Polícia inicia operação de combate à violência contra mulher


No mês em que é comemorado o Dia internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promove uma série de homenagens ao público feminino. Como parte dessas ações, a Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (18), em todo o estado, a operação “Mulher Feliz”.

O delegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros, destacou que a operação faz parte da política do Governo do Maranhão de combate à violência contra mulher em todo o estado. As medidas para a realização da operação foram acertadas em reunião entre os superintendentes de Polícia Civil do Interior e da Capital, delegados Dicival Gonçalves e Leonardo Nascimento Diniz.

A ação viabiliza o cumprimento dos direitos da mulher vítima de violência. Durante toda a quarta-feira, por exemplo, foram cumpridos mandados de Prisão e de Busca e Apreensão. Cerca de 220 policiais, entre delegados e investigadores, participaram da operação Mulher Feliz. O levantamento parcial da operação indica três detenções em São Luís e cinco em Caxias. Nesta quinta-feira (19) será divulgado o levantamento total da operação.

A secretária da Mulher, Laurinda Pinto, explica que a demarcação de uma data para o cumprimento desta operação sinaliza a dimensão política e a importância da mulher para a gestão estadual. “Essa operação dá visibilidade às ações de combate à violência contra mulher, inclusive numa dimensão pedagógica, mostrando que a violência doméstica será coibida. Demarcar uma data para cumprir os mandados de prisão é fundamental porque denota o posicionamento político do governo em relação às mulheres”, frisou a secretária.

De acordo com a delegada Kazumi Tanaka, titular da Delegacia Especial da Mulher, a ação tem caráter educativo e preventivo. “A operação vai garantir o cumprimento das medidas protetivas estabelecidas por lei e garantir a efetividade da Lei Maria da Penha. Quem não obedecer com a determinação judicial vai ser punido em conformidade com a lei”, afirma.

SECOM/MA