SEMED de Tuntum acompanha prestação de conta do Programa Mais Educação das Escolas Municipais

Materiais de uso dos alunos  adquiridos com recursos do Mais Educação pela Escola Municipal Luís Coelho no Povoado Arroz em Tuntum

O Comitê de Análise da SEMED de Tuntum visitou a Escola Municipal Luís Coelho no Povoado Arroz  para acompanhar a prestação de contas dos Recursos oriundos do PDDE EDUCAÇÃO(Mais Educação) a convite da diretora do referido educandário o que demonstrou transferência, responsabilidade e lisura na gestão dos recursos advindos do FNDE.
Materiais de uso dos alunos  adquiridos com recursos do Mais Educação pela Escola Municipal Luís Coelho no Povoado Arroz em Tuntum
O Comitê de Análise da SEMED de Tuntum ficou satisfeito com o que viu na Escola  Municipal Luís Coelho e reconhece que esta instituição de ensino municipal está habilitada e tem as melhores condições para realizar as atividades do Mais Educação no Povoado Arroz e com isso melhorar os índices de aprendizagem dos alunos que são os beneficiários deste programa, disse Professora Francisca de Carvalho, Diretora de Ensino e uma das responsáveis pelo Comitê de Análise da SEMED de Tuntum.
Materiais de uso dos alunos  adquiridos com recursos do Mais Educação pela Escola Municipal Luís Coelho no Povoado Arroz em Tuntum e Técnicos da SEMED acompanham a prestação de contas da Diretora.
Francisca de Carvalho informou, também, ao Blog Bate Tuntum que além da Escola Municipal Luís Coelho mais 25 outras escolas municipais participam do Programa Mais Educação, ofertando ensino integral aos alunos da cidade.

Jornalista apanha de prefeito por causa do vídeo de Luis Fernando Silva

O prefeito do Fortaleza dos Nogueiras, Eliomar de Souza (PR), perdeu o controle e por muito pouco não deu socos na cara do jornalista Alex Limeira.
51a3864ed3ad604d2340c3f8fe249f94 XL 247x300 Jornalista apanha de prefeito por causa do vídeo de Luis Fernando Silva
Alex Limeira: jornalista apanhou de prefeito por causa do áudio que registra a campanha antecipada de Luis Fernando Silva.
O prefeito acusou o jornalista vazar o áudio em que ele pede voto antecipado a Luis Fernando Silva (PMDB), pré-candidato do grupo Sarney ao Governo do Estado, que estava em Fortaleza dos Nogueiras à serviço da secretaria de Infraestrutura e não perdeu a oportunidade para fazer campanha antecipada.
O deslize pode custar caro a Luis Fernando, que pode ser denunciado ao Ministério Público Eleitoral, além de representado, judicialmente, por abuso do poder político e uso da máquina pública para promoção pessoal.
O relato da agressão foi feito pelo próprio Alex Lima em nota à imprensa: 
“Me entristeço ter que enunciar tal fato, que diz respeito explicitamente da vontade do gestor público de amordaçar a imprensa, e desta vez usando a força física, e com a agravante maior: injustamente.
Eu, Alex de Brito Limeira, não conheço Cutrim; nunca tinha ouvido falar; eu não estava na Dencidade, portanto fui agredido injustamente, sem direito, se quer de explicar acerca do que foi publicado no DAL (Diário do Alex Limeira) a respeito da visita do secretário Luís Fernando a Fortaleza dos Nogueiras.
Isso prova, que o gestor público age por impulso e é desequilibrado, não consegue dialogar; parece pensar que ainda estamos no tempo da ditadura militar, onde o que imperava era força física, o braço, a pancadaria. Sinceramente temo o que pode me acontecer, mas não posso parar de escrever imparcialmente, como venho escrevendo a tanto tempo, e que é indiscutivelmente a democracia; divulgando inclusive obras e feitos do prefeito municipal, e por pouco não levei um soco no rosto.
No mais só me resta o repúdio e a tristeza para tal fato, pois raiva não tenho, tenho apenas o desejo de que de fato, a democracia prevaleça e que nosso prefeito tenha mais equilíbrio e que não haja por impulsividade.”
Do Marrapá

Do PT para o PT

Fonte Folha de São Paulo

BRASÍLIA - Enquanto os aliados ou se esgoelam ou dissimulam, Dilma cuida primeiro da família: os candidatos petistas deixam o governo, mas os ministérios do PT ficam.


Eles são, claro, o coração do governo. Sai Gleisi para disputar no Paraná, entra Mercadante na Casa Civil, que já abrigou Dirceu, Palocci e a própria Dilma. Sai Alexandre Padilha para a eleição em São Paulo, entra Arthur Chioro na Saúde. Ao subir para o Planalto, Mercadante iça Henrique Paim do segundo para o primeiro posto na Educação.

Já os coadjuvantes vão disputar as laterais do palco: o PTB e o PSD estão de olho na Secretaria de Portos, por exemplo, e o Turismo está dando sopa. Só falta a Pesca.

No meio, entre os protagonistas e os coadjuvantes, há o PMDB, poderoso, guloso e muitas vezes ameaçador, e o novo Pros, que tem duas estrelas, os tonitruantes irmãos Gomes, Cid e Ciro. E entre as vagas que importam e as outras que nem tanto, há duas vistosas: Desenvolvimento e Integração Nacional.

A Integração é o sonho de dez entre dez políticos nordestinos porque tem gordos recursos para secas, enchentes e uma lista dessas coisas que aparecem muito e são faca de dois gumes: tiram voto quando ocorrem, mas dão voto aos montes quando atraem verbas – e, atrás delas, poderosos, discursos, inaugurações.

E vejamos o valor de face do Desenvolvimento, que tem baixo orçamento, mas muita influência: canal entre o Planalto e o mundo empresarial (que financia campanhas), é/era ocupado pelo petista Fernando Pimentel, amigão da presidente e candidato ao estratégico governo de Minas Gerais – que fica no "triângulo das Bermudas" eleitoral e é a base do presidenciável Aécio Neves. Logo, não é pouca coisa.

Com o PMDB botando a faca no pescoço de Dilma, é até possível que ela tire o Desenvolvimento do PT e dê para o partido do seu vice, Temer. Mas não dói. Vai-se esse anel, ficam os dedos que mais contam. 



eliane cantanhêde
Eliane Cantanhêde, jornalista, é colunista da Página 2 da versão impressa da Folha, onde escreve às terças, quintas, sextas e domingos. É também comentarista do telejornal 'GloboNews em Pauta' e da Rádio Metrópole da Bahia.

    PEC GARANTE CONVERSÃO DE TEMPO DE SERVIÇO PARA APOSENTADORIA DE PROFESSORES

    É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição 317/13, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES)

    Fonte: Agência Câmara

    Professores que deixarem a carreira poderão ganhar o direito de converter o período de atuação na atividade para aposentar-se com tempo reduzido de contribuição.

    É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição 317/13, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que retira do texto constitucional a exigência de exercício exclusivo do magistério para o professor ter direito à aposentadoria cinco anos antes que os demais profissionais.

    A proposta também insere na Constituição a permissão expressa para a conversão, caso ocorra mudança de profissão. Somente têm direito ao benefício professores dos níveis fundamental e médio, parte do texto que permanece inalterada.

    Com a entrada em vigor da Emenda 18/01, segundo explica Sueli Vidigal, os professores perderam o direito à aposentadoria especial, embora tenham mantido o tempo reduzido de contribuição. No caso de professor, a contribuição exigida é de 30 anos, e de professora, de 25.

    Igualdade

    Para Vidigal, no entanto, os fundamentos que levaram o constituinte a manter o critério da contribuição reduzida para a categoria representa o reconhecimento de que a atividade é penosa, mesmo critério utilizado para a aposentadoria especial.

    Por isso, na concepção da parlamentar, com a redação atual, há uma “violação ao princípio da igualdade, porque a Constituição concede tratamento diferenciado, no que se refere à conversão do tempo trabalhado, para segurados que têm requisitos diferenciados de aposentadoria com fundamentos semelhantes”.

    Tramitação

    Inicialmente, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, ainda terá de ser discutida por comissão especial criada especialmente para esse fim. Depois, será votada em dois turnos pelo Plenário.

    Casal de classe média é preso por roubar carros e traficar drogas


    Igor de Souza Lopes e Natália Herft de Oliveira, de 20 e 19 anos, moravam em bairros de classe média-alta e tem famílias com posses, mas, segundo o delegado Maurício Gonçalves, buscavam aumentar ainda mais o padrão de vida através de crimes como roubos e tráfico de drogas.

    Nessa quarta-feira, 29, um casal de classe média foi preso por suspeita de roubo de carros na Grande Vitória. Igor de Souza Lopes e Natália Herft de Oliveira tem 20 e 19 anos, respectivamente. O rapaz foi abordado em Marataízes, no Sul do Espírito Santo. Já a garota estava trabalhando na Glória, em Vila Velha.

    Com os dois foram encontrados dois veículos roubados, drogas e uma arma. Igor será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana e ela, para o Presídio Feminino do mesmo município. Eles irão responder pelos crimes de roubo qualificado e tráfico de drogas.

    De acordo com o delegado Maurício Gonçalves, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, o casal procurava os bairros nobres para cometer os crimes. “São duas pessoas jovens, que andam bem vestidas e, que possuem uma boa condição financeira. Eles visavam os bairros nobres para praticar os crimes, na intenção de roubar veículos mais caros”, disse.

    Ainda segundo Gonçalves, os roubos eram usados para que um alto padrão de vida fosse mantido. "A motivação do crime pode ser dinheiro, ostentação, tentar manter um padrão de vida acima do que eles tinham. São pessoas de classe média alta, família de posses, moradores de bairros bons da Grande Vitória, tanto que as vítimas se diziam surpresas, porque o autor do crime era jovem, bem vestido, de boa aparência", explicou.

    No local onde Igor estava escondido, foram apreendidas drogas e uma arma utilizada para cometer os assaltos. Um veículo Renault Sandero, que teria sido roubado na Praia da Costa, e uma Hilux roubada na Praia do Canto.

    Redação O POVO Online

    Dilma anuncia troca de ministros na Educação, na Casa Civil e na Saúde


    Fernanda Calgaro
    Do UOL, em Brasília


    Após muita especulação, a presidente Dilma Rousseff deu início nesta quinta-feira (30) à reforma ministerial com o anúncio oficial, por meio de nota, dos novos titulares para três pastas: Educação, Casa Civil e Saúde. As primeiras trocas já apontam para o cenário de possíveis candidatos para as eleições que ocorrem em outubro
    Aloizio Mercadante deixa o Ministério da Educação e vai para a Casa Civil na vaga de Gleisi Hoffmann, que sai para concorrer ao governo do Paraná nas eleições de outubro. Para o lugar de Mercadante, será alçado José Henrique Paim Fernandes, até então secretário-executivo do órgão.
    Na Saúde, a vaga de Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, será ocupada por Arthur Chioro, que comandava a secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (Grande SP).
    A posse dos novos ministros será na segunda-feira (3), às 11 horas, no Palácio do Planalto.
    As trocas, que já haviam sido comunicadas extraoficialmente, fazem parte da primeira etapa da já esperada dança das cadeiras por conta da saída de alguns ministros para disputar as eleições deste ano.
    A presidente ainda pode decidir sobre o destino dos titulares de outros ministérios, como Integração Nacional, Cidades, Desenvolvimento, Relações Institucionais, Turismo, Desenvolvimento Agrário e Portos.
    Dilma tem sofrido pressão de partidos da base aliada, principalmente o PMDB, para ceder mais espaço no governo em troca de apoio à sua candidatura à reeleição.

    O perfil dos novos ministros


    A chegada de Mercadante à Casa Civil devolve à pasta um perfil mais político, que deverá ganhar novamente status de superministério. O novo cargo dá mais visibilidade ao petista, que vem conquistando progressivamente mais importância no governo Dilma.
    Ele começou como ministro da Ciência e Tecnologia e, com a saída de Fernando Haddad para concorrer à Prefeitura de São Paulo, acabou migrando para a Educação, ministério com orçamento maior.
    Paim Fernandes, que o substituirá na Educação, está no ministério desde o governo Lula. Economista, ele ocupava o cargo de secretário-executivo desde 2006, sob a gestão de Fernando Haddad.
    Antes, ele já havia presidido o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do MEC.
    Chioro, por sua vez, ocupava o cargo de secretário em São Bernardo e recentemente foi alvo de polêmica por ser sócio de uma empresa de consultoria na área de saúde ao mesmo tempo em que estava à frente da secretaria. O novo ministro, que é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa, nega qualquer irregularidade, mas pediu afastamento da empresa e cedeu as suas ações na empresa para sua mulher.

    Leia a íntegra da nota:

    A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje mudanças no seu ministério. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deixarão seus cargos.
    Para a chefia da Casa Civil, a presidenta indicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O novo ministro da Saúde será o médico Arthur Chioro. O novo ministro da Educação será José Henrique Paim Fernandes, atual secretário-executivo do Ministério.
    A posse dos novos ministros será na segunda-feira, às 11 horas, no Palácio do Planalto. As transmissões ocorrerão nos seus respectivos ministérios na segunda-feira à tarde.
    Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

    Codó recebe Diálogos pelo Maranhão neste sábado

    O movimento Diálogos pelo Maranhão volta a percorrer o estado neste fim de semana, promovendo debates sobre a realidade do Maranhão. A primeira cidade visitada em 2014 será Codó, com evento que reunirá neste sábado (1º) a população de Codó e lideranças políticas de todo o Maranhão que defendem um modelo político democrático e inclusivo para o estado.
    codo 300x300 Codó recebe Diálogos pelo Maranhão neste sábadoA primeira atividade do movimento Diálogos em 2014 marca o início das atividades políticas de Flávio Dino no Maranhão. Pré-candidato ao governo do estado, Flávio Dino é coordenador do movimento Diálogos pelo Maranhão, que percorreu mais de 60 municípios ao longo de 2013 e deve se fortalecer em 2014.
    Ouvindo a população a respeito da realidade de cada região, Flávio Dino e lideranças políticas de todo o Maranhão inovam no modelo de construção de Programa de Governo baseado em três premissas principais: Democracia, Igualdade e Desenvolvimento para todos.
    A visita a Codó no dia 1º de fevereiro marcará o reinício dos debates em torno de um Programa de Governo baseado no diálogo com a população. O evento acontecerá no União Artística de Codó a partir das 9h.
    Além de Flávio Dino, participarão do evento deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, rurais, religiosas e da juventude da região.
    Propostas para mudar o Maranhão.
    Ao longo de 2013, as dezenas de cidades visitadas pelo movimento Diálogos pelo Maranhão apontaram suas prioridades para promover qualidade de vida a todos os maranhenses. Em cada cidade, Flávio Dino e demais lideranças conversam com cidadãos de cada cidade.
    Ouvindo relatos de cada região e discutindo soluções para os principais problemas de cada lugar, Flávio Dino e as lideranças sociais e partidárias estão apresentando propostas para superar problemas retratados nos índices sociais e econômicos do estado.
    No lançamento de sua pré-candidatura, Flávio Dino propôs como prioridade para o estado distribuição de água para 100% dos maranhenses. Hoje, metade da população não possui água ou banheiro em suas casas.
    Com informações do Diálogos pelo Maranhão

    Contra o clã Sarney, candidato do PCdoB negocia frente com PSDB e PSB no MA


    O presidente da Embratur, Flávio Dino, tornou-se a personificação do paradoxo. Adversário político da família Sarney, Dino está subordinado ao ministro Gastão Vieira (Turismo), um apadrinhado do patriarca José Sarney. Na semana que vem, trocará o cargo que ocupa no governo de Dilma Rousseff por um projeto que tem como potenciais parceiros Aécio Neves e Eduardo Campos, os dois principais antagonistas da presidente.
    Filiado ao PCdoB, uma logomarca que vem sempre enganchada ao PT, Dino se equipa para disputar o governo do Maranhão sem o apoio de Lula, Dilma e do petismo federal. Em entrevista ao blog, ele definiu como “um bom namoro” o esforço que realiza para atrair o PSDB e o PSB para sua coligação. Se a coisa evoluir para o “casamento”, como espera, Dino vai franquear seu palanque estadual a Aécio e Campos, os rivais de Dilma. “Serei um bom anfitrião de ambos”, declara.
    O repórter perguntou a Dino por que Lula e Dilma preferem apoiar o candidato a ser indicado pelos Sarney a optar pelo nome do PCdoB. E ele: “…Não consigo crer que o presidente Lula ou a presidenta Dilma, com o conhecimento que têm da realidade do Estado, ignorem que esse regime político que lá está deve ser superado. Tenho certeza que os dois acham isso. Agora, qual vai ser a atitude concreta durante a campanha realmente eu não sei.”
    Dino diz não ter desistido de incorporar o PT à sua caravana. Ele idealiza para o Maranhão algo que sucedeu no Acre em 1998. “Quando foi para derrotar o crime organizado, representado na ocasião pelo Hildebrando Pascoal e as forças políticas que ali se aglutinavam, houve uma aliança PT-PSDB, que levou à eleição do hoje senador Jorge Viana (PT).”
    Não é um exagero comparar Roseana Sarney e o pai dela a Hildebrando Pascoal, o ex-deputado federal que se notabilizou por passar suas vítimas nas armas e na motosserra? Não, Dino não considera exagerada a comparação. “São modelos que concentram poder na mão de poucos e exercem esse poder às vezes com métodos que são ilegais. Esse é o sentido da comparação”, diz ele.
    Dino prosseguiu: “Infelizmente, o Estado democrático de direito ou os valores da República não chegaram totalmente aos corredores do poder no Maranhão. Então, práticas ilegais são muito rotineiras lá. É esse o sentido da comparação. Há um pequeno grupo que concentra poder e riqueza e que mantém esse poder ilegalmente. Por isso é preciso uma ampla união de forças que tenham aptidão, vontade e coragem para enfrentar esse sistema de poder.”
    Bem posto nas sondagens eleitorais, Dino se refere ao PT com uma ponta de ironia: “Assim como na Bíblia está registrado que ninguém serve a dois senhores, é preciso que o PT, afinal, trilhe o seu caminho [no Maranhão]. Enquanto isso, nós estamos buscando as composições com as forças locais que possam nos ajudar.”
    O que ocorreria na cena federal se o PT do Maranhão rompesse com a família Sarney? “Tudo poderia acontecer, inclusive nada”, afirma Dino. “Acho que, mais provavelmente, nada.” O repórter insistiu: o senador Sarney não soltaria marimbondos de fogo? “Certamente não”. Para Dino, Sarney tem tantos interesses a defender no poder federal que “valorizaria esses interesses acima do mal-estar” maranhense.
    Dino deixará a Embratur sem conseguir devolver para patamares razoáveis os preços a serem cobrados pelos hotéis brasileiros durante a Copa do Mundo. Desde o ano passado, a pasta do Turismo estima que os preços das diárias hoteleiras sofrerão variações de até 580%. “Creio que nós conseguimos evitar uma expansão ainda maior nos preços”, diz o ainda presidente da Embratur. Ele avalia que a situação “pelo menos não piorou”. Dino culpa a Fifa pelo descalabro.
    “Foi o modelo de negócios adotado pela Fifa e pela Match [agência operadora da Fifa] que levou a uma escassez de apartamentos disponíveis no mercado. A Match se antecipou, fez contratos a preços muito altos com as redes hoteleiras. Contratou os apartamentos por 70% da tarifa-balcão, que nós sabemos que é uma tarifa irreal, que não é praticada. Sobre essa tarifa, a Match colocou a sua taxa de intermediação. Em alguns casos superior 40% sobre o valor do departamento. Eles balizaram o preço para cima.”

    Do Blog do Josias/UOL

    Sinproesemma quer devolução dos descontos 48 h após decisão da juíza


    O acordo protocolado pelos presidentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Maranhão, prevê que o valor do imposto sindical, descontado irregularmente para o Sintsep, seja devolvido aos professores, especialistas e servidores públicos da educação básica estadual em até 48 horas depois da decisão da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública.

    A assinatura do acordo aconteceu na manhã da quarta-feira (22), na sede do SINPROESEMMA. Além de Julio Pinheiro, assinaram o documento o presidente do Sintsep, Cleinaldo Lopes, e os advogados dos dois sindicatos.

    Pinheiro explica que o acordo será encaminhado a 1ª Vara da Fazenda Pública para ser anexado aos autos do processo e que, após isto, deverá ser dado um prazo de 48 horas para que os valores tributados sejam estornados às contas dos trabalhadores da educação. “O acordo é sempre a melhor solução, evita o caminho judicial, que seria mais demorado e desgastante para todos”, pondera Julio Pinheiro.

    No quinto termo do acordo, as partes concordam que “seja realizada a imediata devolução dos valores a titulo de contribuição sindical anual, relativos aos exercícios fiscais de 2011, 2012 e 2013, mediante simples crédito em conta-salário, de todos os professores públicos, especialistas em educação pública e servidores públicos da educação básica do Estado do Maranhão.

    Segundo informações contidas no próprio acordo, a Secretaria de Estado de Previdência e Gestão teria efetuado o desconto, mas não repassou toda a quantia ao Sintsep, excluindo do repasse os valores relativos à bitributação, estando tais valores sob a custódia do Estado.

    “Felizmente, chegou-se ao consenso com a assinatura do acordo, que garante a devolução dos recursos descontados indevidamente dos educadores”, comemora Júlio Guterres, secretario de Imprensa e Divulgação do SINPROESEMMA e presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MA).

    Ascom/Sinproessema

    Prefeito pede para digitar o 15 e Luis Fernando diz que quer ser governador



    Exclusivo – É mais grave do que imaginávamos as declarações eleitoreiras do prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Eliomar Nogueira (PR) feitas a favor do pré-candidato a governador do grupo Sarney, Luis Fernando Silva, durante ato realizado no município no dia 22 de janeiro deste ano.


    Ontem, havíamos denunciado que o prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, ao receber a garantia de obras do governo do estado para a sua cidade, fez uma espécie de discurso eleitoreiro com a finalidade de beneficiar o candidato da família Sarney, configurando antecipação de campanha e claro abuso de poder político.



    De posse do áudio com toda a fala do prefeito, o episódio pode ser considerado gravíssimo e requer respostas imediatas da Justiça Eleitoral.


    O acinte é tanto que num certo trecho, Eliomar Nogueira chega a pedir que os moradores da cidade digitem o 15 (número do PMDB, partido de Luis Fernando) na eleição de outubro deste ano. 

    “Será indiscutivelmente o nosso futuro governador do Maranhão. Quero dizer que a população de Fortaleza dos Nogueiras, incondicionalmente, estará com você. Em nenhum momento irão hesitar em colocar no dia das eleições o número 15, sacramentando que é o sonho de todos nós de você, Luis, ser o nosso governador”, afirma o prefeito, ao lado de LF no palanque.

    O chefe do executivo municipal vai além, pedindo que a população se mobilize no sentido de ajudar eleger Luis Fernando, como comprova a transcrição do áudio: “Vamos defender a candidatura do Luis Fernando ao governo do nosso estado. (…) Você será nosso governador, conte com nosso apoio, se depender dos eleitores da nossa querida Fortaleza dos Nogueiras, você certamente já é governador do nosso estado”, diz Eliomar, transformando o ato que era para ser institucional em quase um comício de campanha.

    Mais adiante, Eliomar segue sua fala exaltando as qualidades de Luis Fernando e, novamente, chega a solicitar que os moradores presentes não esqueçam de digitar o número 15, de Luis Fernando, em outubro, em clara desobediência ao que rege as regras da campanha eleitoral. O prefeito transgrediu o artigo 36 da Lei das Eleições, que determina que a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 5 de julho do ano do pleito.

    “Você vai fazer o seguinte, você vai na urna e tem o 15, você aperta, quando aparecer a cara do Luis Fernando, taca o voto nele. E é isso que nós vamos fazer meus amigos”, convoca o prefeito de Fortaleza dos Nogueiras sem ser interrompido ou muito menos reprimido por Luis Fernando, incorrendo em nítida campanha eleitoral antecipada em prol do candidato que representada a continuidade do grupo Sarney.

    Quando, por sua vez, chegou a hora de Luis Fernando falar, o secretário de Infraestrutura também discorre sobre sua candidatura ao Palácio dos Leões. Ele externa o desejo de ser governador do Maranhão, fazendo coro ao prefeito da cidade.

    “Eu estou me colocando à disposição de vocês com toda a experiência que a vida já me deu.Eu quero ser governador de vocês, eu não quero ser governador dos políticos, apenas, eu quero ser governador dos cidadãos, eu quero que você vote e no dia seguinte possa dizer eu votei porque confiei. (…) Luis Fernando está com Fortaleza dos Nogueiras e quer ser governador do Maranhão”, declara Luis Fernando, ao atacar a oposição no discurso político proferido, afirmando que o ex-governador José Reinaldo foi preso e algemado e que o presidente da Embratur, Flávio Dino só sabe falar mal.

    Diante de tudo que foi dito por Luis Fernando e seu aliado, este é um caso sério a ser analisado pela justiça por haver fortes indícios de abuso de poder político e uso da máquina pública para promoção pessoal de Luis Fernando, favorecendo o principal auxiliar da governadora Roseana Sarney na disputa pelo governo do Maranhão.

    O Ministério Público não pode ficar omisso, precisa de forma urgente tomar providências.

    Assista ao Vídeo e veja as declarações suspeitas  do Prefeito.


    Blog do John Cutrim/Jornal Pequeno

    Mensagem do Pastor Sebastião de Souza da ICE Peniel de Teresina

    Mui prezados irmãos em Cristo e amigos de rede social. É uma satisfação enorme estar de volta neste compartilhar do nosso andar missionário no serviço de Deus que eu e vós estamos empenhados, não obstante sempre houve na história da Igreja, aqueles que dificultaram e até mesmo procuraram de todas as formas obliterar o avanço do evangelho como é notório em Atos 15:19 e Gálatas 1:7 na pessoa dos judaizantes que disseminavam e impunham um OUTRO EVANGELHO, ficando evidente uma visão legalista da vida em detrimento ao evangelho da obra redentora de Cristo, cuja tônica era e é o AMOR (João 3:16; Romanos 5:8), e o próprio Senhor Jesus frisou em João 13:35.
    Nesse entendimento, é de se observar que esse OUTRO EVANGELHO dos judaizantes citados pelo apóstolo Paulo, foi por ele repudiado, veja Gálatas 1:6-8. Ficando evidente que esse tipo de Evangelho é SEGREGACIONALISTA e RETALIADOR. Nelson Mandela (In Memorian) falecido há pouco tempo, mesmo não sendo confessional ao protestantismo – um ícone do apartheid, combateu veementemente a segregação racial na África com reconhecimento no mundo inteiro. É de se lamentar profundamente que em pleno Século XXI ainda vigora a segregação religiosa no meio dos chamados evangélicos como expressa na poesia do cantor Valdomiro Silva “é irmão contra irmão”. Com isso, um irmão não deve ser solidário a outro irmão em comunhão com Deus.
    Esta arbitrariedade velada denota que a glória futura dos céus é exclusiva dos que advogam cegamente interesses ideológicos. Para esses a palavra DOCUMENTOS sob a forma determinista, já se tornou um jargão costumeiro. Todavia, o céu está reservado aos que “lavaram e alvejaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro (Apocalípse 7:15) como bem professa a Igreja Cristã Evangélica Peniel e todos os demais irmãos em Cristo alocados em qualquer parte do mundo. Concluindo, a Igreja Cristã Evangélica Peniel continua unida no fazer missionário. Orem pelos projetos de trabalho divulgados no meu face e no Blog da Igreja. Acrescentamos mais um: ore para que a Igreja consiga mais um obreiro ou obreira devidamente remunerado para extensão missionária em Uruçuí. Outro fato, nos dias 24, 25 e 26 deste mês, uma equipe de 10 irmãos farão a quarta jornada missionária naquela cidade que dista em média 424 Km de Teresina. Veja no álbum de fotos, as últimas onde a solidariedade cristã é a tônica com outros irmãos na fé. Portanto “meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, senhor da glória, em acepção de pessoas.” (Tiago 2:1). Deus Abençoe a todos.

    Vosso Conservo
    Pr. Sebastião de Souza

    Semana Pedagógica em Tuntum foi positiva, segundo professores participantes


    A Semana Pedagógica/2014 para os professores da Rede Municipal de Educação de Tuntum foi encerrada, na manhã de hoje,  no Complexo Educacional Dr. Tema com uma avaliação positiva, segundo os 275 professores de diversas regionais  presentes ao evento.
    A Semana Pedagógica/2014 foi organizada pela equipe da coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Tuntum sob a direção do Professor Antonio dos Reis, secretário da pasta e envolveu professores do ensino infantil, do ensino fundamental I(de 1º ao 5º anos), do ensino fundamental II(do 6º ao 9º anos) e EJA da regionais de Tuntum, Arroz, Serra Grande, Aldeia, Mato Verde, São Miguel, Creoli do Bina e Ipu - Iru.
    Oficinas de métodos educacionais inovadores envolvendo a educação infantil, as séries iniciais do ensino fundamental, Língua Portuguesa, Inglesa, Matemática, História, Geografia e Artes fizeram parte da programação, provocando discussões e construindo práticas pedagógicas cotidianas diferenciadas por parte dos participantes agradando a todos.
    A Semana Pedagógica/2014 terá continuidade nos próximos dias para os professores do Povoado São Bento e de regionais em torno do mesmo.

    Flávio Dino: ELES NÃO RESPEITAM AS LEIS NEM A DEMOCRACIA



    Continua a escandalosa utilização de helicópteros, aviões, programas e convênios estaduais para a oligarquia tentar manter o seu poder, seus privilégios, seus negócios.

    Ao lado disso, eles preparam uma campanha eleitoral marcada pela violência, pela intimidação, pela tentativa de impor o medo.

    O império de comunicação deles, erguido com o dinheiro do povo do Maranhão, TODOS OS DIAS me difama, me agride, mente.

    Eles não respeitam as leis, nem a democracia. 

    Mas não conseguirão seus objetivos. Tenho certeza de que o povo sairá vitorioso contra a prepotência dos que se acham donos do Maranhão.

    A esperança é maior do que a violência, abusos e crimes.

    Grosserias e prepotência deixam família Sarney cada vez mais ilhada na política nacional

    As reclamações do presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre as grosserias de Roseana Sarney (PMDB) mostram como se comporta o grupo Sarney com os aliados e com o Maranhão.
    Roseana Sarney e seu grupo destratam as pessoas porque acreditam que são superiores a todos os outros maranhenses porque mandam no estado há quase meio século.
    roseana sarney 20110103 size 598 450x253 Grosserias e prepotência deixam família Sarney cada vez mais ilhada na política nacionalRui Falcão é nada menos que o presidente do partido da presidente da República e confidenciou, em reunião aberta e acompanhada por jornalistas, que nunca foi “tão maltratado” em toda a sua vida como foi pela governadora Roseana durante meia hora.
    A forma grosseira e prepotente com que o grupo Sarney trata políticos e eleitores faz com que o Maranhão esteja cada vez mais distante de participação em grandes decisões que levam ao desenvolvimento do Brasil.
    Mesmo integrando o PMDB (que conta com uma bancada generosa no Congresso Nacional), a família Sarney está sendo cada vez mais abandonada no Maranhão justamente pela falta de trato com o governo e com a política.
    Ainda antes da crise carcerária que se implantou no estado, muitas lideranças do PMDB recusaram-se a vir ao estado prestar solidariedade ao último feudo oligárquico do Brasil, mesmo com reiterados pedidos de José Sarney.
    Foi o caso de Michel Temer (vice-presidente da República, filiado ao PMDB) e o senador Pedro Simon. Este último, chegou a tecer críticas ao grupo Sarney no Maranhão, que não tem pudor em usar e abusar do poder político, econômico e midiático parta se perpetuar no poder.
    Em 2013, Simon chegou a alfinetar Sarney no Senado, fazendo referência à cassação de Jackson Lago:
    “Até hoje eu não entendi. Cassaram o mandato de Jackson Lago por exagero do poder econômico. É uma piada. Falar em abuso do poder da mídia quando rádios, jornais e televisões estão todos do lado de lá,” disse Simon, que também elogiou a postura que Jackson Lago manteve mesmo diante do “golpe judicial”.
    E não custa nada lembrar que toda a cúpula do PMDB, de uma hora pra outra, resolveu abandonar o barco de Roseana aqui no Maranhão. A pedidos da governadora e de seu pai, os caciques desembarcariam em São Luís para prestar apoio a Roseana. Sem mais nem menos, o plano foi abortado e Roseana abandonada…

    Secretaria de Educação de Tuntum realiza semana pedagógica


    Está acontecendo (28/01) no Complexo Educacional Dr. Tema a primeira atividade pedagógica de 2014 que visa fortalecer os conhecimentos estratégicos e dá um melhor suporte pedagógico a toda rede municipal de ensino. A semana pedagógica (20 horas) está embasada no tema Inovações Metodológicas.
    Estão participando os professores de educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II.  Participam cerca de 270 professores das escolas distribuídas na sede e das regionais do interior, entre elas Arroz, Serra Grande, Aldeia, Ipu-Iru, Creoli do Bina, Mato Verde e São Miguel.
     
    A cerimônia de abertura foi realizada ontem (27) com a presença dos professores que estão ministrando o treinamento de capacitação continuada e do secretário de Educação, Antonio dos Reis, que considera de vital importância a formação continuada dos professores da rede.

    Blog do Lobão - Tuntum  

    “Definitivamente essa gente não gosta do Maranhão”, confirma Zé Reinaldo em artigo

    José Reinaldo Tavares
    Definitivamente essa gente não gosta do Maranhão. Um dos grandes empecilhos para que o porto do Itaqui se torne um grande indutor de desenvolvimento, agregador de empresas, fomentador de empregos e oportunidades é porque não tem suprimento de gás, essencial para atração de empresas pelo custo bem mais baixo que ele proporciona.
    A localização do porto é privilegiada, mais próximo dos grandes mercados do que outros grandes portos brasileiros, mas energia barata é fundamental. Historicamente o desenvolvimento se deu ao redor de grandes portos. Mas isso não acontece espontaneamente e sem trabalho como pensa a oligarquia. É preciso trabalho, muito trabalho, planejamento para que isso aconteça. O porto do Pecém é um bom exemplo disso.
    ze reinaldo Definitivamente essa gente não gosta do Maranhão, confirma Zé Reinaldo em artigoEsse assunto, do suprimento de gás ao porto, foi muito discutido por mim e pela Ministra de Minas e Energia do governo Lula, Dilma Rousseff, quando eu era o governador. Tivemos todo o apoio da parte dela que conseguiu recursos, o projeto de engenharia foi executado, criamos a Gasmar para distribuir o gás, mas o projeto só não foi implantado porque não existia gás disponível na ponta do gasoduto do Nordeste que terminava no Pecém. A sobra, o excedente existente, não podia ser usado, pois estava vinculado, por contrato, a diversas termoelétricas construídas para evitarem falta de energia se as barragens não estivessem cheias. Foi uma pena, pois o Maranhão e o seu porto poderiam ter sido muito beneficiados. Hoje certamente tudo seria diferente.
    Hoje tem gás disponível com a interligação do gasoduto do Nordeste com o do Sudeste que é suprido pela Bacia de Santos e o gasoduto entre o porto de Pecém e o Itaqui poderia ser construído para que o gás fique disponível aqui, abundante e barato. Mas a oligarquia não tem interesse e o governo estadual abandonou o projeto. Nem se preocupam com isso. O Maranhão não tem importância para eles.
    Quando Eike Batista se apropriou do gás de Santo Antônio dos Lopes, usou o gás para ganhar dinheiro e construiu uma termelétrica para produzir energia elétrica que vende para outros estados. Nada fica aqui nem o Icms.
    Como as pesquisas mostram que pode existir mais gás em Santo Antônio dos Lopes ao invés de planejar traze-lo para o Itaqui eles programam construir um gasoduto de 700km de extensão para leva-lo para Barcarena no Pará porque os empresários paraenses usam óleo combustível bem mais caro e assim serão acudidos. Deve ser porque Barcarena, na imaginação deles, é muito mais importante do que Itaqui! e do que o Maranhão.
    Esse povo definitivamente não gosta do estado. Se elegem aqui e uma vez eleitos cuidam de outros interesses, menos os do Maranhão. Geralmente interesses pessoais. O que estão tentando fazer é um crime contra os interesses maiores do estado. É um descalabro tão grande que fico imaginando se um político cearense ou pernambucano ou outro que tentasse fazer isso com recursos naturais do seu estado. Nem ousaria abrir a boca. A classe política precisa entrar com urgência nesse assunto antes que a espoliação se complete.
    Vejam o que foi publicado no jornal da oligarquia e tirem as suas conclusões:
    ‘Um gasoduto de 697 quilômetros de extensão, saindo do município maranhense de Santo Antônio dos Lopes até Barcarena, no Pará, está previsto no Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat) 2013-2022.0 documento foi colocado em consulta pública pelo Ministério de Minas e Energia até o dia 26 de fevereiro, quando se encerrará o prazo para comentários e sugestões.
    De acordo com o Pemat, essa nova malha de dutos para gás natural foi identificada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com base na demanda potencial de 4,6 milhões de m3/dia na região de Barcarena/PA e da oferta potencial de gás natural não associado na Bacia do Parnaíba/MA.
    A alternativa de gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA tem seu atendimento baseado, majoritariamente, em Recursos Não Descobertos (RND), visto que boa parte dos Recursos Descobertos (RD), que compõem a Oferta Potencial da Bacia do Parnaíba/MA-PI, já está comprometida com o atendimento à termelétrica a gás natural da Eneva.
    Diante disso, a alternativa de gasoduto de transporte entre os municípios de Santo Antônio dos Lopes/MA e Barcarena/PA tem extensão total de 697 km e vazão máxima de gás natural de 4,6 milhões de metros cúbicos por dia. O objetivo é transportar o gás natural descoberto na Bacia do Parnaíba ao Complexo Industrial de Barcarena, onde as indústrias utilizam majoritariamente o óleo OC-A1 como combustível.’
    Estamos sendo espoliados!
    O governo de Roseana Sarney vai a cada dia colhendo o resultado de tanta incompetência, despreparo e desinteresse.
    Em dois anos São Luís que era a vigésima oitava cidade mais violenta no mundo, agora é a décima quinta. Roseana é muito rápida quando se trata de piorar o que já era muito ruim. Vamos de ladeira abaixo.
    E a caótica situação do estado vai contribuindo para manter o estado na pobreza. A queda do número de passageiros que embarcam ou desembarcam pelo aeroporto de São Luís é de dezenas de milhares menor em relação ao ano anterior que já havia sido bem menor do que o ano retrasado.
    Os hotéis às vésperas do carnaval estão 80 por cento menos ocupados do que no ano passado. E olhe que no ano passado já havia sido muito ruim por causa da poluição das praias e até hoje nada foi feito para despolui-las.
    Só nos artigos do senador José Sarney é que estamos bem. Pena que não seja verdade..
    Aonde vamos parar?
    Do Marrapá

    VIOLÊNCIA:Thyaguinho, jogador profissional, é assassinado em Tuntum



    Com um tiro na altura do estômago, por volta das 9:30h, foi assassinado, no Balneário da Tiúba, o piscinão, em Tuntum, Thiago Oliveira de Sousa, o Thyaguinho, de 18 anos. Segundo fontes que estavam próximas do local do crime, Thyaguinho estava falando ao telefone quando foi abordado pelo suspeito que de imediato atirou.

    Ainda segundo informações colhidas, os dois haviam discutido minutos antes do ocorrido. Após o crime o suspeito, que ainda não teve a identidade revelada, evadiu-se do local tomando rumo ignorado. Thyaguinho foi socorrido as pressas por amigos que o conduziram ao hospital das Clínicas onde chegou sem vida.

    A notícia do assassinato do jogador levou uma multidão de curiosos a porta do hospital em busca de informações sobre o seu estado de saúde. Um dos presentes apresentou um projétil que disse ter encontrado no local do crime, que segundo ele é de pistola.


    Thiago Oliveira de Sousa iniciou sua carreira como jogador profissional no Mirassol, equipe do interior de São Paulo, onde estava por mais de dois anos. Recentemente o jogador havia rescindido o contrato com a equipe paulista e estava em Tuntum passando alguns dias com os familiares. De acordo com informações de amigos próximos, ele estava analisando duas propostas, uma da Matonense e outra do América, times também do interior paulista. 

    Do Blog do Lobão - Tuntum