Editorial: Por uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva




Enquanto o poder executivo em  Tuntum caminha a passos largos na busca da efetivação de políticas públicas coerentes para a cidade comandado pelo Prefeito Cleomar Tema e soluções urgentes paras as suas demandas,   a Câmara de Vereadores do município vive na contra mão da história  sem ter  atuação parlamentar positiva e propositiva para atender as demandas dos eleitores que alçaram ao poder legislativo mulheres e homens da cidade.

O blá, blá, blá da oposição

A oposição política em Tuntum continua com seu discurso enfadonho e repetitivo tendo a frente o destemperado vereador Josivan Bílio que modelou a sua atuação parlamentar no denuncismo vazio contra o mandatário da cidade de quem já foi discípulo político de primeira ordem. Dizem nas rodas políticas da cidade que o vereador está roendo a corda pelos interesses contrariados por conta da instabilidade emocional e as contradições políticas que giram em torno da sua personalidade. Os eleitores do vereador que deixou de ser sem terra, terrorista para ser um recadeiro do PT sarneisista contra o Dr. Tema já andam arrependidos pela falta de consistência de atuação parlamentar do edil.

Quanto aos outros vereadores opositores ao Prefeito Municipal a prática do denuncismo vazio e a apresentação de projetos sem consistência para a cidade tem sido  uma constante da atuação parlamentar destes senhores que não parecem  viver em Tuntum e sim em outro planeta.

A falta de ânimo dos vereadores da situação

Com  a exceção  às vezes do líder do governo  Marcos do Carlito que tem se revezado na tribuna para defender o prefeito Cleomar Tema  o restante da bancada governista tem sofrido do mal do desânimo e das omissões ao silenciarem diante dos ataques gratuitos da oposição do blá, blá, blá e da ausência de requerimentos  com os pleitos reais  para as comunidades que o elegeram.

Por uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva

A Câmara de Vereadores de Tuntum não difere de outros poderes legislativos municipais do país a fora na falta  de organização administrativa e na  improvisação do  rito parlamentar sem disciplina.

Uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva urge no contexto político   através de ações simples e eficazes como: criação de um banco de dados de requerimentos, projetos, leis e outros documentos, assessorias parlamentares especializadas, assessoria de comunicação profissional e habilitada e uma constante formação dos edis para a atuação parlamentar  eficaz e adequada tudo feito dentro da legalidade e dos princípios básicos da administração pública.

Para que isso venha a acontecer de maneira que se possa capitanear bons resultados é fundamental que a Presidência da Casa Legislativa seja mais atuante e que conheça o manejo da atuação parlamentar sem atropelar na linguagem e no rito.