Vice-Prefeito, Ciro Ricardo, é o vencedor da enquete do Bate Tuntum, mas descarta ser candidato a prefeito

Resultado de imagem para Ciro Ricardo Tuntum
Vice-Prefeito de Tuntum, Ciro Ricardo, vence enquete do Bate Tuntum, mas descarta ser candidato do Grupo Labigó em 2020
O atual vice-prefeito de Tuntum, Ciro Ricardo(PPS),  venceu a enquete veiculada pelo Bate Tuntum com 236 votos, ou seja, 56,59%  dos votos válidos marcados na consulta que se encerrou, neste sábado(30).

A enquete do Bate Tutum que nomeou os pré-candidatos com maior visibilidade eleitoral do lado do Prefeito Tema teve 417 (votos) marcados num espaço de aproximadamente 23(vinte e três dias) e serviu para mostrar quem é quem para prefeito em 2020  no Grupo Labigó.

Os três primeiros mais votados na enquete do Bate Tuntum

1º Lugar: Ciro Ricardo - 236 votos - 56,59%
2º Lugar: Dr. Pablo - 103 votos - 24,70%
3º Lugar: Prof. dos Reis - 31 votos - 7,43%

Outros números da enquete:

Outros e nenhum - 25 votos - 6%
Maurício Seabra - 18 votos - 4,32%

Rejeição gigante

O pré-candidato Maurício Seabra a prefeito de Tuntum teve uma performance muito ruim chegando a quase 95% de rejeição. Secretário Municipal de Finança, o sobrinho do Prefeito Tema e preferido do núcleo familiar dos Cunhas, precisa trabalhar diuturnamente para reverter este quadro de agonia eleitoral há quase um ano das eleições, segundo a enquete.

Ciro Ricardo bateu o martelo e não será candidato a prefeito de Tuntum  pelo Grupo Labigó   

O ganhador da enquete do Bate Tuntum mesmo sendo o mais votado da consulta afirmou, neste final de semana, para o editor do Bate Tuntum que não será candidato a Prefeito do Grupo do Sr. Cleomar Tema. Perguntado sobre os reais motivos de não disponibilizar o seu nome mais como opção a gestor do município em 2020 pelo Grupo do Prefeito de Tuntum,  o vice-prefeito, Ciro Ricardo,  silenciou e não quis fazer prognóstico sobre os seus passos políticos eleitorais na cidade no próximo ano.

Pelo tom da resposta de Ciro Ricardo se percebe uma certa  decepção nos rumos políticos/eleitorais que o Grupo  do Prefeito tem tomado, principalmente, com aliados de densidade popular.

Por que a carne continuará mais cara em 2020 (e pode piorar)

Mulher compra carne em açougue em Santo André

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em menos de três meses o custo do contrafilé subiu 50% para os supermercados; o do coxão mole, 46%. Por isso, foram repassados aos consumidores.

Depois de encarecer o fim de ano dos brasileiros, o aumento do preço da carne observado nos últimos meses promete se estender também por 2020 — pelo menos nos primeiros meses do ano, na visão de especialistas em comércio exterior e inflação ouvidos pela BBC News Brasil.

Isso porque os graves problemas que atingiram a monumental produção de porcos na China, que tem comprado mais carne do Brasil e desabastecido o mercado brasileiro, ainda estão longe do fim.

E, em tempos de dólar alto, vender para o exterior é bem mais atrativo que as vendas nacionais.

Em outubro, as vendas de carne bovina para os asiáticos subiram 62% sobre setembro, em um total de mais de 65 mil toneladas. Nesse embalo, o preço do boi gordo no Brasil bateu recordes em novembro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

A razão para o aumento envolve, além do fator China, um momento de oferta restrita de bois no Brasil, um tradicional aumento da procura doméstica por carnes no fim do ano e o dólar cotado acima dos R$ 4, que aumenta ainda mais o ganho dos exportadores na hora de converter o dinheiro das vendas para real.

BBC - BRASIL

Destaques da semana


Mundo I 

Pastores da Universal em Angola rompem com Edir Macedo e pedem expulsão de bispos brasileiros:

Em um movimento sem precedentes, pastores angolanos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) anunciaram uma ruptura com o fundador, bispo Edir Macedo, e com o restante da liderança brasileira da igreja, acusando-a de desviar recursos para o exterior, discriminar funcionários locais e de promover a esterilização de sacerdotes africanos. (BBC-Brasil).

Mundo II

O que se sabe sobre o autor de ataque que deixou dois mortos na ponte de Londres?

A polícia identificou Usman Khan, de 28 anos, como o autor do ataque na London Bridge, região central de Londres, que deixou duas vítimas mortas, além de outras três feridas. Ele foi baleado e morto pela polícia na tarde desta sexta-feira (29/11), depois de ser contido por cidadãos.

Brasil I

Lula: talvez o Brasil merecesse o Bolsonaro para dar valor à democracia

A polícia identificou Usman Khan, de 28 anos, como o autor do ataque na London Bridge, região central de Londres, que deixou duas vítimas mortas, além de outras três feridas. Ele foi baleado e morto pela polícia na tarde desta sexta-feira (29/11), depois de ser contido por cidadãos. (247)

Brasil II

“Se o doleiro delatar, turma da Lava Jato e advogados de estimação de Moro serão presos”, diz líder do PT

Segundo o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), se o doleiro dos doleiros, Dario Messer, "fizer uma delação essa turma da Lava Jato e os advogados de estimação de Moro e Dallagnol serão todos presos. Paludo é a ponta podre do iceberg da Farsa Jato"(247)

Maranhão I

Jerry e Camarão saem em defesa da Educação de São Luís e cutucam reitor do IEMA

O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, criticou, em artigo, a educação da cidade de São Luís. Mesmo fazendo parte de um governo aliado, parece que Almada já resolveu antecipar o debate eleitoral. Ele é indicação do deputado federal Bira do Pindaré (PSB), pré-candidato a prefeito da capital.

A resposta foi imediata e feita por personagens próximos a ele no governo: o secretário de Educação Felipe Camarão e o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). (Marrapá)

Maranhão II

Programação natalina inicia neste sábado (30), no Centro Histórico

O Natal chegou em São Luís, e as atrações que encantam esta data iniciam as apresentações neste sábado (30). O palco para o despertar das luzes e magia do Natal será o Centro Histórico, que recebe vasta programação a partir das 17h30. O ponto alto será a chegada do Papai Noel, em frente ao Palácio dos Leões. A agenda conta, ainda, com fogos de artifício, apresentações culturais, espetáculo teatral, desfile natalino e o vídeo mapping, atração já esperada pelo público. O Natal do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, prossegue até dia 29 de dezembro.(Garrone)

Tuntum I

Ainda repercute nas redes sociais e nas conversas de "pé-de-ouvido" na cidade a derrota do Sr. Cleomar Tema ontem(29) na Câmara de Vereadores de Tuntum do projeto de abertura de crédito junto ao BB em torno de sete milhões de reais.

Tuntum II

Os vereadores da base política do prefeito e pré-candidatos com possibilidade de de vitória em 2020 pelo Grupo Labigó andam falando pelos quatro cantos da cidade que os empregos que eram dos Vereadores Ivalto, Nelson do Nanxi e Jota serão entregues a  eles. Na verdade o que estava pior para o Prefeito Tema na Câmara de Vereadores de Tuntum tende a piorar.

Tuntum III  

O Sr. Cleomar Tema está mal representado na Câmara de Vereadores de Tuntum. Sem articulação política e com uma liderança fraca e improvisada na casa legislativa, os projetos, agora, de autoria do executivo sofrerão derrotas sucessivas se a base não for recomposta e se um novo jeito de fazer política não for implementado pelo gestor do município.

Tuntum IV

Estive, hoje pela manhã(29),  no espaço de atendimento da Carreta da Mulher do Governo do Maranhão na Praça São Francisco em Tuntum e pude colher de algumas lideranças do Grupo Labigó que o nome do médico Pablo Cunha ganhou força depois da derrota de ontem na Câmara de Vereadores de Tuntum do Prefeito. Há quem diga, sem pedir segredos, que  Maurício Seabra(sobrinho de Tema) começa a perder espaço para 2020.

Tuntum V

Há um clima favorável para a oposição política ao Sr. Cleomar Tema. Hoje pela manhã na Carreta da Mulher, o deputado Fernando Pessoa recebeu afagos de vários populares presentes na Praça São Francisco. 

Atração Musical hoje(30) no Calçadão do Espeto em Tuntum

Ou muda a maneira de fazer política ou perde as eleições municipais de 2020

Foto: Do Blog do Pedro Jorge
Parece que algumas lideranças  políticas tradicionais do Maranhão não conseguiram aprender as lições trazidas com o resultado das urnas nos últimos dois anos no país e no Estado  e continuam com a cometendo erros crassos na condução dos grupos eleitorais que gravitam em torno de si.

A verdade é que não se conduz mais a política com boas intenções administrativas centrada no velho jargão "me engana que eu gosto" ou com promessas que se desfazem na próxima esquina e isso é fato. É necessário que líderes políticos, inclusive, no contexto municipal, voltem a ser gestores competentes e atendam as reais demandas das populações interioranas que, hoje, se reconheça ou não mantém o voto como moeda de mudança nos cenários eleitorais. 

Em Tuntum estas premissas postas diante do próximo cenário eleitoral de 2020 não será diferente e a prova foi dada de maneira surpreendente na votação do tão questionado projeto de abertura de crédito junto ao Banco do Brasil encaminhado pelo Sr. Cleomar Tema e rejeitado pela Câmara de Vereadores em sessão histórica, na manhã desta sexta-feira(29), pela maioria dos vereadores, entre eles,  ex-aliados do prefeito tuntunense.

A derrota do Sr. Cleomar Tema na Câmara de Vereadores está longe de ser uma mera rebeldia de edis ex-aliados por interesses contrariados para se tornar um movimento eleitoral de grande envergadura por parte da oposição ao grupo do atual gestor tuntunense para 2020. E já dá para sentir um clima de vitória da oposição  pelas esquinas, calçadas e, principalmente, nas redes sociais com o resultado adverso imposto ao prefeito de Tuntum na sessão legislativa de hoje.

É claro que não se pode desmerecer as qualidades de político do Sr. Cleomar Tema ao longo da história política de Tuntum, mas há também, o reconhecimento claro  de cansaço por parte dele a frente dos destinos do município. Algumas qualidades de  gestor competente, bom pagador do funcionalismo público, gerador de riquezas para o comércio do município se perderam nos últimos quatro anos pela ausência recorrente da cidade e pela terceirização da gestão entregue a pessoas sem qualificações de toda ordem. Tuntum hoje amarga crises em todos os setores da sua vida econômica, educacional, financeira, infraestrutura e, principalmente, política do grupo Labigó cheio de rachaduras.

Ao se ausentar do município, ao delegar a articulação política a pessoas que taticamente ainda usam a vinda de oposicionistas sem visibilidade eleitoral para o grupo em detrimento de aliados históricos e com comprovada densidade eleitoral, o Sr. Cleomar Tema abriu espaços portentosos para que a oposição política a ele ganhasse fôlego e já pensasse em vitória clara em 2020.

Há sim um movimento articulado  da oposição política em Tuntum que ganhou energia com a vitória sobre o projeto de abertura de crédito do prefeito e este evento merece respeito. Mesmo porque o grupo do prefeito não conseguiu emplacar um nome forte, ainda,  para fazer frente ao Deputado Fernando Pessoa segundo pesquisas internas e enquetes postas nos meios de comunicação.

Ou se muda o jeito de fazer política por parte do prefeito, respeitando aliados, pagando em dia o funcionalismo público e profissionalizando a gestão ou perde as eleições municipais de 2020, fica a dica.

TRF 4 peita Supremo


Por Helena Chagas/Os Divergentes

Não se pode dizer que o STF não tenha culpa. Depois que pegou a mania de interromper julgamentos polêmicos por falta de consenso para retomar depois – sabe-se lá quando – o Supremo abriu espaço à incerteza jurídica e a atos de desafio das instâncias inferiores. Foi o que se viu nesta quarta, no TRF-4, no julgamento do recurso do ex-presidente Lula no caso do sítio de Atibaia. A Corte regional, reconhecidamente ligada ao ex-juiz Sérgio Moro e à turma da Lava Jato, resolveu aproveitar a oportunidade para uma afirmação política — ainda que saiba que, mais à frente, terá sua sua decisão reformada. 

Rápido no gatilho, o relator João Pedro Gebran mostrou estar ali para dar o troco nos que vêm limitando decisões da Lava Jato. Além de pedir o aumento da pena de Lula para 17 anos, recusou o pedido de anulação da sentença, desconhecendo o entendimento do STF de dar ao réu delatado o direito de, nas alegações finais, falar depois do delator. A decisão havia sido tomada por maioria inequívoca pelo plenário do Supremo (7 x 3), e em tese determina que as sentenças de quem pediu para falar depois dos delatores — caso de Lula em Atibaia — seriam anuladas e o processo refeito desde a primeira instância.

Só que não. Como o STF, dividido, não concluiu o julgamento e não modulou a decisão, estabelecendo parâmetros para sua aplicação, o TRF-4 resolveu não segui-la. Tem uma boa desculpa para isso, pois enquanto o Supremo não fechar o assunto, o entendimento vale apenas para os dois condenados que impetraram habeas corpus nesse sentido.
Lula pode entrar com um HC no STF e anular a sentença de Atibaia? Pode, e é provável que isso aconteça. Assim como não irá para a cadeia com a confirmação de sua condenação pelo TRF-4 no caso de Atibaia porque, por decisão do próprio STF, está revogado o princípio da prisão após a condenação em segunda instância. Ao menos até o Congresso mexer no assunto.

Mas, se a questão política é Lula — sempre ele — a questão da Justiça atinge muito mais réus delatados, nos mais diferentes casos, que vão além da Lava Jato. E todos esses estão com a vida parada porque o STF, em meio a suas brigas internas, não conseguiu encerrar um julgamento.

Depois da constrangedora desautorização por parte do TRF 4, o Supremo anunciou que vai concluir o julgamento sobre a ordem de defesa de delatores e delatados ainda este ano. Ah, bom. Podia ter passado sem essa.

Entrevista de Lula a TV 247 - clique e veja

Lula dará entrevista à TV 247 nesta quarta, 27

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará uma entrevista à TV 247 nesta quarta-feira, dia 27. A transmissão será ao vivo, a partir das 11h30, com participação dos internautas. Participam da entrevista os jornalistas Leonardo Attuch, Tereza Cruvinel e Gustavo Conde. 

Serão tratados temas diversos da conjuntura política, mas também temas ligados à experiência pessoal de Lula da prisão política. 

Livre desde a votação do STF (Supremo Tribunal Federal) que restituiu o entendimento constitucional sobre a prisão em segunda instância, o ex-presidente Lula segue com sua agenda política de oposição ao governo Bolsonaro e também com sua articulação para as eleições de 2020. 

Frequentemente homenageado pelo país, Lula falará dos sentimentos que movem seu novo momento no cenário político brasileiro e da descoberta de um novo Brasil historiográfico, fato que tem sido destacado em suas falas públicas. 

Os internautas poderão fazer perguntas e participar da transmissão. As perguntas que não puderem ser lidas ao vivo serão encaminhadas para a assessoria do ex-presidente.

Márcio Jerry critica nomeação de vice-reitor da UFMA

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) reforçou, nesta terça-feira (26), as críticas de entidades representativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ao reitor Natalino Salgado por não ter nomeado para a vice-reitoria o professor Alan Kardec, que venceu as eleições e foi também o mais votado no Conselho Universitário.

“Saudei a eleição e nomeação do professor Natalino Salgado para reitor da UFMA e agora me manifesto para deplorar a atitude antidemocrática do mesmo reitor em ignorar o resultado das urnas ao não nomear o professor Alan Kardec, mais votado para vice-reitoria”, afirmou Márcio Jerry, que nos anos 1980 foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMA, onde também atuou como professor.

“O que foi defendido como critério democrático para nomeação de Natalino Salgado, o mais votado, obviamente deveria ser também critério para a nomeação do vice-reitor. Natalino ignorou e resolveu iniciar o mandato desrespeitando e agredindo a comunidade universitária da UFMA”, completou o deputado federal.

Marrapá

Campanha de Solidariedade



Flávio Dino rebate quem é a favor do retorno do AI-5(veja o vídeo)


Professores processam Weintraub no STF por espalhar fake news sobre plantações de maconha nas universidades

O ministro da Educação, Abraham Weintraub
Da Rede Brasil Atual - O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) ingressou hoje (25) com ação cautelar contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de uma interpelação judicial para que o titular da pasta se explique sobre o teor das suas mais recentes e absurdas declarações.

A entidade quer que Weintraub, que chefia um dos ministérios mais importantes, explique quais seriam as universidades a que ele se referia quando afirmou que possuem “plantações extensivas de maconha”. E também denomine que universidades estariam “desenvolvendo laboratório de droga sintética”. Na ação, a Adufg questiona ainda quais são os meios de prova pelos quais o ministro tomou ciência desses fatos e quais medidas Weintraub adotou após ciência dos supostos fatos.

“O ministro da Educação mentiu ao fazer estas declarações. É um absurdo que o responsável pela educação no país propague mentiras e falácias. Ele precisa entender que suas falas possuem consequências. Nós produzimos ciência. Isso é um desrespeito com a comunidade acadêmica”, disse, por meio de nota, o presidente da associação, Flávio Alves da Silva, referindo-se à importância da interpelação.

Danos morais

Para os advogados Igor Escher e Elias Menta, as reiteradas agressões do ministro ferem a autonomia universitária e a honra e moral coletiva de professores de todas as universidades e institutos federais do Brasil. Por essa razão, ingressaram com essa ação cautelar em busca de uma retratação de Weintraub. Eles também estão preparando uma ação reparatória pelos danos morais causados. Os advogados entendem que as declarações do ministro extrapolam “qualquer moralidade e probidade que um gestor do primeiro escalão do Poder Executivo deveria ter, sobretudo como Ministro da Educação, cujo papel primordial é aprimorar a educação e as universidades públicas, não depreciar sua imagem, especialmente quando não se comprova nada do que fora dito”.

Na última quinta-feira (21), Abraham Weintraub disse ao Jornal da Cidade que as universidades são “madraças de doutrinação” e “têm plantações extensivas” de maconha, além de os laboratórios de química estarem desenvolvendo droga sintética, a metanfetamina.

No dia seguinte, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nota, segundo a qual Weintraub “parece nutrir ódio pelas universidades” e que “ultrapassa todas as fronteiras que devem limitar, sobretudo, os atos de um gestor público”. A entidade afirma estar tomando “as providências jurídicas cabíveis para apurar eventual cometimento de crime de responsabilidade, improbidade, difamação ou prevaricação” do ministro da Educação.

Deu na Veja: Flávio Dino pode concorrer à Presidência pelo PT

Veja – No Congresso do PT ficou claro que, se for possível, Lula é o candidato preferido para a presidência. Do mesmo Congresso, embora não com a mesma clareza, podemos concluir que, se Lula não puder ser o candidato, a escolha do PT para 2022 será feita a partir do zero, ou seja, não há ninguém com lugar marcado para ser o plano B. O PT vai investir forte em candidatos a prefeito em 2020, para reforçar as bases municipais do Partido. E vai investir também para que os julgamentos de Lula sejam anulados, o que não é impossível, depois das revelações da Vaza Jato, que demonstraram as manobras pouco jurídicas da Lava Jato e de Sergio Moro, que comandava na prática a Operação.

Se a candidatura de Lula não for viável, há várias possibilidades de candidaturas que poderiam ser escolhidas pelo PT em 2022. Claro que Fernando Haddad será considerado, já que foi o candidato em 2018 e não se saiu mal. Mas é certo que nomes de políticos nordestinos, como o senador Jaques Wagner e o governador da Bahia, Rui Costa, também serão apontados, talvez com muito mais força do que Haddad. Em primeiro lugar porque é no Nordeste que o PT tem hoje suas principais bases. São Paulo, maior colégio eleitoral do País, precisa ser recuperado, porque o PT teve na capital, em 2016 e no Estado, em 2018, votações muito abaixo das suas votações históricas. Com o detalhe, nada desprezível de que, nos dois casos, o candidato petista foi Fernando Haddad. Em 2016, concorrendo como prefeito, no cargo, perdeu nas regiões que tradicionalmente votam no PT. E em 2018, teve desempenho muito fraco no Estado de São Paulo como um todo.

Claro que se pode argumentar muito sobre isso e certamente a culpa por esses resultados não foi exclusivamente de Fernando Haddad. Mas também se poderia considerar que os votos que ele obteve no NE, em 2018, não foram votos para Haddad, que era um ilustre desconhecido até aquela eleição. É claro que os votos são do PT e sobretudo, de Lula. De Lula e da gratidão que o eleitor pobre do Nordeste tem para com o PT. Para este eleitor, há dois nordestes, aquele antes e depois dos governos do PT.

Assim, Jaques Wagner e Rui Costa teriam grandes chances de ser um deles o escolhido. Mais ainda, também teria chance o governador do Maranhão, caso a discussão evolua para se fazer uma aliança entre o PT e o PCdoB ou mesmo se Flávio Dino resolver partir para a disputa e se dispuser a mudar de partido para ter maiores chances. Esse três políticos têm trajetória de grandes vitórias eleitorais em seus estados e chamam a atenção para a competência administrativa com que tocam suas gestões. E têm grande vantagem no terreno político, porque sabem se conduzir e conversar com políticos de todos os partidos e tendências, qualidade indispensável em disputas eleitorais, especialmente uma eleição presidencial.

Por fim, a peça chave continua sendo Lula. Se for candidato, a questão está resolvida. Se não puder, seu apoio será fundamental, porque pode levar qualquer candidato ao segundo turno. Para ganhar, entretanto, embora o apoio de Lula seja fundamental, será necessário outras qualidades, e ser do Nordeste não é uma qualidade desprezível.

Agente penitenciária quebra estereótipos em prisão do Maranhão



Matheus Pichonelli (UOL)

Dois idosos chegaram em pânico, no meio da noite, à penitenciária de Caxias, município de 118 mil habitantes no interior do Maranhão. “Vocês vão bater na gente?”, eles perguntaram aos auxiliares durante a revista.

Horas antes, a dupla havia aceitado a oferta de alguns homens para sacarem dinheiro no banco em troca de R$ 300. O que eles não sabiam era que os cartões eram clonados. Foram presos pela polícia.

Ao ver a cena, a agente penitenciária Rosanne Medeiros, de 29 anos, foi conversar com os detidos. Pediu que eles tivessem calma e prometeu que ninguém ia bater neles. Providenciou a “quentinha” e os acompanhou até a cela, onde costumam ficar os presos mais velhos.

No caminho, um deles pedia ajuda para comunicar a companheira, uma senhora com quem ele morava no interior e que não estava sabendo de nada.

Rosanne ligou para um defensor e pediu para priorizar uma audiência de custódia. Eles saíram da prisão dois dias depois.

“Meu coração ficou doído”, conta a agente sobre mais um dia comum em sua vida na unidade prisional com cerca de 270 detentos. Ela é uma das quatro agentes femininas efetivas que trabalham no local.

Entre fotos de viagem e treinamento

Quem acompanha suas postagens no Instagram, com fotos na praia, viagens, trilhas e cafés, nem imagina como é sua rotina durante um plantão de 24 horas no local.

Secretária de procedimento disciplinar, ela é responsável por dar apoio a visitas, fazer escoltas para o fórum ou para o médico, e até ir ao banco com eles, quando necessário.

Rosanne começou a trabalhar no sistema penitenciário do Maranhão, em janeiro de 2017, no antigo Centro de Detenção Provisória (CDP) da capital, São Luís. Até pouco tempo, o local era conhecido como presídio de Pedrinhas –onde, em 2013, uma série de rebeliões deixou 64 mortos, muitos com a cabeça degolada.

“As pessoas têm ideia de que Pedrinhas é somente uma cadeia, mas na verdade é um complexo penitenciário, com seis unidades prisionais, mais a feminina. O nome agora é outro. Acho que é uma tentativa de tirar o estigma das cabeças rolando e do terror.”

Apesar do estigma, ela conta que a rotina nos presídios do estado hoje é diferente e passa longe da imagem produzida pelo senso comum. “Acho engraçado o choque das pessoas quando digo que trabalho em um presídio.”

Na unidade feminina, por exemplo, ela fez amizades, visitava os filhos das internas e se deliciava com os salgados produzidos na padaria da unidade e com os doces das oficinas de chocolate na Páscoa. “Quando eu saía para escolta, elas guardavam os pães e doces para mim.”

O filho de uma das detentas, com quase dois anos, era o xodó da unidade. Rosanne conta a história enquanto envia, pelo WhatsApp, a foto do dia em que o menino, doente, precisou ir ao pronto-socorro e ficou no seu colo, vidrado em um desenho no celular, enquanto tomava soro. “Sempre ia lá ver os bebês e brincar um pouco. E perguntava por que elas estavam lá. Muitas eram por tráfico, por causa de companheiros.”

A solidão das mulheres encarceradas

A agente conta que as mulheres no local são geralmente abandonadas pelos companheiros. “Essas visitas são bem escassas. Quando tem, são filhos, pais, irmãos.”

Já no presídio masculino, a lealdade feminina é observada pela fila nos dias de visita. Rosanne conta ser comum ver, nessas ocasiões, mães saírem chorando e companheiras conhecendo o local pela primeira vez, muitas com tremores. “Uma vez estava dando apoio e uma visitante inexperiente ficou tão nervosa que menstruou. Eu dei um absorvente pra ela.”

Hoje ela trabalha em sua cidade-natal, Caxias, onde faz plantão das 7h às 7h e dorme em um alojamento feminino. A cidade é mais perto da capital do Piauí, Teresina (a 81 km dali), onde ela estudou, do que de São Luís.

Lá, ela cuida dos procedimentos disciplinares, dá apoio à direção e recebe pedidos recorrentes dos detentos para analisar os seus processos. Um deles estava à beira da morte quando recebeu alta de um hospital e voltou para a cela. Rosanne precisou brigar para que ele voltasse à unidade médica.

O presídio de Caxias conta com uma horta, com plantações de alface, rúcula, quiabo, couve, tomate-cereja, feijão. As hortaliças são todas doadas. “Eu levo para casa toda vez que saio de plantão. Bom que é sem agrotóxicos”, conta.

“Mas você não tem medo?”

Formada em direito, ela conta que sempre quis ser policial. Foi pelo Instagram que soube, em 2016, de um edital aberto para trabalhar no presídio. Na época, a agente aguardava uma prova para delegada, mas a demora provocava desespero. Ela não queria depender financeiramente do pai.

Tinha preconceito com o trabalho, que aos poucos foi se dissipando.

“As pessoas pensam que é igual à série ‘Carcereiros’. Não é!”

Isso exigiu um exercício sobretudo de escuta. Há uma linguagem própria entre os detentos. “Catatau”, por exemplo, é bilhete. “Tereza” é uma corda feita de lençol. “Nervosinho” é a mistura de remédios controlados em um suco. “Tirar meia hora” é brincar. “Laranjada” é emboscada. “Melhorado” é a comida trazida por familiares. E “parada errada” é linguiça.

“A gente vai pegando naturalmente. Como eu colho depoimentos, já vou aprendendo. Quando trocou a especialista de penitenciária jurídica, fui ensinando para ela o que queria dizer cada coisa. Tipo quando apurava alguma briga e alguém dizia ‘só tirei meia hora’, querendo dizer: ‘só estávamos brincando’”, conta, rindo.

O trabalho no presídio é até hoje motivo de preocupação para os pais. “Mas não tenho medo. Os que ficam do lado de fora, nos trabalhos de limpeza, me tratam muito bem. Nunca mexeram comigo, nunca me desrespeitaram. Nunca precisei gritar ou jogar gás. Alguns ainda me chamam de doutora.”

Ainda assim, diz, ela precisa andar com uma arma, que é cautelada pelo estado e pode ser levada para casa. (Nova foto, dessa vez em um treinamento de tiro, onde era a única mulher do local).

“Em um presídio ninguém fica totalmente seguro. A gente sabe que tem muitos criminosos mesmo, enquanto muitos foram condenados com base em depoimentos vagos, sem corpo de delito. Desde 2014 (ano da rebelião), foi implantado um procedimento com ordem, disciplina, regras de segurança, padrões de movimentação interna. Eles só podem sair algemados, com as mãos na cabeça. As unidades têm psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros e técnicos em enfermagem. E um especialista penitenciário jurídico. As pessoas pensam que é igual à série ‘Carcereiros’ [da TV Globo]. Não é!”

Antes de encerrar a conversa, a agente envia, sempre pelo WhatsApp, uma foto do curso que acaba de fazer com cães de detecção.

De óculos e olhar concentrado, ela era uma das três únicas mulheres em uma sala com 18 homens, entre eles o instrutor que trazia, na coleira, um quieto e obediente pastor alemão.

Destaques da Semana

Resultado de imagem para giro da semana
A partir deste sábado(23), o Blog Bate Tuntum veiculará os destaques do noticiário da semana. Este giro pelos principais fatos jornalísticos que abasteceram os veículos de mídia no mundo, Brasil, Maranhão e Tuntum estará aqui num enfoque sempre rápido e necessário. 

 Mundo - I

O  pedido impeachment do presidente norte americano Donald Trump ganhou corpo no Congresso dos Estados Unidos após depoimento do embaixador Gordon Sondland afirmou na quarta-feira (20/11) aos parlamentares que pressionou a Ucrânia por investigações contra o democrata Joe Biden e seu filho Hunter, por ordem do presidente.

Mundo - II

O golpe político contra Evo Morales na Bolívia tem causado, a cada dia, no país vizinho mais violência contra os apoiadores do ex-presidente por parte das forças de segurança. Segundo analistas internacionais a situação da Bolívia merece preocupações diversas pela possibilidade de uma guerra civil no país.

Mundo - III 

Após o levante popular no Chile contra as políticas econômicas do presidente Sebastião Pinera, chegou a vez da população da Colômbia se levantar contra o mandatário Ivan Duque Marquez que decretou toque de recolher na capital e nas principais províncias do país, tentando conter as manifestações da população contra o seu governo de direita.

Brasil - I

A liberdade do Presidente Lula provocada pelo STF tem dado novos ânimos a oposição contra o Governo Bolsonaro. Lula livre tema trazido para si e para o PT o protagonismo histórico de se opor ao governo de direita e sua política de cortes às políticas sociais do petismo, implementada durante 13 anos.

Brasil - II

O anúncio da morte do apresentador de TV Gugu Liberato, na noite desta sexta-feira(22),  nos EUA deixou o país comovido com o fato. Gugu Liberato, além de apresentador de TV, era um empresário de sucesso na área de diversão. 

Brasil  - III

A semana no país foi marcada por uma "bomba" que sacudiria as bases do governo Bolsonaro. A morte da ex-vereadora Marielle Franco  do PSol(RJ) é o mote da "bomba" que ainda não explodiu.

Maranhão - I

O envio de mensagem  à Assembleia Legislativa por parte do Governo Flávio Dino, tratando sobre a Reforma da Previdência do Estado pegou o movimento sindical e os funcionários do Estado de surpresa. Há quem diga que nos próximos dias haverá uma reação por parte  do funcionalismo  público a esta reforma.

Maranhão -  II

A semana no Maranhão teve uma pauta única: FUNDEF e FUNDEB permanente. Quatro eventos entre São Luís e interior do Maranhão discutiram em seminários, encontros, colóquios os precatórios dos FUNDEF que abastecerão os cofres das prefeituras maranhenses nos próximos meses e novo FUNDEB que tramita no Congresso Nacional como peça chave do financiamento da educação básica que será votado nos próximos meses.

Maranhão - III

A movimentação política/eleitoral  na capital São Luís tem apontado já algumas pré-candidaturas a prefeito da maior da cidade do Maranhão como assunto do dia. Bira do Pindaré, Adriano Sarney, Rubens Júnior foram nomes postos para 2020 na "ilha do amor".

Tuntum - I

Tem dado o que falar a atual enquete do Bate Tuntum sobre possíveis nomes do grupo político do Prefeito de Tuntum para concorrer as eleições do município de 2020. Há pré-candidatos acusando os concorrentes de fraude na enquete. Tecnicamente a fraude na enquete é impossível. Portanto...

Tuntum - II

Causou estranheza o envio de mensagem do Prefeito de Tuntum à Câmara de Vereadores,  solicitando autorização para abertura de uma linha de crédito junto ao Banco do Brasil. Os vereadores da oposição prometem questionar a mensagem do gestor tuntunense até as últimas consequências.

Tuntum - III 

O deputado estadual  Fernando Pessoa(SD) andou anunciando,  nas últimas horas,  nos meios de comunicação da região central do Maranhão que a partir de Janeiro de 2020 voltará a residir em Tuntum e pedirá afastamento das suas atividades parlamentares para cuidar da pré-campanha a prefeito da cidade nas próximas eleições municipais. Segundo ele, em Janeiro fará uma grande festa para anunciar adesões e projetos novos para o município. Fernando Pessoa parece animado com a possibilidade de ser prefeito de Tuntum pelos apoios que tem recebido de segmentos do Palácio dos Leões e da Assembleia Legislativa do Estado. 

Assessoria anuncia morte de Gugu Liberato

Gugu Liberato
247 - Foi anunciada oficialmente a morte do apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos, após sofrer um acidente doméstico na quarta-feira (20), nos Estados Unidos. 

A assessoria confirmou a morte do apresentador que caiu de uma altura de cerca de quatro metros, em sua casa, em Orlando, e bateu a cabeça, ferindo-se gravemente. Ele foi socorrido e levado ao hospital Orlando Health. Na sexta, um neurocirurgião brasileiro foi chamado pela família e viajou para os Estados Unidos.

Desde quinta-feira, havia boatos a respeito de morte de Gugu. Vários veículos anunciaram e depois desmentiram a informação, mas a assessoria do apresentador divulgou uma nota à noite afirmando que ele seguia internado na UTI do hospital e que permanecia vivo. No entanto, na noite desta sexta fez um novo comunicado.

"Informamos que nesta quarta-feira, 20, o apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente em sua casa, em Orlando, e encontra-se internado em observação por 48 horas."

Atualmente, Gugu apresentava na Record, às quartas-feiras, o reality show "Canta Comigo", que terá a sua final no dia 4 de dezembro.

Evento da semana: Gincana do Colégio Bandeirante de Tuntum

Com o tema: "Esporte e Educação, construindo um futuro melhor" o Colégio Bandeirante de Tuntum  realizou no período de 19 a 21 do corrente a sua Gincana/2019.
Com a participação de todas as turmas do ensino médio(manhã e noite) direção, alunos, professores, funcionários estiveram envolvidos na Gincana Band/2019 provando momentos de intensa participação, envolvimento  e conhecimento cultural, beleza, perfomance  e disputas esportivas para uma juventude alegre e envolvida nesta muvuca escolar em Tuntum.

Foram vencedores da Gincana Band/2019:

1º Lugar: Tribo - 2º A


2º Lugar: Dracários - 1º C


3º Lugar: Lunáticos - 3º C


Outro ponto alto da Gincana Band/2019 foi a escolha da Garota Bandeirante do ano:


1º Lugar: Kelly Almeida - 3º A - Vencedora
2º Lugar: Lívia Pessoa - 3º C
3º Lugar: Letícia - 1º C

Com a supervisão das diretoras  Adriana Frade e Eldeci Varão o Colégio Bandeirante movimentou a cidade de Tuntum durante a semana neste grande evento.

UNDIME FORTALECE COM A FAMEM EM BARRA DO CORDA NO MARANHÃO O DEBATE POR UM FUNDEB PERENE

Prefeitos da região central do Maranhão e Dirigentes Municipais de Educação, com a participação de mais de 90 municípios do Estado iniciaram nesta quinta-feira (21), no Encontro Estadual da Undime/Famem, em Barra do Corda, o debate entre gestores sobre o fim do Fundeb e a precariedade do financiamento da educação básica.

“Neste encontro estamos tratando de estratégias para melhorar todo o sistema de educação. Vários prefeitos estão presentes neste encontro que contou com o empenho de vários parceiros. Pretendemos gerar uma pauta e definirmos um cronograma de ações para debatermos com as bancadas estadual e federal, com os governos do estado e federal. Esse é o interesse de todos os gestores que estão reunidos neste encontro em Barra do Corda”, destacou o presidente da Famem, Eric Costa.

Para o DME de Elísio Medrado e vice-presidente da Undime Nordeste, que no ato representou a Undime Nacional, os debates em torno da necessidade de uma política de fortalecimento do financiamento público educacional vem ganhando corpo em todo país.

“Nós estamos em todos estados discutindo a necessidade da manutenção do Fundeb e a ampliação da participação do governo federal nos repasses para que além do custeio, que a cada dia que passa cresce nas redes municipais de ensino, tenhamos também a possibilidade de realizar investimentos em formação continuada de profissionais, melhora nas nossas redes físicas, dentre outras”, destaca Williams.


Ascom/Undime/Bahia

Kennedy Alencar: partido 'Aliança para o Brasil' é fascista e autoritário

247 - O jornalista Kennedy Alencar, em sua coluna no IG, questiona: "Será que agora dá para a imprensa deixar de passar pano, parar de chamar absurdos de polêmicas e enxergar que o Aliança para o Brasil é um partido com ideário fascista, projeto nacionalista autoritário e pretensão de manipular os piores sentimentos morais e religiosos do povo brasileiro?"

"38, o famoso número do trabuco, é simbólico do calibre do retrocesso em curso no Brasil e da ameaça real à nossa democracia. Até o símbolo da legenda foi feito com cápsulas de bala. Com vocação cesarista, é um partido familiar que reúne o pior do conservadorismo dito cristão no país. É extrema-direita na veia, com toda a sua intolerância às diferenças e a pregação desabrida do ódio no debate público."

"Em nome de uma suposta agenda liberal para lá de tosca, que estimula o empobrecimento do país, a precarização do trabalho e ignora as necessidades sociais, setores da sociedade civil vão tolerar um caminho claro de atraso e barbárie? O caminho é esse mesmo?"

"A paz dos cemitérios e a intensificação da exclusão social são as ofertas de Bolsonaro e companhia ao país. Parabéns aos que estão fechando os olhos e se omitindo em relação ao Partido da Família, da Bala e da Bíblia. Assim é como as democracias morrem."

A carne mais barata do mercado (ainda) é a carne negra


Plínio Teodoro/Revista Fórum

Plínio Teodoro Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

No último dia 15, Abraham Weintraub, o bobo da corte olavista do governo Bolsonaro – que costuma se referir aos adversários políticos como “tigrada” -, foi às redes louvar a Princesa Isabel e sua Lei Áurea, mulher educada, inteligente e honesta, segundo o mal educado ministro.

Assim, o bolsonarismo olavista tenta passar pano na história de luta do povo negro, importado à exaustão para se tornar carne barata no maior mercado escravista do mundo, que se estabeleceu para servir uma elite enfadonha, preguiçosa e preconceituosa.

Passados 131 anos da chamada “Abolição da Escravatura”, dados do IBGE, divulgados nesta terça-feira (19) mostram que a carne mais barata do mercado continua sendo a carne negra.

Números do terceiro trimestre deste ano revelam que dos 12,5 milhões de desempregados no país, 65,2% são negros ou pardos. Um contigente que segue à margem da sociedade, vivendo de bicos, se alimentando dos restos deixados pela mesma elite que fabricou uma abolição para que o direito às terras que cultivavam não lhes fosse concedido.

Alçados às universidades em meio às críticas burguesas sobre as cotas, têm de conviver com a censura quando revelam uma visão da própria história sobre o socialismo.

Nos morros, são caçados e perseguidos pela nova geração de capitães do mato, que carregam fuzis e não fazem diferença de idade quando o alvo é negro. Ou, então, se submetem a servir de adereço de outros capitães vislumbrados com o poder.

Na véspera da data em que se celebra a memória do maior líder revolucionário negro no Brasil, as manchetes nos mostram que reconhecer o outro como igual, independentemente de sua cor da pele, ainda exige muita consciência de cada um de nós.

Centrais sindicais, partidos e movimentos sociais articulam oposição unitária

Representantes de centrais sindicais, partidos políticos e movimentos populares participaram do Encontro Emprego e Desenvolvimento
Brasil de Fato - Partidos políticos de oposição, movimentos populares e centrais sindicais apresentaram nesta segunda-feira (18) propostas para a geração de empregos e redução das desigualdades, em contraposição às políticas econômicas e sociais do governo de Jair Bolsonaro (PSL). O Encontro Emprego e Desenvolvimento, realizado no Sindicato dos Químicos de São Paulo, também marca o início da articulação por uma Jornada Nacional de Mobilização e Luta unitária.

Os partidos PT, PSB, PCdoB, PDT, PSOL e Rede apresentaram o Plano Emergencial de Emprego e Renda, com 15 propostas. Dentre elas, a reativação do programa Minha Casa Minha Vida, o aumento real do salário mínimo, a expansão do Bolsa Família e a disponibilização de R$ 20 bilhões em créditos para o cooperativismo e a agricultura familiar.

Os sindicalistas destacaram a importância da presença do Estado em momentos de crise, como observou Adriana Marcolino, técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que fez a apresentação pelas centrais sindicais. Do mesmo modo, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, afirmou que, se o Brasil não quiser viver “o mesmo drama” do Chile, que há um mês enfrenta protestos, terá “que derrotar o programa de Bolsonaro e Paulo Guedes”.

Entre os pontos defendidos pelas centrais, estão a retomada de obras públicas paralisadas; a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; a promoção de direitos a trabalhadores de aplicativos; e o controle dos preços de produtos da cesta básica, gás de cozinha e das passagens do transporte público. O documento foi elaborado pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical, Intersindical Instrumento de Luta, CSP-Conlutas, CGTB.

Com ênfase na unidade, as falas foram no sentido de construir “uma agenda unitária e, acima de tudo, animar o povo para fazer lutas e resistir contra essa retirada de direitos da classe trabalhadora", como afirmou João Paulo Rodrigues, representante da Frente Brasil Popular e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Também presente na atividade, a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, falou sobre a importância da articulação de todos os setores e sobre as dificuldades de construir uma agenda progressista em um Congresso de maioria conservadora. Para ela, "o governo tem uma pauta de emergência fiscal: cortar o orçamento e abaixar a dívida. E nós temos uma pauta de emergência social: dar emprego e renda, aumentar o valor do salário mínimo”.

A partir desta terça-feira (19), as entidades prosseguem com debates para a construção de uma Jornada Nacional de Lutas da Classe Trabalhadora.

Manchas de óleo aparecem no Delta do Parnaíba, entre o Piauí e Maranhão

O Delta do Parnaíba, localizado entre os estados do Piauí e Maranhão, é o mais recente santuário ecológico ameaçado pelas manchas de óleo.

A Marinha confirmou no sábado (16) o aparecimento de petróleo cru no Delta do Parnaíba. O local integra um emaranhado de dunas, ilhas, mangues e igarapés.

Das 70 ilhas e praias do Delta, a Marinha localizou vestígios de óleos em seis localidades que compõe o Delta que são: Ilhas das Canárias, Poldros, do Caju, nas praias do Pontal, de Caiçaras e Barra das Melancieiras.

Militares da Marinha, Exército e servidores do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) iniciam neste domingo (17) a retirada do material. A preocupação é barrar a chegada das manchas no rio Parnaíba, que abastece parte dos moradores da região.

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o vazamento já afetou dez estados, 116 municípios e 643 localidades.

O comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, capitão Márcio Dutra, disse que as primeiras denúncias de manchas de óleo no Delta ocorreram em 18 de setembro na Ilha dos Poldros, no Maranhão. Segundo ele, são manchas pequenas, mas que reapareceram em grande extensão nas areias das praias.

“Os acessos ao Delta são difíceis, não há possibilidade por via terrestre, somente por barco e devido a grande extensão da presença do óleo estamos usando um helicóptero para ajudar no deslocamento da equipe e remoção do material”, disse o comandante.

A Marinha do Brasil divulgou nota informando que neste domingo chegará a região do Piauí e Maranhão o navio patrulha para reforçar as buscas e recolhimento dos resíduos oleosos no mar. A pesca marinha e visitação do público nas ilhas e praias do Delta não foram proibidas. 

Folha de SP

ASSEMBLEIA APROVA PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO QUE CRIA O BANCO DE ALIMENTOS

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (18), o Projeto de Lei 492/19, de autoria do Poder Executivo, que cria o Banco de Alimentos do Maranhão, no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. A matéria vai à sanção do governador do Estado do Maranhão.

O artigo primeiro da proposição governamental diz que o Banco de Alimentos tem por objetivo a coleta de alimentos para distribuição, diretamente ou mediante entidades cadastradas às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional, referendadas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) ou pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Conforme mensagem enviada pelo Poder Executivo à Assembleia, a criação do Banco de Alimentos visa atender à rede socioassistencial e às famílias em situação de vulnerabilidade nutricional.

“Diante da essencialidade do implemento de políticas públicas mais eficazes de abastecimento alimentar no âmbito do estado, visamos, com este projeto de lei, dispor sobre a criação do Banco de Alimentos do Estado do Maranhão, equipamento de segurança alimentar, par atender às entidades da rede socioassistencial e às famílias em situação de vulnerabilidade nutricional, conferindo o acesso aos alimentos pelos mais diversos segmentos da população”, justificou o governador.

O projeto estabelece, também, as finalidades do Banco de Alimentos, assim como os procedimentos de coleta, o condicionamento e armazenamento de produtos e gêneros alimentícios, perecíveis ou não, desde que em condições de consumo humano, provenientes de doações de estabelecimentos comerciais e industriais, ligados à produção ou comercialização, no atacado e/ou varejo, de produtos e gêneros alimentícios.

Prevê, ainda, o projeto de lei que os produtos também poderão ser oriundos de apreensões por órgãos da Administração Municipal, Estadual e Federal, resguardada a aplicação das normas legais e regulamentares próprias; por doações de produtores rurais e comerciantes que atuam na Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa); aquisição por meio do programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e por outros meios, desde que respeitados os princípios e normas da administração pública.

Blog do Jorge Vieira

ENCONTRO ESTADUAL DA UNDIME/FAMEM A EDUCAÇÃO NO CENTRO DO MARANHÃO (BARRA DO CORDA 2019)

https://undime.org.br/uploads/fotos/phplUrH0i_5dcc2e2e58c16.jpg

Prezado(a) Dirigente Municipal de Educação!

De ordem do presidente da UNDIME/MA, Joaquim Francisco de Sousa Neto, encaminhamos em anexo, o Ofício Circular nº 13/2019 e link para inscrição. 

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de novembro de 2019 às 15h.

Atenciosamente,

Jeremias Jerion
Assessor de Comunicação

INSCRIÇÃO :


OFÍCIO: 



Ascom/Undime-MA

Com gol de Messi, Brasil perde para Argentina em Riad

(Reuters) - A seleção brasileira foi derrotada por 1 x 0 pela Argentina nesta sexta-feira em Riad, na Arábia Saudita, e chegou ao quinto jogo seguido sem conseguir vencer, depois de desperdiçar um pênalti com Gabriel Jesus, nos minutos iniciais da partida.

O gol da vitória da Argentina foi anotado pelo astro do Barcelona Lionel Messi, aos 13 minutos. Ele cobrou pênalti, que sofreu de Alex Sandro, o goleiro Alisson defendeu, mas Messi completou para o gol no rebote.

Cinco minutos antes, Gabriel Jesus recebeu dentro da área de Roberto Firmino e foi derrubado. Ele mesmo cobrou rasteiro, mas mandou para fora.

A seleção, comandada pelo técnico Tite, voltará a campo na próxima terça-feira, contra a Coreia do Sul, em busca de sua primeira vitória desde o título da Copa América, conquistada em casa em julho.

Desde a conquista do título continental, o Brasil foi derrotado por Peru e Argentina e empatou com Colômbia, Senegal e Nigéria.

Nova enquete para prefeito de 2020 em Tuntum continua a pleno "vapor"

Para mostrar a tendência do eleitorado tuntunense, hoje,  para as eleições municipais de 2020, o Blog Bate Tuntum tem soltado algumas enquetes na sua aba direita nos últimos meses.

O Bate Tuntum sempre tem veiculado que as enquetes veiculadas não tem valor científico das pesquisas eleitorais e nem tem registro na Justiça Eleitoral por se tratar de consulta meramente de tendência no contexto de disputa política na cidade em 2020.

Enquetes para vereador

Duas enquetes foram veiculadas aqui tendo como foco a disputa para a Câmara de Vereadores de Tuntum, a primeira, apontou como tendência do eleitorado tuntunense a mudança em quase 70% da atual composição da casa legislativa do município. A segunda, veiculou pré-candidatos "novos" a vereador de Tuntum, trazendo resultados na preferência eleitoral dos nomes de Renan Bílio, Maurício Melo e Prof. Ironilson como futuros edis.

A enquete de Prefeito 

Sem a presença do atual Vice-Prefeito de Tuntum, Ciro Ricardo, a primeira enquete do Bate Tuntum para prefeito de 2020 apontou algumas certezas do lado da situação e oposição com nomes de forte visibilidade eleitoral e de profunda rejeição para as eleições do próximo ano na cidade.

A última enquete

Atualmente o blog Bate Tuntum veicula mais uma enquete para prefeito em 2020, desta vez,  colocando o nome do Vice-Prefeito Ciro  Ricardo, além dos nomes de maior visibilidade do grupo político do Sr. Cleomar Tema e apoiado por ele. 

O nome da oposição já está posto

A  primeira enquete para prefeito de Tuntum em 2020 definiu o nome do atual Deputado Fernando Portela Pessoa como o pré-candidato de maior apelo popular dentro do segmento da oposição  na cidade.

 Até o dia 30 de Novembro

A enquete que está sendo veiculada, neste momento,  no Bate Tuntum será encerrada no dia 30 de Novembro próximo. Outras virão, mostrando outros cenários e outras combinações. Aguardem!