Opinião: O Maranhão quer mudanças


A manifestação pacífica dos estudantes e populares de Barra do Corda contra a recente visita da Governadora Roseana Sarney aquele município serve para balizar algumas idéias do desgaste político e administrativo deste governo nas diversas regiões maranhenses.

Apesar de alguns prefeitos municipais  irem contra a vontade do povo  que  querer mudanças significativas no Maranhão se percebe a contra gosto destes gestores, que vivem com o pires na mão,  que o poder de mudança tem advindo da população das suas cidades  que já percebeu que o Estado sob a égide do poder dos "sarneys" amarga  índices alarmantes e vergonhosos para baixo na educação, na saúde, na economia, na assistência social, na agricultura, na moradia, enfim em todas as políticas públicas para a melhoria da vida das pessoas.

O modelo de governança da família Sarney findou há vários anos e  algumas lideranças políticas locais não perceberam isso, deixaram de construir uma vanguarda histórica de verdadeira mudança ao se baixarem as promessas e ao domínio político retardado e conservador de quem  não tinha mais nada para oferecer.

Agora é a vez do povo maranhense que começa a ser a vanguarda histórica da mudança real nas diversas regiões maranhenses com o apoio ou não das lideranças locais. Portanto, o episódio de Barra do Corda na contestação a presença da Governadora e da sua comitiva, ilustra, muito bem, este vento de mudança definitiva no Estado  e quem viver verá.

Por fim, cabe as lideranças políticas e progressistas do Maranhão observarem esta nova onda que está nascendo de maneira rápida para a mudança e se aliarem a ela,  cabe, também, a imprensa oficial de plantão a serviço da oligarquia que não é a manipulação de dados e nem a tentativa de ofender e caluniar os prefeitos que defendem o novo tempo para o Estado que barrarão a onda que quer mudanças.