![]() |
Iderlan Bernardes exercitando a sua arte no Bairro Mil Réis |
O jovem Iderlan Bernardes da Silva(23), morador do Bairro Mil Réis em Tuntum, tem se dedicado a arte de desenhar e pintar, usando toda a sua criatividade ao retratar os cenários (flora e fauna) da sua cidade ou/e natureza morta com um autodidatismo e vontade própria como poucos da sua idade.
Ex-aluno do Centro de Ensino Estado do Maranhão(Colégio Bandeirante) de Tuntum, Iderlan Bernardes tem dividido o seu tempo entre ajudar o pai pedreiro, as atividades religiosas da 2ª ICE de Tuntum onde é Professor da Escola Bíblica Dominical na classe de jovens e a arte de desenhar e pintar motivos relacionados com a natureza como fica patente nos trabalhos artísticos apresentados aqui.
O que chama a atenção na arte plástica do jovem Iderlan Bernardes da Silva é a marca de primitividade do seu desenho e as experiências com a pintura onde não a técnica acadêmica dar lugar à vontade de criar num ambiente escasso de materiais. Iderlan, diga-se de passagem, desenha com lápis grafite nº 2 faber castell e usa na pintura tinta para tecido e guache em papel 40 quilos ou/e papel cartão num exercício cotidiano de criar coisas belas sem conhecimento teórico para tal atividade. Nos seus desenhos e pinturas o que se observa é a liberdade de construir "o belo" num ambiente de escassez total mais de resultados emocionantes.
O Bate Tuntum em conversa com Iderlan Bernardes conseguiu tirar da sua timidez o desejo de logo estar fazendo as suas telas de maneira profissional e ir melhorando a sua "performance" criativa cada vez mais porque é isso que gosta de fazer diariamente.
Iderlan Bernardes é um caso de artista plástico de Tuntum que precisa ser apoiado e incentivado por todos naquilo que gosta de fazer e é um exemplo de empenho e dedicação para outros jovens da cidade.