrédulo.

A cruz como objeto de sacrifício físico; por ela não há humana simpatia, ninguém sobre ela se lançará pelo glamour ou fama. Do ponto de vista racional a mesma cruz (artefato ou objeto sagrado), se opõe a tudo que é válido ou digno para a humanidade considerando os paradigmas vigentes. Suportá-la na condição de pobre mortal é carolismo piegas, exauri-la em sua eficácia mortificadora, para dela ter um benefício sobrenatural, ao humano se exclui por faltar no homem e na cruz o poder da vida para fazer ressuscitar quem a ela se submeter. Portanto, subjugar o corpo natural à letalidade da cruz, em obediência à ordem de Jesus, exige de quem se propõe fazê-lo se permitir crucificar verdadeiramente, de modo que, o simples cogitar contrário esvaziará de sentido o significado absoluto das palavras de Jesus - “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se NEGUE, tome a sua CRUZ e SIGA-me” (Mt. 16, 24). Determina que para segui-lo existem regras que precisam ser obedecidas, e uma delas é  submeter-se à cruz. Isto implica fazer-se semelhante a ele, e determina que qualitativamente  haja em cada crucificado um “cristo” abdicante de glórias e prazeres mundanos, um “cristo” inteiramente submisso à vontade do pai que está no céu, um “cristo” consciente do seu papel no mundo, porque ser crente vai além de ser crédulo, ser crente em Jesus Cristo significa ser transformado em filho de Deus, e todo filho de Deus é UNGIDO e todo ungido é “um” em Cristo, e todo “um” em Cristo é um Cristo no mundo. Ora está evidente que todas as preocupações centradas no objeto da cruz e suas possíveis conseqüências reais, são profundamente desalentadoras para serem levadas a sério por quem tem dúvidas quanto à sua própria salvação, também o será para aqueles confessantes da fé que não conseguem renunciar o velho “eu” mundano, cheio de caprichos e desconfianças, o “eu” vaidoso, ou voluntarioso possessivo incapaz de abrir mão de valores e gostos antigos que deveriam ter sido crucificados e não o foram. Neste ponto é preciso dizer que no decorrer do tema propositadamente omitimos o essencial fatídico da questão, e não foi por menos, visto que a nossa proposta é fazer pensar no quanto pesa a vontade natural que temos de VIVER, e contra esta força natural é que a cruz se levanta como marco definidor de fronteiras inimigas, VIDA e MORTE.

Eis que adentramos a zona conflagrada na extremidade do continente da alma, lugar onde mais acirrado está o conflito íntimo, e o pavor pessoal já deflagrado pelo inevitável confronto de um homem e sua cruz, acossados impiedosamente pelo império do absoluto consciente e inconsciente, que se opõe a tudo que é relativo, bem no lugar onde só é permitido, ao homem, o escrutínio da própria consciência sob os holofotes de uma eternidade pré-anunciada.

 Diante de tamanha gravidade cósmica não estará a humanidade em julgamento explicito, estará o “EU”, o meu lado escuro sendo exposto, o “eu” despido e sem disfarces. Faz-se necessário, portanto, que agora, no tempo que se chama HOJE, eu me desfaça de mim mesmo e faça que com o meu “eu” abandonado, sigam todos os pseudos ornamentos, e todo o lixo de personalidade que desenvolvi para me proteger das pessoas e de mim mesmo, quiçá seja oportuno tirar-lhes os rótulos para que os seus espectros (lembranças) nunca mais me perturbem com os seus encantamentos ardilosos, principalmente pessoas que por estarem próximas ou comprometidas com o meu passado ou presente, não continuem sendo um fardo, um contrapeso em minha nova vida.  – “Quando eu considerei os componentes sobrepostos à experiência de vida que já conheço, e avaliei o quanto de dissabores já carrego por conta do que sou e do que quero em minha posse, pressenti que se aproxima o momento em que não terei mais como fazer escolhas, então só me restou o paradoxo da cruz, aquela, desprezada num cantinho qualquer daquilo que eu valorizava como sendo a razão da minha vida, somente agora pude compreender que a vida que eu conhecia na verdade não era vida, era morte”.(Reflexão própria)

 Então, como sair da encruzilhada, ou como solucionar a questão?  Como distinguir entre o certo e o errado se o tempo me escapa por entre os dedos e o inevitável espreita em toda
Parte? Sabendo que para o irremediado, remédio não tem, e que a sentença já foi pronunciada, cabe agora modificar as minhas atitudes, uma vez que a sentença não será modificada. – “Aquele que quiser viver tem que morrer, e todo aquele que amar a sua vida mais do que a Cristo a perderá, e aquele que perder a vida por causa de Cristo, achá-la-á”. Concluímos que sequer saímos do ponto de origem da discussão; tomar ou não a cruz, seguir ou deixar como está.
         
 Ora amigo, enquanto permanecermos enfeitiçados pela faticidade da cruz, também estaremos obliterados na capacidade de entender que no mundo natural, a matemática que praticamos, confirma na realidade física a ordem dos fatores conhecidos, para manter certos os resultados metafísicos das operações envolvidas, mesmo que desconheçamos as propriedades sobrenaturais que se sobrepõem ao mundo visível que percebemos ou experimentamos. (Metafísica). Então, se a morte física não for elemento considerado no projeto de vida total, por sua vez, a equação metafísica da vida não se resolverá, por outro lado os axiomas naturais que se firmaram na nossa experiência e na revelação, preconizam que, para eliminar na equação física o fator “morte”, é preciso substituí-lo pelo fator “CRISTO”, neste caso quem tomar da cruz, cada um será um cristo, será um ungido de Deus, pois somente na condição de Cristo é que a vida será assegurada ao mortal. Não há outra possibilidade e por ser princípio irrefutável é que o próprio filho de Deus, o verdadeiro Cristo vindo ao mundo exigiu aos homens que cada um tome a sua própria cruz para segui-lo, fazendo-se semelhantes a ELE. Exatamente aqui está o cerne de todas as aberrações, e murmurações contra a cruz necessária de cada um. Senão entendamos: A cruz tem que ser tomada por cada um, mas não é este o único e nem o primeiro passo a ser dado, o tomar da cruz também não é por si só suficiente para satisfazer a vontade de Deus. É preciso fazer as coisas do jeito certo, um passo de cada vez, e neste particular o primeiro passo não é tomar a cruz, pelo contrário, será: “NEGAR-SE A SI MESMO”. Negação que seguida pelo assumir da cruz, simplesmente afirmará para si e para o mundo, a sua nova condição diante de Deus e da humanidade, UMA NOVA CRIATURA. Como diz ”Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (2 Co. 5. 17). Eis aqui a razão dos sofrimentos, o motivo das desistências e rancores contra a vida crucificada, pois, se o primeiro passo for ignorado, a cruz se transformará em fardo, sofrimento e morte definitiva. Porque o negar-se a si mesmo, requer estranhamento, exige demolição do que já estava construído, exige desconhecer  vontades e quereres, próprios ou de outrem, que a partir de então foram transformados em resquícios das fragilidades da velha criatura, aquilo que compunha o  “EU” velho e mundano, o “eu”  do medo e da ignorância objeto da ira de Deus.

  Negar-se a si mesmo, não significa apenas afirmar que hoje eu não sou mais a mesma pessoa de antigamente. Negar se a si mesmo também determina a atitude de contrariar corajosamente tudo o que se opõe à vontade de Deus. Resistir a tudo aquilo que o mundo e satanás usarem como intimidação contra mim. Negar se a si mesmo: É não aceitar o afago de uma cruz virtual, é não me submeter a quem quer que seja, ou a quem insistir em me tratar como pessoa antiga que não foi transformada em filho de Deus. Nesta posição eu também sou cristo (ungido), e nesta condição de filho devo obedecer a Deus, mesmo que isto me ponha em inimizade com aqueles que mais amo e mais gosto. O primeiro passo é Negar se a si mesmo, obedeça.
     
 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem CONFORMES à imagem de seu filho, afim de que ELE seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Rom. 8. 29)

ELIAS MUNIZ DE DEUS
Acadêmico de Teologia FAEPI
É membro da ICE PENIEL em Teresina (PI)

Mensagem de Flávio Dino: DIALOGAR PARA CONSTRUIR UM MARANHÃO MAIS JUSTO



Este final de semana estaremos mais uma vez conversando com a população do Maranhão. Na sexta, iremos a Bacabal e Pio XII, no sábado visitaremos Água Doce e Araioses.

Durante nossas reuniões,estaremos ao lado de representantes de movimentos sociais, sindicais, religiosos, empresariais, políticos e populares para debater e buscar soluções para os principais problemas no Maranhão. 

Estamos atentos àquilo que dizem as ruas. Afinal, ouvir o que as pessoas têm a dizer é passo fundamental para se ter um diagnóstico real das condições de vida no estado.

Juntos, a gente faz a mudança!

Google lança YouTube Edu, plataforma educativa com 8.000 videoaulas gratuitas



Clique na Imagem

O Google lançou nesta quinta-feira (21), em parceria com a Fundação Lemann, um canal no YouTube responsável por reunir conteúdos educacionais gratuitos e "de qualidade" em língua portuguesa.

Voltado para estudantes, educadores e colégios, o YouTube Edu conta com 8.000 vídeos produzidos por professores brasileiros de 26 canais. O Brasil foi o segundo país a receber a iniciativa, que já está presente nos Estados Unidos desde 2009.

Por enquanto, aqui no país, o foco são os alunos do ensino médio, que encontram a disposição aulas de biologia, física, língua portuguesa, matemática e química. Mas o Google diz que pretende incluir conteúdos dos ensinos fundamental e superior no futuro.
A fim de garantir a veracidade e a precisão das informações ensinadas, a Fundação Lemann convocou 16 professores para realizar um processo rigoroso de curadoria.

Da Folha de São Paulo

Comissão de Ética da Presidência da República rejeita denúncias do grupo Sarney contra Flávio Dino

Mais uma farsa armada contra Flávio Dino foi desarmada. Desta vez, foi  a Comissão de Ética Pública da Presidência da República que desmontou mais uma ação montada pelo grupo Sarney para tentar prejudicar Flávio Dino.
chiquinho-escorcioDepois de verificar as denúncias feitas pelo grupo Sarney à presidência da República sobre a postura ética de Flávio Dino como membro do Governo Federal, a Comissão de Ética afirmou que Dino (hoje presidente da Embratur) não cometeu qualquer infração durante toda a sua atuação na presidência da Embratur.
O grupo Sarney apresentou, em 2012, uma série de acusações contra Flávio Dino, tentando prejudica-lo. Através do faz-tudo Chiquinho Escórcio, foram até a Comissão de Ética tentando contestar o trabalho de Flávio Dino como membro do Governo Dilma e a atuação política de Dino no Maranhão durante as eleições de 2012.
Porém, frustrando os planos da oligarquia que tenta a todo custo prejudicar seus desafetos, o relator pediu o arquivamento do processo por falta de fundamento na denúncia. O processo aberto durante as eleições de 2012 foi arquivado em novembro de 2013.
Na verdade, o que o grupo Sarney mais teme é a presença de Flávio Dino no Maranhão porque sabe da consistência das propostas apresentadas por ele, bem como do poder de mobilização social que ele tem apresentado em seus Diálogos pelo Maranhão. Líder nas intenções de voto, Flávio Dino é uma grande ameaça aos planos de perpetuação da família Sarney no poder.
Do Marrapá

O show dos erros


Jânio de Freitas(Folha de São Paulo)

No primeiro plano, o espetáculo criado para a TV (alertada e preparada com a conveniente antecedência) mostrou montagem meticulosa, os presos passando pelos pátios dos aeroportos, entrando e saindo de vans e do avião-cárcere, até a entrada em seu destino. Por trás do primeiro plano, um pastelão. Feito de mais do que erros graves: também com o comprometimento funcional e moral de instituições cujos erros ferem o Estado de Direito. Ou seja, o próprio regime de democracia constitucional.

Os presos na sexta-feira, 15 de novembro, foram levados a exame de condições físicas pela Polícia Federal, antes de postos em reclusão. Exceto José Genoino, que foi dispensado, a pedido, de um exame obrigatório. Experiente, e diante de tantas menções à saúde inconfiável de José Genoino, o juiz Ademar Silva de Vasconcelos, a quem cabem as Execuções Penais no Distrito Federal, determinou exame médico do preso. Era já a tarde de terça-feira, com a conclusão de que Genoino é portador de "doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, medicamentosos e gerais".

José Genoíno não adoeceu nos primeiros quatro dias de sua prisão. Logo, deixá-lo esses dias sem os "cuidados específicos", enquanto aqui fora se discutia se é o caso de cumprir pena em regime semiaberto ou em casa, representou irresponsável ameaça a uma vida -e quem responderá por isso?

A rigor, a primeira etapa de tal erro saiu do Supremo Tribunal Federal. A precariedade do estado de José Genoíno já estava muito conhecida quando o ministro Joaquim Barbosa determinou que o sujeitassem a uma viagem demorada e de forte desgaste emocional. E, nas palavras de um ministro do mesmo Supremo, Marco Aurélio Mello, contrária à "lei que determina o cumprimento da pena próximo ao domicílio", nada a ver com Brasília. O que é contrário à lei, ilegal é. O Conselho Nacional de Justiça, que, presidido por Joaquim Barbosa, investe contra juízes que erram, fará o mesmo nesse caso? Afinal, dizem que o Brasil mudou e acabou a impunidade. Ou, no caso, não seria impunidade?

Do mesmo ministro Marco Aurélio, além de outros juristas e também do juiz das Execuções Penais, veio a observação que localiza, no bojo de mais um erro gritante, parte do erro de imprevidência temerária quanto a José Genoíno. Foi a já muito citada omissão da "carta de sentença", que, se expedida pelo ministro Joaquim Barbosa, deveria anteceder o ato de reclusão. E só chegou ao juiz competente, para instruí-lo, 48 horas depois de guarda dos presos.

Com a "carta de sentença", outra comunicação obrigatória deixou de ser feita. Só ocorreu às 22h de anteontem, porque o destinatário dissera às TVs não ter o que providenciar sobre o deputado José Genoíno, se nem fora comunicado pelo Supremo da decisão de prendê-lo. Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves vai submeter a cassação do deputado ao voto do plenário, e não à Mesa Diretora como uma vez decidido pelo Supremo. Faz muito bem.

Mas o Ministério da Justiça tem mais a dizer. E sobretudo a fazer. O uso de algemas durante o voo dos nove presos transgrediu a norma baixada pelo próprio ministério, que só admite tal imobilização em caso de risco de resistência ou fuga. Que resistência Kátia Rabello, Simone Vasconcelos, José Genoíno poderiam fazer no avião? E os demais, por que se entregariam, como fizeram também, para depois tentar atos de resistência dentro do avião? Além de cada um ter um agente no assento ao lado. O uso indevido de algemas, que esteve em moda para humilhar empresários, é uma arbitrariedade própria de regime policialesco, se não for aplicado só quando de fato necessário. Quem responderá pela transgressão à norma do próprio Ministério da Justiça?

Com a prisão se vem a saber de uma violência medieval: famílias de presos na Papuda, em Brasília, precisam dormir diante da penitenciária para assegurar-se, no dia seguinte, a senha que permita a visita ao filho, ao pai, marido, mulher. Que crime cometeram esses familiares para receberem o castigo desse sofrimento adicional, como se não lhes bastasse o de um filho ou pai na prisão?

Medieval, é isso mesmo a extensão do castigo à família. Na Brasília que diziam ser a capital do futuro. Assim até fazem sentido a viagem ilegal dos nove para Brasília, as algemas e outros castigos adicionais aplicados a José Genoíno e outros. E que vão continuar.

Jânio de Freitas, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha, é um dos mais importantes jornalistas brasileiros. Analisa com perspicácia e ousadia as questões políticas e econômicas. Escreve na versão impressa do caderno "Poder" aos domingos, terças e quintas-feiras.

CAPS realiza sua primeira ação social

Do Blog do Lobão - Tuntum

As portas do Centro de Atenção Psicossocial de Tuntum (CAPS) foram abertas na manhã de hoje (21/11) para a realização de sua primeira ação social envolvendo os atendidos, colaboradores e visitantes. Na abertura estiveram presentes secretários municipais, assessores do governo e convidados que viram como o centro vem fazendo a sua boa política de inclusão social de todos os seus pacientes, fato antes desconhecido e até ignorado pela sociedade.
Com ações relevantes que acontecem rotineiramente o Caps está saindo do ostracismo social e passando a ser reconhecido como uma entidade de vital importância no seio da sociedade, capaz de valorizar e fazer feliz quem não era reconhecido. A saída do anonimato para a inclusão social deve-se ao empenho da figura do secretário de Saúde, Marcos Carvalho, que vem abraçando essa ideia desde quando assumiu a pasta.


Na sua primeira ação social foram instalados pequenos postos de atendimento para os atendidos e convidados que receberam tratamento vip com atendimento de estética, cabeleireiro, manicure. O objetivo, de acordo com a coordenadora Sílvia Cunha, será sempre o mesmo, incluir, ser reconhecido e valorizado.

Diálogos pelo Maranhão visita quatro cidades neste fim de semana


Pio XII, Bacabal, Água Doce e Araioses se preparam para debater soluções para o Maranhão
A caravana do movimento Diálogos pelo Maranhão visita quatro cidades do Médio Mearim neste final de semana. Bacabal e PIO XII receberão lideranças do movimento na próxima sexta (22), enquanto Água Doce e Araioses recebem discussões sobre a realidade social do estado no próximo sábado (23).

Para buscar soluções para os principais problemas do Maranhão, diversas lideranças estaduais visitarão as quatro cidades em mais um fim de semana de debates. Reunindo representantes de movimentos sociais, sindicais, religiosas, empresariais, políticas e populares são convidadas para fazer parte da discussão sobre um novo projeto político e administrativo para o Maranhão.

A partir das 18h da sexta (22) os debates começam acontecerão em Bacabal. Logo em seguida, às 20h, a caravana segue para PIO XII.
Água Doce e Araioses recebem o Diálogos pelo Maranhão na tarde de sábado (23). As discussões que já percorreram dezenas de cidades em todo o estado levarão debates a Água Doce a partir das 17h e logo em seguida em Araioses, a partir das 20h.

A ideia de discutir a mudança do Maranhão por meio de política moderna e transformadora se baseia em três pilares fundamentais: Democracia, Igualdade e Desenvolvimento para todas as regiões do Maranhão.

Flávio Dino, coordenador do evento, estará acompanhado de outras lideranças políticas, deputados estaduais e federais que acompanham o percurso do movimento no interior do estado.

Promotoria de Justiça do Município de Tuntum recomenda


RECOMENDAÇÃO Nº. 10/2013

O Ministério Público do Estado do Maranhão, por sua Promotoria de Justiça no Município de Tuntum, no uso de suas atribuições constitucionais e legais.

Considerando que é terminantemente proibida a entrada e permanência de crianças e adolescentes (menores de 18 anos) em estabelecimento que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congênere ou em casas de jogos e aposta, ficando o responsável pelo estabelecimento obrigado a fixar o aviso para orientação do publico;

Considerando que é proibida a venda à criança ou adolescente de bebidas alcoólicas ou produtos que possam causar dependência física ou psíquica;

Considerando que a entrada e permanência de criança ou adolescente em boates ou congêneres, bailes ou promoções de danças, casas que explorem comercialmente diversões eletrônicas, bem como a participação de menores de 18 anos em espetáculos públicos e seus ensaios e certames de belezas deverá ser precedida de autorização judicial ou de acordo com portaria elaborada pelo Juiz da Comarca;

Considerando que constitui crime com pena de prisão de dois a quatro anos e multa a venda, fornecimento ou entrega, de qualquer forma, de bebidas alcoólicas ou  substância que possa causar dependência física ou psíquica a menores de 18 anos;

Considerando que constitui crime com pena de prisão de quatro a dez anos e multa submeter ou facilitar a prostituição ou exploração sexual de crianças ou adolescentes;

Considerando a previsão legal de atuação do Órgão do Ministério Público na defesa e proteção da criança e do adolescente, e do acordo com os artigos 127 e 129, ambos da Constituição Federal, artigo 227 do mesmo dispositivo legal e artigo 200 e seguintes Lei 8.069/90, bem como a fiscalização no exercício desse mister e da possibilidade de tomar compromisso de ajustamento de conduta, mediantes cominação, nas termos do artigo 5º, § 6º da Lei nº. 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública):

Decide Recomendar:

1I  -   Aos donos de bares do Município de Tuntum que exploram comercialmente jogos de bilhar ou congêneres e vendem bebidas alcoólicas em seus estabelecimentos que não permitam a entrada de crianças e adolescentes (menores de 18 anos) em seus estabelecimentos, bem como afixar aviso para orientação do público;

III -    Aos empresários ou donos de boates ou congêneres, bailes ou promoções dançantes e casas que explorem comercialmente diversões eletrônicas do Município de Tuntum que não admitam a presença de crianças e adolescentes (menores de 18 anos) nos referidos locais e eventos sem autorização judicial ou que estejam em desacordo com a portaria elaborada pelo Juiz da Comarca;

Informa ao Destinatário que a presente recomendação dá ciência e constitui em mora quanto às providências recomendadas, e poderá implicar a adoção de todas as providências judiciais e extrajudiciais cabíveis em face da violação aos dispositivos legais e dos direitos que se objetiva preservar.

Encaminha-se cópia desta recomendação ao Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão

Tuntum, 19/11/2013

Fábio Henrique Meireles Mendes
Promotor Justiça titular de Tuntum.

Do Tuntum News

A eficiência do Secretário de Saúde de Tuntum Marcos Carvalho


Todos sabem que a Saúde Pública de Tuntum tem passado por alguns entraves administrativos por conta da omissão do Governo do Estado do Maranhão que tem penalizado o município com uma política de governo centrada na perseguição e na falta de obrigação de fazer sob sua responsabilidade. Mesmo assim, o Secretário de Saúde de Tuntum, Marcos Carvalho, apoiado pelo Prefeito Cleomar Tema tem se desdobrado para compensar as carências deste setor, em algumas das suas áreas estratégicas,  com criatividade, agilidade e pronto atendimento as demandas surgidas.

Dito isso, fica o testemunho pessoal do administrador deste blog a uma demanda surgida durante o dia desta terça-feira(19), solucionada pelo Secretário Marcos Carvalho por volta da meia noite através da  sua intervenção pessoal a tempo, evitando assim o óbito de um recém-nascido no Hospital Seabra de Carvalho  que precisava de atendimento médico-hospitalar especializado fora do domicílio de Tuntum.

Marcos Carvalho não mediu esforços pessoais para conseguir uma UTI para o recém-nascido, filho de um casal humilde tuntunense, no Hospital Regional de Alto Alegre, fazendo a sua parte com gestor de uma pasta com uma série de problemas gerenciais por conta das omissões já relatadas.

Com o dever cumprido já por volta da meia noite de ontem(19), Marcos Carvalho mais uma vez demonstrou, com esta ação, que é possível driblar as dificuldades e as intempéries do cargo com dedicação e o dever de servir.  

Deputados denunciam o retorno do “Bolsa Eleição” no governo Roseana Sarney


O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) criticou, durante a sessão plenária desta terça-feira (19), a volta do Conselho de Política de Gestão Estratégica, o Conselhão. “São aproximadamente 65 membros nesse Conselhão, cada um recebendo R$ 5.850 por mês, o que totaliza R$ 380 mil [ao ano]. Dá um custo de R$ 4 milhões e 500 mil só para pagar jeton para esse Conselho que nenhum de nós sabe para que serve”, pontuou o parlamentar.
O Conselhão, composto pelo vice-governador, por alguns membros importantes do governo, todos os secretários e mais 20 membros da sociedade civil, vai custar aos cofres públicos R$ 4,5 milhões de reais ao ano. “É mais do que se vai investir no Cintra, por exemplo, é mais do que se vai investir na secretaria de Turismo, em ano de Copa do Mundo”, disse o deputado.
Em julho, a oposição usou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer mais esta grave denúncia sobre o mau uso do dinheiro público pela governadora Roseana Sarney.
Na ocasião, foi revelado o uso do Conselho de Gestão Estratégica das Macropolíticas de Governo para beneficiar aliados políticos da governadora, derrotados em eleições. No total, 206 aliados, tornaram-se do conselho e recebiam R$ 5.850 a título de jetom para participar de uma única reunião mensal.
Com as denúncias, a divulgação na imprensa e a pressão popular, o governo foi obrigado a extinguir o conselho. Porém, passados três meses, alguns nomes presentes na lista dos “conselheiros”, foram renomeados para cargos no governo do estado. Desta vez, no Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ), sem nenhuma identificação profissional com esta área específica.
Com informações do Blog John Cutrim

Falece, em São Paulo, o Policial Civil Rondon Viana


Foto Blog do Lobão - Tuntum
Faleceu,  na madrugada(3h30) desta quarta-feira(20) na cidade de São Paulo, o Policial Civil Rondon  Viana que se encontrava em tratamento de câncer há mais de um mês.

A notícia do falecimento foi repassada ao blog pelo Pastor Sérgio Augusto Balieiro da 2ª ICE de Tuntum onde Rondon  Viana era congregado por volta de 4h30 de hoje(20).

O Policial Civil Rondon  Viana era um dos filhos primogênitos do casal de empresários do ramo de comércio de materiais de construção civil de Tuntum Domingos Viana e Eroci Soares Viana e serviu por muitos anos na delegacia de polícia  da cidade.

A família  Viana não soube precisar, ainda, sobre a chegada do corpo a Tuntum(Chácara Viana) e nem a hora do sepultamento por conta dos entraves burocráticos no translado do falecido. 

Rondon  Viana deixa esposa, filhos e netos.  

O blog Bate Tuntum se solidariza com a família Viana neste momento de dor e perda.

A importância da comunicação social nas eleições de 2014 no Maranhão

Por Emerson Araújo


Mas uma vez é necessário fazer algumas ponderações sobre o papel da mídia social no contexto das eleições de 2014, principalmente, no Estado do Maranhão.

 Já está comprovado que o poder da mídia não pode ser negligenciado no campo da comunicação social e quem a usufruir de maneira eficaz alcançará vitória imediata nas lidas a que se propuser tanto profissionalmente quanto politicamente, porém quem não perceber isso de maneira clara, a partir de agora,  não logrará sucesso em nenhuma atividade humana, inclusive na política e isso é fato consumado.

O político, entre todas as militâncias sociais nos dias hodiernos, nas cidades interioranas, principalmente, não conseguiu, ainda, dar valor ao poder que só a comunicação social tem como ferramenta de conquista de votos de maneira mais adequada, na persuasão do eleitor para as propostas na busca do poder através do processo eleitoral e são várias razões para o não reconhecimento da importância da mídia  não acontecer ainda nas cidades do interior do Maranhão, do Brasil.

Viver de mídia e veiculá-la, nos municípios interioranos do Brasil, tem se tornado um clamor para os profissionais da comunicação social por conta justamente da falta de reconhecimento  daqueles que mais precisam  dela, hoje, tratando-a como ferramenta desnecessária, ainda,  para os projetos políticos em curto, médio e longo prazos.

Outro aspecto do não reconhecimento da comunicação social e suas ferramentas eficazes  nos rincões do interior do Brasil, também, diz respeito ao profissional que nela trabalha, o mesmo é visto,  por aqueles que a usam na  ascensão política ou profissional,  como alguém que não tem valor ou que vive das sobras e migalhas oferecidas volta e meia, o que é um ledo  engano. Enganam-se aqueles que tem a mídia social como ferramenta de favor, sem vínculo profissional capaz de elevar seus projetos de poder no campo eleitoral.

Não reconhecer a  importância profissional da comunicação social nas eleições de 2014 no Maranhão e, também, no Brasil,  pelo(a)s candidatos/candidatas alçados aos diversos postos eletivos será um erro grosseiro de tática eleitoral que poderá culminar com derrotas vergonhosas de lideranças políticas locais que teimam em considerar as ferramentas da mídia social sem nenhum valor. 


Emerson Araújo é jornalista profissional.

FLÁVIO DINO E DILMA JUNTOS NO 13º CONGRESSO



A presidenta Dilma Rousseff (PT) esteve ao lado de Flávio Dino (presidente da Embratur) durante o 13º Congresso Nacional do PCdoB. Ao final do evento, Dilma aproveitou para tecer elogios ao trabalho de Flávio Dino à frente do Instituto Brasileiro de Turismo. Os dois saíram juntos do evento, que ocorreu na última sexta (15).

Em conversa com Flávio Dino, a presidenta destacou os bons números apresentados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo, responsável pela entrada de turistas estrangeiros no país), que tem batido recordes históricos. Em 2013, o Brasil já ultrapassou o número de turistas internacionais no país.

Dilma fez questão de participar do Congresso Nacional do PCdoB, ocorrida no último final de semana. A presidenta destacou a importância do PCdoB nas eleições nacionais, sendo o único partido que esteve ao lado do ex-presidente Lula desde sua primeira disputa eleitoral.

Durante o evento, também foi definido pelo partido que a prioridade nacional do PCdoB é a eleição de Flávio Dino a governador do Maranhão.

“Afirmamos na Resolução deste 13º Congresso que o PCdoB tem campo e rumo definidos. Atuará com suas energias na sucessão presidencial de 2014, para que o povo obtenha a quarta vitória consecutiva. Nesta etapa, lutando pela realização plena das reformas democráticas estruturais, assegurando resolutamente a continuidade e o aprofundamento do ciclo progressista iniciado em 2003,” destacou o presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

Efeito Flávio Dino: PCdoB rompe com PT em MG e RJ

img201311051358275030793MED
Em solidariedade a Dino, PC do B rompe com PT e lança candidato em Minas Gerais
Do Diário do Poder
Em reação à refuta do PT de apoiar o comunista Flávio Dino no Maranhão, o PCdoB decidiu romper em Minas com o candidato petista Fernando Pimentel e lançar a deputada Jô Moraes ao governo em 2014. O partido reclama que é visto pelo PT como “subalterno”, apesar de ter sido fiel escudeiro do governo nos últimos anos, e ameaça dar o troco também no Rio, onde Jandira Feghali pretende concorrer ao Palácio Guanabara.
Segundo o presidente do PCdoB-MG, Wadson Ribeiro, o partido tentará compor com PROS e com outras legendas de pequeno-médio porte para lançar a pré-candidatura de Jô Moraes já no próximo dia 6 de dezembro.”Fizemos uma conferência no início de outubro e agora articulamos juntou à cúpula nacional”, confirmou.
Durante o Congresso Nacional do PCdoB, que terminou ontem em São Paulo, o presidente Renato Rabelo declarou, para a presidente Dilma e o presidente Rui Falcão (PT) ouvirem, que a prioridade do partido é eleger Flávio Dino no Maranhão, onde o PT está fechado com a governadora Roseana Sarney (PMDB).