
Os municípios beneficiados são Alcântara, Alto Alegre, Icatu, Matinha, Mirador, Palmeirândia, Raposa, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Maranhão e São João Batista.
Durante assinatura do termo de compromisso com prefeituras beneficiadas, o governador Flávio Dino falou sobre a importância da parceria para a organização dos serviços na área da saúde mental. "Nós sabemos que o uso de drogas é um dos problemas de saúde pública que ganharam dimensão especial na última década. Para isso, é necessário um trabalho cotidiano com responsabilidade social. Por isso é importante que tenhamos essa rede com serviços específicos nessa área", destacou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que a iniciativa garante os direitos de cidadãos e ratifica a intenção de parceria do poder público estadual com as prefeituras. "Nosso ato, reforça o apoio do governo aos municípios e demonstra o nosso empenho e o trabalho que vem sendo realizado para fortalecer e aprimorar os serviços da rede estadual de saúde, que tem funcionado melhor e com otimização dos recursos", enfatizou o secretário.
A iniciativa do poder público estadual de repassar o recurso aos municípios visa garantir a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. Os CAPS oferecem acompanhamento por equipe multiprofissional e atendimento especializado às pessoas com transtornos mentais graves e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. A assistência é prestada através de projetos terapêuticos, nos quais a família cumpre um papel fundamental durante o tratamento.
O diretor do CAPS AD, Marcelo Soares, explicou como funciona o serviço. "O atendimento no CAPS é aberto, o paciente não precisa de encaminhamento. Após a admissão do paciente, é feito um plano terapêutico individual, que leva em consideração a situação de cada pessoa. A iniciativa do governador Flávio Dino de investir nos CAPS no interior do estado permitirá que o paciente tenha essa assistência no seu próprio município", disse.
Atualmente, o CAPS estadual atende 325 pacientes e trabalha realizando atividades de prevenção ao uso de drogas, tratamento e reinserção do paciente na sociedade. Entre as atividades executadas pelo centro está a "Ação Resgate", com abordagens nas ruas, e oficinas realizadas em parceria com instituições de ensino. O centro também aproveita datas comemorativas como o São João para promover a interação entre os pacientes, as famílias e os profissionais que atuam na unidade.
O aporte no valor global de R$ 2.226.682,88, para investimentos em serviços similares ao realizado pelo CAPS em São Luís será repassado aos municípios. Há cinco anos, os municípios não recebiam o recurso, fundamental para o desenvolvimento desses serviços na área da atenção psicossocial pelo interior do estado.
Com informações da Agência Maranhão de Notícias