Pela primeira vez,
festejos juninos vão entrar na pauta promocional da Embratur. Objetivo é
aproveitar Copa do Mundo, que coincide com São João e mês de baixo fluxo
As Festas Juninas, consideradas como uma das
maiores manifestações culturais do Brasil, entrarão no calendário de promoção
no mercado internacional, anunciou o presidente da Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, em reunião hoje (22) com secretários e
dirigentes estaduais e municipais de turismo e cultura de 12 estados
brasileiros.
“Pesquisas evidenciam que, para o turista
estrangeiro, a cultura do Brasil é um dos principais atrativos que temos. E,
talvez somente como o Carnaval, as Festas Juninas são um fenômeno tão
marcadamente brasileiro e, ao mesmo tempo, muito diverso de acordo com cada
região, o que faz com que cada destino turístico tenha um atrativo especial
para mostrar”, avaliou.
Dino lembrou que as Festas Juninas do ano que irão
coincidir com a Copa do Mundo FIFA 2014. “A megaexposição do país no período do
mundial será uma excelente oportunidade para incentivar a movimentação dos
turistas entre um jogo e outro, além de mostrar para os 20 mil jornalistas de
todo o mundo toda a nossa diversidade cultura”, finalizou.
Na apresentação das propostas para a promoção do
evento, a Embratur enfatizou a necessidade de divulgar os festejos juninos em
feiras, workshops e seminários, e ainda a capacitação de agentes e operadores
no exterior e a realização de press trips com a presença de
jornalistas estrangeiros nos destinos que realizam as mais variadas festas
juninas.
O plano é que entre um jogo e outro das seleções,
os estrangeiros possam conhecer a música, cultura e culinária das Festas de São
João, São Pedro e Santo Antônio, além das comemorações de São Marçal, em
algumas regiões, como no Maranhão.
“Essa iniciativa é muito importante porque valoriza
uma das manifestações culturais mais diversas da cultura popular brasileira,
que ganha diferentes cores em cada região", afirmou Elizandra Rocha,
coordenadora do Plano Municipal de Cultura de São Luís. "E, obviamente, em
São Luís, tem um caráter especial"
Para o secretário do Turismo da Bahia, Domingos
Leonelli, esta é uma estratégia importante da Embratur, pois o São João é o
segundo período mais forte do ano para a economia dos destinos turísticos
nordestinos, atrás apenas do verão, que representa a alta estação. “A festa
movimenta, somente na Bahia, mais de 500 mil pessoas que deixam a capital com
destino às cidades do interior”.
O secretário enfatizou o avanço na ocupação
hoteleira em municípios como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro no mês de junho,
nos últimos quatros anos. "É um fenômeno econômico, inclusive, mais
importante que o Carnaval, pois se vendem mais bebidas nesse período. Além
disso, é uma festa bastante pulverizada em todas as regiões baianas".
Também participaram do encontro o secretário
Nacional de Políticas do Ministério do Turismo (Mtur), Vinícius Lummertz, a
secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC), Jeanine Pires, além do
diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, da diretora de Mercados
Internacionais da Embratur, Leila Holsbach, da coordenadora geral de
Acompanhamentos e Estruturação de Produtos da Embratur, Delma Andrade e do
diretor de Promoção e Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Sérgio
Flores.
Havia representantes dos 9 estados
nordestinos e suas respectivas capitais, além de dirigentes de turismo e
cultura de Amazonas, Tocantins e Roraima, que, na região Norte, possuem os
festejos mais tradicionais.
Do Portal Vermelho/MA
