![]() |
Prof. José Ronildo(esquerda), Prof. Jailton Santana, Prof. Francisca de Carvalho(Coordenadores do Mais Educação de Tuntum) e Secretário dos Reis |
Uma experiência desafiadora e prazerosa para toda a equipe tanto do Comitê da Secretaria de Educação como das escolas.
Nós começamos o Mais Educação em 2011 com duas escolas: EM SANTA CLARA e UI PROF. GILZA LÉDA. Em 2012 mais 18 escolas fizeram a adesão, um salto grande, destas 14 na zona rural. Um desafio. Porém, contado com empenho do secretário Antonio dos Reis que não mede esforços para que as ações de todas as equipes da secretaria sejam realizadas, foi possível com a equipe comprometida com suas funções visitar antes de começar todas as escolas com reuniões de toda a comunidade escolar. Realizamos ainda formação de gestores, de professores comunitários (Coordenadores do Mais Educação nas escolas), formação de monitores.
Durante o período de execução de 2012/2013 fizemos visitas de monitoramento das atividades e reuniões de avaliações nas escolas que se fizeram necessárias e periodicamente com os professores comunitários e atendimento individual na Secretaria de Educação.
O programa selecionou 176 monitores para atuar nessa etapa, atendeu 4.371 alunos nas mais diferentes atividades escolhidas pela própria escola de acordo com sua realidade. O programa favoreceu o comercio local por meio dos conselhos escolares, com a bolsa de monitor, aquisição de kits para atividade e materiais de manutenção. Valor do repasse feito pelo FNDE 636.647,90 R$, portanto os beneficiários não são somente os alunos, não são somente as escolas, mas todo o município ganha.
Voltando ao especifico do programa vimos nas atividades finais realizadas desde o final de junho até hoje 19/07 que vem se cumprindo o objetivo do programa: construir uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, deste modo tanto para diminuição das desigualdades educacionais e sociais, quanto na valorização diversidade cultural brasileira essa estratégias promovem ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educação com outros atores.
Deste modo, o sucesso do programa depende apenas do envolvimento de todos os atores: gestores, professores, coordenadores, demais funcionários, famílias, monitores e alunos. Em 2013 vamos iniciar a nova etapa em agosto que é quando o programa começa, pois o primeiro é sempre dedicado para realizar os procedimento próprios do programa e encerrar a etapa do ano anterior agora vamos trabalhar com 25 escolas 8 na zona urbana e 17 na zona rural e de já convocamos a todos os envolvidos para este novo desafio.Tudo que é novo causa estranheza depois de conhecido vamos mudando nossas concepções. Como já o slogan do programa: ‘É preciso de toda uma aldeia para educar uma criança’. A educação integral é caminho e nós estamos aprendo a fazer.
Professora Francisca Carvalho, Professor Jailton Santana e Professora Elizabeth Carvalho.