A partir deste sábado(23), o Blog Bate Tuntum veiculará os destaques do noticiário da semana. Este giro pelos principais fatos jornalísticos que abasteceram os veículos de mídia no mundo, Brasil, Maranhão e Tuntum estará aqui num enfoque sempre rápido e necessário.
Mundo - I
O pedido impeachment do presidente norte americano Donald Trump ganhou corpo no Congresso dos Estados Unidos após depoimento do embaixador Gordon Sondland afirmou na quarta-feira (20/11) aos parlamentares que pressionou a Ucrânia por investigações contra o democrata Joe Biden e seu filho Hunter, por ordem do presidente.
Mundo - II
O golpe político contra Evo Morales na Bolívia tem causado, a cada dia, no país vizinho mais violência contra os apoiadores do ex-presidente por parte das forças de segurança. Segundo analistas internacionais a situação da Bolívia merece preocupações diversas pela possibilidade de uma guerra civil no país.
Mundo - III
Após o levante popular no Chile contra as políticas econômicas do presidente Sebastião Pinera, chegou a vez da população da Colômbia se levantar contra o mandatário Ivan Duque Marquez que decretou toque de recolher na capital e nas principais províncias do país, tentando conter as manifestações da população contra o seu governo de direita.
Brasil - I
A liberdade do Presidente Lula provocada pelo STF tem dado novos ânimos a oposição contra o Governo Bolsonaro. Lula livre tema trazido para si e para o PT o protagonismo histórico de se opor ao governo de direita e sua política de cortes às políticas sociais do petismo, implementada durante 13 anos.
Brasil - II
O anúncio da morte do apresentador de TV Gugu Liberato, na noite desta sexta-feira(22), nos EUA deixou o país comovido com o fato. Gugu Liberato, além de apresentador de TV, era um empresário de sucesso na área de diversão.
Brasil - III
A semana no país foi marcada por uma "bomba" que sacudiria as bases do governo Bolsonaro. A morte da ex-vereadora Marielle Franco do PSol(RJ) é o mote da "bomba" que ainda não explodiu.
Maranhão - I
O envio de mensagem à Assembleia Legislativa por parte do Governo Flávio Dino, tratando sobre a Reforma da Previdência do Estado pegou o movimento sindical e os funcionários do Estado de surpresa. Há quem diga que nos próximos dias haverá uma reação por parte do funcionalismo público a esta reforma.
Maranhão - II
A semana no Maranhão teve uma pauta única: FUNDEF e FUNDEB permanente. Quatro eventos entre São Luís e interior do Maranhão discutiram em seminários, encontros, colóquios os precatórios dos FUNDEF que abastecerão os cofres das prefeituras maranhenses nos próximos meses e novo FUNDEB que tramita no Congresso Nacional como peça chave do financiamento da educação básica que será votado nos próximos meses.
Maranhão - III
A movimentação política/eleitoral na capital São Luís tem apontado já algumas pré-candidaturas a prefeito da maior da cidade do Maranhão como assunto do dia. Bira do Pindaré, Adriano Sarney, Rubens Júnior foram nomes postos para 2020 na "ilha do amor".
Tuntum - I
Tem dado o que falar a atual enquete do Bate Tuntum sobre possíveis nomes do grupo político do Prefeito de Tuntum para concorrer as eleições do município de 2020. Há pré-candidatos acusando os concorrentes de fraude na enquete. Tecnicamente a fraude na enquete é impossível. Portanto...
Tuntum - II
Causou estranheza o envio de mensagem do Prefeito de Tuntum à Câmara de Vereadores, solicitando autorização para abertura de uma linha de crédito junto ao Banco do Brasil. Os vereadores da oposição prometem questionar a mensagem do gestor tuntunense até as últimas consequências.
Tuntum - III
O deputado estadual Fernando Pessoa(SD) andou anunciando, nas últimas horas, nos meios de comunicação da região central do Maranhão que a partir de Janeiro de 2020 voltará a residir em Tuntum e pedirá afastamento das suas atividades parlamentares para cuidar da pré-campanha a prefeito da cidade nas próximas eleições municipais. Segundo ele, em Janeiro fará uma grande festa para anunciar adesões e projetos novos para o município. Fernando Pessoa parece animado com a possibilidade de ser prefeito de Tuntum pelos apoios que tem recebido de segmentos do Palácio dos Leões e da Assembleia Legislativa do Estado.