A importância da comunicação social nas eleições de 2014 no Maranhão

Por Emerson Araújo


Mas uma vez é necessário fazer algumas ponderações sobre o papel da mídia social no contexto das eleições de 2014, principalmente, no Estado do Maranhão.

 Já está comprovado que o poder da mídia não pode ser negligenciado no campo da comunicação social e quem a usufruir de maneira eficaz alcançará vitória imediata nas lidas a que se propuser tanto profissionalmente quanto politicamente, porém quem não perceber isso de maneira clara, a partir de agora,  não logrará sucesso em nenhuma atividade humana, inclusive na política e isso é fato consumado.

O político, entre todas as militâncias sociais nos dias hodiernos, nas cidades interioranas, principalmente, não conseguiu, ainda, dar valor ao poder que só a comunicação social tem como ferramenta de conquista de votos de maneira mais adequada, na persuasão do eleitor para as propostas na busca do poder através do processo eleitoral e são várias razões para o não reconhecimento da importância da mídia  não acontecer ainda nas cidades do interior do Maranhão, do Brasil.

Viver de mídia e veiculá-la, nos municípios interioranos do Brasil, tem se tornado um clamor para os profissionais da comunicação social por conta justamente da falta de reconhecimento  daqueles que mais precisam  dela, hoje, tratando-a como ferramenta desnecessária, ainda,  para os projetos políticos em curto, médio e longo prazos.

Outro aspecto do não reconhecimento da comunicação social e suas ferramentas eficazes  nos rincões do interior do Brasil, também, diz respeito ao profissional que nela trabalha, o mesmo é visto,  por aqueles que a usam na  ascensão política ou profissional,  como alguém que não tem valor ou que vive das sobras e migalhas oferecidas volta e meia, o que é um ledo  engano. Enganam-se aqueles que tem a mídia social como ferramenta de favor, sem vínculo profissional capaz de elevar seus projetos de poder no campo eleitoral.

Não reconhecer a  importância profissional da comunicação social nas eleições de 2014 no Maranhão e, também, no Brasil,  pelo(a)s candidatos/candidatas alçados aos diversos postos eletivos será um erro grosseiro de tática eleitoral que poderá culminar com derrotas vergonhosas de lideranças políticas locais que teimam em considerar as ferramentas da mídia social sem nenhum valor. 


Emerson Araújo é jornalista profissional.