Entrevista: Secretário de Saúde Marcos Carvalho fala ao Bate Tuntum


Completados 150 dias da  quarta gestão do Dr.  Cleomar Tema em Tuntum, o Secretário Municipal  de Saúde Marcos Carvalho falou no final da tarde de ontem(05) ao administrador do Bate Tuntum sobre as ações da saúde municipal neste período.

Descontraído e agradecendo ao Prefeito Cleomar Tema pelo apoio e confiança, aos diretores das unidades básicas de saúde, aos coordenadores de programas, aos funcionários  da saúde, aos vereadores tuntunenses e ao Bate Tuntum, Marcos Carvalho discorreu com conhecimento de causa sobre o funcionamento do Hospital Seabra de Carvalho, as Unidades Básicas de Saúde, o SAMU, o CAPS, o Ambulatório Frei Dionísio Guerra, as campanhas de vacinação, o PSF,  a saúde bucal  e outros assuntos pertinentes a saúde do município, vejamos o teor  da entrevista:

Bate Tuntum -  Qual é a avaliação que o Senhor faz das ações da saúde em Tuntum  nestes 150 dias de gestão do Prefeito Tema?

Marcos Carvalho -  A melhor avaliação possível  diante dos problemas que a saúde municipal vinha passando nos últimos três meses de 2012 como é do conhecimento de todos. Mas com o esforço pessoal do Prefeito Cleomar Tema e com uma gestão "pé no chão" se conseguiu, neste pouco espaço de tempo,  organizar a rede de saúde pública de Tuntum através de ações concretas e prementes, tais como, a reabertura do Hospital Seabra de Carvalho(sob a direção de Carla Dayana Figueiredo) que no início do ano de 2013 estava literalmente fechado e sem executar nenhum procedimento médico emergencial de simples complexidade, um exemplo disso: os  partos estavam sendo feitos em cidades circunvizinhas. Outro avanço importante  foi a reabertura das Unidades Básicas de Saúde do Município na zona urbana e rural e que agora estão funcionando a pleno vapor, prestando serviços a toda comunidade tuntunense. E por falar em Unidade Básica  já agora no mês de Junho, o Prefeito Cleomar Tema  estará inaugurando mais três destas unidades na zona rural do município,  a saber, nos povoados Marajá, São Bento e São Lourenço(Mucura). Portanto, meu caro repórter, mesmo com as dificuldades políticas e financeiras(lembrar que o Governo de Roseana Sarney e seus apoiadores deixaram de enviar mais de quinhentos mil reais para  saúde de Tuntum mensalmente), o serviço público de saúde  da cidade não tem sofrido descontinuidade.

 Bate Tuntum - Secretário Marcos Carvalho mesmo sabendo que a saúde de Tuntum não tem sofrido descontinuidade no Governo Tema sabe-se de alguns problemas nesta área por conta da falta de investimento em saúde básica pelo Governo do Estado e que tem acarretado problemas sérios nos municípios maranhenses e pela falta de compromisso de alguns profissionais da área médica, também. Um destes casos é o Programa Saúde da Família - PSF em Tuntum que tem penalizado os cofres do município por conta dos recursos enviados não serem suficientes para a cobertura do programa. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Marcos Carvalho - Realmente a gestão do PSF tem tido alguns problemas por conta de dois motivos importantes em todo país, o primeiro,  a contratação de profissional médico,  há uma carência destes profissionais no mercado que venham a se adequar a estrutura do programa, mesmo o município hoje tendo 15 médicos no Programa e toda equipe montada existe dificuldades de logística para se oferecer um serviço adequado à população. O outro é financeiro, o repasse que o Governo Federal envia pro município tem coberto muito mal a folha de pagamento dos profissionais, ficando ao município a responsabilidade de custeio que gira em torno do mesmo valor do repasse, penalizando ainda mais a cidade com recursos que ela não tem. Portanto, é do interesse político do Prefeito Dr. Tema em resolver a situação o mais rápido possível desta demanda junto aos gestores estaduais e federal do PSF para uma solução a favor do município.

Bate Tuntum - Marcos, caso o Prefeito Cleomar Tema não consiga  êxito junto aos gestores do PSF, o programa acaba em Tuntum?

Marcos Carvalho - Não acaba não, mas não podemos ficar a mercês da falta de verbas para tocar o PSF em Tuntum e com dificuldades na contratação de profissionais, principalmente médicos. Pensando nisso, o Prefeito Cleomar Tema, que é médico por formação, juntamente com a equipe da Secretaria  criará uma estrutura de atenção básica  de saúde própria.  


Bate Tuntum - Secretário como andam o SAMU - 192, Ambulatório Frei Dionísio Guerra, CAPS, saúde bucal e as campanhas de vacinação do município?

Marcos Carvalho - O SAMU - 192 tendo a frente o competente  enfermeiro Rosemir Fernandes Diniz, também, não tem sofrido problema de descontinuidade, pois algumas ações imediatas foram tomadas para o seu pleno funcionamento, tais como, a aquisição de uma nova central de comunicação e a contratação de dois médicos plantonistas diariamente para o atendimento de urgência deste programa federal. Quanto ao Ambulatório Central Frei Dionísio Guerra o setor de exames clínicos voltou a funcionar a contento, hoje mais de 15 especialidades destes procedimentos médicos já são feitos no ambulatório, bem como, exames para identificação de TB e Hanseníase, além do atendimento clínico nas áreas de Obstetrícia(Dr. Roberto) e Pediatria(Drª Gorete) e uma central de imunização atuante sob a responsabilidade da enfermeira Aracely Luz. Quanto ao CAPS, o trabalho abnegado da Professora Sílvia Cunha na direção tem  elevado aquele centro de atendimento aos padrões de bom serviço. O CAPS, hoje possui a melhor equipe multifuncional do centro sul maranhense.    Outro destaque que tem funcionado bem desde o início da gestão Tema em janeiro/2013 diz respeito às campanhas de vacinação, o município tem atingido a todas as metas estipuladas pelo governo federal, inclusive é de interesse que a próxima campanha de vacinação contra a pólio que começa neste sábado(08) já começa a ser organizada para atingir a mais uma meta. O programa municipal de saúde bucal, hoje conta com a presença de 15 dentistas que prestam serviço à secretaria sob a coordenação da Drª Francélia Gonçalves. O Prefeito de Tuntum, neste curto espaço de tempo, conseguiu ganhar a confiança de todos os profissionais da saúde do município. Ah, não podemos esquecer de falar da saúde básica que está sob a direção competente da Enfermeira Sara Luísa, também.

Bate Tuntum - Marcos Carvalho, voltando ao SAMU - 192  este programa recebeu recentemente mais duas ambulâncias que a oposição política em Tuntum teima em dizer que foi conquista do gestor anterior, isso é verdade?

Marcos Carvalho -  Meu caro, as ambulâncias foram liberadas realmente no governo anterior, porém a sua vinda definitiva para o município dependia, ainda, de uma visita técnica do Ministério da Saúde que aconteceu no mês de março/2013 no Governo Tema. Os técnicos que tiveram aqui enalteceram o esforço do mandatário de Tuntum e logo averbaram a vinda das ambulâncias como também liberaram a capacidade de atendimento do programa de Tuntum  (SAMU Regional) para atender as bases em Dom Pedro, Presidente Dutra, Colinas e São João dos Patos pela gestão competente atual num total de 415 mil habitantes.

Bate Tuntum - Sabe-se, secretário Marcos Carvalho, que o Dr. Cleomar Tema tem o perfil de bom pagador dos funcionários públicos da cidade, e na saúde como está esta situação?

Marcos Carvalho - A melhor possível. Dr. Tema com estas ações administrativas conseguiu, também, a credibilidade junto aos profissionais de saúde que atuam aqui, pagando-lhes em dia. É a marca de  um gestor que não perdeu o foco na administração municipal com responsabilidade e denodo. Desde os médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, agentes de saúde, endemias, operacionais há uma preocupação do prefeito em manter a folha de pagamento em dia, sem descontinuidade das ações.

Bate Tuntum - Secretário faça as suas considerações finais.

Marcos Carvalho - A Secretaria de Saúde não é a mais importante do município, mas saúde é o assunto mais importante para a vida das pessoas, por isso que o tempo de novas conquistas continuará a iluminar a vida dos cidadãos através de uma saúde pública de qualidade.