Prefeito Tema Cunha vai criar a Escola de Música de Tuntum

Dr. Tema reunido com os músicos de Tuntum
Em audiência com uma representação de músicos da cidade, na tarde desta sexta-feira(30), o Prefeito Tema Cunha anunciou a criação da Escola de Música de Tuntum que funcionará a partir de agosto nas dependências onde funcionou o Centro de Cultura Pires Léda. Dr. Tema comunicou, ainda,  a presença do maestro Paulo no município para dar os primeiros passos na criação da Escola de Música de Tuntum para atender alunos da rede pública do município.

Na conversa com os músicos Amilson de Lacerda, Hélio Teixeira, Vílson,  e Professor Emerson Araújo(articulador do encontro), o Prefeito de Tuntum, Tema Cunha, garantiu a reforma do prédio do Centro de Cultura Pires Léda, inclusive com reforma do teto para se adequar uma melhor acústica, uma das solicitações dos artistas presentes à reunião desta tarde(30).

Além da reforma do prédio onde abrigará a futura Escola de Música de Tuntum, Dr. Tema, garantiu,  aos presentes, reivindicar junto  ao Governo do Estado do Maranhão a revitalização da Praça do Fórum e do Ginásio Poliesportivo Orfileno Léda com a construção de um logradouro para eventos.

Os músicos, também, propuseram ao Prefeito de Tuntum, Tema Cunha, maior participação nas atividades culturais do município e  apoio para a realização da semana cultural em setembro próximo.

Conversa propositiva entre o gestor tuntunense e os músicos da cidade no sentido de melhorar a política cultural da cidade, ficou já agendado para a próxima semana novo encontro entre o grupo representado e o prefeito do município para novas ideias em torno do assunto.

Formosa da Serra Negra é a capital da Matemática do Estado do Maranhão

Escolas públicas  de Formosa da Serra Negra, excelência em Matemática no Maranhão 
Não precisa ir muito longe para se encontrar no meio de resultados pífios da educação  maranhense alguns oásis de retorno didático-pedagógicos surpreendente quando o assunto é a Olimpíada de Matemática da Escola Pública (OBMEP).  
Alunos medalhistas da OBMEP/2016 de Formosa da Serra Negra - Ensino Médio
A cidade de Formosa da Serra Negra, na região central do Maranhão,  apresenta dois oásis no contexto do deserto em que se encontra a edução do Maranhão,  quando se trata de Olimpíada de Matemática, pelas premiações, acima da média, e pelo bom trabalho desenvolvido por professores e escolas na busca da excelência.
Alunos medalhistas da OBMEP/2016 de Formosa da Serra Negra - Ensino Fundamental
No Piauí, Cocal dos Alves é capital da Matemática e suas escolas públicas municipais ganharam reconhecimento nacional neste componente curricular, levando alunos e professores ao mais elevados índices de aprovação em vestibulares e institutos matemáticos do Brasil e mundo,   no Maranhão,  a cidade de Formosa da Serra Negra caminha na busca desta titulação por conta de alunos e professores empenhados no aprendizagem deste componente curricular da Natureza tão importante para o conhecimento humano.
Professores das Escolas Públicas de Formosa da Serra Negra - OBMEP/2016
O CE Antonio Sirley de Arruda Lima(estadual) e Escola Municipal Elisa Moreira Ferraz, ambas de Formosa da Serra Negra, foram o grande destaque da OBMEP/2016 no Maranhão através dos/das alunos/alunas Antonio José de Andrade Silva (medalha de prata) e Anne Caroline Moura dos Santos(medalha de bronze) ambos cursando o ensino médio seguidos pelos alunos do ensino fundamental Bianca da Silva Ribeiro(medalha de bronze),  Marcelly Mércia Arruda(medalha de bronze), Ananda Lucy Castro(medalha de bronze) e Thiago Alves dos Santos(medalha de prata),  acompanhados dos seus professores e professoras Sena Maria Pereira da Silva, Alcione da Silva Brito e João Pereira de Sá Filho transformaram Formosa da Serra Negra como a capital maranhense da Matemática.

A entrega das premiações(medalhas e kits) e dos certificados de honra ao mérito da OBMEP/2016 aconteceu, na tarde, desta sexta-feira(30), no auditório do IFMA em Imperatriz.

Jornalismo e jornalistas de luto, morre Paulo Nogueira Batista do DCM

Paulo Nogueira Batista do Diário do Centro do Mundo - DCM  - (*) 1956  (+) 2017

Dr. Tema faz revolução na Saúde de Tuntum

Dr. Tema anunciando uma revolução na saúde de Tuntum a partir do mês de julho
O Prefeito de Tuntum, Cleomar Tema anunciou, na manhã de hoje(30) para o Blog Bate Tuntum que a saúde pública do município passará pro uma grande revolução a partir do mês de julho com vários procedimentos cirúrgicos, consultas médicas especializadas e exames clínicos de última geração.

Segundo Tema Cunha, que é médico por formação, os procedimentos cirúrgicos que serão implementados a partir deste dia 1º julho, serão executados todos eles no Hospital Seabra de Carvalho no centro de Tuntum e ocorrerão até dezembro de 2017.

No seu gabinete, no Centro de Imagem Antonio Joaquim da Cunha, Dr. Cleomar Tema, comunicou a realização de 10 cirurgias de Amígdalas e Adenoides já neste sábado(01) a partir das 7 horas no centro cirúrgico do Hospital Seabra de Carvalho executada pelo cirurgião otorrinolaringologista Dr. Vitor de Teresina e consultas, também, nesta especialidade através do Dr. Bentivi de São Luís. 

A partir do mês de agosto indo até  dezembro a estimativa é realizar, em Tuntum, 20 cirurgias de Amígdalas e Adenoides no Hospital Seabra de Carvalho, afirmou o Prefeito de Tuntum.

No seu objetivo de fazer a saúde de Tuntum a melhor do Maranhão, Dr. Tema Cunha, também, anunciou para o segundo semestre de 2017, a realização de 100 cirurgias de catarata e 210 de vesículas todas elas executadas por médicos cirurgiões renomados contratados pela Secretaria Municipal de Saúde do município para atender a população tuntunense e das cidades circunvizinhas.

Persigo a excelência dos serviços de saúde pública, de educação e infraestrutura para Tuntum, portanto, quem ganha com estas ações de políticas públicas é a população de Tuntum, afirmou Dr. Tema que mais uma vez se torna prefeito nota dez em todo o Maranhão.   

MERCADANTE: USO DE ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA PASSAPORTE É UM ESCÁRNIO

José Cruz/Agência Brasil
247 - O governo Michel Temer propôs retirar R$ 102, 3 milhões de dotação orçamentária do Ministério da Educação para normalizar a emissão de passaportes para a Polícia Federal. O projeto, elaborado pelo Ministério do Planejamento, foi enviado ao Congresso nesta quinta-feira (29).

O ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, classificou a decisão de Temer como um escárnio. "Vivemos o abandono completo das políticas sociais, com grande impacto na educação", disse o ex-ministro.

"Já acabaram com o Pronatec e o Ciências Sem Fronteiras, cortaram bolsas do Prouni e do Fies, retiraram 43% dos investimentos e 18% do orçamento dos institutos e universidades federais, além de terem paralisado investimentos em creches e escolas, sendo o Ministério da Educação responsável por 53% das obras paradas", afirma Mercadante. "Agora, querem tirar recursos da educação de jovens e adultos e da alfabetização na idade certa para imprimir passaportes: é um escárnio", finaliza o ex-ministro.

A proposta de Temer gerou desconforto na própria Comissão de Orçamento do Congresso, que pediu a indicação de outra fonte de receita. Até o presidente da comissão, senador Dário Berger (PMDB-SC), aliado de Temer, pediu ao ministro do Planejamento a indicação de outra fonte.

De acordo com o projeto, o governo retiraria orçamento destinado à capacitação e formação inicial e continuada para educação básica, de programas de alfabetização de jovens e adultos, de ações de graduação, pesquisa e extensão e de iniciativas de valorização da diversidade e promoção de direitos humanos.

A emissão de passaportes foi suspensa pela Polícia Federal na quarta-feira após ter sido atingido o limite de dotação orçamentária para a atividade. A PF esclareceu que até dispõe de recursos financeiros, mas que não pode manter a emissão por questões burocráticas. O governo enviou o projeto em uma tentativa de minimizar os danos causados pela suspensão do serviço. Somente após a aprovação do projeto e a sanção pelo presidente a emissão poderá ser normalizada.

Este valor de R$ 102,3 milhões é o apontado pela Polícia Federal para normalizar o serviço de emissão de passaportes até o final do ano.

Ministro do STF pede que Câmara explique andamento de pedido de impeachment contra Temer

Resultado de imagem para Temer

Da Agência Brasil

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou na noite desta quinta-feira (29) que a Câmara dos Deputados esclareça no prazo de dez dias por que não foi dando andamento aos pedidos de impeachment contra o presidente Michel Temer que chegaram na casa desde o dia 17 de maio. Moraes é o ministro relator do mandado de segurança protocolado na quarta-feira (28) por deputados da Rede, do PT e do PSB.

No documento, os parlamentares acusam o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do Democratas, de omissão e dizem que ele está impedindo o dever constitucional dos parlamentares de fiscalizar o poder executivo.

Eles pedem que o Supremo Tribunal Federal conceda liminar obrigando Rodrigo Maia a analisar os pedidos de impeachment e instalar comissões especiais para aqueles que cumprirem os requisitos legais para serem aceitos. Em seu despacho, Alexandre de Moraes pede esclarecimentos à Câmara antes de tomar sua decisão.

Rumo do país está errado para 95% dos entrevistados pelo Instituto Ipsos

Resultado de imagem para ipsos

Jornal do Brasil - Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Ipsos, 95% dos 1200 entrevistados em 72 municípios brasileiros afirmam que o país está no rumo errado. Os outros 5% acreditam que o Brasil está no caminho certo. O índice negativo é o maior desde o início de 2005, quando o instituto iniciou esse tipo de questionamento.

Em retrospecto, as maiores percepções dos entrevistados sobre o país estar no caminho errado foram na época do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (94%); durante as manifestações de 2013 (58%) e em 2005, durante o julgamento do Mensalão, quando 71% dos entrevistados viam os rumos do país com pessimismo. 

No outro extremo, o registro de percepção mais positiva foi durante as eleições presidenciais de 2010 e no início do primeiro governo de Dilma Rousseff, quando 81% dos entrevistados diziam que o país estava no caminho certo. Outros índices positivos foram registrados em 2006, no final do primeiro governo do ex-presidente Lula (61%) e durante a eleição de 2014 (60%).

Avaliação Ruim/Péssima do governo Temer dobra em um ano

A avaliação Ruim/Péssima do governo do presidente Michel Temer, que coincide com o crescimento da percepção negativa da população sobre os rumos do país, dobrou no período de um ano. Em junho do ano passado, o governo Temer era visto como Ruim/Péssimo por 43% dos entrevistados. Agora, com denúncias como corrupção, obstrução de justiça e organização criminosa que atingiram o chefe do Poder Executivo, o governo federal é avaliado negativamente por 84% dos entrevistados.

Em outro questionamento, 93% reprovaram a forma como Temer governa o país, enquanto outros 3% aprovam e os outros 3% não sabem ou não conhecem suficientemente para falar

Popularidade da Lava Jato

A pesquisa do Instituto Ipsos perguntou aos entrevistados se a Lava Jato, que teve origem a partir de denúncias de corrupção na Petrobras em 2014, deveria continuar com as investigações até o fim, custe o que custar. Para 96%, a operação deve ser mantida, mesmo que ela traga mais instabilidade política e econômica para o país. Para 74%, no entanto, a Lava Jato não está investigando todos os partidos. Dos entrevistados, 79% acreditam que as investigações vão tornar o Brasil "um país sério". Em outra pergunta, 32% disseram acreditar que a Lava Jato "vai terminar em pizza".

Feito histórico: Blog Bate Tuntum ultrapassa mais de um milhão de acessos


O Blog Bate Tuntum(www.batetuntum.com.br) ultrapassou, no dia de hoje(29), a marca de um milhão de acessos segundo dados fornecidos pela plataforma blogger.

O Blog Bate Tuntum quando foi lançado no final de 2011 pelo jornalista Emerson Araújo se propunha a fazer mídia eletrônica diferenciada do que se via na região central do Maranhão aquela época sem preocupar em disputar ranking de acessos pelo acesso.

Pautado pelo jornalismo opinativo e formador de pensamento, tendência do jornalismo eletrônico atual, o Bate Tuntum é reconhecido como marca de qualidade no Maranhão e Piauí pela linguagem apurada e pelas matérias veiculadas, inclusive as emprestadas por outros meios de comunicação eletrônica a nível regional e nacional.

Não houve desvio de formatação jornalística nestes cinco anos de existência do Bate Tuntum e nem manipulações para forçar acessos sem qualidade e sem mudança de postura do acessador. Um milhão de acessos obtidos, neste dia(29),  representam a verdade real dos números que este veículo de comunicação online obteve ao longo destes anos sem pressa.

Sem apelações na sua linha editorial, o Bate Tuntum nunca se propôs a ser um álbum de fotos e nem tão pouco uma colcha de retalhos manchada de sangue. O Bate Tuntum faz jornalismo, jornalismo de opinião sem pressa em acessos fáceis e isso é fato cotidiano. E, assim,  seguiremos, executando notícias, opinando sobre temas, marcando suas matérias e reportagens com independência, respeitando e agradecendo seus "acessadores" pelo feito histórico neste dia. Muito obrigado!

‘Asa de Avião’ afronta PSB, trai maranhenses e aprova reforma de Temer

Marrapá - O senador Roberto Rocha (PSB) deu mais uma prova de sua subserviência ao presidente Michel Temer (PMDB) e votou ontem, 29, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, a favor da malfadada Reforma Trabalhista proposta pelo Governo Federal.

Foram 16 votos a favor, 9 contrários e uma abstenção. Além de não seguir a determinação do seu partido, as justificativas do senador não convenceram, porém não surpreenderam em virtude do seu histórico repleto de demagogia e frases de efeito sem resultado prático.

Ao expor seu voto, Rocha saiu-se com essa: “devo muita lealdade ao meu Partido, mas obediência eu devo ao povo que me elegeu!”.

Uma pesquisa realizada em maio, pelo Instituto Pulso Brasil, á pedido da Revista Brasil Econômico, mostrou que 58% dos brasileiros são contra as mudanças nas leis trabalhistas propostas por Temer, 23% a favor e 29% não souberam opinar. Ou seja, a cada 10 trabalhadores, 6 são contra as medidas. Sem falar nas inúmeras manifestações pelo país organizadas pelas centrais sindicais, inclusive no Maranhão. Enquanto Roberto prega obediência aos maranhenses, faz o contrário, traindo os trabalhadores do estado e suas famílias.

Ao negar lealdade ao PSB, Roberto mostra outra faceta da maneira como conduz sua carreira política, pautada no individualismo e em projetos pessoais, como o próprio presidente Estadual do PSB, Luciano Leitoa, já descreveu em ocasião durante as eleições municipais do ano passado.

Atitudes controversas como essa, garantiram a Asa de Avião corregedoria do Senado e a relatoria na sabatina da procuradora Raquel Dodge, indicada por Temer para substituir Ricardo Janot na Procuradoria Geral da República.

TJ-MA e Prefeitura Municipal lançam Campanha "Maranhão na Prevenção às Drogas" em Tuntum

O Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargador Cleones Cunha, com apoio do Prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, lançaram, na manhã desta quinta-feira(29), na Praça São Francisco de Assis no centro da cidade a Campanha "Maranhão na Prevenção às Drogas" e o Projeto "Parceiros da Paz".
A solenidade desta manhã em Tuntum reuniu alunos, familiares, ex-usuários de drogas, professores, profissionais da área de saúde, autoridades militares, advogados, vereadores, juízes e funcionários do TJ-MA engajados nos dois projetos que leva a coordenação do Comitê Estadual de Prevenção às Drogas e do egrégio tribunal maranhense.
Durante as intervenções orais do evento, de hoje(29), em Tuntum, o Prefeito Tema Cunha, que é irmão do Presidente do TJ-MA se comprometeu em dar total apoio à Prevenção às Drogas no município, bem como, acompanhar de maneira pessoal as ações integradas deste fenômeno que tem levado tristeza e dor às famílias da cidade.
O Desembargador Cleones Cunha, durante a sua intervenção oral na Praça de São Francisco em Tuntum, chamou os alunos, professores, profissionais de saúde para esta maratona a favor da vida e da família. Cleones Cunha, se dirigindo aos alunos de Tuntum, afirmou que o caminho das drogas só leva a três coisas: saúde debilitada, morte por traficante ou prisão. 
No final da evento concorrido houve apresentações culturais de alunos de diversas escolas do município para homenagear as autoridades e ao grande público presente na Praça São Francisco de Assis.

Testemunho corajoso do mecânico Douglas(ex-usuário de drogas) - Clique e ouça:

Final da Copa de Inverno em Formosa da Serra da Negra acontecerá neste sábado(01)

 Bem Feito finalista da Copa de Inverno em Formosa da Serra Negra
A final da Copa de Inverno de Futebol Amador de Formosa da Serra Negra  acontecerá, na tarde deste sábado(01),  a partir das 15 horas na Arena Amor(ao lado do Parque da Vaquejada) entre os times do Náutico e do Bem Feito.

Segundo o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Formosa da Serra Negra, Jairo Portilho, a Copa de Inverno de Futebol Amador recebeu o apoio incondicional e incentivo do Prefeito Janes Clei para que o evento entre as agremiações de futebol do município pudessem competir sem entraves  ao longo da realização deste evento desportivo das comunidades formoserranegrenses.
Náutico finalista da Copa de Inverno em Formosa da Serra Negra
Jairo Portilho em conversa com o Bate Tuntum afirmou que o Prefeito Janes Clei é entusiasta de todas as modalidades de esporte que o município de Formosa da Serra Negra pratica e, nesta condição, sempre terá o apoio do jovem prefeito, afirmou o secretário.

Delegado de Açailândia é preso por formação de quadrilha

12507241_1087589067932464_4159841251509691118_n
Na manhã desta quarta-feira (28), o delegado do 1º Distrito Policial de Açailândia, Thiago Filipin, foi preso por formação de quadrilha. Na ocasião, também foram detidos Mauro, a escrivã Silvia, o agente da Polícia Civil Glauber e o advogado Eric.

Segundo as informações preliminares, o grupo é investigado desde 2016, pois várias pessoas denunciaram o esquema criminoso que estava acontecendo dentro da delegacia.

O ato criminoso acontecia da seguinte forma: algumas pessoas eram presas sem constar quaisquer crimes contra elas, e então o advogado chegava e fazia a proposta de falar com o delegado para liberá-las.

Em seguida, retornava com a informação de que o processo era longo e que elas iriam ficar presas por bastante tempo, mas se elas pagassem o valor pedido, o processo iria sumir.

Os 5 presos foram trazidos para sede da Secretaria de Segurança Pública, em São Luís.

Blog do Neto Ferreira

Saiba como se proteger do vírus que está se espalhando pelo mundo nesta terça

Uma onda de ataques hackers está se espalhando pelo mundo nesta terça-feira, 27, com um novo vírus chamado de "Petya". Trata-se de um ransomware, que sequestra o computador infectado de maneira semelhante ao caso do vírus "WannaCry", que afetou milhares de computadores ao redor do mundo em maio.

Mas como se proteger? Antes de mais nada, atualize o seu Windows. As informações mais recentes, partindo de especialistas em segurança eletrônica, indicam que o ransomware está explorando uma falha de uma versão desatualizada do sistema operacional da Microsoft.

Segundo os especialistas de segurança, a falha, chamada "EternalBlue", chegou a conhecimento público pelo grupo de hackers Shadow Brokers, que vazaram, em abril, uma série de documentos sigilosos da Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA.

Ou seja, o governo norte-americano sabia da falha e não contou para a Microsoft, que só ficou sabendo quando os hackers vazaram a informação em abril. Menos de um mês depois, a empresa lançou uma atualização para o Windows que corrigia a brecha.

No entanto, muitas pessoas e empresas, por falta de conhecimento ou de atenção, não atualizaram seus PCs. Por isso tantas máquinas foram vítimas do WannaCry e estão caindo diante do Petya nesta semana. Por isso a ordem no momento é atualizar o Windows o mais rapidamente possível.

Como baixar a atualização protetora

Você precisa baixar a atualização registrada como MS17-010, lançada em 14 de março deste ano. O update vale para todas as versões do Windows a partir da era Vista, incluindo Windows 7, Windows 8 e, é claro, o Windows 10. A correção resolve uma vulnerabilidade no protocolo de transferência de arquivos do sistema, o SMB.

Nesta página você encontra o link para download, diretamente do site da Microsoft, dos pacotes de atualização para cada versão do sistema operacional. Você precisa saber se o seu PC roda em um processador de 32 ou de 64 bits - para isso, clique com o botão direito em "Meu computador", na pasta de arquivos da sua máquina, e depois em "Propriedades".

Por exemplo: se você estiver no Windows 7 e tem um processador de 32 bits, baixe o arquivo identificado como "Windows 7 Service Pack 1 para sistemas de 32 bits (4012212) - Apenas segurança". Se estiver no Windows 10, procure por um link com o mesmo nome, mas identificando o Windows 10 e o número, 32 ou 64, do processador do seu PC.

Se você tem o Windows 10 e quer saber se seu sistema está 100% atualizado, vá até as configurações do PC (aquele ícone de uma engrenagem no menu Iniciar) e clique em "Sistema". Na barra à esquerda, clique em "Sobre". Procure pela versão do seu sistema. Se for a 1703 ou um número maior, então você está seguro.

Com informações do Olhar Digital

Policial Militar é atingido com um tiro na cabeça no centro comercial de Codó

Era por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (28), quando um policial militar lotado no 17° BPMMA de Codó, identificado por sargento Denilson foi alvejado com um tiro de revólver enquanto seguia numa viatura pela Rua 28 de Julho, nas imediações do Banco do Nordeste, na região central da cidade.

De acordo com informações da família repassada à Redação do Blog, o policial estaria numa ocorrência, um alerta da presença de possíveis assaltantes próximo a Agência Bancária.

Os bandidos, pelo menos duas pessoas, efetuaram os disparos contra a viatura e um dos tiro acertou no para-brisas frontal do veículo e atingiu a vítima na cabeça. A bala feriu de raspão.

Apesar do clima tenso, as notícias são boas. A família informou que o sargento Denilson, que está internado no HGM em Codó, está consciente e passa bem, permanecerá no Hospital apenas para observação médica.

Até agora, ninguém foi preso e a informação de que se tratou de uma tentativa de assalto ainda não foi confirmada pelas autoridades de segurança do município que segue investigando o caso.

Nesta quinta-feira(29) em Tuntum, participe!


Tuntunense assumirá cargo de professor de direito na UFRJ


O tuntunense, Dr. Manoel Valente Figueiredo Neto, assumirá o cargo de Professor de Direito Comercial na Universidade Federal do Rio de Janeiro nos próximos dias.

Manoel Valente Figueiredo Neto foi aprovado em 2016 para o cargo de Professor Adjunto da Faculdade Nacional de Direito - UFRJ, uma das melhores escolas de ensino jurídico latino-americana.

"A Faculdade Nacional de Direito (FND) é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Considerada uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de direito do Brasil, formou grandes juristas, diplomatas, escritores, jornalistas e políticos. Em 2014, foi considerada pelo Ranking Universitário Folha (RUF) como a 2ª melhor faculdade de direito do Brasil. [2] Está situada no Palácio do Conde dos Arcos (prédio que abrigou, entre 1826 e 1924, o senado brasileiro), na Praça da República, no Centro do Rio de Janeiro, no Brasil." (Wikipédia)

Nomes como Marcos Aurélio de Mello, Evandro Lins e Silva, Sylvio Capanema, Sobral Pinto, Nilo Batista, Técio Lins e Silva, Heleno Fragoso e outros juristas são oriundos da FND, onde nos próximos dias terá assento na área de Direito Comercial,  o tuntunense Manoel Valente Figueiredo Neto.

Manoel Valente Figueiredo Neto é filho do ex-prefeito Hélio Araújo e de Rita Neuma Figueiredo.

Pastor Sérgio Balieiro se despede da 2ª ICE de Tuntum

Emoção no Culto de despedida do Pastor Sérgio Augusto Balieiro da Silva da 2ª ICE de Tuntum no domingo(25)
Após quase 07(sete) anos pastoreando a 2ª ICE (AICEB) de Tuntum, localizada no Bairro Tuntum de Cima,  o Pastor Sérgio Augusto Balieiro se despediu dos membros, congregados e amigos no culto de domingo passado(25) recheado de homenagens.
Sérgio Augusto Balieiro da Silva é natural da cidade de Oeiras - Pará e Bacharel em Teologia pelo Seminário Cristão Evangélico do Norte sediado em São Luís. Chegou a 2ª ICE de Tuntum no início do seu ministério pastoral com a esposa a Assistente Social Zaíra Miranda e aqui fez um trabalho de fortalecimento espiritual entre membros e congregados através da organização da Escola Bíblica Dominical, criação do Departamento de Homens e Adolescentes, além de ter construído do novo prédio da Igreja na Praça José Wilton no bairro Tuntum de Cima com capacidade para 220(duzentas) pessoas.
Pastor Sérgio Augusto Balieiro da Silva foi contemplado com o título de cidadania tuntunense concedido pela ex-vereadora Arteniza Noleto, fundador do Conselho de Pastores de Tuntum onde foi presidente, incentivador da criação do dia do evangélico pela Câmara de Vereadores e coordenador das Marchas para Jesus no município.
No culto de domingo(25), Pastor Sérgio Augusto Balieiro da Silva, foi saudado pelos presentes que enalteceram as suas qualidades de pastor evangélico que, a partir do mês de julho, servirá como obreiro a 3ª ICE de Presidente Dutra. 

JANOT CONTESTA TEMER E DIZ QUE HÁ 'FARTOS ELEMENTOS DE PROVA'

247 - Em nota divulgada no final desta tarde, a Procuradoria-Geral da República contestou as afirmações de Michel Temer, que em pronunciamento disse que a denúncia contra ele por corrupção passiva é fruto de "ilações". 

A PGR afirmou que a denúncia contra Temer está ancorada em "fartos elementos de prova", como laudos da Polícia Federal, relatórios circunstanciados, registro de voos, contratos, depoimentos, gravações ambientais, imagens, vídeos, certidões, "entre outros documentos, que não deixam dúvida quanto à materialidade e a autoria do crime de corrupção passiva". 

A PGR também afirma na nota que o ex-procurador da República Marcello Miller não atuou na delação premiada de executivos da empresa JBS. "Sobre o ex-procurador da República e hoje advogado Marcello Miller, a Procuradoria-Geral da República esclarece que ele não participou das negociações do acordo de colaboração premiada dos executivos do Grupo J&F", diz a nota da PGR. 

Leia abaixo a íntegra da nota:

"Nota de esclarecimento sobre denúncia contra o presidente da República

A denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da República, Michel Temer, nessa segunda-feira, 26 de junho, é pública e baseada em fartos elementos de prova, tais como laudos da Polícia Federal, relatórios circunstanciados, registro de voos, contratos, depoimentos, gravações ambientais, imagens, vídeos, certidões, entre outros documentos, que não deixam dúvida quanto à materialidade e a autoria do crime de corrupção passiva. A peça foi submetida à análise do Supremo Tribunal Federal e seguirá o trâmite previsto na Constituição Federal.

O procurador-geral da República pauta-se por uma atuação técnica, no estrito rigor da lei, tanto na esfera judicial quanto na administrativa, e não se furta em cumprir as responsabilidades inerentes ao exercício do ofício. Rodrigo Janot cumpre à risca o comando constitucional de que ninguém está acima da lei ou fora do seu alcance, cuja transgressão requer o pleno funcionamento das instituições para buscar as devidas punições. Se assim não fosse, não haveria um Estado Democrático de Direito.

Sobre o ex-procurador da República e hoje advogado Marcello Miller, a Procuradoria-Geral da República esclarece que ele não participou das negociações do acordo de colaboração premiada dos executivos do Grupo J&F. Ele integrou a Assessoria Criminal do procurador-geral da República de setembro de 2013 a maio de 2015. De maio de 2015 a julho de 2016, ele foi designado para integrar o Grupo de Trabalho da Operação Lava Jato na PGR, em Brasília. A partir de 4 de julho de 2016, ele voltou a ser lotado na PR/RJ, com processos distribuídos ao seu ofício, atuando junto ao Grupo de Trabalho somente como membro colaborador. Ele solicitou exoneração do cargo de procurador da República em 23 de fevereiro de 2017, a qual foi efetivada em 5 de abril de 2017.

O procurador-geral da República reafirma o compromisso do trabalho realizado como chefe do Ministério Público da União com o propósito de garantir a probidade, a transparência e a responsabilidade no trato da coisa pública.

Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR

Procuradoria-Geral da República"

Barroso autoriza novo inquérito contra Edison Lobão


Blog do John Cutrim - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um inquérito contra o senador Edison Lobão (PMDB-MA) e determinou a quebra de seu sigilo bancário. É o quinto inquérito a que o parlamentar responde na corte. Ele é suspeito de ter ajudado a empresa Diamond Mountain Capital Group a captar recursos no fundo de pensão Petros, dos funcionários da Petrobras. Lobão e o grupo empresarial negam as acusações. Os pedidos foram feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Em sua decisão, Barroso destacou que a abertura de um inquérito não requer o mesmo rigor de indícios de prova exigido no momento em que tem início uma ação penal, etapa posterior da investigação. Assim, na avaliação dele, diante do pedido do procurador-geral da República, deve ser autorizado o inquérito para investigar Lobão. A decisão foi tomada na sexta-feira da semana passada, mas se tornou pública apenas na última segunda.

“Assim, se de um lado é inconteste que a mera instauração do inquérito pode trazer algum tipo de constrangimento e que, nas investigações que correm perante o Supremo Tribunal Federal, as pessoas com foro por prerrogativa de função são obrigatoriamente autuadas como investigados; de outro, os órgãos de persecução criminal devem ter a possibilidade de realizar as investigações havendo um mínimo de elementos indiciários, de modo que somente se deve afastar de antemão uma notícia-crime quando completamente desprovida de plausibilidade”, argumentou Barroso.

“No presente caso, um primeiro exame dos autos revela elementos de participação direta do Parlamentar nos fatos narrados. Não se está diante de notícia sem qualquer apoio indiciário ou de notícia fundada somente em denúncia anônima, devendo-se dar prevalência, diante disso, ao interesse da sociedade em ver esclarecidos os fatos”, acrescentou o ministro.

Janot também solicitou que seja levantado o sigilo bancário do parlamentar ao longo dos anos de 2011 e 2012. Barroso concordou, mas destacou que essas informações devem tramitar em segredo no processo, não ficando à disposição de todos que quiserem consultar o inquérito.

Janot entende que há indícios de participação de Lobão em quatro crimes: lavagem de dinheiro, que dá pena de três a dez anos; tráfico de influência, cuja punição vai de dois a cinco anos de reclusão; induzir ou manter em erro, sócio, investidor ou repartição pública competente, relativamente a operação ou situação financeira, sonegando-lhe informação ou prestando-a falsamente, com pena entre dois e seis anos; e fraudar a fiscalização ou o investidor, inserindo ou fazendo inserir, em documento comprobatório de investimento em títulos ou valores mobiliários, declaração falsa ou diversa da que dele deveria constar, com pena que vai de um a cinco anos.

O processo tem origem em outro inquérito em curso no STF, que investiga a suposta prática de crimes contra sistema financeiro por Luiz Alberto Maktas Meiches e Marcos Henrique Marques da Costa, representantes da Diamond no Brasil, e no qual há menção à suposta participação de Lobão no esquema. Na avaliação de Janot, as diligências já feitas no processos corroboram informações e documentos fornecidos por Jorge Alberto Nurkin, ex-sócio da Diamond Participações Ltda., integrante da holding Diamond Mountain Capital Group.

“A hipótese mais provável que se extrai dos autos é de que o então ministro de Minas e Energia e atual Senador da República, Edison Lobão, teria ingressado no grupo empresarial de forma oculta, em 2011, fazendo-se representar pelo advogado e amigo pessoal Márcio Coutinho. A partir da entrada do congressista na sociedade, em razão de sua atuação e influência política, a Diamond Mountain Capital Group teria sido beneficiada ilicitamente com o aporte de capital de diversos fundos de investimentos controlados pelo Governo Federal, dentre eles, o da Petros”, escreveu Janot.

O documento foi assinado pelo procurador-feral em 2 de junho, mas foi protocolado no STF apenas em 14 de junho. Janot destacou que, na agenda de Lobão, há várias reuniões entre o senador e representantes da empresa em 2011. Na época, ele era ministro de Minas e Energia, pasta à qual a Petrobras é ligada.

“Tais descobertas contradizem as afirmações do parlamentar, que negou possuir qualquer vínculo com a empresa Diamond Mountain Group e sustentou que o único encontro que teve com Marcos Henrique Marques da Costa foi em junho/2011, oportunidade em que este lhe teria comunicado que a aludida empresa era representante de um fundo com 5 bilhões de dólares, e que tinha interesse de investir do setor energético, notadamente em razão de possuir relacionamento com a Petrobras, pois tratava de negócios com a aludida empresa”, anotou Janot.

Ainda de acordo com o procurador geral, “a Petrobras apoiou institucionalmente a Diamond Mountain Investimentos Gestão de Recursos Ltda. nas ações do Fundo de Investimento em Participações Óleo e Gás Infraestrutura I e II e no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Diamond Mountain Fornecedores Petrobras – Recebíveis Comerciais”. Assim, “diante de tais constatações, faz-se mister o aprofundamento e a continuidade das apurações aqui iniciadas, de modo a confirmar ou não o possível envolvimento do congressista nos supostos ilícitos”.

Além da quebra de sigilo bancário, Janot pediu autorização para que a Polícia Federal (PF) requisite a provedores de internet cópias de e-mail. Solicitou ainda a realização de depoimentos e o envio de um ofício ao Petros para que informe se possuiu ou já efetuou aporte financeiro nos fundos de investimento relativos à Diamond, especialmente entre 2011 e 2012. Barroso autorizou todos os pedidos.

Lobão já responde a outros quatro inquéritos no STF que integram a Operação Lava-Jato ou são desdobramentos dela. A PD, por meio da delgada da Graziela Machado da Costa e Silva, já pediu a instauração de mais um inquérito contra o senador, com base da delação da empreiteira Andrade Gutierrez. O relator é o ministro Edson Fachin, que pediu a opinião de Janot antes de tomar uma decisão a respeito. O processo trata de irregularidades na usina nuclear de Angra III, no Rio de Janeiro.

Na semana passada, quando houve o pedido de Janot, o Grupo Diamond Mountain negou envolvimento em irregularidades. “Nenhuma empresa ou veículo de investimento do Grupo Diamond Mountain jamais recebeu recursos de qualquer entidade ligada a órgãos governamentais de qualquer natureza ou espécie. Nos causa estranheza o retorno do tema, pelo fato deste assunto já ter sido devidamente apurado e arquivado pelos órgão competentes”, diz nota assinada por Alexandre Rangel Pestana Bueno Maia, diretor de Compliance do grupo. (O Globo)

TEMENDO PRISÃO, SARNEY VETA INDICAÇÃO DE NICOLAO DINO PARA PGR

Maranhão 247 - Michel Temer já decidiu: não vai nomear o procurador Nicolao Dino para suceder Rodrigo Janot no comando da Procuradoria Geral da República.

Nicolao Dino foi o mais votado na lista tríplice do Ministério Público divulgada nesta terça-feira (27). Tradicionalmente, o mais votado é escolhido pelo presidente da República para ocupar a vaga de procurador geral.

Mas, de acordo com a revista Veja, Temer já avisou que não vai escolher Nicolao. O motivo principal é o veto de José Sarney.

Sarney é inimigo do governador do Maranhão, Flávio Dino, irmão de Nicolao. Embora os dois irmãos sejam distantes politicamente, Sarney não aceita a escolha de Nicolao.

No ano passado, o Globo já tinha revelado que "Sarney acha que por ser Nicolao Dino um dos assessores mais próximos de Janot, o Ministério Público não vai sossegar enquanto não botar um dos seus na cadeia. É que Nicolao é irmão do seu maior adversário no Maranhão, o governador Flávio Dino".

Em maio deste ano, o colunista Lauro Jardim também havia reiterado que Temer tinha feito a promessa a Sarney que jamais nomearia Nicolao.

O veto de Sarney, portanto, segue mais uma vez o instinto de preservação política do clã maranhense, que é alvo de diversas investigações, mas tem conseguido se manter fora da cadeia.

Federação dos Municípios promoverá encontro estadual



A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão realizará na terça-feira, dia 04 de julho, um grande evento que reunirá gestores municipais de várias regiões e o governador Flávio Dino.

Trata-se do I Encontro Estadual da FAMEM, iniciativa que acontecerá no auditório da FIEMA, em São Luís, a partir das 13h.

O encontro foi pensado pela Diretoria da entidade municipalista com o objetivo de aproximar, cada vez mais, prefeitos e prefeitas da administração estadual e, desta forma, discutir as problemáticas da municipalidade e apontar soluções para resolvê-las.

A programação definitiva, que será divulgada nos próximos dias, prevê debates acerca das reivindicações dos gestores; ações governamentais e projetos desenvolvidos pela Federação em favor dos municípios.

Durante o evento, a Diretoria da entidade, comandada pelo seu presidente, prefeito Cleomar Tema (Tuntum), solicitará oficialmente ao governador Flávio Dino, que já confirmou presença, a habilitação de 107 municípios na gestão plena dos recursos da saúde.

Tal medida melhorará a prestação de serviços na área, uma vez que significará maior dinamismo, maior agilidade e mais qualidade.

A habilitação dos municípios maranhenses na gestão plena dos recursos da saúde é uma pauta que vem sendo tratada pela Federação e o governo do estado desde o início do ano.

Também figura como uma reivindicação dos próprios gestores públicos municipais.

No encontro, o governador Flávio Dino, além de dialogar diretamente com prefeitos e prefeitas, deverá fazer anúncios de novos benefícios para os municípios do Maranhão.

Ascom/FAMEM

CONFIRA A ÍNTEGRA DA DENÚNCIA CONTRA TEMER


247 - A Procuradoria Geral da República denunciou Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira 26 por corrupção passiva, tendo como base a delação de Joesley Batista, dono da JBS. O ex-deputado e ex-assessor especial de Temer Rodrigo Rocha Loures, preso desde 3 de junho, também foi denunciado.

Além dessa denúncia já formalizada, o procurador Rodrigo Janot sustentou a necessidade de se abrir um novo inquérito para investigar o envolvimento do presidente em ilícitos em decorrência da edição do Decreto dos Portos, assinado por ele em maio desse ano.

A PGR prepara para a semana que vem novas denúncias contra Temer pelos crimes de obstrução de investigação e de organização criminosa. É a primeira vez na história o Brasil tem um presidente denunciado no exercício do cargo.

Agora caberá à Câmara dos Deputados, por 342 votos dos 513 parlamentares, aceitar que o STF dê prosseguimento à denúncia. Em seguida, se a maioria dos ministros do Supremo aceitarem a denúncia, Temer será afastado do mandato por até 180 dias.

Além da denúncia, Janot pediu ao STF a perda do mandato de Temer, "principalmente por ter agido com violação de seus deveres para com o Estado e a sociedade".

Confira aqui a íntegra do documento.

O GOVERNO TEMER ACABOU


Por Alex Solnik/Jornalista/247

Temer precisa de 171 votos na Câmara para não ser afastado da presidência da República.

Não vai ser fácil convencer os aliados a marcharem para o sacrifício porque as provas contra Temer foram testemunhadas por todos os brasileiros na cena inesquecível em que um aparvalhado amigo de fé, irmão, camarada do presidente corre na calçada com mala de 500 mil reais na mão que recebeu das mãos de um diretor da JBS.

Eles não poderão ir ao microfone do plenário enrolados na bandeira brasileira, como fizeram com Dilma e proclamarem sua adesão irrestrita à luta contra a corrupção, em nome de seus pets.

O que dirão agora para justificar o voto em Temer? Que são a favor da corrupção?

Votar contra Dilma, há um ano, dava prestígio nas ruas.

Era a cruzada do bem contra o mal. Da bandeira verde-amarela contra a vermelha.

As ruas estão vazias no momento, mas os que estão em casa, no escritório ou nas fábricas não querem mais saber de Temer, é o que apontam as pesquisas.

Não precisam ir à rua para dizer isso. Ou seja, não querem nem se dar ao trabalho de ir às ruas.

Votar contra Dilma dava, além de voto na rua, cargo no governo. O governo estava só no começo, repleto de cargos apetitosos.

Agora, o governo é um fim de feira.

Os deputados sabem que se votarem a favor de Temer serão apontados como corruptos, tal como ele, porque a população já percebeu que é assim que o governo Temer funciona.

Para que vão querer mais essa pecha?

Ao derrubarem Dilma, os aliados de Temer apostavam que o novo presidente os protegeria da Polícia Federal.

Um ano depois constatam que ele não consegue nem proteger a si próprio, quanto mais os demais enrolados na Odebrecht e na JBS.

O número 171 tem dois significados no Brasil.

É o número do artigo do Código Penal que diz respeito ao crime de estelionato:

“Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

Ou seja, enganar outras pessoas para conseguir vantagens.

“171” também é uma gíria muito utilizada entre criminosos para designar o mentiroso, mau caráter, não confiável, manipulador.

Temer precisa de 171 deputados “171” para sobreviver.

A acusação de corrupção é a primeira. Mais duas estão a caminho, por obstrução de justiça e de organização criminosa.

Para cada uma delas será necessário esse quórum. 

Em outras palavras, o governo Temer acabou.

Daqui em diante a sua agenda é uma só: adiar o fim o máximo possível.