Bolsonaro pode ter cometido 'lista de crimes' ao falar de meu pai, diz presidente da OAB

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) pode ter incorrido em crime ao comentar o desaparecimento de seu pai, o estudante e militante Fernando Santa Cruz (1948-1974), durante o período da ditadura militar.
Em entrevista concedida à BBC News Brasil, Felipe diz que há algumas hipóteses nas quais Bolsonaro poderá ter cometido crime, especialmente se tiver dado uma declaração falsa sobre o assunto.
"Aí há uma lista de possíveis crimes que ele pode estar incorrendo sim. (A começar pela) falsidade, a dar declaração falsa, provavelmente num arroubo verbal", diz Felipe Santa Cruz ao aportal.
Ele disse ainda que irá interpelar Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente apresente as informações que eventualmente tenha sobre o assunto. Para o presidente da OAB, porém, Bolsonaro não têm qualquer informação verdadeira sobre o caso. A fala sobre Fernando foi só mais um "gesto de irresponsabilidade" do presidente.
br 247
Açougueiro desaparece misteriosamente em Tuntum

Assis Brucuta - desaparecido
O açougueiro Francisco Assis Freitas, de 71 anos, mais conhecido como Assis Brucuta, desapareceu na tarde dessa segunda-feira (29), por volta das 17 horas, em Tuntum.
Conforme informações de familiares, ele chegou em sua casa, localizada à rua São Raimundo, deixou o celular, relógio e aliança, se dirigindo pouco tempo depois em direção ao quintal e não retornando mais. Percebendo a demora, um de seus filhos foi a sua procura e não o encontrou, passando a partir daí a ser procurado por toda família nas imediações mais próximas de sua residência, que inclusive dá acesso a uma área de mato e a outras ruas.
No início da manhã de hoje (30) as buscas foram reiniciada, inclusive em locais mais distantes, mas nenhuma pista que pudesse levar ao seu paradeiro foi encontrada. Segundo um de seus filhos, Assis Brucuta estava vestido em uma camisa verde com listras brancas e short jeans. A família até o presente não se pronunciou se ele sofria de depressão ou de algum problema psíquico. Sua esposa, agora pouco, foi até a delegacia de polícia notificar o desaparecimento do marido. Qualquer informação sobre seu paradeiro entrar em contato com o blog pelos seguintes telefones: (99)991834131 ou (99) 984347667.
Blog do Lobão
NA BAHIA, FLÁVIO DINO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO CONSÓRCIO NORDESTE
Com a finalidade de ampliar a cooperação na promoção de políticas públicas nas áreas de desenvolvimento social, ambiental e na economia, foi realizada a primeira reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, nesta segunda-feira (29), em Salvador, Bahia. O governador Flávio Dino marcou presença no evento, que contou com a participação de representantes dos nove estados da região. O consórcio vai possibilitar a elaboração de um plano de trabalho conjunto dos estados nordestinos.
O governador Flávio Dino enfatizou a significância do projeto em favor do Nordeste e sua população. “O consórcio está integralmente aprovado e este encontro formaliza a implementação prática de medidas de desenvolvimento regional e de proteção ao Nordeste. O objetivo é mostrar ao país a região que dá certo, que trabalha muito, que se desenvolve e gera empregos. É isso que o consórcio representa, uma reunião muito importante e essa cooperação entre os nove estados é em favor do Brasil. É a nossa contribuição para que o Brasil volte a crescer, que é o que nós desejamos”, pontuou.
Na reunião foram tomadas decisões no âmbito administrativo, além de discussão de compras governamentais conjuntas e outros temas referentes ao desenvolvimento econômico da região. Será possível realizar licitações de grande porte entre os estados para a compra de materiais, o que reduzirá custos; e ainda, firmar parcerias em áreas de impacto social como educação, turismo, tecnologia e medidas para preservação do meio ambiente.
Somado ao lançamento do consórcio, o encontro desta segunda-feira representa, ainda, o primeiro passo para as decisões do plano de trabalho do pacto anunciado no mês de março, em outro encontro dos nove governadores. A partir do acordo, os gestores da região esperam realizar projetos conjuntos, atrair mais investimentos e criar fundos de financiamento e captação de recursos.
Na ocasião, os pontos estratégicos do plano conjunto foram apresentados em coletiva à imprensa e assinada carta de intenções pelos representantes dos governos estaduais do Nordeste. A carta pontua apresentação do programa nacional de oferta de médicos, proposto pelo Ministério da Saúde, para atender demandas desta área na atenção primária, com foco nas comunidades mais carentes. Os governadores apoiam a proposta e irão solicitar reunião com o ministro da pasta para tratar do tema.
Também na carta, os governadores anunciam que pretendem criar um processo único de compras para os estados integrantes do consórcio com publicação de edital ainda no mês de agosto; integrar dados com base no Plano Nacional de Desenvolvimento do Nordeste;construir agenda internacional buscando parcerias institucionais e financiamentos de projetos com outros países; apresentação do Nordeste Conectado, que vai ligar a região por meio de fibra ótica; e elaboração de estudos para criação de um fundo de investimentos com fins a atrair empreendimentos à região.
O documento destaca também a imediata aprovação das regras do Novo Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação; implementação do Plano Mansueto para equilíbrio fiscal; compensação pelas perdas na arrecadação tributária decorrentes da lei Kandir; securitização que permite transformar dívidas em títulos públicos para serem vendidos pelos estados; e garantia de repasse de recursos do pré-sal.A carta pontua, ainda, ações de segurança pública, consideradas emergenciais, como os investimentos e execução de medidas conjuntas de combate ao crime e à violência e liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública por parte da União, para serem investidos em políticas do setor.
Neste primeiro ano, o Consórcio Nordeste será presidido pelo governador baiano Rui Costa (PT). O Consórcio Nordeste está juridicamente constituído e foi aprovado em todas as Assembleias Legislativas dos Estados inclusos. Participaram do encontro os governadores Rui Costa (BA), Flávio Dino (MA), João Azevedo (PB), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN) e Belivaldo Chagas (SE); e os vice-governadores Luciano Barbosa (AL) e Izolda Cela (CE), representando Renan Filho e Camilo Santana, respectivamente.
Blog do Jorge Vieira
Declaração monstruosa de Jair Bolsonaro abre possibilidade real de impeachment
A declaração de Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, 29, exaltando o assassinato do militante Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, durante a Ditadura Militar, conseguiu reunir o repúdio de várias instituições, partidos e líderes políticos de diversos campos político, da esq
"Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar nas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro", afirmou Bolsonaro (Leia mais no Brasil 247).
Esta declaração de Bolsonaro foi repudiada ao longo do dia. A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que "só nos regimes fascistas o presidente ameaça prender e se vangloria dos assassinatos" (leia mais). O ex-prefeito Fernando Haddad viu na fala um risco ao próprio presidente da OAB. "Vejo issso como uma ameaça”, disse Haddad (leia aqui).
Pela esquerda, também o líder do MTST, Guilherme Boulos condenou o ataque de Bolsonaro. "Bolsonaro é um cínico asqueroso. Se sabe como Fernando Santa Cruz desapareceu, após ser preso pela ditadura, deve dizer ao Brasil. Nós queremos saber", disse Boulos.
Na direita também houve repúdio à fala de Bolsonaro. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), classificou o ataque como "inaceitável" (leia aqui). E o jurista Miguel Reale Júnior disse que "não é caso de impeachment, mas de interdição"
A ex-ministra Marina Silva também condenou a agressão de Jair Bolsonaro. "É ultrajante! Depois de atacar a imprensa livre, atenta contra a advocacia, outro pilar da democracia", disse Marina (leia no Brasil 247).
Agressão de Jair Bolsonaro ao presidente da OAB parece ter alertado o sistema politico brasileiro de que o Brasil pode caminhar para um ditadura aberta, caso nada seja feito contra o capitão da extrema-direita.
Defendido nesta segunda pelo líder do PT, Paulo Pimenta, um pedido de impeachment contra Bolsonaro começa a ganhar força no Congresso e pode, pela primeira vez desde a redemocratização colocar no mesmo atores políticos da esquerda e da direita, comprometidos com a defesa da democracia e liberdades do estado de Direito.
br 247
UNCME - Maranhão realizará IX Encontro Estadual nos dias 10 e 11 de Outubro
Para o coordenador estadual da entidade no Maranhão, Emerson Araújo, o IX Encontro da UNCME-MA reunirá mais 500(quinhentos) conselheiros municipais de educação do Estado para discutir temas relacionados ao ensino municipal com foco, este ano, no controle social dos CME's (Conselhos Municipais de Educação) sobre a educação dos municípios maranhenses na sua atribuição fiscalizadora, principalmente no que tange aos recursos públicos destinados a este serviço oferecido pelas gestões das cidades.
O IX Encontro Estadual da UNCME-MA sai do foco "normativo" para, em parceria com o TCU, TCE, MPF, MPE e AGU, aprofundar a discussão sobre os recursos públicos destinados à educação municipal, pontuou o coordenador estadual.
Emerson Araújo afirmou que o IX Encontro Estadual da UNCME-MA em 2019 tratará, ainda, na sua programação a Aprovação do Estatuto do FECEMA e Eleições da Coordenação Estadual para o próximo biênio.
Dino condena a portaria 666 de Moro para deportar Glenn

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), criticou a portaria do Ministério da Justiça que pode significar a deportação do jornalista Glenn Greenwald, que vem revelando irregularidades do ex-juiz e da Operação Lava Jato.
"'...e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.' Apocalipse 13:18. Na Bíblia é o número do mal. Por coincidência, esse também é o número da Portaria editada hoje, que pode levar a atos ditatoriais. Defender o Brasil não significa fazer perseguições. É preciso ter bom senso", escreveu Dino pelo Twitter.
Esta Portaria regula o impedimento de ingresso, a repatriação, a deportação sumária, a redução ou cancelamento do prazo de estada de pessoa perigosa para a segurança do Brasil ou de pessoa que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal, para aplicação do § 2º do art. 7º, da Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997, do inciso IX do art. 45 e do § 6º do art. 50 da Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, do parágrafo único do art. 191 e do art. 207, ambos do Decreto nº 9.199, de 20 de novembro de 2017", diz o texto da Portaria Nº 666, de 25 de junho de 2019. (Leia mais no Brasil 247)
NEPOTISMO: JUSTIÇA DETERMINA AFASTAMENTO DA MÃE DO PREFEITO DE FORTALEZA DOS NOGUEIRAS DO CARGO DE SECRETÁRIA DE SAÚDE
Uma decisão da 1ª Vara da Comarca de Balsas acatou o pedido do Ministério Público e determinou, no prazo de cinco dias o imediato afastamento de Maria Alvina Gonçalves Passarinho, do cargo de Secretária de Saúde do Município de Fortaleza dos Nogueiras, sob pena de multa diária a ser aplicada pela Justiça no Valor de R$ 1.000,00 (Hum Mil reais). Maria Alvina é mãe do Prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, termo judiciário da Comarca de Balsas. Em caso de descumprimento, a multa será aplicada em desfavor do Município de Fortaleza dos Nogueiras, bem como a responsabilização criminal, cível e administrativa do Prefeito do Município de Fortaleza dos Nogueiras, Aleandro Passarinho.
A decisão foi provocada por Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, com pedido de urgência, no sentido de afastar pessoas ligadas à família do Prefeito com prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens do cargo. “Alega o MP que foi instaurado no âmbito desta 1ª Promotoria de justiça o Inquérito Civil, que tem por objeto apurar a eventual prática de ato de nepotismo no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo do Município de Fortaleza dos Nogueiras, bem como para a apuração e providências legais no tocante à existência de servidores investidos em cargos ou funções públicas de forma irregular”.
A ação relata que, com a troca de gestão municipal em 2017, após a requisição de documentos e diligências preliminares, foi constatado que em Fortaleza dos Nogueiras havia a prática de nepotismo, o que redundou na expedição de uma Recomendação do Ministério Público de Balsas. Em resposta à recomendação, subscrita pelo próprio Prefeito e recebida na Promotoria de Justiça em 04 de julho de 2018, este informou, de maneira genérica que “seria analisado detalhadamente o teor da presente recomendação, onde posteriormente seria objeto de análise por parte do gestor e equipe de governo, conjuntamente com respectivo membro ministerial”.
NEPOTISMO – Algum tempo depois, diante da ausência de acolhimento da Recomendação Ministerial e de informações dando conta da existência de parentes próximos do atual Prefeito do Município de Fortaleza dos Nogueiras ocupando cargos de Secretários Municipais, além de outros cargos de natureza administrativa, sem qualquer experiência e capacidade técnica, o MP passou a notificar e coletar termos de declarações dos indigitados parentes do Prefeito, dentre outros. Com a investigação, ficaram constatadas as situações de nepotismo nos mais diversos cargos da administração municipal, conforme quadro de servidores anexado ao processo.
O ente municipal alegou, entre outras coisas, que Maria Alvina, Secretária Municipal de Saúde, permaneceria no cargo até decisão ulterior da Justiça e acrescentou que é válida a nomeação de familiares para o exercício de cargo político da autoridade nomeante, conforme entendimento majoritário da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Argumentou que a atual Secretária de Saúde, foi proprietária de farmácia por longos anos, junto com seu esposo Manoel Santana Rodrigues Passarinho, além de ter feito técnico de enfermeira Leiga no ano de 1982, possuindo assim conhecimento na área da saúde.
“O caso trata da existência de nepotismo no âmbito do governo municipal da cidade Fortaleza dos Nogueiras, consistente na ocupação aos cargos (…) O caso configura-se como nepotismo a partir do momento em que a Secretária de Saúde, MARIA ALVINA GONÇALVES PASSARINHO, é mãe do Prefeito do Município de Fortaleza dos Nogueiras, Sr. ALEANDO GONÇALVES PASSARINHO. Em relação a esses casos específicos de nomeações para cargos políticos o Supremo Tribunal Federal possui o entendimento de não aplicação da referida Súmula, salvo quando não demonstradas a ausência de qualificação técnica para o cargo e inidoneidade moral, conforme decisões de outros tribunais”, fundamentou a magistrada na decisão.
Para a Justiça, neste caso, observa-se que não há qualificação técnica para a mãe do Prefeito ocupar o cargo de Secretária de Saúde do Município de Fortaleza dos Nogueiras. O fato de a mãe do Prefeito já ter sido proprietária de farmácia por longos anos, junto com seu esposo, bem como possuir certificado de técnica de enfermeira Leiga, datado do ano de 1982, não a qualifica para um cargo tão nobre como o de Secretária de Saúde de um município que requerer conhecimentos técnicos na área de atuação para se ter excelência da gestão da pasta.
“Em relação ao requisito do perigo de dano, vejo que todo ato que contrarie a lei e princípios constitucionais causam danos a população, como no caso em ensejo, ou seja, configurado o ato de nepotismo, enquanto, a pessoa nomeado não for afastada no cargo, a sociedade achará que atos de nepotismo como este são legítimos, e não o são, já que referida Secretária Municipal não guarda a qualificação técnica desejada para que o cargo seja dirigido de forma eficiência e impessoal”, finalizou a juíza ao justificar a tutela de urgência, que é quando a decisão é tomada antes do término do processo no sentido de evitar danos graves e de difícil reparação.
Blog do Jorge Vieira
Greenwald: “O mais bombástico ainda será publicado”

"Os materiais mais bombásticos e importantes ainda não foram publicados, mas logo serão", afirma o jornalista Glenn Greenwald sobre a séria de reportagens do site Intercept Brasil que revela irregularidades da Operação Lava Jato.
"Tem muitas revelações graves. Essas seis semanas que começamos a publicar foram muito pouco tempo para um acervo deste tamanho. Então, com certeza, vai ter muito mais revelações graves no futuro", acrescentou ele durante entrevista ao site Metrópoles (DF).
Atingido em cheio pelas revelações, o ministro Sérgio Moro (Justiça) publicou uma portaria que pode resultar na deportação do jornalista. "Esta Portaria regula o impedimento de ingresso, a repatriação, a deportação sumária, a redução ou cancelamento do prazo de estada de pessoa perigosa para a segurança do Brasil ou de pessoa que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal", diz o texto (veja aqui).
Greenwald ficou conhecido internacionalmente em 2013, quando divulgou em parceria com Edward Snowden a existência dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, efetuados pela sua Agência de Segurança Nacional (NSA). O jornalista comparou este caso com as reportagens do Intercept sobre a Lava Jato.
"Uma diferença é que o material do Snowden era sobre segurança nacional. Então, por um lado foi um pouco mais sensível, porque com materiais e segredos sobre segurança nacional você pode errar e acabar publicando algo que deixa alguém em perigo sério, perigo de morte. Então, por um lado é mais perigoso. Mas, por outro, o material que estamos trabalhando agora é sobre as pessoas mais poderosas deste país que já mostraram que quebrariam qualquer lei ou código de ética para realizar seus fins. Então, eu acho que a reportagem que estamos fazendo, neste caso, é mais perigosa, com mais risco, que a reportagem que fizemos, pelo fato de a matéria ser sobre o governo atual", disse.
"Durante a época do Snowden, eu estava no Brasil ou na Alemanha reportando sobre outros governos, com distância. Mas, agora, as pessoas que estamos revelando, divulgando, denunciando, são muito mais próximas e têm mais controle sobre nós. Então, o material é mais perigoso", continuou.
br 247
MARANHÃO É O 2º ESTADO DO NORDESTE QUE MAIS CRIOU EMPREGO EM JUNHO
O Maranhão teve em junho um saldo de 2.001 novos empregos com carteira assinada. Foi o segundo melhor desempenho de todo o Nordeste, atrás apenas da Bahia, que gerou 2.362 vagas.
Os dados são do Ministério do Trabalho e estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado mensalmente.
Na comparação com todos os 26 Estados e o Distrito Federal, o Maranhão ficou na sétima melhor colocação.
Se for levado em conta o crescimento proporcional, o Maranhão tem a terceira melhor marca no ranking nacional. A expansão foi de 0,43%.
Setores – Entre os setores que mais contribuíram para a geração de novas vagas no Estado, estão a Indústria de Transformação, a Construção Civil e a Agropecuária.
No acumulado do ano (janeiro a junho), o Maranhão tem um saldo positivo de 5.670 vagas formais (com carteira assinada). No acumulado de 12 meses (julho de 2018 a junho de 2019), o desempenho é melhor: 7.707 novos empregos.
Os empregos têm sido criados mesmo num cenário de crise nacional, com dificuldades para a retomada do crescimento econômico.
Blog do Jorge Vieira
Glenn denuncia ao mundo que Moro quer ressuscitar Lei de Segurança Nacional para prendê-lo

br 247 - O jornalista Glenn Greenwald lançou globalmente um tweet em inglês no começo da tarde desta quinta-feira (25) anunciando que o ministro Sérgio Moro ameaça transformar o Brasil numa ditadura. O editor do Intercept afirmou que Moro pode ressuscitar a Lei de Segurança Nacional para prendê-lo.
No tweet, lançado às 13h44, o editor do Intercept escreveu (em tradução livre):
"Impensável em qualquer democracia: o ministro da Justiça, Sergio Moro, está comandando a investigação contra nosso jornalismo, apesar de ser sua corrupção o que temos tornado pública. Ele está ameaçando utilizar uma lei da época da ditadura, a Lei de Segurança Nacional, para prender-me por fazer jornalismo". O tweet referia-se a uma reportagem da versão internacional da Folha de S.Paulo sobre a tentativa de Moro de vincular os "hackers" aos vazamentos da Vaza Jato.
"Impensável em qualquer democracia: o ministro da Justiça, Sergio Moro, está comandando a investigação contra nosso jornalismo, apesar de ser sua corrupção o que temos tornado pública. Ele está ameaçando utilizar uma lei da época da ditadura, a Lei de Segurança Nacional, para prender-me por fazer jornalismo". O tweet referia-se a uma reportagem da versão internacional da Folha de S.Paulo sobre a tentativa de Moro de vincular os "hackers" aos vazamentos da Vaza Jato.
Na manhã desta quinta-feira, o Ministério da Justiça divulgou nota segundo a qual os supostos "hackers" de Araraquara teriam atacado celulares usados por Jair Bolsonaro. A estratégia de Moro é transformar o escândalo que desmoralizou-o e à Lava Jato num caso de "segurança nacioal" para justitificar medidas repressivas contra o Intercept, o jornalista Glenn Greenwald e atacar a liberdade de imprensa no país.
Numa nota de apenas quatro linhas, Moro usou a expressão "segurança nacional" duas vezes. Se agora Moro alega "segurança nacional", em 2016 grampeou ilegalmente uma presidente da República, Dilma Rousseff, para criar as condições para o golpe de Estado.
Leia a nota de Moro: "O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi, por questão de segurança nacional, informado pela Polícia Federal de que aparelhos celulares utilizados pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foram alvos de ataques pelo grupo de hackers preso na última terça feira (23). Por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao Presidente da República".
Ecoando seu ministro, Bolsonaro foi ao Twitter e disse que a suposta invasão representa um “atentado contra o Brasil”, embora existam indícios de que os “hackers” tenham sido fabricados pelo governo.
CÂMARA MUNICIPAL REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR ACÚMULO DE CARGOS
Provocada pelo vereador Pavão Filho (PDT), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Luís realizará Audiência Pública dia 07 de agosto, às 15h, no plenário da Casa, para discutir os critérios que estão sendo usados para atender a recomendação do TCE-MA (Tribunal de Contas do Estado) sobre acúmulo de cargos, na forma que dispõe o artigo nº 37 da Constituição Federal.
A proposição para discutir o assunto que está provocando reclamação de muitas categorias que se sentem prejudicadas, é de autoria do próprio presidente da CCJ da Câmara Municipal, Pavão Filho. O tema desperta muita discussão, a final existe muita insatisfação de servidores que acumulavam dois empregos, mas com carga horária diferente, e que estão se sentindo prejudicados por serem obrigados a fazer opção apenas por um.
Blog do Jorge Vieira
Emília Pantoja, uma assistente social qualificada
![]() |
Emília Pantoja Oliveira, Assistente Social |
Nas cidades interioranas do Maranhão nos deparamos, hoje, com um extenso número de profissionais qualificados, oferecendo aos seus munícipes/conterrâneos, serviços profissionais de ponta oriundos de suas formações acadêmicas com foco na competência.
Na cidade de Fortuna – Maranhão, distante 425 km da Capital São Luís, não é diferente e nem difícil encontrar profissionais servindo as suas comunidades com qualidade. É o que acontece com a Assistente Social Emília Pantoja Oliveira, uma profissional com diversas titulações e experiências na sua área do conhecimento.
A Assistente Social Emília Pantoja Oliveira é Especialista em Saúde e Atenção Psicossocial, Graduada Pelo CEUMA e Especialista pela Faculdade Laboro tem experiência nas áreas de Assistência Social (CRAS nas cidades de Pirapemas e Fortuna), Assistência Técnica e Extensão Rural, (INCRA/TER/PNRA) pela empresa AGROFORT de Presidente Dutra , Hospital Carlos Macieira (Setor de Internação) e no campo jurídico no Escritório - Escola Professor Antenor Mourão Bógea do CEUMA em São Luís.
Sempre unindo conhecimento técnico à diversas experiências profissionais no Maranhão, Emília Pantoja, também foi relatora de várias Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional em várias cidades do Maranhão e aprovada em teste seletivo no Hospital São Domingos(São Luís) e NASF(Cururupu), além de Estágio Profissional durante a Especialização no CAPS da cidade de São Domingos - Maranhão.
Emília Pantoja Oliveira hoje presta seus serviços como assistente social no NASF(Núcleo de Apoio à Saúde da Família) na cidade de Fortuna – Maranhão.
Bolsominions ressuscitam fake news para atacar Flávio Dino

Voltaram a circular na internet notícias falsas contra o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). As fake news, disseminadas ainda durante a campanha de 2018, vêm sendo resgatadas desde que os holofotes nacionais se voltaram para Dino, após o vazamento de áudio do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Sem saber que estava sendo gravado, Bolsonaro disse que “desses governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão”, e completa: “não tem que ter nada para esse cara”, em referência a Flávio Dino.
A fala polêmica do presidente causou grande revolta entre maranhenses e nordestinos, que nas redes sociais começaram a classificar a conduta do presidente como “racista” e “xenófoba”.
Em contrapartida, nos últimos dias o governador do Maranhão passou a ser um dos alvos preferidos do exército de apoiadores do presidente, popularmente conhecidos como Bolsominions, que ressuscitaram notícias falsas para macular a imagem do comunista.
Conheça algumas das fake news que voltaram a circular:
Salário de detentos
Uma das notícias falsas diz respeito a suposto “aumento de salário” de detentos no Maranhão. A informação ganhou corpo em 2018, mas é inverídica.
Pela lei, todo preso que trabalha recebe três quartos do salário mínimo. Não existe aumento salarial para os detentos no estado. O governo maranhense na verdade, adotou um cartão de Reintegração e Cidadania, para evitar que o dinheiro circule nas cadeias, e esse foi a origem da fake news.
Segundo o governo, o trabalho dos presos também significa economia para o Estado. Só na produção de blocos para pavimentar ruas o governo estaria economizando mais de R$ 2 milhões por ano.
Aluguel camarada
A deputada federal Joice Hasselmann, do PSL, partido de Bolsonaro, e líder do governo na Câmara, publicou em uma rede social, reportagem antiga sobre “alugueis camaradas” no governo Dino, citando o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO). A postagem de Hasselmann vem sendo replicada, mas também é falsa.
Essa fake news também foi propagandeada durante a campanha, mas não conseguiu desestabilizar o governador, que se reelegeu e inaugurou a unidade de saúde. Hoje o HTO funciona normalmente e, de acordo com pesquisa do Instituto Interpreta publicada em junho deste ano, 97% dos pacientes aprovam os serviços oferecidos no hospital.
Marrapá
Suposto ‘hacker’ era preso em regime aberto, por arma ilegal e documento falso
Um dos supostos hackers preso hoje é um preso em regime aberto: Gustavo Henrique Elias Santos, de Sorocaba, preso em 2013 por porte ilegal de arma de fogo e, outra vez, em 2015, pelo mesmo crime, em Itajaí, Santa Catarina, em maio.
Gustavo estava condenado a seis anos de prisão em regime aberto, no processo Nº 0000966-95.2013.8.26.0037, por sentença do desembargador Ivo de Almeida, do TJSP.
Nesta ultima prisão, estava com outro acusado de ser “hacker”, Walter Delgatti Neto, que foi detido poucos momentos antes de Gustavo, por se passar por delegado de polícia no parque Beto Carrero, em Itajaí (SC). Com ele foram encontrados anabolizantes e seringas. Walter, informou a polícia na época, já teria sido preso por estelionato.
Os nossos “hackers russos” andam mal e a história bem esquisita…
Do Tijolaço
Dino encara Bolsonaro: não tenho medo de projeto de ditador

Criticado pelo presidente Jair Bolsonaro, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou que seguirá defendendo o estado. O chefe do Executivo maranhense destacou que até mesmo na ditadura militar os governadores estaduais eram tratados com respeito.
"Não é a opinião isolada do presidente da República, movido por ódio e preconceito, que vai afetar minha atuação. Não tenho medo de cara feia, de grito, não tenho medo de nada disso. Não tenho medo de ditador, de subditador, de projeto de ditador. Então, vou manter a minha atitude sempre respeitosa, sempre no plano político e ideológico, como faço, nunca no plano pessoal", disse Dino na entrevista à jornalista Giovana Kury, divulgada neste domingo (21), no site O Imparcial.
Na sexta-feira (19),Bolsonaro atacou o governador antes de iniciar uma coletiva de imprensa com jornalistas na manhã desta sexta-feira 19. "O pior governador é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara", disse Bolsonaro ao ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e vazada no vídeo da transmissão.
O governador ainda afirmou ter ficado surpreso com a declaração de Bolsonaro, mas que não se abalou e "dormiu tranquilo".
"Recebi com espanto esse nível de ódio e agressividade. De um lado, é algo incompatível com a Constituição e com o princípio federativo; de outro, constitui uma ruptura unilateral, por parte dele, do clima respeitoso que sempre houve no Brasil. Mesmo na ditadura militar, se lembrarmos do último presidente, João Figueiredo, ele conviveu com Leonel Brizola, Franco Montoro, Tancredo Neves, Zé Richa, entre outros governadores, que eram de partidos de oposição", acrescentou.
O governador afirmou estar pronto para colaborar com o governo federal no que tange a atuação em benefício da população do Maranhão com base no federalismo. "É meu dever defender o estado para que o Governo Federal respeite o Maranhão e respeite o Nordeste", complementa.
br 247
A Enquete para Prefeito de Tuntum em 2020 segue aqui no Blog
Aprendi a fazer jornalismo lendo, ouvindo, exercitando a escrita nas páginas dos jornalões do Piauí. Tudo muito real na minha quinta profissão que adotei na vida pela necessidade de produzir textos e mais textos, diga-se de passagem. Portanto, faço jornalismo com foco no texto, desprovido de envolvimentos de qualquer ordem ou necessidade. Digo e repito faço jornalismo e ponto final.
As ponderações acima foram necessárias para dizer que a enquete que o Blog Bate Tuntum vem veiculando sobre a tendência de voto para Prefeito em 2020 na cidade, desde o último dia 13 de Julho, nunca quis ter valor de pesquisa eleitoral, mas ela tem apresentado um resultado mais próximo da realidade eleitoral de Tuntum até aqui pela seriedade técnica que se apresenta no seu bojo, ou seja, vota nela apenas um IP (uma máquina: computador, celular, tablet ou note) para o desespero de pré-candidatos acostumados a fraudar até uma simples enquete que se veicula num blog local. Já disse e repito, faço jornalismo sem me preocupar com os números de acessos forjados que não condizem com a realidade. Não me pauto e nem pauto mentiras doa a quem doer.
A enquete veiculado agora e aqui no Bate Tuntum tem uma data de início e conclusão e apresentará na sua interface o resultado real da consulta. Outras virão nos próximos meses com outros nomes veiculados tanto para Vereador como para Prefeito de Tuntum sempre com a responsabilidade de informar ao internauta do Blog as opções eleitorais do município que fará a diferença real nos próximos quatro anos no contexto da gestão pública marcada pela competência administrativa.
O “paraíba”
Ontem, no final da tarde, inicio da noite, a calçada da Visconde de Pirajá, por sete ou oito quadras era pródiga em lições de economia, de sociologia, de filosofia e uma prova a medir quanto nos resta de humanidade.
Ipanema, bairro rico da cidade, primeiríssimo mundo, gente bem cuidada e bem vestida – ainda mais nestes tempos de frio – , está vazia. É inverno, não há turistas, os bares já não existem como antes, quase todos amesquinhados pela “gourmetização” da classe média, com nomes e cardápios estranhos e bestas.
Na “ida” da caminhada, como é comum nestes tempos, alguns pedintes, embora em maior número do que em tempos recente. Sessenta anos de Brasil injusto, porém, acostumam a gente a estas cenas, ainda que não nos levem à indiferença.
Na volta, porém, a noite caíra e o frio – nem tanto quanto na véspera, é verdade – fazia brotar, diante das lojas fechadas, pelo horário ou pela crise – um jardim monstruoso de papelão e de cobertores rotos a servirem de ninho a gente, gente e mais gente que se começava a se preparar, como bichos no crepúsculo, para a hibernação na rua.
Aqui e ali a uniformidade da miséria se quebrava: uma senhora idosa, a pele do rosto vincada pelo tempo, sentada sobre um degrau, comia os restos de uma quentinha, talvez a sobra do que conseguira na generosidade do dia; um ou outro cão, destes da raça “não-pet” que saltita, feliz, a provar que amor não é privilégio nem do dinheiro nem do ser humano; o garoto, aí de uns onze-doze anos que cuida, carinhoso da irmã pequena, enquanto a mãe ou quem lhe faça às vezes sai para a caçada de esmolas…
O trabalho de procurar poesia no que faz, a eles e a quem os vê, humanos é, porém, tanto doído quanto cínico.
O blogueiro pensa em tirar fotos, mas o sujeito que o abriga não permite: não posso tirar mais deles nem a imagem, nem o anonimato, não posso os tratar como objetos da curiosidade pública.
Volto o olhar para os que passam por eles. Há nos olhos a mescla de desprezo e medo; nenhuma culpa, porém, porque para isso seria preciso que sua religião e seu deus não fossem uma hipocrisia.
Melhor negá-los, não vê-los, dizer, quem sabe, dizer que não há fome no Brasil, que os desvalidos são os “paraíbas” indolentes – os que não são como os que os servem como porteiros, garçons, cozinheiros, empregadas domésticas.
É gente indolente, preguiçosa, que se acostumou às “bolsas disso e daquilo”, como diz o homem a quem fizeram “Mito”.
Os intelectuais discorreriam sobre o desemprego, a recessão, o crescimento das desigualdades, o desalento que deforma e prostra o ser humano, na degradação da vida urbana que desumaniza pobres e também os ricos e os “remediados” como nós.
Outros sobre os erros do PT, uns de seu republicanismo ingênuo, alguns sobre suas composições com a velha política que induziram a deformações.
Todos podem ter razões, certamente as terão.
Eu prefiro pensar que o ódio aos pobres, aos “paraíbas”, a tudo o que cheire a povo brasileiro nos levou a isso e, pior ainda, não nos deixa sair disso.
E que, no fundo, tudo aceitam, menos o paraíba que nos fez acreditar que o país era de todos e, por essa heresia, há de ser posto a dormir no frio de uma cela em Curitiba.
MOÇÃO DE APOIO DA UNCME-MA AOS NORDESTINOS E AO GOVERNADOR DO MARANHÃO, DR. FLÁVIO DINO
“No meio das tabas de
amenos verdores,
Cercadas de troncos - cobertos de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
Cercadas de troncos - cobertos de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudos, severos,
sedentos de glória,
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!”
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!”
(Trecho do poema
I-Juca Pirama de Gonçalves Dias – poeta maranhense)
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional do
Maranhão (UNCME-MA), pessoa jurídica de Direito Privado sem fins lucrativos
e com foro no Estado do Maranhão que representa em torno de 202 Conselhos
Municipais de Educação e aproximadamente 3.000(três mil)
conselheiros/conselheiras de educação vem, a público, com aval da maioria de
sua diretoria, externar esta Moção de
Apoio a todos nordestinos, seus mandatários e, especialmente, ao Governador
Maranhense, Dr.
Flávio Dino, contra as
manifestações preconceituosas, inconstitucionais e antirrepublicanas proferidas
pelo atual Presidente da República neste dia 19/07 em Brasília durante evento
público.
De antemão, a UNCME-MA reafirma o seu apoio
institucional ao Governador do Maranhão,
Dr. Flávio Dino, o mais atingido
pela fala preconceituosa do atual Presidente da República na manifestação
pública desta sexta-feira(19) contra o Estado do Maranhão e contra os
maranhenses, ao tempo que reconhece os avanços sociais e educacionais
implementados no Estado nos últimos
06(seis) anos sob a égide do mandato
dinista a favor dos mais pobres do nosso
ente federativo.
A UNCME-MA, entidade que
defende a educação de qualidade social para todos/todas em todo território
maranhense, espera, ainda, que as autoridades políticas, jurídicas, eclesiásticas,
intelectuais e institucionais do Maranhão, neste momento de ataque gratuito do
Presidente da República contra os “paraíbas” maranhenses unam as suas vozes a
favor da federação una, da democracia e da liberdade símbolos caros a todos nós
timbiras.
Tuntum
(MA), 20 de Julho de 2019.
Prof. Emerson de Araújo Silva
Coordenador Estadual da UNCME-MA
Flávio Dino reage a xenofobia de Bolsonaro e exige explicações

247 - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), reagiu às declarações xenófobas do presidente Jair Bolsonaro em um café da manhã com jornalistas em que chamou os nordestinos de "paraíba".
“Desses governadores de paraíba, o pior é o do Maranhão”, diz Bolsonaro em áudio vazado antes de coletiva.
"Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de “paraíba” e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição", disse o governador, compartilhando o vídeo.
Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de “paraíba” e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição
5.712 pessoas estão falando sobre isso
Governadores do Nordeste lançam carta de repúdio contra xenofobia de Bolsonaro

Revista Fórum - Os nove governadores do Nordeste assinaram, na noite desta sexta-feira (19), uma carta criticando o comportamento de Jair Bolsonaro (PSL) após o presidente deixar a entender que pretende retaliar os estados do Maranhão e Paraíba.
Sem saber que seu áudio estava aberto em uma transmissão ao vivo, Bolsonaro disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “O governador de Paraíba é pior que esse do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, afirmou o presidente.
Na carta a qual o blog teve acesso, os governadores dos nove estados do Nordeste dizem que receberam com espanto a manifestação do presidente e que esperam respeito ao pacto federativo, onde é exigido que os governos mantenham diálogos e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.
A nota pede esclarecimentos por parte do Presidente em relação ao conteúdo divulgado além de reiterarem a defesa da Federação e da democracia.
Mais cedo por meio de suas redes sociais Flávio Dino afirmou que independente da postura do presidente continuará mantendo postura de diálogo institucional com representantes do governo federal.
Abaixo o inteiro teor da carta:
Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte
Com participação de professores, gestores e estudantes na subseção de Bacabal, OAB-MA lança “Diálogos pelo Direito à Educação”

Ontem (17) foi sediado no auditório da OAB-subseção Bacabal, o lançamento do programa “Diálogos pelo Direito à Educação”, programa que visa debater as questões educacionais e mobilizar gestores regionais, secretários municipais de educação, gestores de escolas, professores e estudantes para o enfrentamento dos problemas e desafios das políticas no setor educacional do estado, assim como mapear os problemas regionais a fim de elaborar uma agenda de estratégias para os sistemas municipais na busca pela qualidade da educação básica, especialmente.
Estiveram presentes no evento Thiago Diaz-Presidente do Conselho Seccional da OAB, João Batista Ericeira-Comissão Especial do Direito à Educação do Conselho Federal OAB, Dr Gustavo Mamede-Presidente da Comissão de Defesa da Educação da Seccional OAB-Maranhão, os palestrantes Jhonatan Almada-reitor do IEMA, prof Raimundo Palhano e o secretário adjunto de educação do Estado do Maranhão, Sr Daniel, que veio representar o secretário Felipe Camarão, além da Presidente subseção de Bacabal, Andréia Furtado.
“A OAB-MA busca dialogar, discutir a questão educacional no nosso estado. Iniciamos esse projeto que pra nós é de grande relevância. Iniciamos aqui por Bacabal porque sabemos da importância e relevância dessa temática pra subseção em Bacabal […] No momento em que o país passa, sem dúvida nenhuma, o principal desses direitos, principal das obrigações do Estado é oferecer uma educação de qualidade”, disse o Presidente da OAB-MA, Tiago Diaz.
“É o primeiro passo de uma grande caminhada que estamos dando, porque vamos fazer encontro regionais e vamos fazer encontro nacional em Brasília. Nós queremos fazer uma agenda de proposições, de propostas positivas para melhorar a qualidade da educação básica no Maranhão e no Brasil”, ressaltou o Presidente da Comissão Especial do Direito à Educação do Conselho Federal OAB, Dr João Batista Ericeira.
“Nós somos medalhistas de ouro, prata e bronze, em olimpíadas nacionais e internacionais de Matemática, de Física, Astronomia, Química, Robótica e nos tornamos referência no Brasil, vencendo competições em Portugal, no Japão e na China. A equipe de Robótica do IEMA é a 3º melhor do mundo. Quem são esses jovens? São jovens do interior do Maranhão”, disse o reitor do IEMA e um dos palestrantes, prof Jhonatan Almada sobre esse trabalho exitoso realizado na educação do Maranhão.
Jhonatan Almada ainda aproveitou para parabenizar a iniciativa da OAB na realização desse evento que proporciona um debate público sobre os desafios da educação. “Uma grande iniciativa da OAB e quero parabenizar o Presidente Tiago Diaz”, frisou.
Professor Raimundo Palhano destacou também a iniciativa da OAB em inserir-se no debate pela qualidade da educação. Para ele, é relevante pelo papel histórico da OAB na luta pela cidadania no Brasil. “Um fator importante da iniciativa da OAB é que pretende-se proporcionar um momento de reflexão, de produção do conhecimento, mas pretende canalizar toda essa contribuição ouvindo aqueles que estão operando as políticas públicas e educacionais. Colher da comunidade a visão dos problemas, os desafios principais e depois construir uma agenda de ações estratégias pra enfrentar os problemas da educação, numa perspectiva de regime de colaboração”, destacou.
O evento se iniciou às 8h com o credenciamento e logo após, a partir das 9h, deu-se inicio à palestra do Reitor do IEMA, Jhonatan Almada, que trouxe uma explanação detalhada sobre os avanços educacionais alcançados no Maranhão, através dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos no IEMA, como também falou sobre muitos desafios que ainda precisam ser enfrentados para melhoria da educação do estado sempre mais. A palestra do Reitor do IEMA encerrou-se às 12:30. A partir das 15h, deu-se início à palestra do prof Raimundo Palhano, que trouxe a discussão acerca do financiamento da educação no Brasil.
Após a palestra do prof Raimundo Palhano, uma roda de debates foi organizada entre os participantes (professores, gestores municipais, estudantes) afim de elaborar metas/ ações estratégicas para a busca de soluções aos problemas educacionais por eles elencados a nível regional.
O evento se encerrou às 18h com coquetel servido ao público presente. O “ Diálogos pelo Direito à Educação” percorrerá todas as 17 subseções da OAB-Maranhão.
Cuxa Comunicação(com edição de fotos)
Assinar:
Postagens (Atom)