Governo e Sinproesemma assinam acordo referente ao Estatuto do Magistério


O Governo do Maranhão e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) assinaram o acordo judicial referente ao Estatuto do Magistério. A assinatura ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), no fim da manhã desta quarta (29), e o fechamento do acordo foi autorizado oficialmente, na tarde da terça-feira (28), pela governadora Roseana Sarney.
O secretário de Estado, Fábio Gondim,  e presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, assinam o acordo. Foto: Reprodução
O secretário de Estado, Fábio Gondim, e presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, assinam o acordo. Foto: Reprodução
Devidamente sinalizado pelo titular da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), Fábio Gondim; pelo presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro; e pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel, o acordo judicial do Estatuto foi protocolado no Tribunal de Justiça. Na segunda-feira (3), o projeto de lei do Estatuto do Magistério será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado.
Sobre a negociação da proposta, o titular da Segep, Fábio Gondim diz tratar-se “de uma negociação muito difícil, porque são sempre volumes bastante expressivos de recursos e um cunho social enorme. Não se pode deixar de atender, de um lado, porque têm 29 mil professores esperando e merecendo isso. E, de outro lado, não podemos, simplesmente, a guisa de atender uma categoria, colocar em risco outros investimentos que o Estado precisa fazer. Contudo, foi uma negociação facilitada pelo fato de o Sindicato ter sempre se portado de uma forma muito ordeira, com críticas construtivas e demandas ponderadas, o que possibilitou o diálogo”.
Além do atendimento de demandas como pagamentos de progressões, promoções e titulações atrasadas, descompressão da tabela de correções, e criação de mais três gratificações, Fábio Gondim destaca outros dois projetos de lei que também seguem para aprovação na Assembleia Legislativa. “São relativos aos funcionários de escolas. Um, criando a categoria de Apoio à Educação, agora, com tabela remuneratória própria. E outro, criando as gratificações para os servidores de apoio que já estão trabalhando na Educação e fizeram os cursos da Área 21 do MEC. Esses servidores também vão ter uma gratificação específica nos termos do que preconiza o Ministério da Educação”.
Gondim tranquiliza a categoria dos professores, quanto ao encaminhamento e a aprovação do projeto de lei do Estatuto na Assembleia. “Não vejo nenhum motivo para o projeto não ser aprovado. Fica para nós uma sensação boa, de dever cumprido”, concluiu o secretário.
Fonte: Blog do Luís Cardoso

Diálogos pelo Maranhão visitará litoral norte do estado





O Movimento Diálogos pelo Maranhão visitará neste fim de semana as cidades de Carutapera, Amapá do Maranhão, Buritirana e Zé Doca. Flávio Dino, acompanhado de deputados e lideranças estaduais e regionais, iniciará a nova edição do movimento a partir da noite desta sexta (30).

A caravana fará a primeira discussão no Centro Paroquial do município de Amapá do Maranhão. Logo em seguida, estará presente no Teatro São José de Carutapera. O evento percorrerá estas cidades para interagir com a sociedade e buscar soluções para os problemas que afligem esta região.

No sábado, o movimento se estenderá para os municípios de Zé Doca e Buritirana, compartilhando experiências e discutindo saídas para os problemas socioeconômicos das cidades.

A exemplo do que aconteceu em outras edições do movimento, lideranças comunitárias, sociais, políticas, empresariais e populares estarão reunidas dialogando sobre alternativas que transformem a realidade social do estado. 

A ideia central do movimento é discutir e analisar os dados sociais do Maranhão e, a partir disso, apresentar uma proposta de modelo governamental pautado no desenvolvimento regional.

Movimento Diálogos pelo Maranhão é apresentado como uma alternativa para construção de um Maranhão que acompanhe o desenvolvimento do resto do país, com um olhar que atenda às necessidades da maioria do povo. Lideranças de vários partidos como o PCdoB, PSB, PTC, PT, PDT, MD e outros compõem a caravana que tem percorrido todo o estado.

Dr. Tema ministra palestra sobre Saúde na Escola




O Prefeito Municipal de Tutum Dr. Cleomar Tema esteve ministrando palestra sobre Saúde na Escola a convite do Colégio Municipal José Teixeira na manhã de hoje(31) para mais de 200(duzentas) pessoas no Plenário da Câmara de Vereadores de Tuntum.




Médico com formação humanística, o Prefeito de Tuntum, Dr. Tema, discorreu brilhantemente sobre a relação obesidade-hipertensão-diabetes com provocadores de males nos tempos hodiernos e conclamou aos presentes para uma mudança de comportamento diante da alimentação, do estresse cotidiano e da busca de vida saudável.



Mostrando talento didático na ministração da palestra  para um público ávido e atencioso Dr. Cleomar Tema aproveitou a oportunidade para chamar a atenção sobre uma patologia que de forma sorrateira tem acometido as pessoas ultimamente, sou seja,  a Hepatite tipo C que é transmitida através do sangue humano.




Sempre de maneira didática surpreendente, o médico e prefeito de Tuntum também falou sobre a necessidade da família na educação dos filhos e no contato cotidiano com a  escola como maneira de buscar, também, o conhecimento para disseminar na comunidade em que vive.








Dr. Tema concluiu a sua palestra, ainda,  evocando os valores morais que a família deve patrocinar como: o respeito ao próximo,  a educação dos filhos, a paz social e princípios cristãos estabelecidos na Bíblia. Foi ovacionado várias vezes pela palavra forte e educadora posta no evento.  

Audiência pública marca o compromisso da administração de Cleomar Tema com a Lei de Responsabilidade Fiscal



Aconteceu na manhã desta quarta-feira(29) no Palácio Manoel Valente, sede do Legislativo Municipal de Tuntum, audiência pública do primeiro quadriênio 2013 convocada pelo atual Prefeito Municipal Dr. Cleomar Tema com fundamento na Lei 101/2000(Lei de Responsabilidade Fiscal) para apresentar a sociedade tuntunense sobre as metas fiscais da sua atual administração.





A audiência pública foi aberta pelo contador oficial da Prefeitura Municipal de Tuntum Senhor Luciano Rabelo que através de exposição simples e clara mostrou aos presentes as entradas correntes/de capital e despesas correntes/de capital do primeiro quadriênio de 2013 no município, demonstrando a preocupação administrativa e financeira de Cleomar Tema com os recursos que tem adentrado aos cofres da cidade.







Um superávit pela administração séria e responsável do Dr. Tema

Luciano Rabelo,  ao final da  sua exposição,   chamou a atenção para os números das entradas e saídas financeiras de Tuntum nestes quatro primeiros meses do ano em curso, destacando, ainda,  a preocupação do atual prefeito Dr. Tema em administrar com foco na Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente na condução do erário público sob a sua gestão.




O contador oficial de Tuntum informou aos presentes à audiência pública de hoje(29) que, hoje, a cidade do centro sul maranhense, é uma das poucas no Estado que apresenta um superávit de, aproximadamente, R$ 5.449.003,34 no seu caixa,  fruto de um planejamento  competente das suas metas fiscais, disse. 

Os embates  

Após a exposição de Luciano Rabelo foi franqueada a palavra aos vereadores presentes que inquiriram o expositor sobre dados da prestação de contas apresentada à sociedade tuntunense presente aquele ato de participação democrática e popular.


Os Secretários

Além de Luciano Rabelo falaram os secretários municipais: Antonio dos Reis(Secretário de Educação) que destacou o empenho do prefeito Cleomar Tema em administrar os recursos da educação com austeridade e responsabilidade, pagando salários em dia, construindo obras e cumprindo acordo trabalhistas até então esquecidos. Em seguida, falou o Secretário de Saúde Marcos Carvalho, rebatendo críticas da oposição e destacando as ações na sua pasta para a melhoria da saúde pública municipal.


Josinaldo Bílio

Representando o Prefeito Cleomar Tema na audiência pública desta quarta-feira(29), o Secretário de Coordenação Política de Tuntum Josinaldo Bílio mais uma vez foi destaque no plenário da Câmara de Vereadores ao rebater as indagações infundadas e sem fundamentação do líder da oposição sobre a administração atual. Josinaldo Bílio, um profundo conhecedor do rito legislativo e das coisas do município,  foi ovacionado pela plenária ao citar o nome do próximo governador do Maranhão e amigo da cidade Flávio Dino, ao destacar o abandono administrativo que a atual governadora impôs a cidade. 

A audiência pública foi encerrada por volta do meio dia sobre os aplausos dos presentes e a certeza do dever cumprido por parte da administração de Cleomar Tema.

Varas especializadas em saúde: proposta de Flávio Dino começa a ser julgada no CNJ






A proposta de Flávio Dino para criação de varas especializadas em questões relacionadas à Saúde começou a ser julgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselheiro relator do caso, Ney Freitas, deu parecer favorável ao pedido feito por Flávio Dino, mas a decisão final foi adiada devido a pedidos de vista da conselheira Maria Cristina Peduzzi.


Flávio Dino propôs em abril de 2012 que o CNJ editasse resolução determinando aos tribunais de justiça de todo o país a especialização de varas para processar e julgar ações que tenham por objeto o direito à saúde.

O pedido foi feito após a morte de seu filho de 13 anos de idade em um hospital em Brasília/DF. A relatoria do pedido de providências é do conselheiro Ney Freitas e, durante uma sustentação oral emocionada na tribuna dedicada aos membros da Ordem dos Advogados do Brasil, Flávio Dino defendeu que os sistemas de saúde público e privado tenham “portas escancaradas de entrada e de saída”.

No voto proferido na sessão desta terça (28), Ney Freitas opinou pelo provimento parcial ao pedido de Flávio Dino. Para o relator, o CNJ deve fazer uma recomendação aos tribunais, em duas frentes para que as varas de Fazenda Pública se transformem também em varas especializadas em direito à saúde e julguem os processos que discutam o tema em casos que envolvam a saúde pública. Os casos relacionados à saúde privada devem ser julgados na Justiça Comum, mas teriam prioridade na apreciação.

Ex-secretário geral do CNJ durante a primeira gestão do Conselho, Flávio Dino fez o pedido para que os cidadãos que passem por situações de falhas em atendimento tenham o direito à saúde garantido. A tutela jurídica é uma das seguranças que os cidadãos poderão ter de discutir no Poder Judiciário casos de mau atendimento em redes hospitalares públicas e privadas.

Dino disse à revista Consultor Jurídico que o voto é “um primeiro passo” para o enfrentamento da questão. Mas quer mais: o presidente da Embratur pede uma resolução que determine a criação de varas para cuidar também dos processo que discutam a saúde privada. Não apenas uma recomendação.

No pedido apresentado ao CNJ, Flávio Dino salientou o grande número de reclamação na Justiça de mau atendimento por parte dos planos de saúde, que lideram os rankings de reclamação aos Procons. Outro dado importante é que há, no Brasil, mais de 240 mil ações judiciais relacionadas a Saúde. A maior parte delas está relacionada com acesso a medicamentos, vagas em hospitais públicos e ações movidas por usuários de planos privados.
Para o presidente do STF e do CNJ, Joaquim Barbosa, é necessário que haja mais especialização no corpo do Judiciário para julgamento de casos relacionados à Saúde. "Será que o problema concernente à saúde no campo do Judiciário se resume à preferência dos julgamentos? Será que não está em jogo a especialização, uniformização? Há uma verdadeira cacofonia jurídica nesta área (...) e as decisões são as mais antípodas" ressaltou.

Estatuto do Educador: Roseana autoriza assinatura de acordo com professores



roseanasarneyA governadora Roseana Sarney (PMDB) autorizou na tarde de hoje (28) a assinatura do acordo entre o Estado e os professores que confirma as conquistas das negociações entre o Sinproesemma e o Governo durante a greve da categoria.
O acordo será assinado amanhã (29) pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel; pelo secretário de Gestão e Previdência, Fabio Godim; e por representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma). À tarde, o documento será protocolado no Tribunal de Justiça.
Depende apenas dessa assinatura o retorno dos trabalhadores da educação estadual às escolas, encerrando uma greve pela aprovação do Estatuto do Educador e outros direitos, iniciada em 23 de abril deste ano, segundo informa o Sinproesemma em seu site.
Na segunda-feira da semana que vem, dia 3 de junho, o Governo do Estado fará a entrega do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, em solenidade simbólica pela manhã.

Fonte: Blog do Gilberto Léda

Prefeito Cleomar Tema convoca audiência pública nesta quarta-feira(29)



Acontecerá nesta quarta-feira(29) no plenário da Câmara de Vereadores de Tuntum a realização de audiência pública convocada pelo poder executivo municipal tendo a frente Dr. Cleomar Tema com o objetivo de prestar contas das metas fiscais iniciais da sua gestão com fulcro na Lei Federal Complementar 101/2000(Lei de Responsabilidade Fiscal).

A audiência pública convocada pelo Dr. Cleomar Tema para esta quarta-feira(29) a partir das 10 horas da manhã demonstra a transparência dos gastos públicos e o espírito democrático  da atual  administração através da prestação de contas à sociedade tuntunense das despesas e metas ficais estabelecida pelo atual mandatário da cidade.

Cleomar Tema tem inovado na atual administração  pública de Tuntum ao divulgar para a população do município as suas ações, também, na área financeira com o propósito de democratizar e modernizar  a  gestão pública com a aprovação da sociedade organizada desta cidade do centro sul maranhense.

Com esta convocação de mecanismo de perfil democrático, espera -se,  que nesta quarta-feira(29), a população do município esteja na Câmara de Vereadores para ser comunicada das principais metas fiscais da gestão Tema com fundamento na LRF.

Sem assinatura de acordo, greve continua

Polícia desarticula quadrilha que assaltou agência bancária de Matões


Crime ocorreu no dia 12 de abril, a 463 km de São Luís. Polícias do MA, SE e PI participaram da ação que prendeu o bando. 

Quadrilha foi apresentada pela SSP nesta segunda-feira (27) (Foto: Divulgação/SSP) 


Uma quadrilha envolvida em assaltos a bancos no Maranhão foi desarticulada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Segundo a polícia, o bando é apontando como autor do roubo à agência bancária na cidade de Matões, a 463 km de São Luís, ocorrido no dia 12 de abril.

A prisão foi possível após a troca de informações entre as Polícias do Maranhão, Sergipe e Piauí. Com base nas investigações, parte do grupo foi preso em uma chácara na cidade de Timon e a outra metade em uma residência em Matões, onde as equipes policiais encontraram escondida parte do armamento apreendido. Aluisio Mendes disse que a quadrilha estava planejando roubar um carro forte no Pará. O bando foi apresentando pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, na tarde desta segunda-feira (27), em São Luís.

Estão detidos Diolênio do Nascimento Gomes, 33 anos, natural de Tucuruí, PA, apontado como líder da quadrilha - além do roubo em Matões, ele tem envolvimento no assalto ao Banco do Brasil da cidade de Carolina, ocorrido em junho de 2009. Ele estava foragido após uma saída temporária do Dias dos Pais no ano passado; Wilken Doanhta da Silva, 30, natural de Teresina, PI, ele responde a um roubo em 2009.

Foram identificados e presos, ainda, Reinaldo Gomes dos Santos, 32 anos, natural de Timon. Ele, de acordo com as investigações, participou de um assalto na cidade de Codó em 2010, e Edilon Silvestre da Costa Sousa, 27 anos, que no inquérito policial, é apontado como tendo a função de dar apoio logístico aos criminosos.

O bando foi autuado por formação de quadrilha, porte ilegal de arma e roubo qualificado.Durante a ação foram apreendidas 11 armas, sendo quatro revolveres calibre 38; duas pistolas PT 40 e uma calibre 35; duas espingardas calibre 12; uma metralhadora Magal calibre 30 e um fuzil 762 e, ainda, 336 munições dos calibres 12, 30, 38, 40 e 762. Na ação, as equipes policiais apreenderam ainda R$ 8 mil em poder de Reinaldo Gomes. Um veículo Corsa Classic, de cor preta, com placas NMS – 9464, também foi apreendido pela Polícia.


Fonte: G1/Maranhão

Dr. Tema paga férias e restante de décimo terceiro de 2012 para funcionários da educação pública municipal


Dr. Tema autoriza pagamento de direitos a professores e funcionários da educação  de Tuntum

Saiu no início da tarde de hoje(27) tabela de pagamento para os funcionários da educação pública municipal de Tuntum autorizada pelo Prefeito Cleomar Tema relativa a 1/3 de férias  correspondente as folhas de 60% e 40% do Fundeb(professores e administrativos concursados), bem como, o restante(50%) do décimo terceiro salário dos administrativos concursados correspondente ao exercício de 2012.

Secretário dos Reis a frente da pasta de Educação de Tuntum e da gestão do FUNDEB

Cumprindo acordo e promessa de campanha

Segundo o Secretário Municipal de Educação de Tuntum Professor Antonio dos Reis a liberação da tabela com o pagamento de direitos dos funcionários da educação municipal para o dia 29/05 é um esforço pessoal do Prefeito Cleomar Tema em garantir o acordo feito com o sindicato da categoria e o cumprimento de promessa de campanha, disse o gestor do Fundeb local.

Dos Reis foi ainda enfático em dizer ao Bate Tuntum que o Prefeito  Tema mantém a folha de pagamento de todos os funcionários da educação municipal sem atrasos,  com os aumentos  e direitos firmados em acordo com o sindicato da categoria. 

O tempo de novas conquistas é feito de ações concretas  com esta disse, também, o secretário dos Reis com a sensação do  dever cumprido.

Todos os funcionários concursados da educação pública municipal deverão se encaminhar nesta quarta-feira(29) ao Banco do Brasil para comprovarem o pagamento dos direitos acordados.

Inscrições para o Enem terminam hoje



Terminam nesta segunda (27), às 23h59, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição e ainda não pagaram têm até quarta-feira (29) para fazê-lo.

A inscrição só será confirmada após o pagamento. Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões se inscreveram até essa sexta-feira (24). A expectativa é que o número de candidatos ultrapasse 6 milhões.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.

Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. Com essas informações o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação.

Após a confirmação da inscrição - com o pagamento ou comprovação das informações que permitem a isenção -, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O Enem tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Fonte: Ministério da Educação

Flávio Dino quer intercâmbio como ferramenta de promoção internacional do Brasil



Esta semana, o presidente da Embratur, Flávio Dino, em reunião com o presidente da FAUBAI, José Celso Freire Junior,  assinou  um Acordo de Cooperação Técnica para intensificar o desenvolvimento do segmento de estudos e intercâmbio em projetos de divulgação do Brasil no exterior. 

O presidente da Embratur avalia que o turista de intercâmbio é um importante difusor de informações sobre o Brasil no exterior. "O retorno a seu país de origem, de um estudante garante, no futuro, um formador de opinião destacado, que terá o Brasil como parte importante de sua formação acadêmica", avalia Dino. "Isso certamente influenciará positivamente nas informações que transmitirá a seus concidadãos no exterior".

A Embratur desenvolve o segmento de estudos e intercâmbio realizando ações, treinamentos e participando de feiras e eventos. A NAFSA faz parte da agenda de promoção comercial do Instituto, mas esta é a primeira vez que a parceria será fortalecida com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

"Vamos criar a contrapartida do Ciência Sem Fronteiras", afirmou Dino, em referência ao programa do governo federal que paga bolsas de estudo no exterior. “Esse acordo propiciará uma relação mais estreita com o setor, visando o apoio a ações que vão além da participação em feiras. Queremos ir adiante com essa parceria”.

A reunião serviu ainda para alinhar os últimos detalhes da estratégia de participação do Brasil na 65° edição da Conferencia Anual - NAFSA 2013, que acontecerá de 26 a 31 de maio, em St. Louis, nos Estados Unidos.

O encontro teve a participação de Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, integrantes das instituições brasileiras de educação superior, públicas e privadas, e representantes dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores.

Editorial: Por uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva




Enquanto o poder executivo em  Tuntum caminha a passos largos na busca da efetivação de políticas públicas coerentes para a cidade comandado pelo Prefeito Cleomar Tema e soluções urgentes paras as suas demandas,   a Câmara de Vereadores do município vive na contra mão da história  sem ter  atuação parlamentar positiva e propositiva para atender as demandas dos eleitores que alçaram ao poder legislativo mulheres e homens da cidade.

O blá, blá, blá da oposição

A oposição política em Tuntum continua com seu discurso enfadonho e repetitivo tendo a frente o destemperado vereador Josivan Bílio que modelou a sua atuação parlamentar no denuncismo vazio contra o mandatário da cidade de quem já foi discípulo político de primeira ordem. Dizem nas rodas políticas da cidade que o vereador está roendo a corda pelos interesses contrariados por conta da instabilidade emocional e as contradições políticas que giram em torno da sua personalidade. Os eleitores do vereador que deixou de ser sem terra, terrorista para ser um recadeiro do PT sarneisista contra o Dr. Tema já andam arrependidos pela falta de consistência de atuação parlamentar do edil.

Quanto aos outros vereadores opositores ao Prefeito Municipal a prática do denuncismo vazio e a apresentação de projetos sem consistência para a cidade tem sido  uma constante da atuação parlamentar destes senhores que não parecem  viver em Tuntum e sim em outro planeta.

A falta de ânimo dos vereadores da situação

Com  a exceção  às vezes do líder do governo  Marcos do Carlito que tem se revezado na tribuna para defender o prefeito Cleomar Tema  o restante da bancada governista tem sofrido do mal do desânimo e das omissões ao silenciarem diante dos ataques gratuitos da oposição do blá, blá, blá e da ausência de requerimentos  com os pleitos reais  para as comunidades que o elegeram.

Por uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva

A Câmara de Vereadores de Tuntum não difere de outros poderes legislativos municipais do país a fora na falta  de organização administrativa e na  improvisação do  rito parlamentar sem disciplina.

Uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva urge no contexto político   através de ações simples e eficazes como: criação de um banco de dados de requerimentos, projetos, leis e outros documentos, assessorias parlamentares especializadas, assessoria de comunicação profissional e habilitada e uma constante formação dos edis para a atuação parlamentar  eficaz e adequada tudo feito dentro da legalidade e dos princípios básicos da administração pública.

Para que isso venha a acontecer de maneira que se possa capitanear bons resultados é fundamental que a Presidência da Casa Legislativa seja mais atuante e que conheça o manejo da atuação parlamentar sem atropelar na linguagem e no rito.

Samba de crioulo doido: Luiz Fernando entrega sementes e Cláudio Azevedo, viaturas da PM


Publicado em  por 
Luiz Fernando entregando sementes
Luiz Fernando entregando sementes
Parece que deu a louca no governo de Roseana, com seus secretários fazendo as vezes dos colegas em diversas situações.  No último dia 8, o secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando, entregou 120 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho (sendo 60 toneladas de cada) a seis mil agricultores familiares de 17 municípios da Regional de Pinheiro.
Candidato ao governo do Estado, Luiz Fernando foi alvo dos holofotes, mesmo com o secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo estando presentes. Já na manhã desta quinta-feira, Cláudio Azevedo assumiu as vezes do secretário de Segurança, Aluísio Mendes e foi até Tuntum, terra da mulher, Ana Izabel, que foi derrotada para a prefeitura nas últimas eleições, entregar viaturas  para a PM.
Claudio Azavedo fazendo as vezes do secretário de Segurança, em plena campanha
Claudio Azevedo fazendo as vezes do secretário de Segurança, em plena campanha
Cláudio Azevedo lançou a mulher para a prefeitura, usando-a como boi de piranha, porque o seu objetivo mesmo é conquistar uma vaga na Câmara Federal em 2014. É um homem inteligente, sem sombra de dúvida. Oriundo de São Paulo, chegou ao Maranhão como capataz de fazendas e hoje é secretário de Estado.
Mas isso não lhe garante o direito de usar a estrutura do Estado para fazer campanha antecipada. O Ministério Público Eleitoral bem que poderia acordar e verificar essas e outras situações de postulantes a cargos eletivos que se beneficiam da máquina administrativa.

Das dez cidades mais pobres do Brasil, quatro estão no Maranhão


23/05/2013

Segundo estatuto do IBGE, a extrema pobreza é caracterizada pela renda familiar de até R$ 70,00 por pessoa. 10,5 milhões de brasileiros (equivalente ao Estado do Paraná) vivem com esta renda.

Os salários informados estão sem qualquer ajuda de custo ou adicionais, apenas o salário bruto. Este valor extra nos salários desses políticos podem acrescentar até R$ 15.000,00 a mais em seus rendimentos mensais.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou ontem um ranking de miserabilidade das cidades brasileiras. O levantamento mostra que as cidades com menor proporção de miseráveis estão no Rio Grande do Sul e, as com um maior número de famílias carentes, no Maranhão e no Piauí. Veja a listagem abaixo:

As cidades com mais miseráveis:

Centro do Guilherme (MA) 95,32%
Jordão (AC) 94,56%
Belágua (MA) 93,75% 
Pauini (AM) 91,95%
Santo Amaro do Maranhão (MA) 91,37%
Guaribas (PI) 91,16%
Novo Santo Antônio (PI) 91,07%
Matões do Norte (MA) 90,59%
Manari (PE) 90,41%
Milton Brandão (PI) 90,18%

As cidades com menos miseráveis:

Harmonia (RS) 1,16%
Presidente Lucena (RS) 1,52%
Águas de São Pedro (SP) 2,55%
Nova Bassano (RS) 2,86%
Monte Belo do Sul (RS) 2,91%
São José do Hortêncio (RS) 2,91%
Morro Reuter (RS) 2,95%
Paraí (RS) 3,00%
Carlos Barbosa (RS) 3,22%
Alto Feliz (RS) 3,35%
Dados gerais: IBGE – CLIQUE AQUI

Fonte: G.D News

Flávio Dino apresenta propostas para geração de empregos no Maranhão




Nos últimos cinco meses, o número absoluto de desempregados aumentou em quase 14 mil.

No cenário do maranhense, que está em queda livre na contabilização de empregos formal, Flávio Dino aponta como soluções o incentivo à economia real do Maranhão, valorizando o potencial produtivo do estado.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, atestam que entre os últimos meses de dezembro e abril o Maranhão já soma quase 14 mil perdas de postos de trabalho.

Em dezembro do ano passado, o Maranhão perdeu 7.827 postos de trabalho com carteira assinada; em janeiro, mais 3.233 empregos; em fevereiro, 1.217; em março, 729; e em abril, outros 736.
Os dados do Maranhão nesses meses contrastam com a curva ascendente do mesmo período para o Brasil. “Ou seja, é um absurdo que o desemprego aumente no Maranhão, no momento em que a taxa nacional é de aproximadamente 4%”, pontua Flávio.

Para Flávio, a saída é fazer com que o Maranhão volte a ser produtor e não meramente exportador. “O Maranhão precisa de uma politica industrial que aproveite as vocações da economia real, na agricultura, pecuária, pesca, extrativismo, voltar a produzir alimentos. Em 2012, houve menos produção de arroz, feijão e mandioca. Não produzimos frutas”.

O combate à corrupção seria uma das ferramentas mais eficientes para ampliar a geração de novos empregos formais.

“A corrupção generalizada rouba dinheiro publico e empregos dos maranhenses. Tira dinheiro da economia e coloca em contas em paraísos fiscais. A corrupção impede a eficácia de investimentos em obras publicas que poderiam gerar milhares de empregos. Só é possível criar empregos no Maranhão com investimentos públicos sérios e com uma política industrial eficiente e democrática”, analisa Dino.

Secretário de Agricultura faz campanha eleitoral em Tuntum



Candidato declarado a uma vaga na Câmara Federal, o Secretário de Agricultura Pesca e Abastecimento, Cláudio Azevedo,  tomou o lugar do secretário de Segurança, Aluísio Mendes e esteve hoje fazendo campanha em Tuntum.

claudio azavedo em Tuntum
Junto com sua esposa Ana Izabel (candidata derrotada à prefeitura), dois vereadores uns quatro gatos pingados que se dizem lideranças  políticas, Azevedo fez a entrega das viaturas de Polícia Militar, ao Comandante da 2° Companhia de Polícia de Tuntum, capitão Cutrim.
Um episódio bastante estranho que desfigura o governo Roseana Sarney. Recentemente, Azevedo foi rifado na região do Baixo Parnaíba, onde o secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando fez entrega de sementes selecionadas a um grupo de produtores rurais.

Agora, com Cláudio Azevedo fazendo as vezes do titular da Segurança Pública, mostra-se claramente que o governo está sem rumo e precisa de uma bússola com a maior urgência. A presença de Azevedo em Tuntum é uma demonstração de como será a campanha de 2014.